Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56820 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #425 Online: 10 de Maio de 2013, 06:19:50 »
"Só morre quem quer." Resume tudo sobre a posição que devemos ter perante a vida e a nossa contribuição enquanto cá andamos...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Jaz La Belle

• Nível 00
  • *
« Resposta #426 Online: 06 de Junho de 2013, 18:38:22 »
O medo da pós-morte é um dos maiores motivos pelo qual a maioria dos religiosos passam a seguir uma religião. Eu gostaria, de verdade, de sentir o conforto de um Deus ou sua existência. Eu gostaria também de acreditar que existe um paraíso pronto para me premiar com seus bônus. Acho muito legal o fato de alguém acreditar e ter uma divindade o apoiando nessas horas mas... A única coisa que eu consigo sentir é tristeza/dor. Apesar de vários questionamentos surgirem em minha cabeça, eu penso de uma forma absolutamente lógica em relação ao acontecimento.
Por mais triste que seja, eu prefiro não me iludir dessa forma. Apenas sentir e respirar fundo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #427 Online: 06 de Junho de 2013, 23:56:35 »
Seja bem vinda Sephora.
Foto USGS

Offline Jaz La Belle

• Nível 00
  • *
« Resposta #428 Online: 07 de Junho de 2013, 14:08:24 »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #429 Online: 07 de Junho de 2013, 14:30:14 »
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #430 Online: 07 de Junho de 2013, 14:30:36 »
Bem vinda ao clube Sephora. Se quiser, dê uma passada no tópico de apresentações.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #431 Online: 07 de Junho de 2013, 15:50:32 »
Você é a pessoa da foto?

Não. O avatar é de Françoise Hardy, belíssima cantora francesa dos anos 60.
Dela você pode ouvir lindas músicas, como Tous Les Garcons Et Les Filles, Le temps de l'amour e muitas outras.

Aquilo sim é música, como também a Tropicália e a Bossa Nova, sem esquecer o rock '80 e '90 daqui mesmo. Infelizmente não temos música hoje em dia, com poucas exceções...

Bem-vinda, Sephora. De muito bom gosto o seu avatar.

Uma pequena homenagem, de um fã da cantora:

<a href="http://www.youtube.com/v/0aLoezucIzk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/0aLoezucIzk</a>

e

<a href="http://www.youtube.com/v/1h3zy113Nqg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/1h3zy113Nqg</a>
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 16:02:50 por Gabarito »

Offline Jaz La Belle

• Nível 00
  • *
« Resposta #432 Online: 07 de Junho de 2013, 16:25:17 »
Você é a pessoa da foto?

Não. O avatar é de Françoise Hardy, belíssima cantora francesa dos anos 60.
Dela você pode ouvir lindas músicas, como Tous Les Garcons Et Les Filles, Le temps de l'amour e muitas outras.

Aquilo sim é música, como também a Tropicália e a Bossa Nova, sem esquecer o rock '80 e '90 daqui mesmo. Infelizmente não temos música hoje em dia, com poucas exceções...

Bem-vinda, Sephora. De muito bom gosto o seu avatar.

Uma pequena homenagem, de um fã da cantora:

<a href="http://www.youtube.com/v/0aLoezucIzk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/0aLoezucIzk</a>

e

<a href="http://www.youtube.com/v/1h3zy113Nqg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/1h3zy113Nqg</a>

Exato! Obrigada por responder.
Como ele já deu uma pequena introdução sobre ela, só me resta concordar que ela não só é belíssima como criou músicas incríveis cujo continuo acompanhando. Ela continua linda até hoje, assim como pode ser visto aqui:
Bom, deixarei pra vocês uma de minhas favoritas:

Offline Jaz La Belle

• Nível 00
  • *
« Resposta #433 Online: 07 de Junho de 2013, 16:41:45 »
Bem vinda ao clube Sephora. Se quiser, dê uma passada no tópico de apresentações.

Fiz a minha apresentação, mas eu acho que ela não é o suficiente.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #434 Online: 07 de Junho de 2013, 17:00:01 »

Comparando com o que se costuma ver, é muito. No entanto, ninguém se conseguiria descrever a fundo nem em um livro.

Offline Jaz La Belle

• Nível 00
  • *
« Resposta #435 Online: 07 de Junho de 2013, 17:04:03 »

Comparando com o que se costuma ver, é muito. No entanto, ninguém se conseguiria descrever a fundo nem em um livro.

Todo mundo é um livro, meu caro. Basta estar aberto à todos as categorias e gêneros.

Editado:

Eu apaguei a mensagem duplicada.
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 18:38:24 por Geotecton »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #436 Online: 07 de Junho de 2013, 18:32:14 »
Não sei apagar mensagens. ^^

Não é possível apagá-las. Clique no link Modificar e escreva algum aviso, como "Mensagem apagada". Ou simplesmente um ponto, ou nada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #437 Online: 07 de Junho de 2013, 18:41:04 »
Não sei apagar mensagens. ^^

Não é possível apagá-las. Clique no link Modificar e escreva algum aviso, como "Mensagem apagada". Ou simplesmente um ponto, ou nada.

Eu apaguei as duas últimas mensagens da Sephora porque elas não são relevantes para o conteúdo do tópico e porque estavam em duplicidade.
Foto USGS

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #438 Online: 09 de Junho de 2013, 19:08:07 »
Por favor, desculpem a saída do tema do tópico, mas eu não tinha como voltar ao assunto em outro lugar que não aqui. E pode ser que alguém se interesse pelo que vai abaixo:

O avatar é de Françoise Hardy, belíssima cantora francesa dos anos 60.

Para aqueles que apreciam as músicas de Françoise Hardy, eu coloquei legenda, com as letras em francês, em vários videoclipes dela. Quem se interessar, pode me pedir por mensagem privada.

Essas músicas:

Le Temps de l'Amour         
Le Temps de l'Amour (1964)      
Ma Jeunesse Fout Le Camp      
Suzanne            
Tous Les Garcons Et Les Filles   
Tous Les Garcons Et Les Filles 2   
Comment Te Dire Adieu   2      
L'Amitie            
Message Personnel         
Soleil            
Voilà [1967]            
Voilà [Stereo Version 1969]      

As duplicidades são versões diferentes da mesma música.

♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫
 :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #439 Online: 09 de Junho de 2013, 21:57:26 »
Por favor, desculpem a saída do tema do tópico, mas eu não tinha como voltar ao assunto em outro lugar que não aqui. E pode ser que alguém se interesse pelo que vai abaixo:

O avatar é de Françoise Hardy, belíssima cantora francesa dos anos 60.

Para aqueles que apreciam as músicas de Françoise Hardy, eu coloquei legenda, com as letras em francês, em vários videoclipes dela. Quem se interessar, pode me pedir por mensagem privada.

Essas músicas:

Le Temps de l'Amour         
Le Temps de l'Amour (1964)      
Ma Jeunesse Fout Le Camp      
Suzanne            
Tous Les Garcons Et Les Filles   
Tous Les Garcons Et Les Filles 2   
Comment Te Dire Adieu   2      
L'Amitie            
Message Personnel         
Soleil            
Voilà [1967]            
Voilà [Stereo Version 1969]      

As duplicidades são versões diferentes da mesma música.

♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫
 :)

Crie um tópico próprio ou ponha esta postagem no tópico 'O que você está ouvindo'?
Foto USGS

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #440 Online: 09 de Junho de 2013, 22:41:14 »
Crie um tópico próprio ou ponha esta postagem no tópico 'O que você está ouvindo'?

Feito.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #441 Online: 04 de Julho de 2013, 12:34:59 »
O medo da pós-morte é um dos maiores motivos pelo qual a maioria dos religiosos passam a seguir uma religião.

O medo da pós-morte? Mas que sentido tem temer o Nada, temer a Inexistência? Quem tem medo, tem medo de Algo e nunca do Nada... Uma coisa é ter medo de morrer, ou seja ter medo do processo que leva à morte, outra é ter medo da morte, ou seja do pós-morte, isso só fará sentido para quem vê aí um Desconhecido e não para quem vê aí a mera Inexistência...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #442 Online: 04 de Julho de 2013, 15:28:30 »
O medo da pós-morte é um dos maiores motivos pelo qual a maioria dos religiosos passam a seguir uma religião.

O medo da pós-morte? Mas que sentido tem temer o Nada, temer a Inexistência? Quem tem medo, tem medo de Algo e nunca do Nada... Uma coisa é ter medo de morrer, ou seja ter medo do processo que leva à morte, outra é ter medo da morte, ou seja do pós-morte, isso só fará sentido para quem vê aí um Desconhecido e não para quem vê aí a mera Inexistência...

Qual a base para a afirmação em negrito? A partir de qual evidências se chega àquela conclusão?

E mais: a morte não é o nada. A morte é um fenômeno, é um processo, é um evento. Não é o nada. Mesmo que o pós-morte conduza ao nada, o processo de deixar de existir ainda é alguma coisa e não o nada.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #443 Online: 04 de Julho de 2013, 15:35:03 »
Concordo com o Gabarito

A não existência é algo, um dos motivos que mais me fizeram demorar a deixar o espiritismo e me tornar ateu foi aceitar que nossa existência acaba, tem um fim.
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar'' Friedrich Nietzsche

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 04 de Julho de 2013, 15:55:46 »
Acho que esse tal medo da morte talvez derive um pouco do instinto de sobrevivência, experimentado não só pelos humanos, mas também por quase todo animal.
Nessa panela entra muita coisa, de natureza física, psicológica e também emocional, como as possíveis dores sofridas durante o processo, a angústia por enfrentar algo totalmente desconhecido e também a triste ideia de deixar entes querido e que jamais serão reencontrados, nessa ordem.

Esse tal medo da morte pode ser melhor interpretado, aqui me refiro ao meu caso, mais como uma relutância em ter que deixar algo do qual muito me apraz e satisfaz que é o exercício de viver. Não é exatamente um medo, no sentido estrito da palavra. É mais uma não-concordância com essa imposição, de que não se pode viver sem prazo.

Mas o que me anima a afastar esse (talvez) instinto de sobrevivência, o tal medo da morte é me convencer de que nos bilhões e bilhões de anos antes do meu nascimento eu estava muito bem instalado na minha "não-existência" e não *me lembro* de ter achado ruim ou ter reclamado *das instalações* e circunstâncias daquela situação. Portanto, se eu me virei muito bem não-existindo antes, certamente vou me safar também muito bem não-existindo depois, quando finalmente tiver que encarar esse tal fenômeno inescapável.

A lógica entra, então, como uma ferramenta de convencimento e afastamento de qualquer medo ou relutância.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #445 Online: 04 de Julho de 2013, 16:19:47 »
Acredito que os ateus tem que desenvolver essa maturidade perante a morte. Cabe a cada um de nós saber como lidar com o fim da existência.  Acredito que se dentro das minhas possibilidades, eu puder ter ajudado a construir um mundo melhor pra mim e para todos, mesmo sabendo que não vai haver existencia depois disso,  vou me dar por satisfeito =)
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar'' Friedrich Nietzsche

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #446 Online: 05 de Julho de 2013, 05:57:15 »
Quem tem medo, tem medo de Algo e nunca do Nada
Qual a base para a afirmação em negrito? A partir de qual evidências se chega àquela conclusão?

Você prório apresenta as evidências que me pede ao escrever:

- Mas o que me anima a afastar esse (talvez) instinto de sobrevivência, o tal medo da morte é me convencer de que nos bilhões e bilhões de anos antes do meu nascimento eu estava muito bem instalado na minha "não-existência" e não *me lembro* de ter achado ruim ou ter reclamado *das instalações* e circunstâncias daquela situação. Portanto, se eu me virei muito bem não-existindo antes, certamente vou me safar também muito bem não-existindo depois, quando finalmente tiver que encarar esse tal fenômeno inescapável.-

Você explica cabalmente porque não há razão para temer o Nada (a nossa Inexistência antes e depois de existirmos)...
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 06:00:16 por Pagão »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 05 de Julho de 2013, 07:14:21 »
Você explica cabalmente porque não há razão para temer o Nada (a nossa Inexistência antes e depois de existirmos)...

Pois é, mas parece que o foco central dessa discussão não é "estar morto", mas o fato de "morrer", a ação e não o estado.

E mais: o que eu expus não dá argumento para não temer o nada. Simplesmente tenta dar um abrandamento à natural ansiedade de se pensar inexistente.

Resumindo:
1 - Estar morto não deve ser confortável nem desconfortável, afinal não teremos parâmetros para tirar qualquer conclusão. E, mesmo sendo semelhante ao nada, deve ser fonte de motivo e suficiente argumento para muita gente temer esse estado.
2 - Morrer, a ação, o verbo, o evento, pode sim ser doloroso/deprimente/angustiante e, também por isso, ser motivo para muita gente temer e evitar, confundindo-se aí com o instinto de sobrevivência, presente em todo ser vivo.

Mesmo q

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #448 Online: 05 de Julho de 2013, 07:43:25 »

No que eu escrevi não há embasamento justificando e dando motivos para não se temer o nada. Eu apenas tentei dar um abrandamento à natural ansiedade de se pensar inexistente. Tentei usar um pouco de raciocínio lógico para afastar alguma "pré-ocupação" com esse estado.

Também tentei deixar clara a diferença entre a ação de morrer, o verbo, o fenômeno, com o estado, situação e permanência de estar morto. São coisas distintas e podem provocar confusão, tanto nesse debate quanto em quem experimenta algum temor, não sabendo se aquilo que sente tem fundamento num ou noutro.

Resumindo:
1 - Estar morto não deve ser confortável nem desconfortável, afinal não teremos parâmetros para avaliar, naturalmente. Mesmo assim, mesmo estando assemelhado ao nada, muita gente pode sim, sentir desconforto, medo, angústia e ansiedade com esse pensamento.
2 - O ato de morrer, o verbo, a ação, o evento também pode levar muita gente ao temor por ter alta probabilidade de ser uma experiência angustiante, dolorosa, deprimente/depressiva, etc. Aqui, esse temor possui forte influência do natural instinto de sobrevivência, presente em todos os seres vivos.

Portanto, nos dois aspectos em que visualizo a morte na vida das pessoas, o estado e a ação, vejo motivos sim, para algum sentimento de medo brotar espontaneamente. Como seres racionais, possuímos ferramentas para gerenciar melhor esses sentimentos. E uma delas eu apresentei na minha mensagem em que você faz referência, numa tentativa de "acalmar" a inquietude decorrente do pensamento de que eu também enfrentarei a Ceifadora um dia.

Também acho que esse sentimento pode sofrer grandes modificações ao longo da vida. Creio que, mais adiante, depois de muitos anos já vividos, esse sentimento pode se reduzir e até mesmo zerar, numa natural resignação com a ordem das coisas.

Adendo endereçado ao Muro das Lamentações do CC:
Fiz essa resposta mais ampla e bem mais cheia de conteúdo. Por um descuido com o teclado, acabei pressionando TAB junto com BACKSPACE o que fez o navegador jogar para o espaço (para a morte :)) tudo o que eu já havia escrito. Tive que começar tudo de novo, tentando lembrar o que escrevi antes, mas não chegando à totalidade das ideias que, partiram dessa para melhor...

Edit:
Ao enviar a mensagem vi que somente o começo da outra, que foi supostamente perdida, chegou a entrar. É a volta da morta-viva.   :hihi:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #449 Online: 05 de Julho de 2013, 10:09:42 »
Logo na minha primeira mensagem, referi que compreendo o medo de morrer (processo)..., a minha dúvida era quanto à racionalidade do medo da morte (estar morto). A minha ideia é a de que aqueles que receiam esta (a morte, não o morrer) o fazem por receio do desconhecido. Quem está convicto de que o desconhecido é apenas o nada da inexistência (como eu julgo) não tem razões para recear esse nada..., caso contrário estaria a encarar esse nada como sendo algo... ora o nada não é algo, porque a inexistência não é algo, coisa nenhuma não é algo, o nada é apenas uma designação para coisa nenhuma ou coisa inexistente ou não-ser... e ter medo disso não me entra na cabeça.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!