Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56819 vezes)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #400 Online: 28 de Março de 2013, 08:30:24 »
Todos os dias fazemos, ao dormirmos, um ensaio de morte. Morrer é como dormir. Não há o que temer.
O problema disso tudo é apenas o emocional, principalmente quando a morte é de terceiros (nossos entes queridos).
Porem, desse sofrimento psicológico ninguem está livre. Nem ateu, nem teísta, nem niilista e nem flamenguista.
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 08:32:35 por Novag »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #401 Online: 28 de Março de 2013, 10:01:09 »
Olá pessoal, bom a ficha caiu mas, a ligação deu ocupado...Pensei que minha história pudessue cair na incredulidade, afinal,o fórum cetico...sei lá. Agradeço de coração todo apoio vindo de vocês. Fiquei afastodo por N motivos. Por pouco meu pé esquerdo se salvou, dores e mais dores(físicas e morais) e claro, questionamentos sobre a vida. Perdão caro amigo cientista, meu portugues é  péssimo, sem a ajuda de um MICROSOFT WORD dá no que dá....Perdão. Meu maior prejuizo foi no trabalho, afinal, em quase trinta anos de labuta não lembro de um dia de atestado e neste "incidente" foram quase doze dias!
Mais uma vez obrigado por tudo  :)

Bem vindo novamente a uma nova vida, amigo! Que bom que está bem!  :)

2

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #402 Online: 28 de Março de 2013, 13:35:02 »
Olá pessoal, bom a ficha caiu mas, a ligação deu ocupado...Pensei que minha história pudessue cair na incredulidade, afinal,o fórum cetico...sei lá. Agradeço de coração todo apoio vindo de vocês. Fiquei afastodo por N motivos. Por pouco meu pé esquerdo se salvou, dores e mais dores(físicas e morais) e claro, questionamentos sobre a vida. Perdão caro amigo cientista, meu portugues é  péssimo, sem a ajuda de um MICROSOFT WORD dá no que dá....Perdão. Meu maior prejuizo foi no trabalho, afinal, em quase trinta anos de labuta não lembro de um dia de atestado e neste "incidente" foram quase doze dias!

Bem vindo novamente a uma nova vida, amigo! Que bom que está bem!  :)

2
De acordo... Bem vindo de volta!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #403 Online: 30 de Março de 2013, 18:33:56 »
Você teme o fim por estar vivo, depois de morto, nada se percebe ou se sente. Assim, temer a morte é uma preocupação inútil.
(Foi algo assim que pregou Epicuro, não me recordo das palavras exatas.)

É, o temor da morte não provém do nosso instinto de sobrevivência antes de tudo?

Não é o temor da morte mas sim o temor da forma como se vai morrer (eventual sofrimento, agonia, duração de todo este processo)... Reparem que se houvesse um modo imediato, fácil e indolor para morrer, muitos aceitariam morrer já..., ou será que não?
Essa conversa mole de "não há o que temer/se preocupar com a morte" com "justificativas filosóficas refinadas" é aspecto religioso de pseudodescrente, autoentreguismo por impotência e busca, pela degeneração filosófica, de "algo maior amenizante confortante" como uma "consciência consciente do fim". Temor da morte pela via de como se pode morrer pode ser bem significativo, convenientemente diferenciado até, e até mais sensorial e emocionalmente impositivo, *talvez*, podendo ser vinculado à instintividade, portanto objetivamente biológica, mas há que se considerar a associação com a interrupção dos projetos, dos objetivos (de quem tem, claro), podendo-se incluir aí o objetivo, e projetos para alcançá-lo, de não morrer (sendo que tudo isso é biológico também e, claro, em última análise, físico).

Vários suicidam-se até por meios difíceis, dolorosos, assustadores... Isso não tem qualquer significado especial. Está dentro da "falhas" esperadas para um maquinismo simples.

Minha máxima é: eu morro mas não me mato! Mas posso dar defeito...

Não querer morrer e tentar isso não precisa ser diferente essencialmente de correr de um urso, leão ou qualquer perigo mortal aproximante. Pode ser muito pouco provável conseguir fugir de um animal desses com as próprias pernas (o que se tem à disposição para a fuga), mas tenta-se mesmo assim. Pode ser que não que seja muito clara uma via para a longevidade indefinida e pode mesmo até ser o mais provável que não se consiga a tempo para nenhum de nós aqui em funcionamento, ou mesmo jamais para qualquer um em qualquer tempo (penso que existe um detalhe no recente experimento da equipe do Nicolelis que, se bem entendido, pode significar uma possibilidade extraordinária para o acesso aos dados cerebrais... mas isso... bem, não vem ao caso agora). Mas não é por isso que vou aceitar a ideia filosófica de que morrer é lindo maravilhoso e vou ficar "parado esperando o urso me alcançar".

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #404 Online: 30 de Março de 2013, 18:39:40 »
Tenho medo zero da morte. Meus medos são deixar minha família desassistida, morte dolorosa ou consumir recursos devido à uma doença que possa vir a ter (esse último não tanto pois tenho plano se saúde)
Para isso aqui, eu só tenho gargalhadas. Mas são tantas que nem daria mesmo para grafar.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #405 Online: 30 de Março de 2013, 18:45:56 »
Olá pessoal, bom a ficha caiu mas, a ligação deu ocupado...Pensei que minha história pudessue cair na incredulidade, afinal,o fórum cetico...sei lá.
É, é a indução, Correio, é a indução. É tudo o que temos.

Agradeço de coração todo apoio vindo de vocês. Fiquei afastodo por N motivos. Por pouco meu pé esquerdo se salvou, dores e mais dores(físicas e morais) e claro, questionamentos sobre a vida. Perdão caro amigo cientista, meu portugues é  péssimo,
Isso não faz sentido. Eu achei foi bom.

sem a ajuda de um MICROSOFT WORD dá no que dá....Perdão. Meu maior prejuizo foi no trabalho, afinal, em quase trinta anos de labuta não lembro de um dia de atestado e neste "incidente" foram quase doze dias!
Sucesso para você.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #406 Online: 30 de Março de 2013, 19:14:39 »
Tenho medo zero da morte. Meus medos são deixar minha família desassistida, morte dolorosa ou consumir recursos devido à uma doença que possa vir a ter (esse último não tanto pois tenho plano se saúde)
Para isso aqui, eu só tenho gargalhadas. Mas são tantas que nem daria mesmo para grafar.

com todo indevido respeito ao sr. municipal,  você está dizendo que sabe o que temo ou não?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #407 Online: 30 de Março de 2013, 19:24:31 »
Nãããão... De que vale saber qualquer coisa se tudo o que sabemos pode ser invalidado por uma exceção fantástica como um "cabra-macho" dos retados?  hahahahahahaha...

Só tô, mui humildemente, o mais que FE-DE-RAL-ZÃO, MUN-DI-AL aqui, dizendo que num credito.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #408 Online: 07 de Maio de 2013, 06:26:17 »
A 4 de Maio, morreu na Bélgica, por eutanásia, Christian de Duve, prémio Nobel da Medicina de 1974. Duve, com 95 anos, decidiu como iria morrer (injeção letal), após a sua saúde se ter deteriorado em virtude de uma queda em casa. A morte assistida é permitida na Bélgica desde 2002.
Um mês antes, deu uma entrevista ao jornal Le Soir na qual disse querer decidir do seu "desaparecimento": seria exagerado dizer que não tenho medo da morte, mas não tenho medo do que vem depois porque não sou crente. Quando desaparecer, vou desaparecer, não vai sobrar nada.
Assim morreu um imortal prémio Nobel.

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #409 Online: 07 de Maio de 2013, 09:54:14 »
Quando desaparecer, vou desaparecer, não vai sobrar nada.

Como assim, não vi sobrar nada!? Zilhões de partículas não desaparecem.  :hihi:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #410 Online: 07 de Maio de 2013, 11:43:33 »

Nem a obra e a memória....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #411 Online: 07 de Maio de 2013, 15:28:06 »
A 4 de Maio, morreu na Bélgica, por eutanásia, Christian de Duve, prémio Nobel da Medicina de 1974. Duve, com 95 anos, decidiu como iria morrer (injeção letal), após a sua saúde se ter deteriorado em virtude de uma queda em casa. A morte assistida é permitida na Bélgica desde 2002.
Um mês antes, deu uma entrevista ao jornal Le Soir na qual disse querer decidir do seu "desaparecimento": seria exagerado dizer que não tenho medo da morte, mas não tenho medo do que vem depois porque não sou crente. Quando desaparecer, vou desaparecer, não vai sobrar nada.

Desaparecem sim, pense daqui a milhões de anos após desaparecimento do homem na terra, até mesmo do sistema solar e da via lactea. Mesmo as partículas podem ser desintegradas.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #412 Online: 07 de Maio de 2013, 21:50:27 »

Desaparecem sim, pense daqui a milhões de anos após desaparecimento do homem na terra, até mesmo do sistema solar e da via lactea. Mesmo as partículas podem ser desintegradas.

Desaparecem sim, pense daqui a milhões de anos após desaparecimento do homem na terra, até mesmo do sistema solar e da via lactea. Mesmo as partículas podem ser desintegradas transformadas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #413 Online: 07 de Maio de 2013, 23:19:34 »

Pela TRG ele está nascendo, crescendo, se tornando um cientista e "morrendo" de novo o tempo todo. Ou seja, não existe morte, apenas a sua linha de tempo existe, o tempo todo! Acho que é uma bela maneira científica de se chegar a imortalidade. Einstein e Penrose já usaram esta visão para consolarem amigos e parentes.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #414 Online: 08 de Maio de 2013, 00:12:07 »
Feliperj,

Recomendo dois filmes que acho que você vai gostar de assitir.

1. Mr Nobody - A autobiografia do último mortal do planeta num mundo de imortais. Tem um pouco de universos paralelos, teoria do caos, etc. e isso que você acabou de mencionar na sua resposta acima.

2. The man from Earth - A história de uma pessoa que não envelhece e que precisa estar sempre mudando. Tem alguns insights interessantes. Lancei um tópico aqui sobre o filme há uns anos atrás. O filme todo se passa praticamente numa sala diante da lareira e tem um final surpreendente. Foi escrito num leito de hospital por Jerome Bixby quando morria de câncer.
« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 00:17:29 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #415 Online: 08 de Maio de 2013, 00:27:30 »
Feliperj,

Recomendo dois filmes que acho que você vai gostar de assitir.

1. Mr Nobody - A autobiografia do último mortal do planeta num mundo de imortais. Tem um pouco de universos paralelos, teoria do caos, etc. e isso que você acabou de mencionar na sua resposta acima.

2. The man from Earth - A história de uma pessoa que não envelhece e que precisa estar sempre mudando. Tem alguns insights interessantes. Lancei um tópico aqui sobre o filme há uns anos atrás. O filme todo se passa praticamente numa sala diante da lareira e tem um final surpreendente. Foi escrito num leito de hospital por Jerome Bixby quando morria de câncer.

Anotado!

Valeu! :ok:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #416 Online: 08 de Maio de 2013, 06:26:15 »

As obras, memórias, descendência... são formas de prolongamento da vida de uma pessoa através dos seus efeitos sobre terceiros..., é isso que importa destacar para dar significado à vida e às ações de cada um... e não que um dia o Universo vai acabar... Trata-se de um argumento desporporcionado e irrelevante para o problema "o ateu e morte".

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #417 Online: 08 de Maio de 2013, 09:58:15 »

As obras, memórias, descendência... são formas de prolongamento da vida de uma pessoa através dos seus efeitos sobre terceiros..., é isso que importa destacar para dar significado à vida e às ações de cada um... e não que um dia o Universo vai acabar... Trata-se de um argumento desporporcionado e irrelevante para o problema "o ateu e morte".
A morte realmente é desproporcional ao ego do homem. É difícil aceitar este destino trágico, sem qualquer ideia religiosa ou secular para amenizar o fato. Já que todos tem um remédio para aceitar melhor a morte e este destino trágico o meu é seguinte : "Só se pode amar o que é efêmero."O absoluto que se ajoelha ao finito,quem sabe aí esta a justiça do mundo.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #418 Online: 08 de Maio de 2013, 10:57:28 »
Não adianta escrever meu nome numa pedra,
Pois essa pedra em pó vai se transformar.
Voce não vê que a vida corre contra o tempo,
Sou um castelo de areia na beira do mar...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #419 Online: 08 de Maio de 2013, 11:21:18 »
Não adianta apenas o que é eterno, mas sim o que permite um prolongamento da luta contra o fim absoluto... Se não for assim, então nada adianta em área nenhuma..., afinal o próprio Universo também está condenado.
O homem cria valores à sua medida e o prolongamento da vida enquanto vida e pós-vida (descendência, obras,...) faz parte desses valores... 

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #420 Online: 08 de Maio de 2013, 12:46:37 »

♫  ♪  ♫  ♪

Eu sou nuvem passageira...

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #421 Online: 08 de Maio de 2013, 12:53:54 »
Não adianta apenas o que é eterno, mas sim o que permite um prolongamento da luta contra o fim absoluto... Se não for assim, então nada adianta em área nenhuma..., afinal o próprio Universo também está condenado.

Por mais que eu me concentre, por mais que eu me esforce, eu não consigo enxergar completamente esse quadro. Tudo bem, o Universo vai se fragmentar, tudo vai se afastar, a energia vai se diluir, a entropia vai ao infinito (é isso mesmo, fisicos?), até os átomos vão se desagregar. Tudo muito bem, tudo muito bonito. Mas e depois? E depois e depois? Certo: continua essa marcha de se afastar, se diluir, etc... Mas e depois? E um trilhão de anos depois? E como é que fica o fim dessa história?

Pode ser fácil de responder: não tem fim.

Mas para compreender essa frase eu gasto muita energia e ainda não tenho um bom quadro. Fica sempre a pergunta: e depois?

Muito intrigante essa realidade em que estamos todos mergulhados. Na verdade, fascinante. É um sabonete que nunca se deixa agarrar. Nossa compreensão não a alcanlça, nosso raciocínio falha em abrangê-la.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #422 Online: 08 de Maio de 2013, 13:45:58 »
É muito cedo ainda para respostas. Talvez falte a pergunta certa. A visão de campo ultra profundo do Hubble nos dá a ideia da pequenez do nosso conhecimento. Falar em certezas nesta janela de tempo que atravessamos é algo meio que, irracional. Detalhes bobos que nos passam desapercebidos fazem muita diferença quanto a realidade. Por exemplo: A velocidade da luz é a máxima? Pense num buraco negro, nada, nem mesmo a luz pode sair de suas entranhas( a curvatura criada por este hipotético corpo gera um caminho infinito para a luz percorrer ) mas, a gravidade escapa do mesmo! Caso contrário, um buraco negro naturalmente se anularia com a prisão da sua força geradora. Neste raciocínio, a gravidade é mais rápida do que a luz?   :hein:
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 00:21:24 por Correio »
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #423 Online: 08 de Maio de 2013, 13:49:42 »

♫  ♪  ♫  ♪

:ok:
Resume bem, né?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #424 Online: 08 de Maio de 2013, 14:23:10 »
É muito cedo ainda para respostas. Talvez falte a pergunta certa.

Talvez elas nem existam na totalidade. Temos algumas respostas, para o resultado de 2 + 2. Mas talvez não existam TODAS as respostas, como a da pergunta que não cala -> E depois?
Fica esse Universo aí, à deriva, diluído, desintegrado, por toda a eternidade?

♫  ♪  ♫  ♪

:ok:
Resume bem, né?

Resume tudo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!