Autor Tópico: "É a vontade de deus"  (Lida 10099 vezes)

Offline Esteban

• Nível 12
  • *
"É a vontade de deus"
« Online: 24 de Maio de 2010, 15:33:37 »
"É a vontade de deus"
"deus quis"
"deus tem um plano..."
"foi designio de deus"
deus tá lhe testando etc.

Qual de vocês nunca ouviu (ou leu) estes clichês religiosos  quando ocorre alguma tragédia ??? Seria bom devolver este veneno aos papagaios da fé.
Por exemplo: um crente reclama do aborto, da violência, dos gays; fala que Arábia e China massacram cristãos etc etc etc.
Diga-lhes: Ohhh... irmão... fazer o quê?? É a vontade de deus. Deus tá te testando (ou testando fulano); foi designio dele... você não pode questionar etc etc

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: "É a vontade de deus"
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2010, 20:48:37 »
Foi a vontade de deus que fez com que voce colocasse este tópico. :biglol:
Foto USGS

Offline sunyear

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2010, 18:11:34 »
Na verdade é a desculpa para a pergunta: "Porquê coisas ruins acontecem com pessoas boas?".
Ah, vc se esqueceu da principal, muito usada pelos evangélicos: "É uma provação".

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2010, 23:56:53 »
Sábado passado ouvi uma destas: uma senhora que havia perdido a única filha há exatos 3 meses (estava fazendo 3 meses no sábado) viu o seu único neto, que estava internado desde que nasceu na UTI, morrer também. A mulher entrou em desespero quando percebeu que o neto estava morrendo (as pediatras expulsaram-na da UTI e juntaram em cima da criança), e uma funcionária disse em tom confiante, quase de comemoração: "isto é um sinal de que deus tem um plano especial na vida dela". :|
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 23:59:47 por Donatello van Dijck »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2010, 01:13:09 »
E porque não poderia ser uma provação?

Mais uma coisa, eu acho que nada ocorre pela vontade de um deus, uma vontade divina. Pra mim esse deus seria um mecanismo celestial que formaria os universos e espíritos, não uma entidade, um indivíduo que pensa, sente ou que se louve. Pra mim, não seria esse deus que julga, mas sim o próprio espírito que, por ter acumulado más ações e pensamentos em sua matriz, acabou prejudicando-se, e então, numa nova vida corporal, mesmo sendo bom nesta atual por educação, sofre pelo mal acumulado numa vida anterior, pelo dano causado em sua própria psique.

E isso sem a necessidade de uma intervenção ou julgamento divino. Tudo ocorreria em você mesmo. É o fruto colhido. Portanto vejo tal provação como uma possibilidade, uma explicação para aqueles que são bons mas sofrem com diversas mazelas. Há situações que poderia ser prova. Há situações, na maioria das vezes, é você mesmo que acaba pedindo pra vivenciar tal situação para com isso resgatar o desequilíbrio de uma vida anterior, normalmente por conta do próprio remorso (a sensação de remorso do desencarnado seria superior a que o cérebro seria capaz de processar, assim como diversos sentimentos).

Nós só não poderíamos ficar nos rebelando por causa deste sofrimento, caso contrário só vamos ficando cada vez mais revoltados, até chegar ao ponto em que não mais se dá valor à vida, e com isso acabamos por diminuir nosso tempo de vida, por conta das más emoções acumuladas a longo prazo. E então surgem complicações psiquiátricas.

De acordo com o Espiritismo, muitos espíritos pedem pelo sofrimento, renascem, se esquecem do pedido e depois se revoltam pelo sofrimento pedido, achando que isso ou foi injustiça de um deus ou então de deixar de acreditar numa vida após a morte por conta desta revolta, e então volta novamente o remorso após a morte do corpo físico, sofre novamente, pede novamente pelo resgate e depois volta a se revoltar novamente. E enquanto não sair dessa tendência pela revolta, continuará neste sofrimento. O remorso é devido ao fato de que sente que poderia ter parado essa tendência, mas que por incompreensão e imaturidade não pôde.

No meu caso, ao invés de ficar me queixando de um deus supostamente injusto (pra mim seria neutro), e já fiz muito isso antes, agora prefiro me focar mais no meu problema, em tratar isso, ao invés de só me queixar pra tentar resolver isso de forma mais rápida. Pois é só assim para se parar ou diminuir tais tendências que nos prejudicam a longo prazo. É parar para refletir, buscar o autoconhecimento e, uma vez entendida a causa do problema, tratar isso, pela reforma íntima, por uma renovação interior, seja por reflexões intensas ou por terapia.

Bem, aqui está a minha resposta para: "Porquê coisas ruins acontecem com pessoas boas?"

Se bem que esse ser bom poderia não ser tão bom assim... Às vezes pode aparentar ser inocente, mas sabe-se como é que é por dentro? Vivemos num mundo de aparência, de se julgar pela aparência, e não entendemos o que se esconde por trás delas. Às vezes sabe-se se aquele "coitadinho" na verdade não merecia mesmo o sofrimento? Ninguém pode garantir. Portanto não haveria motivo para tal revolta.

É você apenas se focar no seu problema, e não guardar mágoas pelos outros!

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2010, 08:02:53 »
Quando coisas boas acontecem: foi deus, deus é fiel, deus é justo,...
Quando coisas más acontecem: não importa, a verdadeira vida é a outra, essa vida é passageira, deus escreve certo por linhas tortas, é provação divina,.....

Tem jeito não.
Deus - o argumento definitivo!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2010, 09:34:49 »
Ainda tem o "contrapeso" Diabo. Quando um senhor evangélico estupra as filhas ele estava possuído. Ninguém nunca tem culpa de nada!
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2010, 10:05:33 »
E porque não poderia ser uma provação?

Mais uma coisa, eu acho que nada ocorre pela vontade de um deus, uma vontade divina. Pra mim esse deus seria um mecanismo celestial que formaria os universos e espíritos, não uma entidade, um indivíduo que pensa, sente ou que se louve. Pra mim, não seria esse deus que julga, mas sim o próprio espírito que, por ter acumulado más ações e pensamentos em sua matriz, acabou prejudicando-se, e então, numa nova vida corporal, mesmo sendo bom nesta atual por educação, sofre pelo mal acumulado numa vida anterior, pelo dano causado em sua própria psique.

Enio, Enio, Enio...

Como você pode dizer uma coisa dessas?
Como você pode dizer que os espíritos acumulam más ações e pensamentos em sua matriz?
Como podemos vincular moralidade em algo invisível, Enio?
Você não vê a natureza em sua volta, Enio? Qual a moralidade natural das coisas?

Enio, moral é convenção humana, pare de uma vez por todas de atribuir a responsabilidade dos nossos atos em algo não-natural. Isto é o mesmo que lavar as mãos para qualquer coisa que a aconteça em sua vida. Pára!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2010, 12:21:35 »
Não estou dizendo que uma divindade é a causa da moral, a moral está em nós mesmos. Em nós mesmos desenvolvermos isso. Sem moral o ser humano não vai progredir de forma adequada e viverá como selvagem. Engana-se se acha que atribuo a moral a uma divindade, pois ela é parte de nossa natureza mental. É só desenvolver isso. Senão não haverá organização numa sociedade. Simples assim.

Nós acumulamos maus pensamentos em nossas mentes e com o passar do tempo isso vai nos prejudicando. É fato! Eu apenas levei com conta a reencarnação. Mas mesmo sem ela, o homem vivo ainda não deveria acumular tais sentimentos destrutivos, pois gera doença de qualquer forma. O que prefere, uma sociedade moralizada ou uma sociedade tiranizada?

É nisso que somos diferentes dos outros animais. Pois temos esse senso de moral mais desenvolvido. Os animais só teriam o básico disso. Pois nós projetamos o raciocínio e valores em cima dessa moral, estamos mais desenvolvidos quanto a isso. Não é só convenção humana. É parte de sua natureza emocional. Os maus pensamentos acumulados são tendências.  Tendências essas de comportamento que são passadas para uma próxima encarnação, tendência essa que estará impregnada no DNA do próximo corpo vivido.

Eu sei que o que impera na natureza é a competição entre as espécies, a rivalidade. Mas se o homem adotar isso em si, não ficará mais inteligente. O homem não deve imitar a selvageria dos animais, ou então não poderá ser civilizado. Não irá evoluir mentalmente, só fisicamente. Eu não acho que deus algum dita regras morais. Isso é coisa da mente humana, de sua natureza. A moral é uma consequência natural de seu lado sentimental. Portanto, é natural. É uma forma do homem sobreviver, de encarar a vida sem fraquejar.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2010, 12:21:51 »
Não natural? Pense bem, se você comete um crime e percebe depois que não deveria ter feito aquilo, fica com peso na consciência. E com o tempo a culpa vai gerando o arrependimento. A não ser que você ignore isso, mas não mais viverá como antes, por causa do peso na consciência. E quando vem o arrependimento, você sente necessidade de reparar aquilo de alguma forma, não é? Pois o peso na consciência te diz que você deve reparar tal ato de alguma forma e não vai te deixar em paz enquanto não reparar isso. Enquanto o peso persiste, seu corpo vai adoecendo. E isso é um processo natural do homem. O mesmo aconteceria no caso da reencarnação, a necessidade da reparação.

Quando digo que o espírito acumula más ações e pensamentos, estou dizendo que ele afeta sua própria estrutura por causa das impressões ruins que teve durante sua vida gerada por seus própria atos, e que isso acaba gerando o remorso, a necessidade de se consertar para sair de sua patologia mental. O remorso nada mais é do que a necessidade, o sentimento de querer sair de uma enrascada que você mesmo cometeu. A culpa é a emoção gerada por essa enrascada em que se encontra. O espírito é a mente humana sem o corpo físico.

Por exemplo, no meu caso eu sinto culpa por não ter travado a matrícula da faculdade quando devia ter feito isso, visto que no ano passado já sentia que estaria justamente na situação que me encontro logo agora, enrascado, sem conseguir dar conta de nada, sob pressão e saturação. Pois se tivesse travado, já estaria mais recuperado agora. Não estaria no sofrimento que me encontro agora. Pois realmente não estou conseguindo estudar direito, e deveria ter parado de estudar por um tempo para reorganizar meu lado. Só não parei por uma questão de não aceitação, mas agora vi que errei, já que nem consigo gravar direito. E as minhas notas então... E o pior é quando meus pais saberem disso, mas vou me defender por este argumento.

Ou seja, nem sempre a moral ou a culpa está associada à religião. A moral e a culpa não é um deus que faz o homem ter isso, pois isso é próprio da natureza humana. É algo que vem da nossa consciência. Não é uma mera questão de organização ou convenção social. É uma questão de experiência própria, de você mesmo cultivar valores que tragam benefício a você e ao próximo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2010, 13:00:35 »
Enio,

Desisto.

Você acredita piamente na existência de espíritos e reencarnação. Não há mais nada o que se possa fazer. Qualquer post (gigante) que você vá escrever, é crença sua e paciência.

Nada do que você disse tem qualquer aplicação prática. É pura filosofia de botequim espírita. Não dá.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2010, 13:49:26 »
Eu sei que pra você a reencarnação é só uma crença, uma fantasia. Mas, pra mim, sempre foi uma coisa natural. Desde os 13 anos que tenho isso em mente, porém sem ninguém ter me doutrinado em relação a isso. Sei lá, eu sempre encarei isso como uma coisa natural, ao contrário da ressurreição na carne, da qual fui doutrinado a acreditar nisso. Portanto essa noção (reencarnação) não veio de um livro, mas da minha mente.

Porém preferia a reencarnação, mas era só pela idéia, pois ainda não tinha um conhecimento mais aprofundado sobre isso. Só tinha a idéia superficial. Porém sempre temi ter que voltar a reencarnar de novo aqui na Terra, sempre tive esse sentimento ruim. Aliás, eu não ficava refletindo muito sobre isso mas mesmo assim encaro isso como algo natural, e não forçado como a volta num corpo já apodrecido, onde só restam ossos.

Assim como premonições que tive, como a que mencionei, que já sabia que esse ano estaria numa situação assim, sufocado, sem conseguir dar conta dos estudos por conflitos e carências pessoais. Há muitas situações que pressenti e que realmente ocorreram, até mesmo com outra pessoa...

Ou seja, a minha própria natureza, por conta das experiências que tive, não me permitiriam me tornar ateu mesmo. Senão estaria me ignorando. Não estou falando em ver ou ouvir mortos, pois isso não ocorre. São as premonições que me afirmam isso, uma realidade que subrepuja a nossa. Pois não teria como eu, só pela minha percepção, adivinhar situações futuras, ainda mais em relação a uma outra pessoa. Ou seja, que essa informação sobre uma situação futura vem de algum lugar ou de alguém. Pois não teria como eu saber de tais fatos!

E de fato isso sempre foi natural em mim, nada forçado. E é por essas coisas que mantenho a convicção da existência de uma realidade paralela à nossa. Se tais coisas não ocorressem comigo, poderia até mesmo ter dúvidas em relação a isso. Mas como ocorrem...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2010, 13:56:05 »
Mais uma coisa sobre premonições. Elas não vem por conta da minha vontade. Isso nunca ocorre. Elas sempre vêem por vir, de forma aleatória. E então acabo pressentindo fatos que, seja dias ou meses mas tarde, acabo vivenciando. As situações que pressinto são de médio a longo prazo.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2010, 14:18:40 »
Voltando ao assunto, eu não acho que devemos ficar sentados orando pra um deus. Não seria melhor se nós mesmos não buscássemos uma solução, seja por reflexão ou terapia?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2010, 18:39:11 »
Voltando ao assunto, eu não acho que devemos ficar sentados orando pra um deus. Não seria melhor se nós mesmos não buscássemos uma solução, seja por reflexão ou terapia?

Todos que não culpam Deus para tudo e qualquer coisa já fazem isto, porque sugere tal solução? Pelo número de religiosos no mundo?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Maio de 2010, 19:06:06 »
Talvez sim.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2010, 20:02:28 »
Sr. Enio, este espiritismo que tu defendes é aquele mesmo do qual Allan Kardec é principal percursor? Ou é outro tipo de espiritismo? Mas gostaria que respondesse com convicção, pois em seus argumentos, vc não apresenta convicção, como segue num trecho que observei em seu discurso:

"eu acho que nada ocorre pela vontade de um deus"

Quem acha, não tem certeza. E quem não tem certeza de algo, afirmo que não tem autoridade para falar sobre este algo. Sendo assim, com relação à minha pergunta, gostaria que respondesse apenas sim ou não.
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 21:16:35 por Nada »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2010, 20:53:50 »
Pois bem, na minha convicção, nada é resultado de uma vontade divina. Esta suposta divindade seria só um mecanismo celestial, que estaria fora de nosso universo, mas que deu origem a ele, e a uma infinidade de outros universos paralelos ao nosso, envolvendo todos eles. Algo deu origem ao Big Bang, e penso que isso foi causado por algo que deu origem à matéria antes deste evento. Pois não aceito que a matéria surja do nada, tem que haver algum processo que tenha dado origem a esta matéria antes do Big Bang.

Sim, o espiritismo do qual be baseei é o de Kardec. Porém tive que fazer algumas mudanças em minhas convicções, pois já não mais podia aceitar a natureza como resultado de uma inteligência ou consciência divina. É que nem o universo quando era divino... antes da astronomia, que o tornou natural. Com a minha convicção, pretendo fazer o mesmo em relação à espiritualidade. A ciência ainda não pôde aceitar isso, mas mesmo assim já me adianto. Pra mim, existe, mas prefiro a ver de uma forma mais natural, assim como o universo, o que difere muito do teísmo, em que tudo o que se refere ao espírito é divino, sagrado, intocável. Mas eu quero é "dissecar" isso!

Essa divindade ou o acaso seria a mesma coisa, um mecanismo primordial (uma forma de matéria ou estrutura) que deu origem a tudo que conhecemos e desconhecemos, atemporal e constante. E esse mecanismo seria esse suposto deus. Não um indivíduo como mostrado nas religiões, mas um mecanismo automático e inconsciente, no qual tudo se baseia nisso. A espiritualidade seria como os universos paralelos, invisíveis a nós, mas existentes. Não haveria nada de sagrado, pois rejeito esse paradigma.

Portanto é uma forma bem diferente das religiões em descrever a espiritualidade, e sem o paradigma de sagrado, divino, de culto a deuses. Um novo conceito de espiritualidade, sem planejamento ou julgamentos divinos.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Maio de 2010, 21:12:49 »
Enio declarou:

"Algo deu origem ao Big Bang, e penso que isso foi causado por algo que deu origem à matéria antes deste evento. Pois não aceito que a matéria surja do nada, tem que haver algum processo que tenha dado origem a esta matéria antes do Big Bang."

Sabe ou não sabe de onde veio a tal matéria? No começo de seu discurso vc fala em convicção: "Pois bem, na minha convicção...". Que convicção é essa? Nunca vi convicção em meio a duvidas.
« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 10:41:46 por Nada »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Maio de 2010, 22:26:15 »
Pois bem, na minha convicção, nada é resultado de uma vontade divina. Esta suposta divindade seria só um mecanismo celestial, que estaria fora de nosso universo, mas que deu origem a ele, e a uma infinidade de outros universos paralelos ao nosso, envolvendo todos eles. Algo deu origem ao Big Bang, e penso que isso foi causado por algo que deu origem à matéria antes deste evento. Pois não aceito que a matéria surja do nada, tem que haver algum processo que tenha dado origem a esta matéria antes do Big Bang.
[...]

Sob o ponto de vista filosófico, admite-se a possibilidade de que a matéria sempre foi e existiu.

Deste modo, não seria necessária nenhuma divindade.
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Maio de 2010, 01:25:48 »
Não estou falando em um design inteligente, mas sim num processo que provocaria a formação dos universos, e que daria origem a essa matéria antes do big bang. Ou que causaria a formação de universos, usando-se a matéria pré-existente.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Maio de 2010, 10:09:58 »
Enio respondeu: Sim, o espiritismo do qual be baseei é o de Kardec.

Minha próxima pergunta é a seguinte:

Observei o espiritismo e percebi que seus adeptos possuem alguns livros que dão suporte às primícias espíritas. Um deles, um dos mais famosos, é o livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", escrito pelo pai do espiritismo Allan Kardec.
Sr. Enio, vc já leu esse livro? O livro "Evangelho Segundo o Espiritismo" é uma boa fonte de convicções do espiritismo?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #22 Online: 29 de Maio de 2010, 12:32:39 »
Tem aquela tambem " É porque deus te deu uma missao na terra"   ::)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Maio de 2010, 14:24:25 »
Não, Deus não te deu uma missão na Terra. Você mesmo, antes de encarnar, teria se comprometido a fazer tal missão. Ou então teria sido escolhido pra isso, mas por outros espíritos, e não por deus.

O Evangelho Segundo o Espiritismo é mais útil para aquele espírita que tem mais tendência à religiosidade. É bom se quiser entender melhor o que diz a bíblia, do ponto de vista espírita, sem ser ao pé da letra. Se bem que nas minhas convicções não costumo me basear muito nesse livro. Na verdade só o uso pra fazer citações, mas não como uma base para tais convicções. Só o usaria para fazer comparações. O ESE em si, e não a bíblia. Acho o ESE muito melhor que a bíblia. Até agora não vi contradições nele.

Não é base nas minhas convicções pois não uso a bíblia como base para elas. Só serviria para eu fazer comparações em relação ao que penso, nada mais que isso. Mas se estiver interessado em ler, acho que vale a pena. A única coisa que não concordo é quando chama Deus de pai, pois pra mim é só um mecanismo celeste primário que teria dado origem ao nosso universo, e não um indivíduo que vai me acolher.

Para o espírita mais religioso, sim, é uma boa fonte de convicção. Mas para o menos religioso sugiria os demais.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Maio de 2010, 12:01:41 »
Primeiro Enio declara:
"Você mesmo, antes de encarnar"

Depois, Enio declarou sobre a Bíblia:
"Só serviria para eu fazer comparações em relação ao que penso"

Depois declarou sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo:
"Acho o ESE muito melhor que a bíblia. Até agora não vi contradições nele."

Vamos apelar para a lógica:
Se Kardec utilizou a Bíblia como fonte para seu livro, podemos concluir que a Bíblia é fonte de suporte às convicções de Kardec, e consequentemente, dos adeptos do espiritismo.

Sendo assim, já que a Bíblia é fonte de convicções de Kardec, senão não teria utilizado este livro "mitologico" para afirmar algumas primícias do espiritismo em seu ESE, gostaria que o Sr. Enio me explicasse o seguinte texto bíblico, já que o Sr. Enio defende a reencarnação, e o Sr. Enio afirma que o ESE não possui contradições:

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!