Autor Tópico: Você voltou para a Roma antiga e...  (Lida 16138 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: Você voltou para a Roma antiga e...
« Resposta #25 Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:58:04 »
Uma ajudinha para vocês:

Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:02:27 »
 :o :susto: :oba:

como achou isso??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:02:49 »
Vou imprimir e colocar na carteira... :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #28 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:04:28 »
:o :susto: :oba:

como achou isso??
Eu não achei, ela me achou. Eu lembro de tê-la visto isso em algum site e por causa desse tópico lembrei dela.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:14:25 »
Pode ser ano -1?

Eu faria um aborto na Virgem Maria. Assim não existiria cristianismo, e sem a Idade das Trevas hoje nós estatíamos 1.000 anos mais avançados!

Provavelmente existia uma crença similar. Além de que ia ser difícil encontrar a dita cuja ;)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #30 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:27:27 »
Relevante pro tópico: vale a pena dar uma olhada no livro "Island in the sea of time". O autor imagina o que aconteceria
se uma comunidade americana atual (a da ilha de Nantucket) fosse transplantada para a Antiguidade. O autor é um sujeito
asqueroso, mas o livro é bom.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #31 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:34:42 »
Parece-me que o maior problema não é o que usar para provar sua vinda do futuro, mas sim como adquirir a matéria prima para isso. Lembro-me de que um amigo fez pólvora certa vez, mas não tenho a menor ideia de onde ele arrumou material. Isso há uns 3 anos... Em Roma deveria ser ainda mais difícil achar o material.

A mesma coisa vale para outras ideias: com limão, cobre e zinco, dá para fazer uma bateriazinha. O cobre não me parece que seria problema, mas zinco e limão, não sei não... :?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Janeiro de 2010, 13:07:31 »
Leonardo da Vinci imaginou submarinos, helicópteros e outras coisas, mas não tinha como construí-las em sua época. Ele não tinha as ferramentas para fazer as ferramentas para fazer as ferramentas necessárias.

O mais provável é que você não conseguisse aproveitar nada do que sabe por falta de conhecimentos básicos. E, por falta de meios de comunicação, provavelmente não conseguiria entrar em contacto com nenhum dos cientistas da época.

Você estaria ilhado num mar de ignorância e superstição, limitado pela sua própria ignorância.

Olhe em volta: há alguma coisa que você conseguiria fazer do zero? Sem ir a uma loja comprar o material necessário? Usando apenas os recursos encontráveis na natureza? E todos os recursos necessários estariam disponíveis perto de você?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:18:10 »
esse é o ponto de tópico... parece que nosso conhecimento para ser util depende do progresso acumulado.

Para dar um exemplo radical, eu poderia fazer um sistema que automatizasse todo o supply chain do império mas não haveria computadores. Como disse o André, sequer Limão temos certeza que teríamos. Zinco?

Como fazer o vidro da luneta?

Talvez uma bússola daria para me garantir...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:37:32 »

Olhe em volta: há alguma coisa que você conseguiria fazer do zero? Sem ir a uma loja comprar o material necessário? Usando apenas os recursos encontráveis na natureza? E todos os recursos necessários estariam disponíveis perto de você?

Lembrei desse texto (humor), em que o cara fala sobre como ficaria o pouco que sobrou da humanidade depois de um extermínio em massa:

Você sabe fazer sabão? Melhor ainda, você sabe ao menos quais os ingredientes necessários para se fazer sabão? Conhece alguém que saiba?
Talvez um Engenheiro Químico saiba uma fórmula, mas ele seria por demais acostumado a usar produtos processados, prontos para misturar, e não teria muita idéia de onde conseguir matéria-prima.

Você faz a mínima ideia de como uma geladeira funciona e quais os seus componentes essenciais?
Sabe extrair sal? Sabe tirar côco? Sabe montar uma pilha para uma lanterna? Sabe fazer uma lanterna?
E repelente de mosquitos, sabe alguma coisa sobre?

http://scienceblogs.com.br/uoleo/2009/08/voce_sera_necessario_apos_o_fi.php

No mínimo você ficaria com muita raiva por não saber mais sobre química básica... :P
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Janeiro de 2010, 15:47:32 »
Parece-me que o maior problema não é o que usar para provar sua vinda do futuro, mas sim como adquirir a matéria prima para isso. Lembro-me de que um amigo fez pólvora certa vez, mas não tenho a menor ideia de onde ele arrumou material. Isso há uns 3 anos... Em Roma deveria ser ainda mais difícil achar o material.
Enxofre e carvão são conhecidos desde a antigüidade remota, quanto ao salitre necessário, você conseguiria de excremento de morcegos.

A mesma coisa vale para outras ideias: com limão, cobre e zinco, dá para fazer uma bateriazinha. O cobre não me parece que seria problema, mas zinco e limão, não sei não... :?
Cobre e zinco não são os únicos metais que você consegue fazer uma bateria. De qualquer forma, o zinco também é conhecido desde a antigüidade, já que faz parte, junto com o cobre, da liga do latão, uma das primeiras ligas usadas pela humanidade, ao lado do bronze.

E quer um substituto ácido fácil e abundante para o limão na época? Vinagre.

esse é o ponto de tópico... parece que nosso conhecimento para ser util depende do progresso acumulado.

Para dar um exemplo radical, eu poderia fazer um sistema que automatizasse todo o supply chain do império mas não haveria computadores. Como disse o André, sequer Limão temos certeza que teríamos. Zinco?
Como eu disse, vinagre.

Como fazer o vidro da luneta?
Os romanos eram hábeis artesãos de vidro e já produziam alguns tipos de lentes na época.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Janeiro de 2010, 17:32:52 »
Substitua o zinco pelo chumbo... um dos primeiros metais a serem trabalhados pelo homem.  :ok:

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Janeiro de 2010, 17:39:38 »
Se a tecnologia e o conhecimento a là Profº Pardal for tão infímo quanto o meu, fale, certamente sabemos de coisas mais interessantes do que eles.

Sem contar que para os que tem algum breve conhecimento em história romana poderia se passar tranquilamente como vidente ou conselheiro real, o que também não parece má ideia.
::)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #38 Online: 24 de Janeiro de 2010, 17:53:17 »
Se a tecnologia e o conhecimento a là Profº Pardal for tão infímo quanto o meu, fale, certamente sabemos de coisas mais interessantes do que eles.

Sem contar que para os que tem algum breve conhecimento em história romana poderia se passar tranquilamente como vidente ou conselheiro real, o que também não parece má ideia.
Mas com isso você alteraria a história. A partir da sua primeira interferencia, seria dificil saber o que aconteceria.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Janeiro de 2010, 18:37:17 »
De qualquer maneira você alteraria a história ao ensinar e mostrar coisas do futuro.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Janeiro de 2010, 18:41:22 »
Sim, um equipamento tecnológico mudaria o curso das coisas, a Flavia tá certa.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #41 Online: 24 de Janeiro de 2010, 18:58:58 »
Inegável que mudaria. O ponto é que você não poderia "prever" o futuro (e assim ser um conselheiro) por causa disso.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Janeiro de 2010, 19:19:44 »
Considerando que eu teria que fazer desenhos porque não saco nada de latim... Eles me achariam uma divindade de calças jeans e cabelo pintado o/

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #43 Online: 24 de Janeiro de 2010, 19:25:59 »
Manchete nos jornais romanos: suicídio em massa dos gramáticos ao ouvirem o futuro do latim. :lol:

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 24 de Janeiro de 2010, 19:29:32 »
MALVADO

:histeria:

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #45 Online: 24 de Janeiro de 2010, 19:32:58 »
Primeiro: Ensinaria a bússula. Seria uma revolução nos meios de transporte, por mar ou por terra. Vantagem tecnológica, magia ( se mexe sozinho ) e praticidade com poucos materiais.
A Pólvora também é boa idéia. Sabendo que é Carvão, Enxofre e Salitre, e se tendo o prazo de um ano, fazer pólvora é possível e a vantagem grande.
Balões de ar aquecido. Papel.

Mas eu acho que a grande invenção poderia ser o macarrão. Fácil de fazer, poderia ajudar muito na alimentação. Pena que não se teria tomate para fazer molho sugo.

Acredito também que, chegando lá, perceberíamos muitas coisas que poderia fazer sucesso nas coisas simples do cotidiano. No meu caso, como artista, a idéia de se misturar pigmentos com óleo de linhaça para se conseguir a tinta à óleo, fazendo pinturas com cores mais vibrantes e com um tempo de secagem maior, permitindo retoques. Isso só foi inventado na idade média.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #46 Online: 24 de Janeiro de 2010, 20:15:10 »
Uma das coisas já citadas mas que não se prolongaram muito sobre o assunto foi a matemática. Eu tentaria introduzir os algarismos arábicos. Os romanos (e o mundo romano em geral) tiveram grandes dificuldades com a matemática simplesmente porque o sistema romano servia para indicar os números, mas não para fazer contas. Por exemplo, tentem imaginar uma regra que nos permita dividir MDCCXIII por XVIII. Daria para virar o melhor contador, cobrador de impostos e etc só sabendo fazer contas mais rápido que todo mundo. Conhecimentos de geometria também ajudariam, apesar de que já haviam grandes desenvolvimentos dessas áreas na época. Quem conseguisse ir para a Grécia e para Alexandria na época tinha boas chances de se dar bem ao ajudar o desenvolvimento da matemática.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Janeiro de 2010, 20:20:42 »
Considerando que eu teria que fazer desenhos porque não saco nada de latim... Eles me achariam uma divindade de calças jeans e cabelo pintado o/
Ou uma futura escrava.

It's an award I've won"

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #48 Online: 24 de Janeiro de 2010, 20:26:15 »
Parece-me que os romanos não tinham muito interesse pela Matemática. Imagino que nesse ponto os gregos se interessariam muito mais.

Além disso, não tenho muita ideia de como é o funcionamento, mas sei que é possível fazer gates lógicos mecânicos. Ensinando o básico sobre números binários seria possível fazer uma máquina capaz de somar números, mais ou menos como essa:

http://www.exploringbinary.com/the-binary-marble-adding-machine/

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Janeiro de 2010, 20:55:27 »
Parece-me que os romanos não tinham muito interesse pela Matemática. Imagino que nesse ponto os gregos se interessariam muito mais.[...]
Com certeza. Mas a grande questão (pelo menos no meu ponto de vista) não seria mostrar algo novo, mas sim como isso poderia ser útil. Se eu mostrasse que a notação algébrica é capaz resolver alguns problemas quase insolúveis pela notação romana, eu talvez não os convencesse que era do futuro, mas daria a impressão de ser alguém que poderia ser bem útil, e pelo menos não seria um escravo de tarefas pesadas.
Acho que a melhor oportunidade para alguém na nossa situação seria fabricar a pólvora. Mas não basta só mostrar o que a pólvora faz, seria melhor mostrar como ela poderia ser aproveitada como arma. Os chineses já conheciam a pólvora havia muito tempo antes que Gengis Cã resolvesse usá-la como arma. Isso faria de você alguém bem útil.

It's an award I've won"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!