Juca, eu não sei sobre a sociologia e a filosofia, mas em relação a economia, eu desconheço qualquer autor de importância mínima que seja que elogie o marxismo, muito pelo contrário.
Keynes disse certa vez que não entendia como uma teoria tão obtusa como o marxismo pudesse ter tanta influência política. E olhe que Keynes é um dos economistas mais "recrutados" por esquerdistas para defender medidas sociais! (embora os objetivos de Keynes em defender a intervenção estatal fossem mais econômicos do que "sociais").
O marxismo teve muita influência na política apenas porque falava o que muita gente gostaria de ouvir. E só.
Eu concordo DDV, mas o ponto é que é irrelevante. Se ele acha o cara bom, ele que defenda as idéias dele. Você e eu achamos o Marx uma fonte inesgotável de groselhas e o atacamos. Se o Juca acha o cara bom, que defenda o que ele tem de bom e não fique tentando argumentos de autoridade. Pura doutrinação "Irmãos, Marx é um gênio, super importante... acreditem e não contestem... quem contestar, é um herege que não sabe o que fala"
Santo Marx. Pai do socialismo, livrai-me das impurezas do capitalismo e mandai para o inferno neoliberal os hereges que blasfemam contra vosso livro sagrado.
Isso virou piada...
Aleluia irmão! Não deixai cair na tentação do consumo pecaminoso. Eu mesmo não sou uma pessoa consumista por opção, não faço as maltidas viagens pelo mundo por não ter interesse nessa alienação capitalista.
E também considero que os que reclamam deste país também não o deixam por serem muito patriotas. Poderiam escolher os melhores países do mundo para morar mas não fazem isso para o deleite dos seus compatriotas. O descarte da liberdade de se estabelecerem em qualquer pais melhor é uma amostra do orgulho nacionalista destes cidadãos que prezam tanto pelo nosso país e por isso fazem essas críticas tão importantes para a nação. Amém!
Não reclamam do país, reclamam do Lula "comunista".
E o desejo de alguns radicais aqui, pelo medo inconfesso do socialismo instalado no Brasil, o que eu chamo de "complexo do comedor de criancinhas", defendem que qualquer coisa que tenha o mínimo de relação com o que chamamos de esquerda, que sempre esteve associada as idéias socialistas, é que eles sejam completamente extintos ou deportados, ou que sumam da face da terra. Assim o "óbvio", estaria livre de contestações dolorosas e "irritantes",
"Óbvio" este, que faz com que fatos históricos, possam ser classificados com uma crença, que obviamente não seriam coisas científicas, em que, colocado o fato, eu pergunto se o que acontece um única vez, no caso os fatos históricos, pode ser considerado uma farsa. ( no caso, atribuição sobre o pensamento de Marx de que a história é regida por leis e portanto se podemos compreende-las poderíamos prever o futuro, lógica que penso eu pode levar autoritarismo, que foi o que marcou os regimes socialistas )
Mas pondero que a crença no marxismo como solução, por parte dos comunistas/socialistas radicais foi real, e tão real, que como em toda crença, existiram várias vertentes ideológicas e que acabam um dia por quebrar a cara, de um modo ou de outro.
O que os defensores radicais do capitalismo talvez não percebam, é que a mesma crença faz parte de suas vidas, a do capitalismo como solução, e quando contestados, caem especificamente no mesmo erro obtuso, o de classificar qualquer crítico mais enfático desse sistema como um defensor do socialismo/marxicismo, ou aquela falácia lógica, não é isso, portanto é isso, e mesmo que não deliberem, essa é lógica por trás dos seus argumentos e por trás das duas ideologias ( atenção o capitalismo não é ideologia, e sim a sua crença como solução, para não deixar margem para espantalhos ).
Assim, mesmo aquilo que Marx, como um dos pioneiros da sociologia moderna, deixou como legado universal, a análise crítica sobre o capital e seus derivados é classificada como idiotice, e portanto qualquer crítica mesmo embasada, o será também, por auto-associação, e qualquer que reconheça em Marx o seu valor como um filósofo crítico contemporâneo, que ajudou a formar a ciência que hoje estuda o comportamento humano e nos ajuda a compreender o sistema que rege nossas vidas está automaticamente classificado como comunista em suas cabeças, é automático, é ideologia.
e que venham os "PQPs" como contra-argumento padrão e associativo.