Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56822 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #475 Online: 16 de Julho de 2013, 06:54:17 »
Afinal, alguém tem alguma ideia para não morrer?

Não eu não sei de algo novo..., apenas sinto o impacto da sua pergunta, porque ela faz contraponto com um verso de um poema que também impactou em mim.

O que importa não morrer hoje?

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #476 Online: 17 de Julho de 2013, 02:47:34 »

Não eu não sei de algo novo...,
Puxa vida... E eu vim aqui, extraordinariamente, tão entusiasmado para descobrir alguma solução que pudesses me oferecer...

apenas sinto o impacto da sua pergunta, porque ela faz contraponto com um verso de um poema que também impactou em mim.
Deve ser um impacto bem menor que o da morte, pelo menos, suponho.

...Não sei, nunca tinha pensado nisso...  Acho que vou ficar com "deixar para se preocupar com isso amanhã".

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #477 Online: 17 de Julho de 2013, 09:01:01 »
Não é desprezando o que estão discutindo, mas acho que deixamos dispersar algumas coisas importantes em que poderíamos nos aprofundar:

Em face da morte e seu inevitável desfecho, o ateu se predispõe a valorizar mais as coisas ao seu redor. Passa a viver de forma intensa, aproveitando cada segundo e principalmente sua família, seus amigos etc, porque sabe que não irá vê-los mais. Na afirmação de Dodo nós vemos isso:

Acredito que o luto de um  ateu é talvez maior do que o de um cristão, pois nós nào esperamos ver aquela pessoa de volta.
É por isso que digo para minha esposa e filhas: amo vocês.
Depois de morto nào terei essa chance.

Em contraste, o cristão não tem muitas preocupações quanto o amanhã, afinal: "O amanhã a Deus pertence". Se morrer hoje, estarei em um abrir e fechar de olhos no céu...E se formos seguir as doutrinas do rock star Jesus Christ, nem precisamos nos preocupar com roupas, comida, suprimentos, até porque ele nos recomenda:

"...Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?" Mateus 6:25-26

O pensamento é o seguinte: Esse mundo não importante! O importante é o Afterlife man! Esse mundo já era! Ou como diz a bíblia: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." 1 João 5:19

Esse pensamento é destrutivo, por que leva as pessoas a acreditarem que não existe esperança pra nada (Desista! Esse planeta já era! Deus vai fazer um melhor!).

Forma não apenas seres alienados, mas totalmente despreocupados com a sociedade.

« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 10:06:51 por Jhow »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #478 Online: 17 de Julho de 2013, 10:42:17 »
Forma não apenas seres alienados, mas totalmente despreocupados com a sociedade.

Você não está esquecendo a produção de fanáticos empenhados em transformar o mundo e os homens que o teísmo sempre produziu e produz (ex: islão político, inquisição, etc...)?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #479 Online: 17 de Julho de 2013, 10:47:42 »

Você não está esquecendo a produção de fanáticos empenhados em transformar o mundo e os homens que o teísmo sempre produziu e produz (ex: islão político, inquisição, etc...)?

Ha...Tinha esquecido desses, realmente se preocupam bastante com o mundo, inclusive com o próximo...  :biglol:

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #480 Online: 17 de Julho de 2013, 20:14:52 »

Não eu não sei de algo novo..., apenas sinto o impacto da sua pergunta, porque ela faz contraponto com um verso de um poema que também impactou em mim.

Pra quem quer viver importa muito.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #481 Online: 05 de Agosto de 2013, 10:45:04 »

Pra quem quer viver importa muito.

Sim, mas a questão é se tem realmente importância para além da subjetividade e da emoção do indivíduo em concreto que "quer viver"... Para além de mim próprio o que importa que eu viva? As respostas são de monta ou sou apenas um pormenor irrelevante?... Eu, por exemplo, não duvido da relevância da minha vida para a minha mulher e meus dois filhos nesta fase das suas vidas..., aí julgo haver um valor sólido, em termos de um valor à medida humana..., mas para além disto pouco ou nada consigo responder à questão "O que importa não morrer hoje?" que, de facto, me convença profundamente num sentido determinado pró-vida. Há, decerto, outras razões, mas não especialmente fortes... 

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #482 Online: 05 de Agosto de 2013, 20:40:36 »
E de que importa que eu não viva? Nenhuma ação humana tem sentido se você remover vontades primordiais como a de viver. Qual é a justificativa racional para não se importar com a vida? Também não há.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #483 Online: 07 de Agosto de 2013, 08:34:25 »
Ou seja, a vontade primordial de viver de cada um e o impacto dos efeitos de estar vivo sobre alguns terceiros e sobre certas coisas que ficam depois da sua morte dão importância a que cada um viva o dia de hoje e para além de hoje... 

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #484 Online: 27 de Agosto de 2013, 15:16:02 »
...
Em face da morte e seu inevitável desfecho, o ateu se predispõe a valorizar mais as coisas ao seu redor. Passa a viver de forma intensa, aproveitando cada segundo e principalmente sua família, seus amigos etc, porque sabe que não irá vê-los mais.
...
Caramba! Isso caiu como uma luva para mim!
Foi exatamente o que aconteceu comigo, após o divisor de águas que foi eu ter me tornado ateu. Com certeza, passei a valorizar muito mais as pequenas coisas, as manifestações de carinho em relação às pessoas, e até em relação a animais de estimação!
A dor da perda, penso eu é a mesma para todo mundo, mesmo porque os "crentes", nessas horas difíceis, não são tão crentes assim...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!