E porque não poderia ser uma provação?
Mais uma coisa, eu acho que nada ocorre pela vontade de um deus, uma vontade divina. Pra mim esse deus seria um mecanismo celestial que formaria os universos e espíritos, não uma entidade, um indivíduo que pensa, sente ou que se louve. Pra mim, não seria esse deus que julga, mas sim o próprio espírito que, por ter acumulado más ações e pensamentos em sua matriz, acabou prejudicando-se, e então, numa nova vida corporal, mesmo sendo bom nesta atual por educação, sofre pelo mal acumulado numa vida anterior, pelo dano causado em sua própria psique.
E isso sem a necessidade de uma intervenção ou julgamento divino. Tudo ocorreria em você mesmo. É o fruto colhido. Portanto vejo tal provação como uma possibilidade, uma explicação para aqueles que são bons mas sofrem com diversas mazelas. Há situações que poderia ser prova. Há situações, na maioria das vezes, é você mesmo que acaba pedindo pra vivenciar tal situação para com isso resgatar o desequilíbrio de uma vida anterior, normalmente por conta do próprio remorso (a sensação de remorso do desencarnado seria superior a que o cérebro seria capaz de processar, assim como diversos sentimentos).
Nós só não poderíamos ficar nos rebelando por causa deste sofrimento, caso contrário só vamos ficando cada vez mais revoltados, até chegar ao ponto em que não mais se dá valor à vida, e com isso acabamos por diminuir nosso tempo de vida, por conta das más emoções acumuladas a longo prazo. E então surgem complicações psiquiátricas.
De acordo com o Espiritismo, muitos espíritos pedem pelo sofrimento, renascem, se esquecem do pedido e depois se revoltam pelo sofrimento pedido, achando que isso ou foi injustiça de um deus ou então de deixar de acreditar numa vida após a morte por conta desta revolta, e então volta novamente o remorso após a morte do corpo físico, sofre novamente, pede novamente pelo resgate e depois volta a se revoltar novamente. E enquanto não sair dessa tendência pela revolta, continuará neste sofrimento. O remorso é devido ao fato de que sente que poderia ter parado essa tendência, mas que por incompreensão e imaturidade não pôde.
No meu caso, ao invés de ficar me queixando de um deus supostamente injusto (pra mim seria neutro), e já fiz muito isso antes, agora prefiro me focar mais no meu problema, em tratar isso, ao invés de só me queixar pra tentar resolver isso de forma mais rápida. Pois é só assim para se parar ou diminuir tais tendências que nos prejudicam a longo prazo. É parar para refletir, buscar o autoconhecimento e, uma vez entendida a causa do problema, tratar isso, pela reforma íntima, por uma renovação interior, seja por reflexões intensas ou por terapia.
Bem, aqui está a minha resposta para: "Porquê coisas ruins acontecem com pessoas boas?"
Se bem que esse ser bom poderia não ser tão bom assim... Às vezes pode aparentar ser inocente, mas sabe-se como é que é por dentro? Vivemos num mundo de aparência, de se julgar pela aparência, e não entendemos o que se esconde por trás delas. Às vezes sabe-se se aquele "coitadinho" na verdade não merecia mesmo o sofrimento? Ninguém pode garantir. Portanto não haveria motivo para tal revolta.
É você apenas se focar no seu problema, e não guardar mágoas pelos outros!