Há mais ou menos um mês atrás, no ápice da guerra retórica entre EUA e China devido ao câmbio artificialmente sustentado e ao crescente superavit da china no mercado bilateral, um ministro chinês deu uma declaração que me chamou bastante atenção. Resumidamente, ele disse que os EUA não deveriam reclamar do déficit americano por dois principais motivos, o de que desde o evento na Praça Tiananmen (1989) os EUA levantaram um embargo contra a China deixando de vender produtos de altíssimo valor agregado (armas e supercomputadores), e de que os maiores beneficiários desse deficit comercial são exatamente empresas americanas já estabelecidas no território chines.
Focando agora na primeira questão, o embargo americano a china. Desde esse embargo, os EUA perderam centenas de bilhões de dólares em contratos com os chineses, principalmente para a Russia se levarmos em consideração as armas apenas.
Será que esse país, diferente de todos os outros, só possui pessoas malvadas? Que não são capazes de tomar ações políticas que vão contra seus interesses comerciais?
Será que temos que minimizar a participação deles no palco Europeu, assumindo uma guerra que não queriam lutar, a um fluxo mesquinhos de interesses corporativos? Porque será que Churchill fala em seu livro da generosidade americana no palco europeu e dos riscos politicos que correram em sua atuação antes de serem liberados a participar do conflito?
Será que esse país não deu belíssimas contribuições aos direitos humanos, à democracia, às artes... será que eles agiram de maneira pior do que os impérios que os sucederam?
Eu acho o ódio que algumas pessoas nutrem pelos americanos algo bem desproporcional. Primeiro, como era de se esperar, conviver com eles é bem agradável, como com todos os povos que já convivi. Interessante aqueles que se supreendem ao ver como um povo pode ser estereotipado por sua religião (como os muçulmanos) e não percebem que eles mesmos esterotipam os norte americanos, que são pessoas...bem... como agente.
A grande questão é, um país com 30% do PIB mundial, com uma industria cultural pujante e interesses em escala mundial vira alvo fácil dos polarizados. O Brasil com seu peso desproporcional na região e algumas medidas diplomáticas mais atuantes já gera crítica em seus países vizinhos, e somos apenas uma pequena nação se comparado à escala norte americana.
Os americanos foram criticados quando não participaram da guerra da bosnia e depois quando, sob pressão, participaram. E claro que seriam criticados hoje caso deixasse seus aliados europeus sozinhos na guerra européia.
Alguns justificam o ódio à atos equivocados que tiveram, alguns são fáceis de se concordar, como por exemplo a justificativa para a guerra do Iraque, outros são peças de ficção pura, principalmente porque muitas vezes o ódio dessas pessoas não é disseminado a países que fizeram coisas muito semelhantes ao que os americanos fizeram em sua história.
Enfim, porque tanto ódio? Qual a contribuição americana ao mundo, é majoritariamente negativa? positiva?