A democracia não se faz pelo voto.
Se faz por quê, então ?
Não sei o que passa pela cabeça do AnarcoBoy. Darei aqui a definição mais corrente entre os filósofos políticos:
O que caracteriza a democracia é a possibilidade de mudança pacífica dos governantes, com qualquer pessoa ou grupo social podendo chegar ao poder.
Para que essa posibilidade acima citada se mantenha, algumas garantias devem existir:
1- Direitos e garantias individuais.
2- As instituições democráticas (separação dos poderes, sufrágios universal, secreto e periódico, limitação de mandatos, etc)
3- Unidade e soberania do estado.
Nenhuma medida que afete qualquer um dos itens acima pode ser tomada, nem mesmo por votação. Ou seja,
a decisão por voto não pode tudo, como algumas pessoas pensam.
Eu iria me abster de explicar e exmplificar o porquê destes itens acima citados serem absolutos Por considerá-los auto-explicativos), mas por precaução, lá vai:
Em relação ao item 1: imagine que ocorra uma eleição. Logo após a eleição, forma-se um governo da maioria. Caso a maioria tivesse o poder absoluto, ela poderia simplesmente cassar os direitos políticos da minoria (na menor das hipóteses), transformando-os em cidadãos de segunda classe e dando fim na democracia.
A maioria também teria o poder para escravizar, saquear ou matar a minoria "democraticamente" caso democracia fosse sinônimo de "poder absoluto da maioria".
O item 2 é auto-explicativo.
O item 3 apenas assevera que a vontade da maioria não pode desmantelar o estado na qual a democracia está em vigência.
Resumindo: o voto da maioria não pode ir contra a própria democracia.
Além disso, existem outras formas de se escolher pessoas para cargos governamentais além do voto: sorteio e concurso. Em Atenas, o sorteio era bastante usado. O importante é que qualquer pessoa ou grupo tenha a possibilidade de chegar ao poder.