Autor Tópico: Espiritismo? O que vocês acham?  (Lida 11454 vezes)

Offline megaian

• Nível 00
  • *
  • Still alive... and Well?
Espiritismo? O que vocês acham?
« Online: 11 de Julho de 2010, 20:37:06 »
Aqui na minha casa meus pais são espíritas, visitam um centro espírita todas as semanas e possuem vários livros espiritas, vivem lendo eles, uma vez, curioso, fui ler um livro desses e nele vi vários desenhos estranhos da terra e outros lugares, quando fui notar era os ''campos espíritos'', um deles era sobre o paraíso e até achei o desenho bonito, quando fui ler a legenda era uma suposta visão do espírito Lucius dada a chico xavier, realmente achei uma baboseira aquilo e fiquei indignado, como que meus pais podem acreditar nisso?

Percebo que a fé deles já está cega, um dia atrás tive uma conversa com meu pai e tentei dizer a ele que o que ele segue é uma grande história, a reação dele foi me dar uma grande bronca.  :?

Anos atrás eu morei nos EUA e estudei numa escola cristã, admito que sofri lavagem cerebral e segui o cristianismo americano por uns tempos, mas graças a razão e a internet eu me livrei daquela porcaria e me tornei ateu/agnóstico.
No one is safe, when I close my eyes... I come to take your life!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Espiritismo? O que vocês acham?
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2010, 00:02:00 »
Bom pra você, o espiritismo é uma das maiores idiotices religiosas que já houve em todos os tempos...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2010, 07:21:41 »
Os espíritas são, em geral, muito bem intencionados. Mas praticam um tal contorcionismo intelectual para acomodar o que o Kardec escreveu à luz da moral moderna que acabam não sendo melhores do que qualquer evangélico que se apega ao Velho Testamento. Para não falar da incompreensível insistência em dizer que o Espiritismo é "científico"...

Dizem que Kardec escreveu que se era para escolher entre o que ele escreveu e a ciência, que ficassem com a ciência. Não sei se é verdade, ou onde está esta declaração. Mas gostaria que mais Espíritas pusessem este conselho em prática.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
  • Supermanual do Escoteiro Mirim Disney
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2010, 08:48:26 »
Quem influenciou quem? A evolução espiritual Kardecista influenciou a evolução natural de Darwin, ou a evolução natural darwiniana influenciou a evolução espiritual de Kardec?
De quem é a vez? Geralmente de quem pergunta.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2010, 09:03:51 »
Ciencia nao se influencia

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2010, 09:28:17 »
É que Kardec e Darwin são da mesma época, ou não? Mas se a ciência não se influencia, por que a evolução das espécies influencia a ciencia até os dias de hoje?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2010, 09:31:19 »
Nem uma coisa, nem outra. São ideias completamente distintas.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2010, 09:38:40 »
Nem uma coisa, nem outra. São ideias completamente distintas.

Se não é nem uma coisa nem outra, então qual é a COISA? Há uma terceira opção?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2010, 09:41:05 »
Não sei se entendi: você perguntou qual ideia teria influenciado a outra. Eu estou lhe dizendo que as ideias são independentes e completamente distintas entre si; nenhuma das duas influenciou a outra.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2010, 09:54:40 »
Mas não há probabilidade de Kardec ter influenciado Darwin ou vice-versa, já que são da mesma época? É que os dois lançaram idéias sobre evolução. O que a galera acha?

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2010, 09:59:52 »
Ó, eu fui dar uma estudada sobre espiritismo e evolução das espécies. As duas teorias falam sobre vidas passadas, e que uma vida evolui de uma outra anterior. Será que não tem mesmo conexão entre as duas idéias?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2010, 10:06:07 »
As ideias deles são completamente diferentes.

Karderc falava de evolução individual e moral, ainda que pós-morte. Trata do mesmo espírito ao longo de muitas vidas. É uma doutrina Positivista, que tem muito em comum com as ideias de Auguste Comte. As ideias espíritas são falseáveis em princípio, mas Kardec prefere fazer vários apelos à autoridade (e à honra pessoal e à credibilidade, etc.) das testemunhas dos fenômenos de materialização do que produzir evidências.

Darwin faz uma série de observações empíricas e deriva uma ideia científica e falseável. Sua teoria trata da evolução das espécies através da Seleção Natural ao longo de várias gerações. Não há um propósito implícito na Evolução; e só isso já bastaria para diferenciá-la do Espiritismo.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2010, 10:32:27 »
Então, no espiritismo o cara vai vai vai até atingir a perfeição. O Darwin fala a mesma coisa, pelo menos na minha opinião. Que a evolução das espécies vai aperfeiçoando os atributos do ser anterior. Esse seria o tal propósito implícito de Darwin. No espiritismo, se eu sou alguém que está evoluindo de uma vida passada, então meu antecessor devia ser um miserável de burro, pois continuo burro.kkkkkkkkkkkkk Milhões de anos de evolução espiritual e eu continuo um miserável de burro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2010, 10:38:24 »
Então, no espiritismo o cara vai vai vai até atingir a perfeição. O Darwin fala a mesma coisa, pelo menos na minha opinião.

Só em sua opinião :-)

Porque, como eu disse, não há um sentido, um propósito, uma meta para a Evolução das Espécies. Em seu sentido mais estrito, evolução significa simplesmente mudança de estado. Não há qualquer noção implícita ou explícita de valor.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2010, 10:42:52 »
Então, no espiritismo o cara vai vai vai até atingir a perfeição. O Darwin fala a mesma coisa, pelo menos na minha opinião.

Só em sua opinião :-)

Porque, como eu disse, não há um sentido, um propósito, uma meta para a Evolução das Espécies. Em seu sentido mais estrito, evolução significa simplesmente mudança de estado. Não há qualquer noção implícita ou explícita de valor.

Mas hoje os seres não são mais complexos e com uma "aerodinâmica" melhor do que aqueles há milhões de anos atras? E pelo espiritismo, por que é que Hitler era tão sanguinário? O antecessor dele era mais ainda? Imagine o primeiro da cadeia espiritual de Hitler. O cara deve ter matado a própria mãe ainda no útero.kkkkkkkk
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 10:45:06 por Aprendiz »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2010, 10:49:34 »
Nao, nem todos

O problema da teoria da evoluçao é o nome

Pessoal cofunde evolucao com aperfeicoamento, quando na verdade se trata de melhor adaptaçao ao meio e as mudanças

As descobertas de Darwin infelizmente foram deturpadas pelo misticismo racial do seculo 19

Mas ciencia se testa e se prova, o que é o contrario das crenças

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2010, 10:53:26 »
Você está confundindo adaptação ao meio com propósito de design. Não é assim que funciona.

Sugiro a leitura de O Relojoeiro Cego e Evolução: o Maior Espetáculo da Terra, ambos de Richard Dawkins. Pode começar também com o Blog Panda's Thumb e o excelente site Talk Origins para se informar melhor a respeito da Evolução.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2010, 12:27:40 »
Allan Kardec não era o único que pensavava em espíritos em sua época. Ele tinha um "concorrente" - A. T. Pierart. Kardec editava a La Revue Spirite e Pierart La Revue Spiritualiste. Pierat era espiritualista e não acreditava na reencarnação, para ele a alma prosseguia evoluindo no plano astral sem precisar reencarnar, como Kardec acreditava. A briga era séria. Kardec chegou a excluir dos círculos espíritas os médiuns que não se encaixavam nas suas idéias, e foi famosa a implicância com D.D. Home, um dos médiuns mais prestigiados da época. Os espiritualistas fizeram sucesso nos EUA, Inglaterra e Alemanha. Os espíritas conseguiram se destacar mais na França e no Brasil (!). Apesar disso tudo os espíritas brasileiros que não conhecem essa diferença entre espiritismo e espiritualismo botam tudo num mesmo saco e dizem todo tipo de bobagem.

Já se falava em evolução em 1745 e em meados do século XIX esse já era um assunto bem conhecido, sem, evidentemente, se constituir numa teoria consolidada que só foi divulgada por Darwin após a sua viagem no Beagle em 1838 (Seleção Natural) e 1859 (Origem das Espécies). Kardec faleceu em 1869 e é bem possível que tenha lido os livros de Darwin mas parece mais evidente que tenha assimilado algumas idéias de Jean-Baptiste Lamarck, igualmente francês  e seu contemporâneo. Kardec parece ter tentado uma adaptação mal feita dos princípios Le pouvoir de la vie e da L'influence des circonstances da teoria de Lamark. O resultado foi uma teoria racista, incorporada na DE que os espíritas insistem em negar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2010, 12:31:34 »
A maioria dos espíritas que conheci eram extremamente arrogantes...

O cristão geralmente considera que a ciência é "atrasada" em relação à sabedoria de Deus, sendo duas coisas distintas. Já o espírita acha que o espiritismo é uma espécie de extensão da ciência.

O sequestro do discurso científico está entre uma das atitudes que mais detesto em qualquer religioso.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2010, 12:36:43 »
Eu colocaria apenas que é difícil classificar a DE de racista quando até mesmo Abraham Lincoln e HG Wells fizeram declarações que hoje nos encheriam de repulsa ou, no mínimo, estranhamento. Era apenas o pensamento comum do século XIX que havia "raças" mais ou menos desenvolvidas. Curiosamente, é a teoria da Evolução de Darwin que começa a erodir esse conceito :-)

Mas a DE tem o problema de alegar ser inspirada por "espíritos superiores", que aparentemente não tinham nada de superior ao resto da humanidade. Ou seja, a sua moral era bem terrena...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2010, 12:54:04 »
Diferente de Lincon, de HG Wells e de outros que não tiveram seguidores, Kardec também emitiu opinião pessoal mas foi além codificando essa bobagem numa doutrina que arrebanhou discípulos. Hoje fazem todo tipo de contorcionismo para negar o que está registrado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2010, 12:54:30 »
Citação de: Dbohr
Dizem que Kardec escreveu que se era para escolher entre o que ele escreveu e a ciência, que ficassem com a ciência. Não sei se é verdade, ou onde está esta declaração.

Sim, é verdade! Vou procurar e apontar onde isto está escrito. Porém há uma ressalva! Kardec afirmou isto com o aval dos “espíritos superiores” porque acreditava que a ciência jamais conseguiria provas contrárias às afirmações dos “espíritos”.
Sabemos hoje que é impossível negar afirmações de cunho extraordinário, visto que não podem serem analisadas via metodologia científica. Kardec, talvez sem querer, fez uso do tão batidinho Argumentum Ad Ignorantiam.  :vergonha:

Mas gostaria que mais Espíritas pusessem este conselho em prática.

Eu também!Por que é tão difícil admitir que uma crença não passa apenas disto: UMA CRENÇA? Espíritas que julgam saber as respostas  sobre a vida, o universo e tudo mais deveriam rever sues conceitos  ::)
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 14:58:21 por Correio »
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2010, 13:38:26 »
Espiritismo? O que vocês acham?

Uma babaquice. Mais um embromeixon.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2010, 15:00:13 »
O espiritismo já tá provado pelo meu próprio ser que é embromeixon (era para eu ser um super iluminado depois de tantos milhares, milhões ou bilhões de anos de evolução espiritual). Com relação ao Darwin, vou dar uma pesquisada nos livros que o Dbohr recomendou. Claro que não vou ler os livros. Vou pesquisar resumos. Vou ver se é embromeixon também.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2010, 15:02:35 »
Tente ler os livros. O Dawkins escreve bem.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!