Os hippies eram mutantes?
Há pessoas que SE MATAM por causas religiosas e políticas.
Logo, o instinto de preservação da própria vida não existe.
Eu não acredito que haja um "instinto geral de preservação da vida". Penso que há instintos de aprendizagem (ou algumas aprendizagens específicas), que culminam em hábitos que acabam fazendo com que as pessoas (e animais) evitem arriscar suas vidas quase sempre que possível.
Da mesma forma, simplesmente a nossa "tendência" a aprender e imitar, já podem dar conta desse comportamento (e suas variantes), com as mesmas justificativas adaptacionistas,
sem precisar que tivessem sido selecionados genes que conferissem ao indivíduo uma "análise de perfil sexual automática" e um julgamento irresistível de acordo.
Só a possibilidade de algo ser aprendido já cria uma barreira para a seleção de uma hipotética versão geneticamente determinada de um comportamento, porque a "versão não-genética" do comportamento pode se espalhar mais rapidamente e elimina qualquer vantagem que o gene que determinasse esse comportamento tivesse. A coisa se complica ainda mais se for se hipotetizar que as diferenças de ciúme entre os sexos se devem também a pressões seletivas para comportamentos diferentes -- seleção natural não pode ser hipotetizada a torto e a direito de modo geral, e a evolução de dimorfismo sexual é adicionamente complicada pela necessidade de que ou uma característica seja regulada "aproveitando" sinalizações de outras diferenças sexuais pré-existentes, ou se surgir por coincidência no cromossomo Y.
NOTA: Nem sei qual era o pensamento dos hippies na hora de escolher uma mulher para casar. Você tem alguma fonte que mostre que os hippies não levavam em conta a "quilometragem" da mulher em NENHUM grau?
Eu não sei, mas também não acho que se isso se verificasse, seria necessariamente uma evidência de bases genéticas para o ciúme masculino.
Querer fazer sexo com várias mulheres é diferente de querer se casar com uma mulher que faz sexo com deus e o mundo.
Sim, mas não acho que uma perspectiva primariamente cultural sobre o ciúme implique nisso.
Você considera o casamento um instinto?