Autor Tópico: Você voltou para a Roma antiga e...  (Lida 16141 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Você voltou para a Roma antiga e...
« Resposta #100 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 20:13:01 »

Mas isso os romanos já faziam.

Muito boa sua aula de história.

Além do Zeichner já ter me matado, você me diz que minha idéia já é velha...Bem, com sorte eu duraria uns 15 minutos.  :chorao:
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2010, 20:15:07 por jucavini »

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #101 Online: 20 de Fevereiro de 2010, 16:18:24 »
Mas esses banhos não eram "perigosos"? No sentido de poder espalhar doenças, coisa do tipo... Não sei onde li isso. Talvez num prefácio de Satíricon, sei lá. Mas não havia essa possibilidade??
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 20 de Fevereiro de 2010, 23:04:38 »
Mas esses banhos não eram "perigosos"? No sentido de poder espalhar doenças, coisa do tipo... Não sei onde li isso. Talvez num prefácio de Satíricon, sei lá. Mas não havia essa possibilidade??
Bom, pelo que eu li do que foi postado muitas doenças deviam se espalhar por lá, mas não exatamente pelo ato de tomar banho...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #103 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 09:27:36 »
Bom, pelo que eu li do que foi postado muitas doenças deviam se espalhar por lá, mas não exatamente pelo ato de tomar banho...

Os romanos iam para o "surubarium", ninguém era de ninguém naquelas termas com sauna, mostrando os corpos untados de óleo e suados. Então na idade média ninguém mais tomava banho, porque a água enfraquecia o corpo. Quem iria acreditar em pequenos seres invisíveis transmitindo doenças? É claro que água quente faz o "perú romano" apodrecer e cair! Eu ficaria com medo de água também!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 00:55:11 »
eu tentaria me dar bem com música.. assoviar bethoven, mozart, grieg, puccini... quem sabe iam me achar um gênio musical
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Skorpios

• Visitante
« Resposta #105 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 04:37:52 »
eu tentaria me dar bem com música.. assoviar bethoven, mozart, grieg, puccini... quem sabe iam me achar um gênio musical

E se eles só gostassem de pagode? Poderia acabar crucificado. Aí seus discipulos levariam seu gosto musical para disseminar entre os gentios e após muito tempo os mesmos escreveriam suas memórias que mais tarde seriem convertidas num livro que orientaria grande parte de humanidade.... :twisted:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 18:34:13 por Skorpios »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:56:25 »
puts.. e bethoven teria feito músicas tipo aché.. eu iria destruir a humanidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #108 Online: 20 de Setembro de 2014, 13:59:21 »
A parte da limpeza da do, hã, traseiro, é que era o pior mesmo, já que usavam um pincel... comunitário!

Vi em algum lugar que se usava uma esponja embebida em vinagre... Isso tornava especialmente cruel o episódio de oferecer vinagre para Jesus beber na cruz. :P

Offline Digão

• Nível 22
  • *
Re:Você voltou para a Roma antiga e...
« Resposta #109 Online: 20 de Setembro de 2014, 14:46:48 »
Não sei o que faria para convencer os romanos... Minhas áreas de conhecimento são específicas demais... Computação, piano, inglês, japonês...

Será que conseguiria convencê-los de que meu conhecimento básico do mapa múndi é futurista? Poderia impressioná-los com desenhos razoavelmente precisos dos continentes próximos... Porém não creio que pudesse levá-los em uma expedição às Américas, devido à falta de conhecimento náutico da época... Poderia tentar descrever fauna e flora de alguns lugares... Se não os convencesse, poderia pelo menos passar como alguém muito viajado.

Acho que tentaria arrebanhar um grupo de crédulos no meu futurismo... começaria com crianças, que têm a mente mais aberta... Tentaria impressioná-las com demonstrações de conhecimentos práticos e histórias sobre o futuro... Quem sabe assim, atraindo gente disposta a investir no meu futurismo e conhecimentos, ficaria mais fácil convencer os outros (ou no fim eu acabasse chamando atenção demais e sendo morto por heresia, heheh).

Além do que, como cético, tenho o conhecimento valioso de que o mundo não tem nada de mágico exceto ciência e natureza... poderia no mínimo desbancar adivinhos e mágicos... deixar pessoas com a pulga atrás da orelha com meus conhecimentos gerais sobre evolução das espécies, biologia... qualquer que fosse minha produção literária, ficaria para a posteridade no mínimo como digna de um Aristóteles.

Tentaria fazer a cabeça dos realmente inteligentes, como os gregos ou os estudiosos da Biblioteca de Alexandria, e deixá-los-ia fazer a cabeça dos romanos a meu respeito.

Não me ocorre mais nada no momento...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #110 Online: 20 de Setembro de 2014, 17:08:36 »
Eu arriscaria(também porque só lí a pagina 1, se alguém tiver descrito o mesmo que eu, mea culpa) com métodos de profilaxia de inflamações com uso de sabão e alcool e suturas com costuras. Demonstraria uma cultura de bactérias, desde o momento em que elas se tornam visíveis, a pasteurização, e talz. Talvez o método de amansamento de cavalos do Monty Roberts fosse assombroso em qualquer época.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #111 Online: 20 de Setembro de 2014, 19:40:31 »
Eu arriscaria(também porque só lí a pagina 1, se alguém tiver descrito o mesmo que eu, mea culpa) com métodos de profilaxia de inflamações com uso de sabão e alcool e suturas com costuras. Demonstraria uma cultura de bactérias, desde o momento em que elas se tornam visíveis,
Como assim? Está falando de 'manchas coloniais'? Essa seria sua "demonstração"? De que? Nem um microscopinho tentarias?! E, pelo menos, o contexto da informação? Como fica? ...

a pasteurização, e talz.
E a correlacionaria à atividade (anti)bacteriana?

Talvez o método de amansamento de cavalos do Monty Roberts fosse assombroso em qualquer época.
Quando vi Monty, pensei que viria Python depois.  hahahahahahhahahahah...

Porém, o mais importante é...  como demonstrarias para eles que serias tu do futuro? COMO?!

qualquer que fosse minha produção literária, ficaria para a posteridade no mínimo como digna de um Aristóteles.
Muito digna...

Mas, é o tal negócio...  a gente vê uma coisa assim, e se pergunta se está vendo mesmo...

P.

Q.

P!  hahahahahahahahahahahahahahaha...

É tão problemático esclarecer alguma coisa para tanto desatino, que nem é possível começar sem uma série de retificações, antes de mais nada. Peço licença aos leitores...

Você está jogando bola, apenas de shorts. Você vai pegar a bola que aquele zagueiro perneta chutou para o meio do nada quando, justo no momento antes de você pegar a bola, um portal dimensional é aberto
Tá... isso aqui não tem mesmo como retificar ...impossível. Fica isso aí mesmo.

e você vai parar no meio de uma legião da roma antiga.
Muito "bem posicionado" o "ponto de chegada", por sinal...

Por algum motivo os legionários decidem matar você
Essa é a parte que salva um pouco porque é divertida!  hahahahahahahah...  Por que motivo eles o fariam?...

quando consegue fazê-los entender que veio do futuro.
Bom, se já se conseguiu fazê-los entender, já estaria conseguido... Para que mais um ano? ...Seria "fazê-los acreditar"? "Convencê-los a dar um crédito"?

Então eles te falam: Prove. Tens um ano para isso.
...

Como sairia disso?
Só dependeria da resposta deles à pergunta: "Como querem que eu o faça?" Nenhuma suposição do que seria prova para eles tem qualquer valor.

Poderíamos replicar experimentos científicos com o ferramental da época ou basicamente o que podemos fazer depende sempre do conhecimento (e ferramental) acumulado que temos?
Com conhecimento (know-how, conhecimento de verdade, coisa diferente do que parece ter esse pessoal que anda pelo mundo brincando como essa garota mineira) pode-se realizar qualquer coisa a partir do "ferramental da época". Ocorre, apenas, que...   não é esse o problema! O problema é...      e       da.................Í?!

Vê-se, por esse exemplo desse tópico, que a perspectiva 'futurístico-hollywoodiana' do que seja "o futuro" desenvolveu uma incapacidade de se projetar para trás, em termos humano-civilizatórios. De onde saiu a ideia de que a ideia que romanos antigos teriam do futuro seria a de um futuro cheio de 'inovações (e científicas/tecnológicas)'?! Alguém parou um segundo para pensar nisto? Só por possibilidade que seja? Não... claro que não... só o super Cientista mesmo...  hahahahahahahah...

Sem conhecimento suficiente, tecnologia é indistinguível de magia, não de futuro. A 'visão de futuro cheio de conhecimentos e tecnologia' é recente. E, mesmo assim, podem os do presente surpreenderem-se com o que o futuro realmente reserva, se acharem que seria fácil e óbvio a um viajente do futuro distante provar, chegando hoje ao mundo, que ele veio de lá. O que se pensa sobre isso é ficcional-indutivo, o que, para uma mente não científica, degringola para magia mais rápido que um estalar de dedos. E  Q.E.D. aqui mesmo!   hahahahhahahahahahah...

Edit: Para ficar mais preciso, você caiu na roma antiga do ano 0.
Oh, e essa "precisão" ajuda em muita coisa...    ...e não é que pode ajudar mesmo?! (embora com algum risco de ser interpretado, não como conhecimento de cadeira do futuro, mas como algo divinatório, o que pode ser arriscado até...) Pode-se, caso o viajante tenha bom conhecimento de história, que seja mesmo confiável, relatar ocorrências futuras bem próximas. Talvez se possa encontrar algo notável e convincente ocorrido entre os anos 1 e 2...

Mas...

É o tipo da "questão" pela qual se quer mesmo perguntar outra coisa, mas, como não saiu nada melhor, saiu isso aí mesmo. O que se quer perguntar mesmo?... Quanto cada um tem de conhecimento real e suficiente aqui e agora mesmo?  Pouco, muito pouco... pelo claramente visto.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 19:46:40 por Cientista »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #112 Online: 20 de Setembro de 2014, 20:15:59 »
Eu arriscaria(também porque só lí a pagina 1, se alguém tiver descrito o mesmo que eu, mea culpa) com métodos de profilaxia de inflamações com uso de sabão e alcool e suturas com costuras. Demonstraria uma cultura de bactérias, desde o momento em que elas se tornam visíveis,
Como assim? Está falando de 'manchas coloniais'? Essa seria sua "demonstração"? De que? Nem um microscopinho tentarias?! E, pelo menos, o contexto da informação? Como fica? ...
Eu tentaria incutir que no futuro as pessoas teriam maquinário pra examinar criaturas minúsculas, que um monte delas juntas se tornariam visíveis, que a ação delas transforma o meio em nível macro, que a pasteurização promove maior duração do  leite, muita historinha que poderia ser contada no estilo 1001 noites.

Talvez o método de amansamento de cavalos do Monty Roberts fosse assombroso em qualquer época.

Porém, o mais importante é...  como demonstrarias para eles que serias tu do futuro? COMO?!

Na verdade, demonstrar convincentemente vir do futuro só contando coisas que ainda iriam acontecer, mesmo assim para mentes abertas.

Mas no caso da doma, eu diria que foi em razão de um aprendizado especializado por parte dos domadores, quando de um futuro em que a doma teria que ser intensiva. São muitos os vieses.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #113 Online: 20 de Setembro de 2014, 20:26:16 »
Você está jogando bola, apenas de shorts. Você vai pegar a bola que aquele zagueiro perneta chutou para o meio do nada quando, justo no momento antes de você pegar a bola, um portal dimensional é aberto e você vai parar no meio de uma legião da roma antiga.

Por algum motivo os legionários decidem matar você quando consegue fazê-los entender que veio do futuro.

Como sairia disso? Poderíamos replicar experimentos científicos com o ferramental da época ou basicamente o que podemos fazer depende sempre do conhecimento (e ferramental) acumulado que temos?

Fácil, com base em conhecimentos históricos da época, faria previsões de grandes acontecimentos que ainda estariam por virem (dentro deste prazo de um ano).

Problema resolvido.

Fui!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #114 Online: 20 de Setembro de 2014, 20:29:32 »
Eu tentaria incutir que no futuro as pessoas teriam maquinário pra examinar criaturas minúsculas, que um monte delas juntas se tornariam visíveis, que a ação delas transforma o meio em nível macro, que a pasteurização promove maior duração do  leite, muita historinha que poderia ser contada no estilo 1001 noites.

Na verdade, demonstrar convincentemente vir do futuro só contando coisas que ainda iriam acontecer, mesmo assim para mentes abertas.

Mas no caso da doma, eu diria que foi em razão de um aprendizado especializado por parte dos domadores, quando de um futuro em que a doma teria que ser intensiva. São muitos os vieses.
Ah, "tentaria incutir" a lá 1001 noites?...  Parece um bom plano...    ...para durar bem pouco!   hahahahahahhahahahahaha...

Uma boa doma de cavalos poderia te ser de ajuda mesmo...

E nada disso seria muito promissor para convencê-los de ser do futuro. Ao contrário, poderia promover tua execução. Talvez, apenas, se desconsiderassem o tempo de onde tivestes vindo, mas considerassem teu valor pelas ofertas de soluções, pura e simplesmente, sobreviverias  ...como um escravizado do pior tipo, se não tivesses a rara sorte do apoio dos raros cérebros menos imbecis em qualquer tempo.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #115 Online: 20 de Setembro de 2014, 20:30:36 »
Você está jogando bola, apenas de shorts. Você vai pegar a bola que aquele zagueiro perneta chutou para o meio do nada quando, justo no momento antes de você pegar a bola, um portal dimensional é aberto e você vai parar no meio de uma legião da roma antiga.

Por algum motivo os legionários decidem matar você quando consegue fazê-los entender que veio do futuro.

Como sairia disso? Poderíamos replicar experimentos científicos com o ferramental da época ou basicamente o que podemos fazer depende sempre do conhecimento (e ferramental) acumulado que temos?

Fácil, com base em conhecimentos históricos da época, faria previsões de grandes acontecimentos que ainda estariam por virem (dentro deste prazo de um ano).

Problema resolvido.

Fui!
Hahahahahahahahhahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahaha...

Não adianta tentar simular que chegou atrasado, filho!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #116 Online: 22 de Setembro de 2014, 13:53:40 »
A cena exclui de imediato as mulheres.
Foi para dizer que nesse passado improvável nós mulheres não teríamos a mínima chance?
Assim, no máximo seria estuprada e jogada numa vala para alimentar os corvos?
E Hepácia de Alexandria manda lembranças...
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #117 Online: 22 de Setembro de 2014, 14:13:55 »
Foi para dizer que nesse passado improvável nós mulheres não teríamos a mínima chance?
Você faria isso se fosse um homem de uma legião romana dessa época?
« Última modificação: 22 de Setembro de 2014, 17:05:19 por sergiomgbr »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #118 Online: 22 de Setembro de 2014, 14:18:03 »
Não exclui, a descrição da cena não faz distinção de gênero sobre o personagem principal, ou seja, você. Logo, nada impede que no exercício de imaginação, "você" seja uma mulher.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #119 Online: 22 de Setembro de 2014, 15:26:25 »

Essa parte é à qual me refiro. Não costumo jogar pelada seminua, com o perdão do trocadilho...Então, por dedução lógica, o Madiba colocou um homem na ação.

O exercício de imaginação é excelente, pensei um pouco e me imaginei dizendo ser uma enviada dos deuses para garantir o domínio de Roma sobre todos os povos, e aproveitava pra caçar um tal de Gabriel e mandá-lo de volta de onde veio... :twisted:
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #120 Online: 22 de Setembro de 2014, 15:41:58 »
Você faria isso se fosse um homem da legião estrangeira nessa época?

Legião Estrangeira? Está falando da tropa de elite comandada pelos franceses? No caso deles, não vejo como ficariam isentos de comportamentos selvagens, pois muitos eram desertores de seus países ou ainda fugitivos da justiça.

Mas estamos falando de uma Legião de soldados romanos, que estuprava, matava e pilhava com constância e regularidade. Já ouviu falar da rainha Boadicea? Da Décima Legião?
GNOSE

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #121 Online: 22 de Setembro de 2014, 16:13:43 »

Ficou menos preciso... Nunca existiu um ano 0.

Por convenção, em que se aceita o nascimento de Jesus como divisão na cronologia histórica, imediatamente antes desse nascimento estava a terminar o ano 1 a.C e imediatamente após esse nascimento começou o ano 1 d.C.

A fantasia de um ano 0 surgiu para ajudar os comerciantes na passagem de 1999 para 2000 alimentando uma asneira... um século tem 100 anos... logo, o séc XXI começou a 1 de Janeiro de 2001.

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #122 Online: 22 de Setembro de 2014, 17:04:35 »
Você faria isso se fosse um homem da legião estrangeira nessa época?

Legião Estrangeira?
Era pra ser Legião Urbana...Não, errei de legião mesmo. Era a romana.

Mas estamos falando de uma Legião de soldados romanos, que estuprava, matava e pilhava com constância e regularidade. Já ouviu falar da rainha Boadicea? Da Décima Legião?
Ainda continua a pergunta...

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #123 Online: 22 de Setembro de 2014, 18:52:20 »

Essa parte é à qual me refiro. Não costumo jogar pelada seminua, com o perdão do trocadilho...Então, por dedução lógica, o Madiba colocou um homem na ação.

Arrisco dizer que o Madiba propôs esse cenário para indicar que você estaria sem celular, roupas/acessórios modernos ou qualquer outra coisa que possa evidenciar sua vinda a partir de uma época futura.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #124 Online: 22 de Setembro de 2014, 19:03:41 »

Arrisco dizer que o Madiba propôs esse cenário para indicar que você estaria sem celular, roupas/acessórios modernos ou qualquer outra coisa que possa evidenciar sua vinda a partir de uma época futura.

Racismo contra as mulheres! :nao3:  :P Você está dormindo apenas de short, se levanta no meio da noite para ir tomar um copo de água e ao abrir a geladeira ela te engole e você vai parar no meio de uma legião da Roma antiga, com sede...  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!