Você explica cabalmente porque não há razão para temer o Nada (a nossa Inexistência antes e depois de existirmos)...
No que eu escrevi não há embasamento justificando e dando motivos para não se temer o nada. Eu apenas tentei dar um abrandamento à natural ansiedade de se pensar inexistente. Tentei usar um pouco de raciocínio lógico para afastar alguma "pré-ocupação" com esse estado.
Também tentei deixar clara a diferença entre a ação de morrer, o verbo, o fenômeno, com o estado, situação e permanência de estar morto. São coisas distintas e podem provocar confusão, tanto nesse debate quanto em quem experimenta algum temor, não sabendo se aquilo que sente tem fundamento num ou noutro.
Resumindo:
1 - Estar morto não deve ser confortável nem desconfortável, afinal não teremos parâmetros para avaliar, naturalmente. Mesmo assim,
mesmo estando assemelhado ao nada, muita gente pode sim, sentir desconforto, medo, angústia e ansiedade com esse pensamento.
2 - O ato de morrer, o verbo, a ação, o evento também pode levar muita gente ao temor por ter alta probabilidade de ser uma experiência angustiante, dolorosa, deprimente/depressiva, etc. Aqui, esse temor possui forte influência do natural instinto de sobrevivência, presente em todos os seres vivos.
Portanto, nos dois aspectos em que visualizo a morte na vida das pessoas, o estado e a ação, vejo motivos sim, para algum sentimento de medo brotar espontaneamente. Como seres racionais, possuímos ferramentas para gerenciar melhor esses sentimentos. E uma delas eu apresentei na minha mensagem em que você faz referência, numa tentativa de "acalmar" a inquietude decorrente do pensamento de que eu também enfrentarei a Ceifadora um dia.
Também acho que esse sentimento pode sofrer grandes modificações ao longo da vida. Creio que, mais adiante, depois de muitos anos já vividos, esse sentimento pode se reduzir e até mesmo zerar, numa natural resignação com a ordem das coisas.
Adendo endereçado ao Muro das Lamentações do CC:
Fiz essa resposta mais ampla e bem mais cheia de conteúdo. Por um descuido com o teclado, acabei pressionando TAB junto com BACKSPACE o que fez o navegador jogar para o espaço (para a morte
) tudo o que eu já havia escrito. Tive que começar tudo de novo, tentando lembrar o que escrevi antes, mas não chegando à totalidade das ideias que, partiram dessa para melhor...
Edit:
Ao enviar a mensagem vi que somente o começo da outra, que foi supostamente perdida, chegou a entrar. É a volta da morta-viva.