A aversão que os homens têm a mulheres "rodadas" é um traço de personalidade selecionado em épocas pré-históricas.
A causa primária, que levou à essa seleção, é o fato da fêmea humana não ter nenhum sinal que indique ao macho as épocas de sua fertilidade (os demais primatas têm). Caso ela tivesse esse sinal, a tendência é a seleção de um comportamento sexual baseado em "cios", em que os machos procurariam e disputariam a primazia na relação sexual com as fêmeas nas épocas em que estas estivessem férteis, e ficariam indiferentes nas épocas inférteis.
Como a mulher não tem esse sinal indicativo do período fértil, os machos desenvolveram (via seleção natural) um padrão comportamental que minimizasse as chances da fêmea engravidar de outro e ele criar como se fosse seu. Os principais meios para isso são:
1- Selecionar as fêmeas com padrão sexual menos "promíscuo" para constituir família;
2-Vigilância extrema da fêmea, para evitar que ela tenha relações com outros machos (o ciúme, que no caso do macho, é mais sexual do que sentimental).
Os machos que tinham esses traços de personalidade (aversão às fêmeas promíscuas e ciúme) tiveram as chances dos filhos por eles criados serem realmente deles bastante aumentadas. Isso acabou selecionando esses traços, que atualmente predominam.