Me parece que o Juca não deseja responder meus questionamentos...
Quer saber se sou comerciante? Sim
Quer saber se o bolsa família melhorou o movimento do comércio? Sim
Assim como melhorou o movimento da indústria, dos serviços..., ainda não entendo muito em essa lógica de que programas que melhoraram diretamente o padrão de vida das pessoas mais miseráveis e por consequência o consumo como um todo, pode ser um programa puramente eleitoreiro, ainda mais que começaram já há muito tempo.
Fica claro agora o motivo pelo qual você não analisou (ou não quer analisar) tal programa social, sua sustentabilidade e seus interesses eleitoreiros. Quem está ganhando, nunca reclama e é exatamente o que o povo quer, continuar ganhando.
Isto mostra que os 5% que perderam o benefício, vão tentar ganhá-lo de novo e em contra-partida, os outros 95%, também vão fazer o possível para permanecer nele.
Além disto, casos como o do Maranhão, cujos 50% da população depende do benefício, nada tem (ou querem) fazer, para sair deste índice horripilante.
E repito: Não sei que índices sustentáveis podemos ter se continuarmos a injetar tanto dinheiro em programas sociais deste porte pela vontade simples e pura de sucessão de poder.