Autor Tópico: "É a vontade de deus"  (Lida 10102 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: "É a vontade de deus"
« Resposta #75 Online: 01 de Junho de 2010, 10:28:18 »
Poderíamos observar o mundo. Acham que a reencarnação é uma fonte de aperfeiçoamento. Se é fonte de aperfeiçoamento da alma ou espírito humano, através de milhares de anos, creio que deveríamos estar vivendo em civilização de paz. Porém, observo que meu filho não pode nem brincar na rua (de medo). Onde esta a falha no processo?

Micromêgas,

Eu gostaria de saber o que você tem a dizer sobre esta pergunta do Sr. Nada...

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #76 Online: 01 de Junho de 2010, 11:16:32 »
Poderíamos observar o mundo. Acham que a reencarnação é uma fonte de aperfeiçoamento. Se é fonte de aperfeiçoamento da alma ou espírito humano, através de milhares de anos, creio que deveríamos estar vivendo em civilização de paz. Porém, observo que meu filho não pode nem brincar na rua (de medo). Onde esta a falha no processo?

Micromêgas,

Eu gostaria de saber o que você tem a dizer sobre esta pergunta do Sr. Nada...
Eu ia responder ontem ao próprio Sr Nada; não respondi por que acho essas perguntas pessoais muito inconvenientes. Como as perguntas que o Sr Rios fez logo atrás sobre acidentes e doenças.

Mas vamos lá...

O mal que existe no mundo é a soma do mal na mesma medida que todos nós praticamos em vidas passadas até o momento presente.

Se as ruas não estão seguras, a culpa é de todos nós, e evidentemente temos nossas parcelas de culpa ao dar valor às coisas matérias que atraem esse tipo de mal. Quando queremos ter mais que o necessário, atraímos a cobiça, a inveja, ódio etc;  quando damos valor á bens matérias, atraímos o roubo, a ganância, o egoísmo etc... Portanto somos os culpados por todo o mal que existe desde os tempos remotos até o momento presente; e enquanto todos nós não repararmos esse mal, o mundo vai continuar dessa forma, melhorando na mesma medida que alguns desprendem dessas coisas, e na mesma medida que dão valor as virtudes morais e praticando esse ensinamento do Cristo: “Amarás o próximo como a ti mesmo”.
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 11:48:07 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Junho de 2010, 11:23:37 »
Micromêgas,

Você explicou a conseqüência, mas não a causa.

A pergunta é simples: Se a finalidade da reecarnação é a evolução, qual a falha do processo? Concorda que numa visão generalista, o homem falhou em melhorar-se?

Concorda que somos capazes de construir a avançada arma de destruição em massa? Onde está então, a evolução?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #78 Online: 01 de Junho de 2010, 11:32:24 »
Micromêgas,

A pergunta é simples: Se a finalidade da reecarnação é a evolução, qual a falha do processo? Concorda que numa visão generalista, o homem falhou em melhorar-se?

Concorda que somos capazes de construir a avançada arma de destruição em massa? Onde está então, a evolução?
Eu não vejo falha nenhuma no processo, tudo segue as leis Divinas, a falha é do homem.

Ter capacidade de construir uma bomba de destruição em massa o homem tem, apertar o botão é outra estória.

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Junho de 2010, 11:35:33 »
Micromêgas,

Eu não vejo falha nenhuma no processo, tudo segue as leis Divinas, a falha é do homem.

Ter capacidade de construir uma bomba de destruição em massa o homem tem, apertar o botão é outra estória.

Então que tipo de evolução é esta que não anda paralelamente com a vida na Terra? Contraditório isto.
Se somos tão capazes em termos tecnológicos, que tal lei é esta, dívina, capaz de se abster da culpa de produzir seres tão falhos?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Junho de 2010, 11:39:07 »
Você está etendendo como evolução tecnológica, ciêntífica - isso é consequência; eu estou falando da evolução moral.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Junho de 2010, 11:45:08 »
Você está etendendo como evolução tecnológica, ciêntífica - isso é consequência; eu estou falando da evolução moral.

Mas aí meu Caro, a situação piora muito. Quantos milhares de anos serão necessários para afirmarmos que a evolução moral existe? Da forma como está hoje, o conceito de evolução falhou a olhos vistos, concorda?

Não me parece uma justificativa válida. Não há elementos suficientes para estabeler um paralelo entre livre-arbitrío e evolução. Soa mais como fuga.

Se, de acordo com o que você afirma, há uma evolução espiritual, ela não se reflete aqui e daí para frente, entramos no campo filosófico.

Outra coisa: Como a vida terrena anula uma evolução espiritual? Vai dizer que é o livre-arbítrio também?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #82 Online: 01 de Junho de 2010, 11:53:19 »
Sempre a questão moral na jogada. Por isso que eu já interpreto a palavra religião através do conceito de moral. É toda uma moral comunitária e com princípios registrados e cultuados. Considero a maneira mais respeitosa de falar da religião. Já que os demais aparatos epistemológicos, e que configuram a visão de mundo da doutrina, são geralmente os menos importantes para os religiosos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Junho de 2010, 11:58:09 »

Mas aí meu Caro, a situação piora muito. Quantos milhares de anos serão necessários para afirmarmos que a evolução moral existe? Da forma como está hoje, o conceito de evolução falhou a olhos vistos, concorda?

Não me parece uma justificativa válida. Não há elementos suficientes para estabeler um paralelo entre livre-arbitrío e evolução. Soa mais como fuga.

Se, de acordo com o que você afirma, há uma evolução espiritual, ela não se reflete aqui e daí para frente, entramos no campo filosófico.

Outra coisa: Como a vida terrena anula uma evolução espiritual? Vai dizer que é o livre-arbítrio também?
Aos olhos de 6000 anos pode parecer falho, [não faço idéia do seu tempo final] mas aos olhos da eternidade ainda estamos engatinhando, dando os primeiros passos.

A vida terrena não anula, ela contribui: No mundo espiritual nós aprendemos, na terra, temos que provar se realmente aprendemos. análogo à uma escola: O vestibular mostra quem realmente aprendeu. Quem aprendeu não precisa passar pelo problema novamente. É por isso que vemos esse contraste no mundo, entre bons e mals.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #84 Online: 01 de Junho de 2010, 12:02:30 »
Sempre a questão moral na jogada. Por isso que eu já interpreto a palavra religião através do conceito de moral. É toda uma moral comunitária e com princípios registrados e cultuados. Considero a maneira mais respeitosa de falar da religião. Já que os demais aparatos epistemológicos, e que configuram a visão de mundo da doutrina, são geralmente os menos importantes para os religiosos.
Não são menos importantes, meu caro. Sem a evolução ciêntífica o mundo não avaça, fica estagnado; O avanço ciêntífico avança na mesma medida que a evolução moral.  entretanto a evoluçaõ moral é que determina o que pode ser avançado ciêntificamente.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 01 de Junho de 2010, 12:08:42 »
Não são menos importantes, meu caro. Sem a evolução ciêntífica o mundo não avaça, fica estagnado; O avanço ciêntífico avança na mesma medida que a evolução moral.  entretanto a evoluçaõ moral é que determina o que pode ser avançado ciêntificamente.
Eu concordo contigo. A moral é o que comanda o mundo. Porém temos diferentes entendimentos sobre o que seja moral, sobre o que seja o certo e o errado. Considero esta abordagem melhor por eu poder ouvir a sua visão de mundo com mais profundidade e também expor a minha.

Só me sinto mais a vontade por estar num ambiente propício a minha visão de mundo. Uma comunidade virtual que compartilha em grande parte da minha moral  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 01 de Junho de 2010, 12:10:03 »

Aos olhos de 6000 anos pode parecer falho, [não faço idéia do seu tempo final] mas aos olhos da eternidade ainda estamos engatinhando, dando os primeiros passos.

A vida terrena não anula, ela contribui: No mundo espiritual nós aprendemos, na terra, temos que provar se realmente aprendemos. análogo à uma escola: O vestibular mostra quem realmente aprendeu. Quem aprendeu não precisa passar pelo problema novamente. É por isso que vemos esse contraste no mundo, entre bons e mals.

Bom,

Deste ponto em diante, você citou algumas palavras que nem eu e nem você podemos debater: "Eternidade", "6000 anos", "A vida terrena não anula, ela contribui".

Eternidade é abstrato.
6000 anos é uma referência biblíca, existem trocentas outras.
"A vida terrena não anula, contribui" é abstrato e depende de crer por crer.

No entanto, você diz: "Quem aprendeu não precisa passar pelo problema novamente...". Nem com o que você crê, você conseguiria me demonstrar isto. Este é o tema central deste nosso debate. Isto não reflete a realidade aplicando seu conceito de evolução moral.

Não nascemos sabendo e nossa moralidade é fruto do que aprendemos ao meio que estamos inseridos. Você terá que se esforçar para refutar isto sem cair na abstração. Utilize exemplos.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #87 Online: 01 de Junho de 2010, 12:22:38 »
Sr. Micrômegas,

me desculpe se entendeu que estou a fazer perguntas pessoais, tipo tentando te encurralar na parede. Na verdade não estou, pois jamais quero vê-lo derrubado, e sim, em crescimento contínuo. Mas veja bem, estou a derrubar a ideologia que te engana. As perguntas que te faço, realmente é para confrontá-lo com seus achismos. As confrontações servem para continuarmos no terreno onde estamos, ou seguirmos para terra firme.
Sendo assim, vai lá outra pergunta:

"Sei que a Bíblia é fonte do espiritismo. E que o espiritismo crê na evolução humana moral. Sendo assim, desde a criação, de acordo com o espiritismo, o homem tem evoluído moralmente. Se a Bíblia é sua fonte, pois defende a doutrina espírita, por que Deus acaba com a humanidade através do dilúvio, sendo que podemos perceber que a catástrofe foi mediante a insuportável (o auge) imoralidade humana aos olhos de Deus?"
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 12:26:39 por Nada »

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #88 Online: 01 de Junho de 2010, 12:48:14 »
Sr. Micrômegas,

me desculpe se entendeu que estou a fazer perguntas pessoais, tipo tentando te encurralar na parede. Na verdade não estou, pois jamais quero vê-lo derrubado, e sim, em crescimento contínuo. Mas veja bem, estou a derrubar a ideologia que te engana. As perguntas que te faço, realmente é para confrontá-lo com seus achismos. As confrontações servem para continuarmos no terreno onde estamos, ou seguirmos para terra firme.
Sendo assim, vai lá outra pergunta:

"Sei que a Bíblia é fonte do espiritismo. E que o espiritismo crê na evolução humana moral. Sendo assim, desde a criação, de acordo com o espiritismo, o homem tem evoluído moralmente. Se a Bíblia é sua fonte, pois defende a doutrina espírita, por que Deus acaba com a humanidade através do dilúvio, sendo que podemos perceber que a catástrofe foi mediante a insuportável (o auge) imoralidade humana aos olhos de Deus?"
Não me referi à mim, amigo, referir a você.

Quando colocamos filho no meio, ou acidentes, passa a ser uma coisa pessoal.. Eu evito esse tipo de comentário porque as pessoas se sentem ofendidas com qualquer argumento que seja.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #89 Online: 01 de Junho de 2010, 14:30:12 »
Sr. Micrômegas, vou parar de te perguntar. Pois desejo seu crescimento. Veja bem, Deus vai nos alcançar, seja lá onte estivermos. Seja em meio às religiões, a grupos satânicos, a clubes céticos. Lembra daquele texto: "mesmo que andes pelo vale da sombra da morte"?. Sendo assim, não sou eu que vou alcançar alguém, e sim Deus, se for da vontade Dele alcançar quem Lhe aprouver. O que temos que ter certeza, é que dificuldades virão, e eu te afirmo: nem catástrofe, nem morte na família, nem casa desabando, nem falta de dinheiro, nem doença terminal, nem religião, nem homem algum, nada vai me afastar de Deus. E mesmo que hoje mesmo minha vida ruísse em meio ao caos, eu ainda agradeceria e me alegraria: "Senhor, que seja feita a tua vontade e não a minha". Se entendermos isso, aí sim, Deus está em nós e nos dá autoridade para representá-lo. Observe que Jó possuía essa consciência, e todos os outros.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #90 Online: 01 de Junho de 2010, 14:37:56 »
Func...func...Que cheiro de proselitismo...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #91 Online: 01 de Junho de 2010, 14:41:21 »
Não se acanhe. É só fazer denúncia à moderação. Mas veja bem o título do tópico: "É a vontade de deus". Ou vc é tão sábio que quer ver discussão a respeito de mamíferos roedores aqui?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 01 de Junho de 2010, 14:43:33 »
Você sabe que o título do tópico é sarcástico, não sabe? Não é um convite para teus devaneios.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #93 Online: 01 de Junho de 2010, 14:45:44 »
Pôxa, não percebi. Me desculpe. Tem como deletar meus posts?

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #94 Online: 01 de Junho de 2010, 14:54:21 »
Opa, péra lá, Sr. Func Func.

Veja lá no cabeçalho desta página: "Fórum Clube Cético > Discussões > Religiões, Crenças e Mitos > "É a vontade de deus"

Estou no lugar certo, sim. Aqui é para se discutir Religiões, Crenças e Mitos.

E estou falando da gibíblia, que no clube, é um mito.

Onde é que estou quebrando as regras?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #95 Online: 01 de Junho de 2010, 15:03:22 »
Sr. Famado,

o que faz por aqui, no meio desse povo?

Rapaz, eu gosto de debater religião, política e futebol. As vezes tem um ou outro tópico que vale a pena participar.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 01 de Junho de 2010, 15:19:23 »

Veja lá no cabeçalho desta página: "Fórum Clube Cético > Discussões > Religiões, Crenças e Mitos > "É a vontade de deus"

E estou falando da gibíblia, que no clube, é um mito.

Sr. Micrômegas, vou parar de te perguntar. Pois desejo seu crescimento. Veja bem, Deus vai nos alcançar, seja lá onte estivermos. Seja em meio às religiões, a grupos satânicos, a clubes céticos. Lembra daquele texto: "mesmo que andes pelo vale da sombra da morte"?. Sendo assim, não sou eu que vou alcançar alguém, e sim Deus, se for da vontade Dele alcançar quem Lhe aprouver. O que temos que ter certeza, é que dificuldades virão, e eu te afirmo: nem catástrofe, nem morte na família, nem casa desabando, nem falta de dinheiro, nem doença terminal, nem religião, nem homem algum, nada vai me afastar de Deus. E mesmo que hoje mesmo minha vida ruísse em meio ao caos, eu ainda agradeceria e me alegraria: "Senhor, que seja feita a tua vontade e não a minha". Se entendermos isso, aí sim, Deus está em nós e nos dá autoridade para representá-lo. Observe que Jó possuía essa consciência, e todos os outros.

Minha dúvida agora é se você entende o significado de proselitismo religioso.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #97 Online: 01 de Junho de 2010, 15:29:46 »
Puxa, é mesmo...tem como deletar meu post?

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #98 Online: 01 de Junho de 2010, 15:31:48 »

Tudo aquilo que vc sublinhou que eu escrevi, aos olhos do Clube, é Religião pura.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #99 Online: 01 de Junho de 2010, 15:34:51 »
Sr. Famado,

com relação a religião, que é o assunto apropriado aqui neste tópico, gostaria de saber quais são seus pensamentos a respeito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!