Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56821 vezes)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #450 Online: 05 de Julho de 2013, 11:28:25 »
Ter medo da morte é normal e comum, pois você existe, tudo que você conhece se deve a sua existência... Mas você "acabar", tudo que você viu, sentiu e fez deixa de ser, dentro de curtos anos, o que você fez deixa de existir, as memórias que criou se vão com outras mortes, e você já não sabe, não sente, não vê, não é...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #451 Online: 05 de Julho de 2013, 12:00:12 »
... e você já não sabe, não sente, não vê, não é...

Então qual é o medo? Medo seria se continuasse a saber, a sentir, a ver... por toda a eternidade e sem nada poder fazer, isso sim seria assustador, não é?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #452 Online: 05 de Julho de 2013, 14:34:12 »
... e você já não sabe, não sente, não vê, não é...

Então qual é o medo? Medo seria se continuasse a saber, a sentir, a ver... por toda a eternidade e sem nada poder fazer, isso sim seria assustador, não é?

Não é o medo do nada, e sim do desconhecido, especialmente por não termos uma resposta definitiva sobre o que acontece depois.

Claro que é possível superar tal medo através de inteligência emocional, mas como isso não é ensinado, cabe a cada um lidar com isso da forma que deseja.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #453 Online: 06 de Julho de 2013, 23:31:17 »
Medo não é algo justificado racionalmente. Temos medo da morte porque isso é evolutivamente vantajoso, não porque racionalizamos e decidimos isso.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #454 Online: 07 de Julho de 2013, 10:56:50 »
Medo não é algo justificado racionalmente. Temos medo da morte porque isso é evolutivamente vantajoso, não porque racionalizamos e decidimos isso.

Da morte (estado) ou de morrer (processo)?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #455 Online: 07 de Julho de 2013, 12:56:49 »
Ora, a pergunta não é essa. Essa pergunta é nada além de vazio filosofista.

A pergunta é: (considerando que racionalidade não é algo justificado/justificável racionalmente)

Temos racionalidade ou não, medo dela ou não, de tê-la ou não tê-la (ponha qualquer combinação/rearranjo), porque é evolutivamente vantajoso (ou não,...)? Ou porque podemos racionalizar e decidir alguma coisa?

Entretanto...

O mais importante é perguntar...

Afinal, alguém tem alguma ideia para não morrer? Ou só conversa filosofóide?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #456 Online: 08 de Julho de 2013, 05:56:37 »
Ideias para não morrer... foram as que geraram as religiões?... ou "aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando" como cantou Camões?... ou a propagação dos genes emprenhando o mais possível?... Afinal a pergunta também é: Quando de facto morremos?... quando soltamos o último suspiro?... ou quando nunca mais ninguém menciona o nosso nome?... ou quando o impacto da nossa vida no mundo desapareceu completamente (será isso possível?)?
É a morte inevitável ou realmente, como alguém disse,... "só morre quem quer", porque todos nós podemos deixar algo que não se extingue e apenas se mistura no grande todo...  :? 

Offline renanvannucci

• Nível 00
  • *
« Resposta #457 Online: 10 de Julho de 2013, 21:14:06 »
Acho que a ideia de nunca mais existir não me pesa tanto, mas me faz querer realizar tudo que quero enquanto estiver na Terra
Para mim o pior é vivenciar a morte de outras pessoas, e imaginar que nunca mais poderá vê-la

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #458 Online: 11 de Julho de 2013, 14:10:11 »
Já faz um tempo que perdi meu avô. Na época eu ainda era cristão, apenas nominal, mas era.

Na verdade, tem coisas na vida que são difíceis de processar, creio que a morte seja uma delas.

No enterro eu sentia um misto de dor e impotência. Como eu ainda era cristão, eu tinha um pingo de esperança, mesmo que vaga, que no "Dia do Senhor", Jesus iria ressuscitar meu vô.

Não vou mentir, isso trazia um pouco de conforto pra mim.

Em relação aos ateus, acho que o sentimento é quase o mesmo, um misto de dor e impotência...Um verdadeiro ateu acredita que nunca mais verá seus entes queridos, e que a morte é o fim da linha.

Como não seria mais difícil pra eles? Principalmente se for alguém muito próximo como um pai, uma mãe, uma filhinha...

A realidade é dura. Por isso muitos religiosos pretendem mascará-la, tornando-a mais aceitável. Já o ateu (ao menos em tese) vê o mundo como ele é. A crua realidade.

Por mais nobre que seja essa posição, acho bem mais difícil ver o mundo dessa maneira.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #459 Online: 11 de Julho de 2013, 19:17:50 »
No enterro eu sentia um misto de dor e impotência. Como eu ainda era cristão, eu tinha um pingo de esperança, mesmo que vaga, que no "Dia do Senhor", Jesus iria ressuscitar meu vô.
The Walking Dead?

Ressuscitar os mortos é algo tão assustador e tão não natural pra esse universo que temos centenas de histórias de terror sobre o assunto. Os antigos quando achavam que alguém podia ressuscitar, cravavam estacas nas pessoas mortas, pregavam o caixão, colocavam pedras...   

Mas aceitar que pra tudo nesse universo existe um fim (até nosso próprio universo terá um dia), também é algo difícil. Porém sempre é melhor a verdade.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #460 Online: 11 de Julho de 2013, 20:27:37 »
The Walking Dead?

Ressuscitar os mortos é algo tão assustador e tão não natural pra esse universo que temos centenas de histórias de terror sobre o assunto. Os antigos quando achavam que alguém podia ressuscitar, cravavam estacas nas pessoas mortas, pregavam o caixão, colocavam pedras...   

Mas aceitar que pra tudo nesse universo existe um fim (até nosso próprio universo terá um dia), também é algo difícil. Porém sempre é melhor a verdade.

Com certeza. Alias, toda a teologia cristã para o pós morte é bem assustadora. Já pensou um Deus que consegue ser feliz e ter alegria sabendo que ao mesmo tempo milhões de suas criaturas estarão sofrendo em uma câmara de tortura que nunca vai acabar? É no mínimo um pensamento perturbador.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #461 Online: 11 de Julho de 2013, 20:58:34 »
Com certeza. Alias, toda a teologia cristã para o pós morte é bem assustadora. Já pensou um Deus que consegue ser feliz e ter alegria sabendo que ao mesmo tempo milhões de suas criaturas estarão sofrendo em uma câmara de tortura que nunca vai acabar? É no mínimo um pensamento perturbador.
Isso não é assustador, apenas não é lógico. Por que um ser infinitamente superior iria mandar crianças de 2 anos de outra religião para serem torturadas pela eternidade?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #462 Online: 11 de Julho de 2013, 21:07:59 »
Isso não é assustador, apenas não é lógico. Por que um ser infinitamente superior iria mandar crianças de 2 anos de outra religião para serem torturadas pela eternidade?

Sabe o que é realmente assustador? Ver que as pessoas acreditam nisso e defendem isso.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #463 Online: 12 de Julho de 2013, 00:38:52 »
Isso não é assustador e nem surpreendente. E "acreditar" numa coisa não torna ela verdadeira então...

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #464 Online: 12 de Julho de 2013, 09:17:52 »
Isso não é assustador e nem surpreendente. E "acreditar" numa coisa não torna ela verdadeira então...

Deixa eu dar um exemplo.

Obviamente acreditar em algo não o torna verdadeiro. Mas acreditar em algo pode de fato mudar a postura de uma pessoa em relação a realidade.

Se você crê que em breve Deus vai vim pra arrebatar os seus fiéis, e que por essa ocasião o mundo como conhecemos irá acabar em fogo, pragas e cólera, pra quê se preocupar com o meio ambiente? Porquê eu iria fazer do mundo um lugar melhor, se ele vai acabar? Porquê me preocupar com movimentos e causas sociais se o meu reino não é deste mundo?

Se isso não é assustador é no mínimo preocupante.

Mas, infelizmente é essa a visão de muitos cristãos.
« Última modificação: 12 de Julho de 2013, 12:02:37 por Em busca da Verdade »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #465 Online: 12 de Julho de 2013, 13:15:52 »
Lembrei-me de um imbecil que conheci. O cara ficava quebrando isopor por diversão quando meu irmão falou que isto era ruim para o meio ambiente. O sujeito soltou algo como: Este mundo vai ficar pro diabo mesmo, que se foda!  ::)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #466 Online: 12 de Julho de 2013, 13:43:21 »
Eu gostava de quebrar isopor quando criança. Isso faz de mim um imbecil? :P

http://cambalacho.com/wp-content/uploads/2012/11/mestre-karate.jpg

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #467 Online: 12 de Julho de 2013, 18:16:20 »
Isopor faz mal pro planeta...

Vou deixar o Carlin responder.

<a href="http://www.youtube.com/v/woUmvu5kqfE" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/woUmvu5kqfE</a>
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #468 Online: 13 de Julho de 2013, 15:43:45 »
Que argumento melhor do que um vídeo de stand-up não é mesmo?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #469 Online: 13 de Julho de 2013, 16:11:05 »
Sorte nossa que só o que importa é o que ele falou, não onde nem como.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #470 Online: 13 de Julho de 2013, 16:35:16 »
Que argumento melhor do que um vídeo de stand-up não é mesmo?

Geralmente são ótimos argumentos.
"Deus prefere os ateus"

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #471 Online: 14 de Julho de 2013, 01:17:03 »
É claro que importa como ele falou: sem citar evidência alguma. O argumento é péssimo, do tipo "os humanos não são nada pro planeta, ele já aguentou coisas muito piores que aconteceram não é agora que vai ser diferente, os homens se acham importantes demais". Ainda diz que salvar espécies em perigo de extinção é uma tentativa arrogante humana de ir contra a natureza. Isso é absurdo, já que foi algo não natural, a ação humana, que ocasionou o perigo de extinção de certas espécies. Mas enfim, isso não tem nada a ver com o assunto do tópico.
« Última modificação: 14 de Julho de 2013, 01:22:21 por caerus »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #472 Online: 15 de Julho de 2013, 00:22:46 »
Isso é uma... "resposta"?!

hmmmmmm

hehehehehehehehe...

Isso nem é filosofia; isso (já  ...ou ainda?...) é poesia. ...Sabe que, pensando beeeeem, poesia é melhor que filosofia?! Se aproxima mais da realidade até! Bom, no mínimo do mínimo, é mais bonito(a).

Deixa eu te ajudar na composição para ficar mais bonito e, eventualmente, ajudar quem lê a abrandar as angústias trazidas pela ceifeira antes mesmo d'ela chegar.

Ideias para não morrer...
Siiim, ideias para não morrer! Alguma?!

foram as que geraram as religiões?...
...hmmmmmm..não sei... acho que não exatamente. Isso estaria mais para ideias de que morte não acontece; negação da realidade, como de típica praxe.

Ou...

Também pode até ter sido! O que conferiria às religiões seus caráter científico primevo, inicial. O problema é que o procedimento nunca funcionou nem funciona mas não desistem dele e é aí que está a diferença. É como o motoperpétuo, não é? Quando se insiste em filosofar. Aí deixa de (ter qualquer chance de) ser ciência.

ou "aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando" como cantou Camões?...
Isso é bonito!

ou a propagação dos genes emprenhando o mais possível?...
Soa lindamente poético também!

Talvez isso funcione com organismos como bactérias. Mas e a replicação 'backupiana' do processo ilusório consciente? É dessa propagação de mais-que-memes "emprenhada" que se fala (que falo eu) aqui, não? Como se faz isso?

Afinal a pergunta também é: Quando de facto morremos?...
É...  Isso é até uma questão biomédica importante... Não convencionaram a chamada morte cerebral (talvez válida para cordados vertebrados superiores, talvez "abaixo" disso... para humanos, me parece que é o consenso majoritário, certamente)? Você tem alguma dúvida, alguma contestação? Traga ao mundo para debate que a questão deve ser discutida.

quando soltamos o último suspiro?...
Acho que para as máquin..os seres (desculpe, força do salutar hábito) vivos aeróbios pulmonados... pode até ser aceitável até certo ponto isso, já que morto não respira mais (...voluntariamente, digamos, ao menos  ...como é difícil ser rigoroso!). PorÉm... posso perfeitamente conceber a ideia de um animal aeróbio como o ser humano vivendo sem suspirar e respirar da forma "convencional", como com aquele líquido para preenchimento pulmonar para submersão.

ou quando nunca mais ninguém menciona o nosso nome?...
Tenho impressão de que há casos em que nossos nomes são mais frequentemente mencionados até depois que morremos. Acho que tem gente viva que tem seu nome menos mencionado até por estar viva. A coisa não deve ser por aí não...

ou quando o impacto da nossa vida no mundo desapareceu completamente (será isso possível?)?
Penso que só se o mundo desaparecer também... Mas isso teria que ser testado, claro.

É a morte inevitável
Sem dúvida que é. Só não vejo como determinar qualquer limite natural de tempo para o evento.

ou realmente, como alguém disse,... "só morre quem quer",
Puxa vida...  isso era bão dimais da conta si fossi sô!

porque todos nós podemos deixar algo que não se extingue e apenas se mistura no grande todo...  :?
E não estamos misturados no "grande todo" agora mesmo? O "grande todo" não nos inclui? Seria "nos homegeneizarmos no grande todo"?

hahahaha...

Isso já está perdendo o caráter poético...

O máximo de resposta "filosofóide" (te parecerá assim, como a tantos, porém é uma resposta medianamente técnica) que posso dar é: "morremos quando não mais nos iludimos que estamos vivos (entenda-se existentemente conscientes). Não é a extinção 'algorítmica científica' do processo ilusório, esta de que falo. Explicando melhor, não é aquela que obtemos indiretamente; nesta, a ilusão ainda permanece funcionalmente de modo direto. Falo da extinção na mais basilar operacionalização linguística deficitária filosofizante. Isto deve ser atingido com exatidão cognitiva interacional (com o ambiente) máxima, quando trata-se, a máquina pensadora, de um fragmento operacional demônio-laplaciano".

E aí?! Ideias para não morrer? Ou só filosofaria? Depois dessa sua "resposta", só teve mais do mesmo disso.

Para dizer alguma coisa mais direcionada ao título, a morte é tão ateia quanto qualquer ateu ou seja, quanto tudo; não faz sentido a dicotomia insinuada. Descrentes ou pensadores científicos têm pela morte tanto desejo quanto o normal em pensadores mágicos. Só, como diferença, querem se livrar dela por meios reais, não fantasiosos, sendo que "se livrar dela" é claramente entendido como adiá-la indefinidamente ou alcançar transição diferente.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #473 Online: 15 de Julho de 2013, 12:07:36 »
... Então a melhor "ideia" é mesmo a que permite ir sobrevivendo a mais um dia... 8-)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #474 Online: 16 de Julho de 2013, 01:25:16 »
Desde que esse "ir sobrevivendo a mais um dia", para você, para mim, para todos que estão aqui agora vivos, pensantes e funcionantes, inclua dias que estejam por vir daqui a 100, 1000, 1000000, ... de anos, siiiiim!

Você está me deixando meio empolpago pela sugestividade! Alguma (ideia)?! Sabes de algo a que me encontro alheio?!

Observação só para corrigir que exagerei um tanto com o "para todos que estão aqui...".
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 01:33:08 por Cientista »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!