Autor Tópico: Espiritismo? O que vocês acham?  (Lida 11458 vezes)

Offline JoaoS

• Nível 01
  • *
Re: Espiritismo? O que vocês acham?
« Resposta #100 Online: 14 de Julho de 2010, 16:45:36 »
Mas JoãoSinho do meu coraçãozinho. Quem fez as leis como é que sabe o que é justiça e o que é injustiça? Claro que a lei prejudica um dos lados. Prejudica o ladrão. Eu sei que tirar uma coisa de outra pessoa é errado. Mas porque é assim? Por que é que eu sei que dar uma rasteira num senhor idoso é errado?

É como o Dbohr falou. Não existe nenhum decreto que cai do céu que diz: "isso é certo", "aquilo é errado" (só na imaginação dos religiosos é que decretos podem cair do céu).

Na democracia, o critério de justiça é criado pelo próprio "povo em conjunto", que através de debates chega a um acordo sobre o que é certo (justo) para ser aplicado ao mesmo "povo em conjunto".

Você por exemplo poderia achar errado dar uma rasteira num velhinho simplesmente porque isso seria injusto. Por que seria injusto? Você sabe que ele é uma pessoa do mesmo modo como você (ele é igual a você), então você pode se imaginar daqui a 60 anos como um velhinho levando rasteira, e aí vc não veria razão nenhuma para dar rasteira no velhinho. Mesmo um "egoísta inveterado" poderia não querer dar uma rasteira porque não gostaria de receber uma rasteira seja agora ou no futuro qd estiver velhinho. E assim, sem precisar de nenhuma "revelação divina", vc iria decidir a não dar rasteira. Este é só uma explicação possível, há muitas outras. Qual a tua?
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 16:48:24 por JoaoS »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #101 Online: 14 de Julho de 2010, 16:51:38 »
Citação de: Aprendiz
Taí o Dbohr que foi direto na raiz. E o Correio só ta enrolando

Desculpe-me Senhor aprendiz, é a força embromaxion dominando meu raciocínio.  :histeria:  Porém, será que posso lhe ajudar mesmo?  :hein: Vejamos:

Nas minhas vidas bem passadas eu era uma rocha?
Não sei. Segundo entendi da DE(doutrina dos espíritos) poderia ser um mineral, qual o tipo não sei. Também não sei se podemos qualificar como vida, o que aproxima do mais correto penso ser estado.

Rocha morre? Ai, ai, minha cabeça tá começando a girar...
Não! O que há de orgânico na composição de uma rocha? Senhor Geotecton, poderia nos ajudar?  :?

Eu morri uma rocha e reencarnei água? Tá muito confuso tudo isso. Correio, se tá sacaneando comigo? Ou tá falando serio?
Em nenhum momento escrevi isto! Saiu de Vossa cabeça. E quanto a minha pessoa estar sacaneando a sua, por favor, lhe garanto que não!  :)

Quarta classe tipo degraus da maçonaria? Mas no final a gente tem espírito ou não?

A quarta classe foi apenas uma brincadeira para mostrar que minha pessoa não se encaixa nas outras três.
Depende da crença. Falando cientificamente: NÃO! Espíritos são à prova de método cientifico, sendo assim, não há como prová-los.  :no:

Ajudou? Perdoa-me a inutilidade então  :vergonha:

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #102 Online: 14 de Julho de 2010, 17:00:41 »
ué. cumé que um espírita que não acredita em espírito faz?
Estuda, raciocina o que estudou, volta a estudar, duvida, debate com outros espíritas pontos que considera errado, continua acreditando que fazer o bem é sempre a melhor escolha....Parece-lhe tão complicado assim?  :hein:

kkkkknão aguentokkktô me cagando nas calçakkkvou ali ver se eu morri e ja voltokkkkkkkkkkkkkk
Desculpe-me, não foi minha intenção causar-lhe algum acidente, perdão  :(

vc entra com um capuz na cabeça na sessão para ninguem te reconhecer??

Por que? O que estou fazendo de errado? Por que eu teria alguma vergonha escolhendo a ciência como meio para alcançar a verdade?  :?

Offline Rhebhys

• Nível 00
  • *
    • Álcool com Açúcar
« Resposta #103 Online: 14 de Julho de 2010, 17:06:23 »
Minha opinião de cética é de que os pilares do espiritismo, assim como de outras religiões (ou "doutrinas" como o denominam os seguidores) são a vulnerabilidade emocional e a auto-sugestão. Vulnerabilidade emocional porque as religiões são aceitas por quem precisa delas em determinado momento da vida, e auto-sugestão porque, entre os espíritas, existe uma necessidade de acreditar que se é especial por poder entrar em contato com os espíritos, ou por cultivar a doutrina espírita  (tanto que as afirmações que sempre ouço por aí de espíritas são de que preciso estudar mais pra compreender a complexidade da doutrina, ou seja, de que preciso estudar mais para chegar ao nível deles, ou seja, ao high level da humanidade).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 14 de Julho de 2010, 18:15:26 »
Estuda, raciocina o que estudou, volta a estudar, duvida, debate com outros espíritas pontos que considera errado, continua acreditando que fazer o bem é sempre a melhor escolha....Parece-lhe tão complicado assim?  :hein:

kkkkknão aguentokkktô me cagando nas calçakkkvou ali ver se eu morri e ja voltokkkkkkkkkkkkkk

Por que? O que estou fazendo de errado? Por que eu teria alguma vergonha escolhendo a ciência como meio para alcançar a verdade?  :?

Para quem não sabe, o Correio é o fundador (e o único membro conhecido) do Espiritismo Epistolar - o espiritismo sem espíritos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #105 Online: 14 de Julho de 2010, 19:03:53 »
Desculpe correio, mas o Aprendiz tem razão... É quase tragicômico... :biglol:

Como se pode ser espírita sem crer em espíritos? :o

Seria o mesmo que eu dizer:

_Olha, sou deísta, mas não creio em deuses, em nenhum. ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 14 de Julho de 2010, 19:41:54 »
Minha opinião de cética é de que os pilares do espiritismo, assim como de outras religiões (ou "doutrinas" como o denominam os seguidores) são a vulnerabilidade emocional e a auto-sugestão. Vulnerabilidade emocional porque as religiões são aceitas por quem precisa delas em determinado momento da vida, e auto-sugestão porque, entre os espíritas, existe uma necessidade de acreditar que se é especial por poder entrar em contato com os espíritos, ou por cultivar a doutrina espírita  (tanto que as afirmações que sempre ouço por aí de espíritas são de que preciso estudar mais pra compreender a complexidade da doutrina, ou seja, de que preciso estudar mais para chegar ao nível deles, ou seja, ao high level da humanidade).

Descrição sucinta e precisa.

E seja bem vinda Rhebhys.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 14 de Julho de 2010, 19:42:56 »

Para quem não sabe, o Correio é o fundador (e o único membro conhecido) do Espiritismo Epistolar - o espiritismo sem espíritos.

Hehehehehe.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 14 de Julho de 2010, 19:44:09 »

Correio

Voce não estaria caminhando paulatinamente para um agnosticismo?
Foto USGS

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #109 Online: 14 de Julho de 2010, 22:27:30 »
Correio

Voce não estaria caminhando paulatinamente para um agnosticismo?

O legal do Correio é que ele da paulada no espiritismo quando discorda de alguma coisa ao contrário de todos os espíritas que conheço que ficam fazendo contorcionismo mental para legitimar a doutrina como um todo, não contestando nada.
Tem um tópico por aí em que o Leafar (espírita) estava pagando pau para o Correio devido a essa forma não ortodoxa de ver o espiritismo.   Acho que foi isso mesmo. Correio se eu estiver falando merda pode me corrigir, ok?

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #110 Online: 14 de Julho de 2010, 23:33:33 »
Quem nunca tentou  escrever uma obra de ficção? qualquer leigo que tentar vai ver que é muito comum haver furos no roteiro. Com kardec não foi diferente, sua estória fictícia chamada espiritismo veio recheada de furos que ele nem se deu ao trabalho de tentar corrigir.
como essa questão do mineral por exemplo... Alguns espíritas pensam que o "espírito" evoluiu do mineral passando ao vegetal depois animal e finalmente homens (branco europeu) no topo. Eles se baseiam numa passagem onde os espíritos ensinam que "até o arcanjo ja foi átomo".
por outro lado, outra vertente de espíritas discordam e se baseiam numa outra passagem que diz que "homens sempre foram homens" e nunca animais.
As duas passagens são mutuamente exclusivas e estão no mesmo livro (O livro dos espíritos). kardec era leigo, não fazia a mínima idéia do estava fazendo, a medida em que ele foi inventando novas passagens ele ia se esquecendo do que ja tinha escrito e o resultado foi essa bosta toda contraditória...

Offline Rhebhys

• Nível 00
  • *
    • Álcool com Açúcar
« Resposta #111 Online: 15 de Julho de 2010, 02:10:15 »
Falando em ficção, "Nosso Lar" deixa qualquer Watchmen no chinelo rs.

Geotecton: obrigada pelas boas vindas.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #112 Online: 15 de Julho de 2010, 11:48:42 »
Citação de: Gigaview

Fala sério Giga  :histeria: :histeria: :histeria:

Citação de: Anne
Desculpe correio, mas o Aprendiz tem razão... É quase tragicômico...  

Como se pode ser espírita sem crer em espíritos?  

_Olha, sou deísta, mas não creio em deuses, em nenhum.  

Bom, já deu pra perceber que não haverá meios de saber se é Senhora ou Senhorita, então, neste caso, vou chamá-la Menina Anne. Tudo bem?  :ok:
Menina Anne, sabe o que é ser espírita? Vou citar um breve resumo:

Ser espírita é, antes de tudo, praticar o bem e tanto faz se nunca assistiu a uma experiência, ou que absolutamente não se interessa por tais experiências. Pelo estudo, chega à compreensão do dever, à concepção da fraternidade universal e que, com ou sem os fenômenos, age de acordo com a moral adquirida. Sabe que é errado zangar-se e tudo perdoa aos outros.
O espírita refletido é evolucionista e não revolucionário, ao buscar a realização do ideal de justiça, de fraternidade e de igualdade a que tanto aspira.

:!: A DE reconhece em homens de bem, independentemente se possuem alguma crença ou nenhuma, valores por demais preciosos em detrimento com quem apenas “sabe” e acredita na doutrina e/ou espíritos.  :idea:

E não, seu exemplo não tem nada a ver com minha afirmação!  |(
« Última modificação: 15 de Julho de 2010, 11:56:58 por Correio »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #113 Online: 15 de Julho de 2010, 11:56:12 »
Citação de: Lion
Correio se eu estiver falando merda pode me corrigir, ok?

Que é isso amigão, está Corretíssimo. Obrigado  :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #114 Online: 15 de Julho de 2010, 12:40:25 »
Bom, pelo menos ele é honesto consigo mesmo e com os fatos. É mais do que posso falar sobre muita gente. Parabéns, Correio!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #115 Online: 15 de Julho de 2010, 13:33:33 »
Citação de: Rios
Alguns espíritas pensam que o "espírito" evoluiu do mineral passando ao vegetal depois animal e finalmente homens (branco europeu) no topo. Eles se baseiam numa passagem onde os espíritos ensinam que "até o arcanjo ja foi átomo".
por outro lado, outra vertente de espíritas discordam e se baseiam numa outra passagem que diz que "homens sempre foram homens" e nunca animais.

Desculpe-me Senhor Rios, mas infelizmente o Senhor não apresentou a idéia na sua forma correta. Veja:
Questão 591, Parte 2ª Cap. XI de O Livro dos Espíritos.

Nos mundos superiores, as plantas são de natureza mais perfeita, como os outros seres?

“Tudo é mais perfeito. As plantas, porém, são sempre plantas, como os animais sempre animais e os homens sempre homens.”

Não há uma afirmação onde homens sempre foram homens. A sim uma indicação que as regras para formas de vidas continuam válidas em todo o universo. :)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #116 Online: 15 de Julho de 2010, 13:41:31 »
Senhor Dbohr, obrigado :vergonha: :)

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #117 Online: 15 de Julho de 2010, 14:05:41 »
Desculpe correio, mas o Aprendiz tem razão... É quase tragicômico...  

Como se pode ser espírita sem crer em espíritos?  

_Olha, sou deísta, mas não creio em deuses, em nenhum.  

Bom, já deu pra perceber que não haverá meios de saber se é Senhora ou Senhorita, então, neste caso, vou chamá-la Menina Anne. Tudo bem?  :ok:

Sou casada, mas não vejo necessidade de formalidades, só Anne está de bom tamanho.

Vou citar um breve resumo:

Ser espírita é, antes de tudo, praticar o bem e tanto faz se nunca assistiu a uma experiência, ou que absolutamente não se interessa por tais experiências. Pelo estudo, chega à compreensão do dever, à concepção da fraternidade universal e que, com ou sem os fenômenos, age de acordo com a moral adquirida. Sabe que é errado zangar-se e tudo perdoa aos outros.
O espírita refletido é evolucionista e não revolucionário, ao buscar a realização do ideal de justiça, de fraternidade e de igualdade a que tanto aspira.

:!: A DE reconhece em homens de bem, independentemente se possuem alguma crença ou nenhuma, valores por demais preciosos em detrimento com quem apenas “sabe” e acredita na doutrina e/ou espíritos.  :idea:

E não, seu exemplo não tem nada a ver com minha afirmação!  |(

Haver se entendi:

Uma pessoa que pratica o bem, que através da educação e experiência reconhece seus deveres, tem concepção sobre a fraternidade universal e tenta não se "zangar", perdoa os que se "zangam", pode se auto proclamar espírita mesmo que não creia em fenômenos metafísicos (espíritos)?  :o

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 15 de Julho de 2010, 14:59:47 »
Ser <.....................> é, antes de tudo, praticar o bem e tanto faz se nunca assistiu a uma experiência, ou que absolutamente não se interessa por tais experiências. Pelo estudo, chega à compreensão do dever, à concepção da fraternidade universal e que, com ou sem os fenômenos, age de acordo com a moral adquirida. Sabe que é errado zangar-se e tudo perdoa aos outros.
O <......................> refletido é evolucionista e não revolucionário, ao buscar a realização do ideal de justiça, de fraternidade e de igualdade a que tanto aspira.

Discurso típico embromation multi-uso. É só preencher os espaços em branco.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #119 Online: 15 de Julho de 2010, 15:43:49 »
Ser <.....................> é, antes de tudo, praticar o bem e tanto faz se nunca assistiu a uma experiência, ou que absolutamente não se interessa por tais experiências. Pelo estudo, chega à compreensão do dever, à concepção da fraternidade universal e que, com ou sem os fenômenos, age de acordo com a moral adquirida. Sabe que é errado zangar-se e tudo perdoa aos outros.
O <......................> refletido é evolucionista e não revolucionário, ao buscar a realização do ideal de justiça, de fraternidade e de igualdade a que tanto aspira.

Eu ia preencher os espaços com a palavra ateu. :biglol:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #120 Online: 15 de Julho de 2010, 17:40:30 »

Eu ia substituir por Pitboy ou por Pol Pot.  :twisted:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #121 Online: 15 de Julho de 2010, 18:56:12 »

Eu ia substituir por Pitboy ou por Pol Pot.  :twisted:

:histeria:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #122 Online: 16 de Julho de 2010, 11:06:09 »
Se ele praticar em vez de simplesmente falar que pratica, pode ser Pol Pot, Hitler, o Diabo... não me importa.

Se ficar só no discurso, aí as objeções teriam razão de ser :)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #123 Online: 16 de Julho de 2010, 12:25:10 »
Haver se entendi:

Uma pessoa que pratica o bem, que através da educação e experiência reconhece seus deveres, tem concepção sobre a fraternidade universal e tenta não se "zangar", perdoa os que se "zangam", pode se auto proclamar espírita mesmo que não creia em fenômenos metafísicos (espíritos)?  :o

Vamos ver se o poder do embromation multi-uso não seja tão forte nesta minha tentativa de explicar. :wink:

O dever de um espírita se aplica principalmente na ação do bem. Perdoar, ser solidário, etc...
Quando uma pessoa, independente de possuir alguma crença ou não, pratica tais atos, se torna referência para um espírita que não o faz. Indo diretamente ao ponto, mesmo não sendo um espírita, se torna para a doutrina um “espírita” de verdade, ou seja, o que um espírita realmente tem que ser.
Somente acreditar em espíritos, buscar por fenômenos de materializações, comunicações...melhor descrevendo, toda aquela baboseira que a ciência não pode investigar e acontece apenas para alguns poucos “privilegiados” não é um espírita autentico.
E por favor, não se preocupe cara colega Anne, um Ateu pode continuar se proclamando Ateu mesmo preenchendo o discurso típico embromation multi-uso. Não vira espírita por isto, mas torana-se exemplo para um espírita. REPETINDO: O que um verdadeiro espírita tem que ser!

capiche  :)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #124 Online: 16 de Julho de 2010, 12:28:27 »
Citação de: Dbohr
Se ele praticar em vez de simplesmente falar que pratica, pode ser Pol Pot, Hitler, o Diabo... não me importa.

Se ficar só no discurso, aí as objeções teriam razão de ser  :)

O senhor pegou bem o jeito da coisa! Obrigado  :D  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!