Autor Tópico: Poliamor  (Lida 16092 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Poliamor
« Resposta #50 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 00:16:15 »
Seria a proposta do poliamorismo uma forma de relacionamento egoista?

Eu acho, afinal, pega-se a parte boa e deixa a responsabilidade e o comprometimento para trás. Ao menor sinal de adversidade, muda-se de "amor" e pronto. É bem típico da cultura das novas gerações.

Na verdade apresentei como uma pergunta retórica, para fomentar a discussão.
Pois bem, também penso que é por ai.
Um discurso bonito, mas não tão novo, para justificar a incapacidade de lidar com os limites e frustrações próprios da vida, a saber o mais imperativo deles: não se pode ter tudo.

Na verdade não é bem assim. Ter mais do que um amor não é "tudo", já que não teria muitas outras coisas ainda.
É uma visão psicanalítica que como tal é atrasada e tão válida quanto o horóscopo para qualificar os seres humanos. É aquela velha história freudiana de qualificar todas as questões na conduta sexual e por isso não admitem a vivência pacífica da sexualidade e do amor de forma livre fluindo da maneina totalmente saudável em outras configurações.

Reflete a falta de desejo de comprometer-se. Além da questão da completude, há também a questão do compromisso.

Então quer dizer que se um marido é super comprometido com esposa e filhos e tem uma amante ele é menos comprometido do que um pai que não tem amante mas não é comprometido?
Isto quer dizer, para você vale apenas o compromisso com a fidelidade? Isso resume um pouco o espectro do que realmente é um relacionamento.
Esse é um bom exemplo de como a sexualidade liberada pode não interferir nos compromissos familiares e no amor que a pessoa sente pela família principal. O que prejudica o entendimento de relacionamentos livres é o apego pela sexualidade, na qual uma pessoa tem que se dedicar exclusivamente a outra por longo prazo e sem essa condição sexual qualquer comportamento é tido como imoral e egoísta.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #51 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 00:22:14 »
Na verdade não é bem assim. Ter mais do que um amor não é "tudo", já que não teria muitas outras coisas ainda.
Eu não disse que era,  eu disse que não se pode ter tudo. Sim teria sempre muitas outras coisas ainda, mas que ter uma forma de relacionamento assim é uma tentativa de ter tudo, algo que nunca se terá.

Reflete a falta de desejo de comprometer-se. Além da questão da completude, há também a questão do compromisso.
Então quer dizer que se um marido é super comprometido com esposa e filhos e tem uma amante ele é menos comprometido do que um pai que não tem amante mas não é comprometido?
Isto quer dizer, para você vale apenas o compromisso com a fidelidade? Isso resume um pouco o espectro do que realmente é um relacionamento.
Onde foi que eu disse isso? Isso é você quem esta dizendo.

Parece a manifestação de um desejo infantil de querer tudo, limitação que uma relação monogâmica, de uma ou outra forma propõe e admite.
Na defesa das premissas do poliamor, os que querem uma relação um-para-um são apontados direta ou indiretamente, como pessoas infantis que buscam no outro um "par perfeito, uma parte que lhe complete".
Cara, quem quer ter mais de uma pessoa quer dizer que... quer mais do que uma pessoa. O resto são inferências da sua cabeça
Essa eu já respondi.
Não vejo com uma conquista da humanidade a monogamia, vejo apenas como uma tradição de muitas religiões, notadamente a judaico-cristã. Acho meio moralismo mesmo taxar a pessoa de alguma coisa porque ela quer amar mais do que uma pessoa. Não dá para tirar nenhuma conclusão sobre o carater de quem quer isso, apenas que o cara quer amar outra pessoa ao mesmo tempo. So what? Não entendo qual o big deal aqui.
Se alguém falar que isso (poliamorismo) é a maneira "correta" de proceder, aí está falando groselha.
Esse  é o " big deal", a idéia que se estatentando passar é que o poliamorismo é maneira correta, ea monogamia ficaria para os ultrapassados ou frustrados.
Não estou condenando nem uma nem outra forma,apenas tirando essa capa de romantismo que esta se tentando dar ao poliamorismo e a crucificação da monogamia.
Não afirmo que haja um jeito certo ou errado, penso que há jeitos diferentes para pessoas diferentes. Repeti isso várias vezes.

Eu sinceramente não vejo porque colocaram na cabeça das pessoas porque uma pessoa casada não pode dar vazão a seus desejos. O que acontece na prática? Uns 90% dos homens que conheço traem suas esposas. A mulherada não tem ficado para trás, mas não sai contando.

Então, todo mundo acha imoral, muita gente faz, e essa regra de ouro da monogamia fica sendo apenas uma hipocrisia, quando não apenas uma exigência para a monogamia por parte das mulheres, o que me irrita ainda mais.

Para muitos, a monogamia é apenas um acordo tácito que se faz para exigir da outra parte que não o traia, enquanto esse pode fazê-lo. Como diria sócrates, "só é corno quem é curioso" (ou outro filósofo de primeira linha)
Talvez isso seja assim para noventa por cento, se for, problema deles.
Nem por isso os dez por cento que vivem bem  na monogamia devem ser oprimidos por novas idéias, nem oprimir os outros que queiram se relacionar de outro jeito.
Cada um vive do jeito que quer, se tem corno corna feliz, que sejam,se quiserem mudar que mudem.
O que eu falo é de liberdade.
Tenho a impressão que você fala muito de você acima, de uma regra para as relações que você não concorda e sofre em se submeter a ela (negrito), se for assim procure novas formas de se relacionar, com pessoas que aceitem e desejem essa outra ou nova forma,ai o poliamorismo pode ser uma opção.
Velho, não condeno ninquém, cada um viva do jeito que quiser, respeitando o outro. Só.
Mas não posso deixar de expressar minha opinião diante de generalizações. Elas são temerárias e estúpidas.
Não generalizo em nenhuma das minhas colocações.
Talvez passe essa impressão, quando emito uma opinião analítica usando uma linguagem que não é acessível a todos, a saber, a da psicanálise, mas ai,  é uma interpretação do ofício que exerço, tenho base, mas em nenhum momento quando uso termos como egoismo, uso com carga de jizo de valor moral. Na verdade  uso analiticamente, no sentido de satisfação das necessidades do ego. É isso que é.
Penso que na monogamia, realemente vivida, as necessidades do ego são mais contidas em favor do outro, abre-se mão de mais coisas, inclusive desejos.
Se isso gera sofrimento, o sujeito precisa lidar com isso ou mudar. Se é feliz assim que seja.
Sem preconceitos ou modelos mais ou menos certos.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 00:32:43 por Bulldog »
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #52 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 00:31:47 »
É uma visão psicanalítica que como tal é atrasada e tão válida quanto o horóscopo para qualificar os seres humanos. É aquela velha história freudiana de qualificar todas as questões na conduta sexual e por isso não admitem a vivência pacífica da sexualidade e do amor de forma livre fluindo da maneina totalmente saudável em outras configurações.
Espantalho.
Parece que minhas colocações realmente mexeram com algo seu que o fez recorrer a esse recurso, deixando claro todo seu preconceito e falta de tolerância com os questionamentos das coisas que acredita.
Veja, no artigo que você publicou para iniciar o tópico, quem valida o poliamorismo é uma psicanalista. :hihi: :histeria:

Esse é um bom exemplo de como a sexualidade liberada pode não interferir nos compromissos familiares e no amor que a pessoa sente pela família principal. O que prejudica o entendimento de relacionamentos livres é o apego pela sexualidade, na qual uma pessoa tem que se dedicar exclusivamente a outra por longo prazo e sem essa condição sexual qualquer comportamento é tido como imoral e egoísta.
Leia o que postei há pouco Adriano.
Fique calmo,  procure um psicanalista.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 00:40:34 »
Bulldog

ué.. estamos dizendo a mesma coisa? Não havia parecido no que li..

Quanto a sofrer... não sofro não Bulldog. Tenho essa questão bem resolvida.. e não brigo com a sociedade porque não tenho o romantismo de querer mudá-la, e nem acho que deveria mudar.

Só quero fortalecer algo: Já vi pessoas se dividindo, gerando algo como uma dupla personalidade para que as coisas façam sentido para si:

Pessoas criticando quem trai ao mesmo tempo que querem trair, aí ficam querendo encontrar no comportamento do parceiro algo que justifique seu ato, e vão desenvolvendo em sua mente esse desconforto com o parceiro como se faz com uma planta.. até acontecer o ato ... por culpa do parceiro. (aqui mais mulheres)

Caras que ficam falando que não traem etc.. porque nenhuma mulher da bola para ele. Isso é comum.

Pessoas loucas para sair com outras pessoas MAS que não iam aguentar ver seu par fazer o mesmo. Nesse caso, a mente começa a inventar alguns ad hocs sobre como "a evolução garantiu aos machos..." ou a "desde a época das cavernas as mulheres...", e outras groselhas

Eu acabo achando que muito pouca gente não queria sair, depois de algum tempo, com outra pessoa. E seria bom que as pessoas não precisassem lutar contra esse conjunto de idéias escrotas que nos assolam desde sempre.

Se o cara quer ser monogâmico que seja. Poliamor que seja. Mentir para si mesmo ou definir alguma coisa nesse campo como verdade é broca.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #54 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 00:57:04 »
Espantalho.
Parece que minhas colocações realmente mexeram com algo seu que o fez recorrer a esse recurso, deixando claro todo seu preconceito e falta de tolerância com os questionamentos das coisas que acredita.
Veja, no artigo que você publicou para iniciar o tópico, quem valida o poliamorismo é uma psicanalista. :hihi: :histeria:

Leia o que postei há pouco Adriano.
Fique calmo,  procure um psicanalista.
Me desculpe os excessos!  :)

Porém achei muito falacioso isso de alegar que o poliamor, depois de toda a conceituação exposta, é apenas uma questão sexual, é reduzir em muito a amplitude destes relacionamentos para querem enquadrar na sua crítica de hipócritas por essa condição. Tudo bem não gostar do poliamor para se viver pessoalmente, mas acreditar que outras pessoas não consigam e que isso é hipocrisia é pegar pesado demais, ao meu ver, através de muita taxação valorativa e sem base  :hein:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 01:08:50 »
Talvez passe essa impressão, quando emito uma opinião analítica usando uma linguagem que não é acessível a todos, a saber, a da psicanálise, mas ai,  é uma interpretação do ofício que exerço, tenho base, mas em nenhum momento quando uso termos como egoismo, uso com carga de jizo de valor moral. Na verdade  uso analiticamente, no sentido de satisfação das necessidades do ego. É isso que é.
Bom, isso esclarece muita coisa! Foi o sentido de ego que expliquei depois também.

Penso que na monogamia, realemente vivida, as necessidades do ego são mais contidas em favor do outro, abre-se mão de mais coisas, inclusive desejos.
Sendo assim a monogâmia também não é uma forma de relacionamento egoísta? A pessoa não quer uma pessoa totalmente para sí para se sentir bem e completo?

O fato de duas pessoas monogâmicas se relacionarem consensualmente não é menos válido que três ou mais poliamoristas consensualmente se relacionagem, em termos de necessidades pessoais, o egoísmo em questão.

Claro que as traíções são configurações de arranjos monogâmicos que não deram certo e romperam com a fidelidade implícita das relações. Isso não é poliamor, já que o poliamor considera outras regras de relacionamento que são aceitas pelos membros da relação.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 01:13:23 »
Sendo assim a monogâmia também não é uma forma de relacionamento egoísta? A pessoa não quer uma pessoa totalmente para sí para se sentir bem e completo?

claro que pode ter casos que isso se aplica. querer a outra pessoa só para sí é um dos pilares da monogamia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #57 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 01:51:29 »
mas que ter uma forma de relacionamento assim é uma tentativa de ter tudo, algo que nunca se terá.
Ué. Existem lugares no mundo onde relacionamentos com muitas pessoas é aceito, e sem compromisso financeiro. Essas pessoas já nasceram sobre essa cultura. Sem falar que a humanidade surgiu muito antes da monogamia...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 02:40:26 »

claro que pode ter casos que isso se aplica. querer a outra pessoa só para sí é um dos pilares da monogamia.
E analisando melhor a frase em negrito é possível perceber que abre-se mão da realização dos desejos sexuais por terceiros para manter o desejo maior (e portanto egoísmo) de ter a pessoa que se relaciona exclusivamente para seu deleite sexual.

Os relacionamentos abertos (não precisa nem entrar no poliamor) já estão aí para provar que muitas pessoas se relacionam muito bem de forma monogâmica (a dois) porém vivênciando outras relações sexuais com terceiros e sem envolvimento emocional. Nada mais que uma formalização das traições através de um acordo formal entre os pares e que portanto deixa de ser uma traição no seu sentido semântico, já que é permitido. Assim o desejo de ter egoísta (no sentido de necessidades pessoais) de ter a pessoa sexualmente só para si não precisa ser realizado, já que não se pode ter tudo.

E isso de relacionamento aberto não é algo necessáriamente ligado ao poliamor já que existem configurações fechadas assim como na monogamia tradicional. 

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 03:58:35 »
Poliamor significa várias sogras, muitos cunhados, muitas amigas da esposa, mais louça pra lavar, duas pra reclamar da toalha na cama..... he he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #60 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:45:47 »
 :yahoo: Ora Viva!!!
Acho que comecei a me fazer entender.
Penso que agora ficou claro que não estava condenando nehuma forma de relação, mas também não aceitaria a condenação de nenhuma delas, mas apenas problematizando para promover reflexão.
Resumindo:
1 - Cada um vive suas relações como quer ou consegue. Lidar com os benefícios ou custos disso também é problema de cada um.
2 - Esse direito é indiscutível.
3 - Sendo assim nenhuma das formas é melhor ou pior como regra, pois vai de como cada pessoa, casal, grupo ou qualquer outra configuração lide com elas.

Querer eleger tal ou qual forma como a melhor, mais sincera, evoluida etc, é não só burrice como arrogancia e preconceito carregada de juizos de valor moral pessoal.

Concordamos com isso?

Aproveito para me desculpar se em algum momento fui rude nas minhas colocações de forma aparente ou deliberada.  :vergonha:.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 21:53:14 por Bulldog »
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #61 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:52:59 »

E analisando melhor a frase em negrito é possível perceber que abre-se mão da realização dos desejos sexuais por terceiros para manter o desejo maior (e portanto egoísmo) de ter a pessoa que se relaciona exclusivamente para seu deleite sexual.  
Na frase  negritada não me referia aos desejos unicamente de ordem sexual, essa redução realmente pode dar a ela margem para sua interpretação.
Questão de linguagem para as quais vou procurar estar mais atento.
Ficou mal explicado por mim.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 21:56:25 por Bulldog »
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #62 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 23:57:36 »
:yahoo: Ora Viva!!!
Acho que comecei a me fazer entender.
Penso que agora ficou claro que não estava condenando nehuma forma de relação, mas também não aceitaria a condenação de nenhuma delas, mas apenas problematizando para promover reflexão.
Resumindo:
1 - Cada um vive suas relações como quer ou consegue. Lidar com os benefícios ou custos disso também é problema de cada um.
2 - Esse direito é indiscutível.
3 - Sendo assim nenhuma das formas é melhor ou pior como regra, pois vai de como cada pessoa, casal, grupo ou qualquer outra configuração lide com elas.

Querer eleger tal ou qual forma como a melhor, mais sincera, evoluida etc, é não só burrice como arrogancia e preconceito carregada de juizos de valor moral pessoal.

Concordamos com isso?
Claro que sim e esse era o encaminhamento que eu estava tendo com o Felius no início do tópico:

Outro ponto é que o texto soa um pouco preconceituoso, no que deixa implícito que relacionamentos monogâmicos são necessariamente desonestos.
Talves pelo controle dos pensamentos de atração por outras pessoas e que são a base da insegurança nos relacionamentos. Eu pessoalmente acho também que o ideal de exclusividade monogâmico é um mito e não se sustenta lógicamente, não como regra geral.
O que estou dizendo que assumir que por que para você, um relacionamento monogâmico não se sustentaria com honestidade, não quer dizer que é o mesmo para os outros. Não estou dizendo que não achar outros sexy/gostosos/etc., mas sim que não iriam agir (como em abrir um relacionamento) sobre essa opinião. Isso não quer dizer que não possam ser honestos e admitir que achou o fulaninho/a sexy.
E que parte do texto te passou essa impressão? A monogamia honesta é muito admirada por todos e embala muitos romances no cinema e na cultura em geral. Mas ainda ocorrem muitas traições, e é um fato que pesa muito na sociedade e que nos faz questionar se todos realmente vivêm a monogamia por princípios ou por não conhecerem outras alternativas e nem ter espaço para isso.
Sim, não estou falando que todos são perfeitos. Mas a impressão que o texto de forma geral me passou é que ele assume que as monogamias não podem ser honestas por sua própria natureza, somente o poliamor seria honesto. Ele pode não ter tido essa intenção, mas foi essa a impressão que fiquei do texto.

Daí logo na resposta eu postei a mensagem que lhe confundiu e que busquei explicar depois:

Entendi e vi o trecho que passa bem essa impressão:

A maior vantagem do poliamor é a sinceridade. Ser sincero com você mesmo e com seu parceiro. As pessoas se dividem em dois grupos: as que traem e as que não traem mas sentem vontade. No primeiro caso, você está mentindo para a pessoa com quem deveria ser o mais leal possível. No segundo caso, você está sendo desleal com você mesmo. Se você ama uma pessoa incondicionalmente, quer que ela seja feliz

Realmente diz que quem não é poliamorista não está sendo sincero, um grande erro.

Aproveito para me desculpar se em algum momento fui rude nas minhas colocações de forma aparente ou deliberada.  :vergonha:.
Não se preocupe, eu também não me fiz entender em determinados pontos do tópico, espero que agora fique bem claro a minha opinião também. Penso que temos um consenso básico sobre a questão.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 00:25:15 por Adriano »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #63 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 15:19:04 »
Amor é diferente de sexo é diferente de compromisso afetivo/familiar. Só de vez em quando essas categorias se encontram :-)

Enfim, cada um na sua. Não sei se eu me adaptaria ao poliamorismo. Talvez sim, talvez não, mas não é algo de que eu sinta realmente falta -- no sentido em que me tornaria infeliz ou frustrado se não tiver ao menos a possibilidade de ter mais de uma parceira simultânea.

Seja como for, eu apoio incondicionalmente qualquer tipo de relação em que os parceiros sejam adultos, conscientes e honestos. Se um lado qualquer precisa mentir, já começa a tornar a coisa inválida.

No mais... me pergunto se ter tendências poliamorísticas não seria uma característica genética em vez de uma preferência. Alguém sabe de algum estudo nesse sentido?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #64 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 16:09:40 »
Sou cetico em relacao ao poliamorismo: jah eh dificil aprender a conviver com uma pessoa, a ora ceder, ora nao, ler a
linguagem corporal, a comunicacao indireta, a lidar com a familia do outro (e a sua) a satisfazer expectativas, dar e
receber espaco, fazer planos, dividir tarefas... enfim, com uma pessoa jah um trabalhao, imagina com mais! Talvez alguns
sejam mais adaptados a isso, mas eu sei que para mim seria quase impossivel.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #65 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 16:29:10 »
Duas sogras seria algo...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 17:19:37 »
uma prime... o restante passageiro... just for fun

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #67 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 20:12:47 »
No mais... me pergunto se ter tendências poliamorísticas não seria uma característica genética em vez de uma preferência. Alguém sabe de algum estudo nesse sentido?
Acho que não existe tal diferença de pessoa para pessoa. Em termos evolutivos (toda a raça humana), os seres humanos sempre buscam maior variação genética. A monogamia foi concebida bem depois, por uma questão social/econômica.
Sou cetico em relacao ao poliamorismo: jah eh dificil aprender a conviver com uma pessoa, a ora ceder, ora nao, ler a
linguagem corporal, a comunicacao indireta, a lidar com a familia do outro (e a sua) a satisfazer expectativas, dar e
receber espaco, fazer planos, dividir tarefas... enfim, com uma pessoa jah um trabalhao, imagina com mais! Talvez alguns
Quem sabe não é por tentar ir tão a fundo que se torna difícil?

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #68 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 21:14:41 »
2
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #69 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 22:07:05 »
Raul Seixas com certeza aprovaria esse tipo de relação.

"Porque quem gosta de maçã, irá gostar de todas, porque todas são iguais"

É uma questão cultural que se sobrepõe a uma questão individual.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #70 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 04:30:13 »
Tudo que tem "regras" ou qualquer sugestão a uma "regra", "compromisso" ou "formalidade" já se trata de uma espécie de "agressão" à natureza humana.

O casamento estabelece princípios de que trair é errado, agir contra o parceiro também etc.
O poliamor estabelece o quê? É apenas uma espécie de tentativa de formalizar a natural "promiscuidade" humana... Mas é exatamente essa "formalização" que não agrada!

A maioria prefere "trair" e não falar pra ninguém, ou se masturbar numa boa pra não provocar ciúmes etc. Isso é fato!

Pra mim isso tudo não passa de "modinha comportamental" revolucionária...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 13:33:05 »
"Sei que a maioria das pessoas não aceita este tipo de comportamento, seja por razões religiosas ou devido à errônea crença de que amor requer exclusividade", acrescenta.
Parei de ler aqui. PQP... por que que errada é sempre a crença alheia? Será que as duas (ou mais) não podem estar certas? Se casais monogâmicos conseguem viver a vida juntos e na maior parte do tempo felizes e satisfeitos, por que a crença da exclusividade amorosa deles é errônea?

Isso é foda... por que querer "impor" aos outros suas escolhas? Por que rotular de errado quem pensa diferente (claro, quando não se tem demonstrado de forma "irrefutavel" o erro)?

Bullshit.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #72 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 13:37:47 »
O poliamor é a prova de que o amor não requer exclusividade. Se você se incomoda com tal afirmação pode ser por considerar a exclusividade como uma regra dogmática. A afirmação não tem nada a ver com a impossibilidade de amor de forma exclusiva entre duas pessoas.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #73 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 13:39:56 »
Na minha opinião uma sociedade baseada em sua maioria no núcleo familiar tradicional é melhor e mais saudável.
Os bonobos, e uma sociedade humana chinesa, mostram que não...

Mas eu não consigo ser bonobo... Sou muito chipamzé, gorila, pra isso...
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 13:45:18 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #74 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 13:42:40 »
O poliamor é a prova de que o amor não requer exclusividade. Se você se incomoda com tal afirmação pode ser por considerar a exclusividade como uma regra dogmática. A afirmação não tem nada a ver com a impossibilidade de amor de forma exclusiva entre duas pessoas.
O amor e uma questao pessoal, decidir se exclusividade e erronea ou nao tambem. Quem generaliza e que comete o erro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!