Autor Tópico: Poliamor  (Lida 16093 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Poliamor
« Resposta #75 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 13:44:45 »
O poliamor é a prova de que o amor não requer exclusividade. Se você se incomoda com tal afirmação pode ser por considerar a exclusividade como uma regra dogmática. A afirmação não tem nada a ver com a impossibilidade de amor de forma exclusiva entre duas pessoas.
O amor e uma questao pessoal, decidir se exclusividade e erronea ou nao tambem. Quem generaliza e que comete o erro.
:ok:

Maravilha! E essa é a conclusão que o tópico teve mas sempre cai algúem de paraquedas para criticar a postura "totalitária" do texto.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #76 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 14:01:58 »
O tema é: poliamor

Vamos separar as questões...
1) POLI (vários)
2) AMOR (*)

* Alguém sabe o que é e quais os tipos de "Amor"?

Acho que o muitos aqui só matam a primeira das 2 charadas  :ok:

Logo, a discussão dificilmente chegará a algum lugar, longe da dita "estaca 0".

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #77 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 14:03:23 »
Não vejo com uma conquista da humanidade a monogamia, vejo apenas como uma tradição de muitas religiões, notadamente a judaico-cristã.
Agnostico, ao que parece, monogamia, familia nuclear, é bem mais antigo que religiões. É como a moral, não foram criadas pelas religiões, apenas diagnosticadas.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #78 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 14:13:03 »
Não vejo com uma conquista da humanidade a monogamia, vejo apenas como uma tradição de muitas religiões, notadamente a judaico-cristã.
Agnostico, ao que parece, monogamia, familia nuclear, é bem mais antigo que religiões. É como a moral, não foram criadas pelas religiões, apenas diagnosticadas.
Taí uma coisa que posso concordar 100%  :ok:

E complementando...
A monogamia não é uma virtude religiosa mas sim MORAL...

A religião de um povo é baseada nos princípios morais da cultura existente (ou imposta).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #79 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 14:25:48 »
Maravilha! E essa é a conclusão que o tópico teve mas sempre cai algúem de paraquedas para criticar a postura "totalitária" do texto.
Eu não caí de paraquedas, estava apenas expressando minha opinião sobre o texto colocado no fórum para discussão. Se o tópico ja havia caminhado para um entendimento entre as partes, isso não muda o fato do texto ser uma merda e eu estar colocando minha opinião sobre ele.

Alias, se o mesmo é irrelevante, então por que colocá-lo pra debate? Por que não chegou com seu ponto diretamente? ahh paraqueda é o @###@$%$%
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #80 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 14:32:09 »
Taí uma coisa que posso concordar 100%  :ok:

E complementando...

A religião de um povo é baseada nos princípios morais da cultura existente (ou imposta).

E hoje em dia temos poliamoristas no mundo todo fazendo a fundamentação moral de forma organizada. Neste tópico já fico muito feliz em ver opiniões a favor da liberdade na forma de se relacionar apesar de defender o ponto de vista em relação a maneira mais conveniente que é a monogamia para a maioria.  

Eu não caí de paraquedas, estava apenas expressando minha opinião sobre o texto colocado no fórum para discussão. Se o tópico ja havia caminhado para um entendimento entre as partes, isso não muda o fato do texto ser uma merda e eu estar colocando minha opinião sobre ele.

Alias, se o mesmo é irrelevante, então por que colocá-lo pra debate? Por que não chegou com seu ponto diretamente? ahh paraqueda é o @###@$%$%
Me desculpe pela expressão mas foi o mesmo que aconteceu em outro momento do tópico. Eu agradeço a sua contribuição só fiz uma resposta que achei pertinente ao seu post.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #81 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 15:16:40 »
Taí uma coisa que posso concordar 100%  :ok:

E complementando...

E hoje em dia temos poliamoristas no mundo todo fazendo a fundamentação moral de forma organizada. Neste tópico já fico muito feliz em ver opiniões a favor da liberdade na forma de se relacionar apesar de defender o ponto de vista em relação a maneira mais conveniente que é a monogamia para a maioria.
Certo... E continuo achando que é trocar 6 por meia dúzia... Os problemas de relacionamento continuarão a existir e não tenho expectativas tão otimistas. Pura ilusão de quem desconhece a natureza humana.

Essa é minha opinião sobre o texto e estou duvidando que isso realmente vai funcionar.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #82 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 15:20:00 »
Relembrando...
O tema é: poliamor

Vamos separar as questões...
1) POLI (vários)
2) AMOR (*)

* Alguém sabe o que é e quais os tipos de "Amor"?

Acho que o muitos aqui só matam a primeira das 2 charadas  :ok:

Logo, a discussão dificilmente chegará a algum lugar, longe da dita "estaca 0".
Ninguém comentou a minha questão ainda... Assim fica difícil, porque é uma questão crucial! É simplesmente a base do que se está discutindo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #83 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 15:47:40 »
É mais fácil você explicitar diretamente o seu ponto de vista.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #84 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 15:57:07 »
É mais fácil você explicitar diretamente o seu ponto de vista.
Não considero mais a definição e conceito de amor como apenas "ponto de vista".

O amor, em várias de suas formas possíveis (amizade, parentesco, romântico, ideológico etc) já possuem uma abordagem científica baseada na psicologia evolucionista.

Porque tendemos a amar mais nossos parentes próximos do que estranhos? Porque algumas pessoas são mais importantes para nós do que outras? Como funciona o amor romântico?

Esses tipos já estão sendo muito bem abordados pela ciência.

Claro que o foco dessa discussão é sobre o amor romântico, embora eu veja que há possibilidade de se considerar o amor de amizade nessa discussão também.

Gostaria de saber se alguém aqui possui conhecimentos mínimos acerca do "amor", principalmente no foco romântico, de acordo com o que a ciência diz a respeito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:21:03 »
É nessa aspecto que a "ciência" fala muita bobagem e fica desacreditada por muita gente. É muita besteira se comparada com a realidade social e cultural humana.

A sociobiologia evolutiva está em seus primórdios para falar do comportamento humano. Fala vagamente do altruísmo que é uma maneira de chamar o amor em seus diversos significados.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #86 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 17:52:11 »
É nessa aspecto que a "ciência" fala muita bobagem e fica desacreditada por muita gente. É muita besteira se comparada com a realidade social e cultural humana.

A sociobiologia evolutiva está em seus primórdios para falar do comportamento humano. Fala vagamente do altruísmo que é uma maneira de chamar o amor em seus diversos significados.
Baseado em que tipo de informação você afirma isso?

"O Gene egoísta" foi escrito há mais de 30 anos e já explicava as bases de muitos de nossos padrões de comportamento.
Claro que na época, lá pelos anos de 1976, tudo o que fora escrito neste livro ainda estava no campo da especulação.

Hoje em dia já temos muitos estudos e testes científicos que comprovam o que antes não passava de mera especulação.

No comportamento sexual mesmo, muita coisa já avançou e a psicologia evolucionista é uma abordagem confiável.

Testes científicos de comportamento, pesquisas detalhadas, conferem com muita clareza o que já se "sabia" antes. Essa mania de se atribuir TUDO AO SOCIAL é pura ignorância. A sociedade é feita por humanos, e o QUE SOMOS faz a diferença.

Métodos eficazes de sedução estão sendo colocados à prova, e há explicações científicas que explicam como funciona o "jogo da sedução". Tudo baseado em psicologia evolucionista e dinâmica social, muito bem fundamentados. Claro que nem tudo é realmente comprovado, mas não sejamos estúpidos... Todos nós quando crianças já montamos quebra-cabeça... Quando se tem a teoria (no caso comparado a imagem a ser montada no quebra-cabeças) e muitas peças já encaixadas, fica fácil prever o que vem depois.

Mas enfim... Para muitos é um assunto por deveras complicado e até mesmo delicado... Já vi outros tópicos polêmicos e sempre acaba sem discussão produtiva. Assunto tabú por aqui é tabú também  :histeria:

Você demonstra estar realmente a ouvidos, o que considero muito melhor do que alguns que vejo por aqui, que agem como se soubessem de tudo.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #87 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 17:55:38 »
É claro que a ciência têm muito a avançar, mas muito dos "princípios" do comportamento humano já estão muito bem estudados.

Fico bastante incomodado por achar que essas pessoas, adeptas a essas "modas comportamentais" conhecam pouco ou nada sobre as raízes do nosso comportamento sexual.

Mas, isso é "cultura de massas"... Espero que alguns daqui estejam realmente "acima" das massas, não apenas no que diz respeito a "ausência de fé".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #88 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 23:40:41 »

Testes científicos de comportamento, pesquisas detalhadas, conferem com muita clareza o que já se "sabia" antes. Essa mania de se atribuir TUDO AO SOCIAL é pura ignorância. A sociedade é feita por humanos, e o QUE SOMOS faz a diferença.
Somos animais sociais. O social é só um reflexo de nossa expressão coletiva da individualidade. O problema é que as pesquisas sociais e culturais das ciências humanas, e até mesmo a filosofia, já nos trazem muitos conhecimentos que são apenas ratificados pela

Métodos eficazes de sedução estão sendo colocados à prova, e há explicações científicas que explicam como funciona o "jogo da sedução". Tudo baseado em psicologia evolucionista e dinâmica social, muito bem fundamentados. Claro que nem tudo é realmente comprovado, mas não sejamos estúpidos... Todos nós quando crianças já montamos quebra-cabeça... Quando se tem a teoria (no caso comparado a imagem a ser montada no quebra-cabeças) e muitas peças já encaixadas, fica fácil prever o que vem depois.
O problema é que as pesquisas sociais e culturais das ciências humanas, e até mesmo a filosofia, já nos trazem muitos conhecimentos que são apenas ratificados pela psicologia evolucionista ou a sociobiologia. Mas isto é importante para a unificação dos termos e eliminação dos possíveis equívocos em uma ou em outra área.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
Re:Poliamor
« Resposta #89 Online: 06 de Janeiro de 2016, 11:46:44 »
Eu não tenho nada contra quem pratica o poliamor, mas não é uma ideia que me atraia. Mas e estaria aberto a praticar a poligamia, caso fosse legalizado.

Um modo de burlar a legislação é se casar apenas com a primeira esposa (no caso da poliginia - um homem com várias mulheres) e apenas viver junto com as outras mulheres, na mesma casa, o que estaria mais próximo do conceito de coabitação. Quem crê em Deus, poderia se casar com as outras esposas apenas no religioso, caso encontrasse uma igreja que realizasse casamentos poligâmicos. E isso não falta, por exermplo, nos EUA. Lá existem principalmente seitas mórmons fundamentalistas, que são igrejas que acreditam nas escrituras mórmons (Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor) e praticam a poligamia, que foi proibida entre os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1890 (proibição reiterada em 1904).

Segue abaixo um documentário de curta-metragem sobre o poliamor que eu assisti já faz algum tempo:

<a href="https://www.youtube.com/v/H3SbBZNotuc" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/H3SbBZNotuc</a>
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 11:49:02 por Christiano »
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #90 Online: 06 de Janeiro de 2016, 12:22:15 »
Assunto interessante, mas só discussões sobre FFM, o sonho masculino do harém modo econômico, mas e quanto ao  mode MMMF?  :biglol:

http://www.telacritica.org/ArtigoTelaCriticarevista9_EuTuEles.htm

GNOSE

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #91 Online: 06 de Janeiro de 2016, 13:54:02 »
Eu gostaria de ter várias mulheres, mas sem casar mesmo.

Com quantas você já conta, Christiano?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 06 de Janeiro de 2016, 17:41:14 »
Ter várias mulheres só deve ser bom até o momento em que elas começarem todas a falar na sua cabeça ao mesmo tempo  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 06 de Janeiro de 2016, 18:03:44 »
E toda uma complexa teia de relações causais que fazem com que ficam enfezadas com você, mas que "se você não sabe poque, eu também não vou contar". A complexidade deve ser exponencial.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 06 de Janeiro de 2016, 19:04:02 »
Uma boa idéia é selecionar as mulheres com ciclos menstruais espaçados para evitar a sobreposição de TPMs.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 06 de Janeiro de 2016, 19:09:16 »
Só não entendo que com tanta mulher dando sopa ainda tem espaço para relações poliândricas. Pode ser que o bissexualismo faça parte do interesse poliândrico, isto é homens procurando se relacionar com outros homens via uma mulher de todos eles.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 06 de Janeiro de 2016, 19:16:39 »
Uma boa idéia é selecionar as mulheres com ciclos menstruais espaçados para evitar a sobreposição de TPMs.

Para que isso dê certo, tem que se evitar a convivência delas nos mesmos ambientes, pois há a tendência a sincronização. Acaba sendo mais prática a administração de contraceptivos suspensores de menstruação.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 06 de Janeiro de 2016, 19:25:49 »

Para que isso dê certo, tem que se evitar a convivência delas nos mesmos ambientes, pois há a tendência a sincronização. Acaba sendo mais prática a administração de contraceptivos suspensores de menstruação.

Sim, deve ser evitado, isso é fundamental. Melhor ainda que não se relacionem entre si.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 06 de Janeiro de 2016, 19:27:27 »

Eu, por outro lado, já acho melhor que todas entrassem em TPM ao mesmo tempo. Enquanto isto ocorresse, eu sairia de perto.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!