Autor Tópico: Espiritismo? O que vocês acham?  (Lida 11455 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Espiritismo? O que vocês acham?
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2010, 15:05:10 »
Espiritismo? O que vocês acham?

Uma babaquice. Mais um embromeixon.

Respeito sua opinião Senhorita(Senhora?) Anne, mas é impossível não me julgar um babaca com está sua sua afirmação  :(
Gostaria de usar outro termo?  :wink:  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2010, 15:06:07 »
Você pode achar que a Evolução é embromaxion o quanto quiser. Não vai mudar o fato dela funcionar -- e não posso falar o mesmo do Espiritismo ;-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2010, 15:13:25 »
Eu não chamaria de babaquice. Não creio que espíritas devam ser colocados no mesmo balde de pagodeiros e playboys-fãs-de-racha.

Porém, com o devido respeito ao Correio, acho que embromêixon é uma boa descrição da retórica espírita:
falar falar falar e não dizer nada. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
  • Supermanual do Escoteiro Mirim Disney
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2010, 15:17:08 »
Você pode achar que a Evolução é embromaxion o quanto quiser. Não vai mudar o fato dela funcionar -- e não posso falar o mesmo do Espiritismo ;-)

Com certeza. O espiritismo é embromaixon. Tem outro tópico que tô participando sobre o goleiro Bruno. Se o espiritismo funcionasse, essas coisas não aconteceriam mais, pois depois de tantas e tantas e tantas milhares de reencarnações, acho que deveríamos estar vivendo num paraíso, vcs não acham? O Correio é espírita? Correio, por que o Bruno matou a menina?
De quem é a vez? Geralmente de quem pergunta.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2010, 15:28:47 »
O espiritismo já tá provado pelo meu próprio ser que é embromeixon (era para eu ser um super iluminado depois de tantos milhares, milhões ou bilhões de anos de evolução espiritual). Com relação ao Darwin, vou dar uma pesquisada nos livros que o Dbohr recomendou. Claro que não vou ler os livros. Vou pesquisar resumos. Vou ver se é embromeixon também.
Não misture as estações. Espiritismo é uma religião, uma crença. A Teoria Sintética da Evolução é uma das mais bem estabelecidas e sólidas teorias científicas da atualidade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2010, 15:38:33 »
O espiritismo já tá provado pelo meu próprio ser que é embromeixon (era para eu ser um super iluminado depois de tantos milhares, milhões ou bilhões de anos de evolução espiritual). Com relação ao Darwin, vou dar uma pesquisada nos livros que o Dbohr recomendou. Claro que não vou ler os livros. Vou pesquisar resumos. Vou ver se é embromeixon também.
Não misture as estações. Espiritismo é uma religião, uma crença. A Teoria Sintética da Evolução é uma das mais bem estabelecidas e sólidas teorias científicas da atualidade.

Não sei porque essa defesa. Nem falei que é embromaixon. Vou ler o que o Dbohr disse. E vou ver se tá certo. Se eu ter alguma dúvida, já sei pra quem vou perguntar.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2010, 15:39:59 »
Quanto ao espiritismo, o que pega para mim é o status de científico que os seus praticantes tentam dá-lo. Tirando isso, é uma religião como qualquer outra, com suas explicações embromaxion, seus bons e maus praticantes e seguidores mais fanáticos ou mais sensatos (como o Correio), com toda uma distribuição gaussiana entre eles.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2010, 15:43:11 »

Não sei porque essa defesa. Nem falei que é embromaixon. Vou ler o que o Dbohr disse. E vou ver se tá certo. Se eu ter alguma dúvida, já sei pra quem vou perguntar.
Não é uma defesa, é um esclarecimento, uma vez que você demonstrou vários conhecimentos errôneos a respeito da evolução das espécies nesse tópico.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2010, 16:11:42 »

:ok:

Offline megaian

• Nível 00
  • *
  • Still alive... and Well?
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2010, 19:56:04 »
Bem intencionados eu sei que eles são, mas realmente viajam em algum assuntos... Uma vez escutei um espirita conversando com meus pais dizendo que os espiritos das raças humanas vieram de outros planetas, o negro veio de um planeta, o amarelo de outro, etc... realmente...
No one is safe, when I close my eyes... I come to take your life!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Julho de 2010, 23:53:34 »
Quanto ao espiritismo, o que pega para mim é o status de científico que os seus praticantes tentam dá-lo. Tirando isso, é uma religião como qualquer outra, com suas explicações embromaxion, seus bons e maus praticantes e seguidores mais fanáticos ou mais sensatos (como o Correio), com toda uma distribuição gaussiana entre eles.

Voto com o relator.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Julho de 2010, 23:56:52 »

É melhor ler. Comece pela "A Origem das Espécies".

A propósito. Qual é o ano de edição do Manual do Escoteiro Mirim em seu avatar?
Foto USGS

Offline JoaoS

• Nível 01
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Julho de 2010, 00:42:14 »
Eu já fui adepto do kardecismo quando era adolescente, depois que li o Livro dos Espíritos e o Gênesis de Kardec. O que me atraía era que a doutrina espírita parecia explicar tudo de maneira lógica, e eu acreditava em tudo aquilo (mediunidade, reencarnação, espíritos inferiores e superiores...) porque o encadeamento lógico das explicações parecia convincente, inclusive parecia algo científico, parecia uma boa racionalização de tudo o que eu queria que fosse verdade.

Mas a principal coisa que me atraia era que o kardecismo instigava minha vaidade ao me fazer acreditar que, seguindo-o, eu me tornaria um "espirito superior", e na próxima encarnação eu viveria num planeta de nível superior. O kardecismo é como qualquer religião: faz-se o bem por vaidade ou por medo e não porque é bom.

Aí fui vendo que a caridade que os kardecistas tanto praticam é muito mais a busca por status ligado à vaidade  do que uma busca sincera de melhorar o mundo. Era sempre a idéia de uma troca tácita: eu dou e recebo em pagamento o reconhecimento de minha superioridade tanto pelo grupo quanto por quem recebe a caridade, e também por deus e os espíritos que supostamente sempre observam. Havia sempre a sensação de conseguir ser "um espírito superior" e o medo de não conseguir.

Comecei a compreender a injustiça disso: relações de dependência que se reproduzem sem fim e um tipo de poder ridículo que se sustenta nelas. Isso me levou a ver que essa lógica tácita do "toma lá dá cá" fundamenta a própria idéia de reencarnação, que nada mais é que a idéia de uma série de pagamentos (expiações, como Kardec diz) de uma dívida misteriosa colossal, vi que isso projeta aquelas relações ridículas de dependência e poder para uma escala cósmica.

Depois me interessei por taoismo, e depois, anarquismo kropotkiniano e filosofia (Lucrécio, Hegel, Bertrand Russel, Marx, Adorno, Horkheimer, Sagan...). Em suma, daí em diante eu já era ateu, mas o golpe mortal na crença que eu ainda tinha na sobrevivência da alma ao corpo veio quando meu avô adoeceu e foi mudando a personalidade com a piora da doença, o que provou sem sombra de dúvidas que a "alma" é totalmente o próprio cérebro.
« Última modificação: 13 de Julho de 2010, 01:02:17 por Joaos »

Offline JoaoS

• Nível 01
  • *
"evolução"
« Resposta #38 Online: 13 de Julho de 2010, 00:59:53 »
Primeiramente, a etimologia: evolução, do latim evolvere - ex- "para fora" + volvere "rolar" -, desenrolar.

Nesse sentido, se algo evolui, esse algo simplesmente se desenrola, se desdobra no tempo, sem implicar nada de superior ou de inferior.

Darwin usou neste sentido a palavra evolução (na verdade, só uma vez, no último parágrafo do "As Origens das Espécies"). Para ele, por exemplo, uma bactéria e um ser humano são igualmente evoluídos, pois eles coevoluíram.

Kardec fala de evolução num sentido completamente diferente. No sentido que ele usa, evolução é apenas a crença religiosa ou supersticiosa de que a passagem do tempo leva "espiritos impuros" a se tornarem "espiritos puros" através de "expiações e penas" chamadas reencarnações. Não tem absolutamente nada a ver com a evolução a que Darwin se referia.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Julho de 2010, 09:27:25 »
Espiritismo? O que vocês acham?

Uma babaquice. Mais um embromeixon.

Respeito sua opinião Senhorita(Senhora?) Anne, mas é impossível não me julgar um babaca com está sua sua afirmação  :(
Gostaria de usar outro termo?  :wink:  :)

Obrigada por respeitar minha opinião Correio. :umm: Também respeito a sua.  :)
Não te chamei de babaca. :arrow: Disse que o espiritismo é pura babaquice, enganação. :idea: Vc é só mais um ingênuo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 13 de Julho de 2010, 10:03:45 »
Olá, Joaos, bem-vindo ao fórum!

Achei curioso esta parte aqui:

Comecei a compreender a injustiça disso: relações de dependência que se reproduzem sem fim e um tipo de poder ridículo que se sustenta nelas.

Pode discorrer um pouco mais sobre isso?

Edit: Typo
« Última modificação: 13 de Julho de 2010, 11:32:11 por Dbohr »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Julho de 2010, 11:28:35 »
Citação de: Aprendiz
Com certeza. O espiritismo é embromaixon. Tem outro tópico que tô participando sobre o goleiro Bruno. Se o espiritismo funcionasse, essas coisas não aconteceriam mais, pois depois de tantas e tantas e tantas milhares de reencarnações, acho que deveríamos estar vivendo num paraíso, vcs não acham?
Tudo bem quanto ao espiritismo ser embromaixon, não vou discordar, tanto é a verdade, que vou fazer uso desta ”qualidade”. :hihi:
Senhor Aprendiz, o espiritismo não está inserido de forma global, logo, não poderia funcionar para todos os casos. Por um acaso o goleiro Bruno é espírita? Haveria boas chances deste sujeito não ter feito o que fez se fosse um espírita! Não, não estou santificando os espíritas, afinal, somos homens e mulheres como qualquer outro neste planeta, com fraquezas, medos, más inclinações, etc. Porém temos a crença da responsabilidade de nossos atos, onde nenhuma ação fica sem uma reação.
O planeta Terra não é um paraíso ainda, segundo os “espíritos”, porque os espíritos que aqui encarnam não estão no estágio evolutivo para tal. Eu não sei quantas “reencarnações” tive e muito menos quantas o Senhor já teve, mas acredite, a DE explica que não é a quantidade que importa e sim a qualidade que o espírito deu para a vida que está.

O Correio é espírita? Correio, por que o Bruno matou a menina?

Sim, eu sou espírita, mas prefiro o termo cristão. Quanto à pergunta da morte da “menina” Eliza Silva Samudio, eu realmente não sei a resposta. :???:
« Última modificação: 13 de Julho de 2010, 15:04:03 por Correio »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Julho de 2010, 11:48:02 »
Citação de: Joaos
Mas a principal coisa que me atraia era que o kardecismo instigava minha vaidade ao me fazer acreditar que, seguindo-o, eu me tornaria um "espirito superior........... Aí fui vendo que a caridade que os kardecistas tanto praticam é muito mais a busca por status ligado à vaidade  do que uma busca sincera de melhorar o mundo.

Olá Senhor Joaos, seja bem vindo! Acima citei estes pontos para que o Senhor possa entender como sua premissa está ambígua. O Senhor parte de uma fraqueza pessoal para uma generalização. Existem muitos espíritas que fazem o bem por se sentirem felizes desta forma e também porque sabem que é o correto. O Senhor esqueceu que a parte moral da DE esta fundamentada no cristianismo, logo somos cristãos também. Como todo bom cristão, sabe que a renúncia de si próprio para o beneficio do próximo é uma regra. Citando um conselho bem sabido dos evangelhos, fazer com a esquerda sem que a direita fique sabendo. Nada de sair por aí se mostrando “bonzinho” como se isto fosse valer de alguma coisa. Quem quer a admiração dos homens não terá a de Deus.  :ok:

Offline JoaoS

• Nível 01
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Julho de 2010, 11:58:35 »
Olá, Joaos, bem-vindo ao fórum!

Achei curioso esta parte aqui:

Comecei a compreender a injustiça disso: relações de dependência que se reproduzem sem fim e um tipo de poder ridículo que se sustenta nelas.

Pode discorre um pouco mais sobre isso?

Olá. A idéia é basicamente essa: se eu acreditasse em deus (ou deuses ou espíritos ou o nirvana ou o sobrenatural), eu teria necessariamente que considerá-lo "o absoluto", e consequentemente eu teria que considerar todas as pessoas reais sem importância por si mesmas e para si mesmas, ou seja eu só iria considerá-las importantes unicamente por e para "deus", reduzindo as pessoas a um mero meio, um instrumento, um objeto, uma coisa. Assim eu buscaria submetê-las à uma relação de poder, que se torna real através de relações práticas de dependência que surgem do medo e da vaidade dos que também creem nesse "aboluto". Toda a prática do "bem" que surge da religião é essencialmente assim, isto é, coisificação das pessoas, relações de dependência baseada no medo e no vaidade e o sentimento de "superioridade" ligado a isso tudo.

Offline JoaoS

• Nível 01
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Julho de 2010, 12:10:34 »
Citação de: Joaos
Mas a principal coisa que me atraia era que o kardecismo instigava minha vaidade ao me fazer acreditar que, seguindo-o, eu me tornaria um "espirito superior........... Aí fui vendo que a caridade que os kardecistas tanto praticam é muito mais a busca por status ligado à vaidade  do que uma busca sincera de melhorar o mundo.

Olá Senhor Joaos, seja bem vindo! Acima citei estes pontos para que o Senhor possa entender como sua premissa está ambígua. O Senhor parte de uma fraqueza pessoal para uma generalização. Existem muitos espíritas que fazem o bem por se sentirem felizes desta forma e também porque sabem que é o correto. O Senhor esqueceu que a parte moral da DE esta fundamentada no cristianismo, logo somos cristãos também. Como todo bom cristão, sabe que a renúncia de si próprio para o beneficio do próximo é uma regra. Citando um conselho bem sabido dos evangelhos, fazer com a esquerda sem que a direita fique sabendo. Nada de sair por aí se mostrando “bonzinho” como se isto fosse valer de alguma coisa. Quem quer a admiração dos homens não terá a de Deus.  :ok:

Oi correio. Pense bem: se se faz  o "bem" por causa do "absoluto", isto é, por causa da religião que se acredita (qualquer que seja, inclusive o espiritismo), não se faz o "bem" porque o bem é bom por si mesmo, mas simplesmente por medo do "absoluto" ou por vaidade para se aproximar do "absoluto". Simplesmente é assim.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Julho de 2010, 12:19:32 »

É melhor ler. Comece pela "A Origem das Espécies".

A propósito. Qual é o ano de edição do Manual do Escoteiro Mirim em seu avatar?

1982. Ganhei do meu pai. É show demais.

Correio, minha pergunta está no campo do espiritismo, não da polícia ou adivinhação. Quero saber por que o Bruno matou a moça, pois dizem que o espírito evolui. O do Bruno não evoluiu ou o dele é um espírito bebê que ainda tem muito que aprender?

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Julho de 2010, 12:21:38 »
Como é que eu viro Moderador?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #47 Online: 13 de Julho de 2010, 12:27:07 »
Longo caminho até lá.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #48 Online: 13 de Julho de 2010, 12:29:40 »
O Joãos é mais de um, senão seria só João. Joãos, teu nome é Joãos mesmo? Ou vc tem um irmão chamado João também e vcs mexem junto aqui?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #49 Online: 13 de Julho de 2010, 12:40:26 »
Qual a relevância disso para o assunto em pauta?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!