Bom, eu também não concordo com essa postura do Lula.
É interessante como aqui no Fórum a ingenuidade política da maioria é tão grande quanto do resto da população. Os comentários ficam na análise superficial, sem considerar as implicações políticas.
Pra começar, Arruda já foi da primeira fila do PSDB e é cria de Joaquim Roriz, que já foi afastado da Câmara por corrupção.
Muitos das empresas que estão envolvidas no escândalo tem os mesmos vínculos contratuais com outras administrações do DEM, principalmente com a prefeitura de SP, que sabe-se tem um cordão umbilical com o governador José Serra, e está na berlinda com as últimas enchentes na Capital.
Arruda era um dos cotados para vice na chapa de Serra, embora acho que não seria.
Arruda no começo do escândalo ameaçou claramente, ainda de que forma sutil, toda a cúpula do DEM, que então, o ameaçava de expulsão, e que ficou profundamente dividida e receosa.
Serra perdeu um importante aliado político, além de ter o principal partido aliado profundamente desgastado com o escândalo.
A prisão do governador não tem precedentes, portanto abre um canal perigoso (já era hora) para todos os políticos envolvidos em corrupção.
Tramita no congresso um projeto de lei enviado por (pásmem Arcanjo) o presidente Lula, que muda substancialmente o crime de corrupção, tornando criminoso também a empresa que corrompe, além de outras mudanças significativas. Que é muito provável que ganhe força por conta desse episódio.
Lula, daqui há uma semana,(quando STJ julgar)provavelmente irá nomear um interventor no DF, fazendo com que o DEM saia pelas portas do fundo do palácio do governador.
E quem sai fortalecido desse episódio mais uma vez? Vamos ver se alguém adivinha aqui?
É, acho que vou acender uma vela pro santo Lula (essa é pro Agnóstico), não tem como não admirar o cabra. Ele é o Pelé jogando contra um bando de Washington (do São Paulo).