Autor Tópico: Espiritismo? O que vocês acham?  (Lida 11456 vezes)

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
  • Supermanual do Escoteiro Mirim Disney
Re: Espiritismo? O que vocês acham?
« Resposta #50 Online: 13 de Julho de 2010, 13:49:22 »
Qual a relevância disso para o assunto em pauta?

É Dbohr, não tem nada a ver mesmo.  Correio, de onde é que os espíritas tiraram que a gente reencarna em outros planetas? Se for isso mesmo, esse planeta aqui é para espíritos iniciados, porque é muita violência, roubaria, poluição...De onde vem essa história?
De quem é a vez? Geralmente de quem pergunta.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Julho de 2010, 15:22:16 »
Viram? Pura embromação. :no:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #52 Online: 13 de Julho de 2010, 15:30:27 »
Citação de: Joaos
Pense bem: se se faz  o "bem" por causa do "absoluto", isto é, por causa da religião que se acredita (qualquer que seja, inclusive o espiritismo), não se faz o "bem" porque o bem é bom por si mesmo, mas simplesmente por medo do "absoluto" ou por vaidade para se aproximar do "absoluto". Simplesmente é assim.

Não vamos simplificar tanto Senhor Joaos! Vejamos porque:
Fazer o bem ou ser bom para com os demais é uma regra independente de religião ou crença. Faz parte dos milhares de anos de evolução da nossa espécie. O altruísmo se mostrou melhor para a manutenção da vida coletiva. Muitos religiosos sabem disto e aproveitam a fé para turbinar está pratica. Não posso falar de outras religiões, visto que conheço bem apenas a minha, então afirmo para o caro colega de fórum, muitos espíritas se comprazem na ação da solidariedade porque sabem que é o correto, não porque vão alcançar um estado de “superioridade” ou por simples vaidade. E como religiosos, procuram imitar seu guia, no caso Jesus, concluindo desta forma seguirem por um caminho seguro que não acabara em tristezas futuras.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Julho de 2010, 15:32:39 »

Senhorita(Senhora?) Anne, eu avisei que usaria desta "QUALIDADE" do espiritismo, ou não avisei?  :hein:  :histeria:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #54 Online: 13 de Julho de 2010, 15:52:23 »
Citação de: Aprendiz
Correio, minha pergunta está no campo do espiritismo, não da polícia ou adivinhação. Quero saber por que o Bruno matou a moça, pois dizem que o espírito evolui. O do Bruno não evoluiu ou o dele é um espírito bebê que ainda tem muito que aprender?

Senhor Aprendiz, eu não sei o porquê do Bruno praticar tal ato e eu comigo usando por base o espiritismo para explicar. A doutrina não explica tudo e quando tenta, mete os pés pelas mãos. Basta saber de alguns autores espíritas e suas burradas ao falarem que no passado pessoa foi um general romano que matava tudo que se movia na sua frente e por isto sofreu isto ou aquilo em tal existência. Bullshit.  :nojo:
No caso deste homem, o Bruno, posso apenas comentar que segundo o espiritismo ele tem um espírito compatível com o atual estagio de evolução em que o planeta se encontra, ou seja, na média geral, porque convenhamos, ele não é o primeiro e nem será o último a cometer um crime. :|

Correio, de onde é que os espíritas tiraram que a gente reencarna em outros planetas?
Das obras doutrinárias.
Se for isso mesmo, esse planeta aqui é para espíritos iniciados, porque é muita violência, roubaria, poluição...De onde vem essa história?
Não, segundo os “espíritos” este planeta serve para espíritos já com um estágio bem superior ao que se chama de “iniciados”, porém longe do ideal. Ahh, e esta estórinha vem dos “espíritos” ué :P

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #55 Online: 13 de Julho de 2010, 19:36:19 »
Bem intencionados eu sei que eles são, mas realmente viajam em algum assuntos... Uma vez escutei um espirita conversando com meus pais dizendo que os espiritos das raças humanas vieram de outros planetas, o negro veio de um planeta, o amarelo de outro, etc... realmente...

Confira esse tópico --> ../forum/topic=19659.0.html

Por que o tópico acima (link) continua trancado? Os ânimos já se acalmaram, talvez ele possa ser aberto novamente.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #56 Online: 13 de Julho de 2010, 22:57:41 »
Mas a principal coisa que me atraia era que o kardecismo instigava minha vaidade ao me fazer acreditar que, seguindo-o, eu me tornaria um "espirito superior", e na próxima encarnação eu viveria num planeta de nível superior. O kardecismo é como qualquer religião: faz-se o bem por vaidade ou por medo e não porque é bom.

perfeito, é isso mesmo. O espírita só faz o bem porque ele vive a ilusão de que seres invisíveis estão observando e que se ele for bom vai "evoluir" mais depressa.
O espírita não entende que devemos ser bons porque é o correto e porque todos saem ganhando dessa forma. Ao contrário, o espírita esta pensando na "evolução" dele mesmo, está querendo agradar seres imaginários, ou está com medo de pagar na próxima encarnação.
Se você disser ao espírita que não existem espíritos, deuses, rencarnação, etc... ele de bate-pronto vai te responder: "então pra que ser bom"? "Por que não matar ou roubar?"

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #57 Online: 14 de Julho de 2010, 07:54:09 »
Citação de: Aprendiz
Correio, minha pergunta está no campo do espiritismo, não da polícia ou adivinhação. Quero saber por que o Bruno matou a moça, pois dizem que o espírito evolui. O do Bruno não evoluiu ou o dele é um espírito bebê que ainda tem muito que aprender?

Senhor Aprendiz, eu não sei o porquê do Bruno praticar tal ato e eu comigo usando por base o espiritismo para explicar. A doutrina não explica tudo e quando tenta, mete os pés pelas mãos. Basta saber de alguns autores espíritas e suas burradas ao falarem que no passado pessoa foi um general romano que matava tudo que se movia na sua frente e por isto sofreu isto ou aquilo em tal existência. Bullshit.  :nojo:
No caso deste homem, o Bruno, posso apenas comentar que segundo o espiritismo ele tem um espírito compatível com o atual estagio de evolução em que o planeta se encontra, ou seja, na média geral, porque convenhamos, ele não é o primeiro e nem será o último a cometer um crime. :|

Correio, de onde é que os espíritas tiraram que a gente reencarna em outros planetas?
Das obras doutrinárias.
Se for isso mesmo, esse planeta aqui é para espíritos iniciados, porque é muita violência, roubaria, poluição...De onde vem essa história?
Não, segundo os “espíritos” este planeta serve para espíritos já com um estágio bem superior ao que se chama de “iniciados”, porém longe do ideal. Ahh, e esta estórinha vem dos “espíritos” ué :P

O Bruno tem um espírito compatível com o atual estagio de evolução em que o planeta se encontra? E depois vc diz que segundo os “espíritos” este planeta serve para espíritos já com um estágio bem superior ao que se chama de “iniciados”? O Hitler é um espírito num estágio bem superior? Tâmo fu.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Julho de 2010, 07:56:32 »
Mas a principal coisa que me atraia era que o kardecismo instigava minha vaidade ao me fazer acreditar que, seguindo-o, eu me tornaria um "espirito superior", e na próxima encarnação eu viveria num planeta de nível superior. O kardecismo é como qualquer religião: faz-se o bem por vaidade ou por medo e não porque é bom.

perfeito, é isso mesmo. O espírita só faz o bem porque ele vive a ilusão de que seres invisíveis estão observando e que se ele for bom vai "evoluir" mais depressa.
O espírita não entende que devemos ser bons porque é o correto e porque todos saem ganhando dessa forma. Ao contrário, o espírita esta pensando na "evolução" dele mesmo, está querendo agradar seres imaginários, ou está com medo de pagar na próxima encarnação.
Se você disser ao espírita que não existem espíritos, deuses, rencarnação, etc... ele de bate-pronto vai te responder: "então pra que ser bom"? "Por que não matar ou roubar?"

O espiritismo para mim é embromaxion total. Mas essas perguntas ""então pra que ser bom?" e "Por que não matar ou roubar?" tem sentido. Se morremos e nada acontece e tudo acaba, porque a gente não vai todo mundo pra Cancun e fica lá curtindo, em vez de ficar perdendo tempo aqui?
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 08:48:15 por Aprendiz »

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Julho de 2010, 08:46:17 »
Citação de: Joaos
Pense bem: se se faz  o "bem" por causa do "absoluto", isto é, por causa da religião que se acredita (qualquer que seja, inclusive o espiritismo), não se faz o "bem" porque o bem é bom por si mesmo, mas simplesmente por medo do "absoluto" ou por vaidade para se aproximar do "absoluto". Simplesmente é assim.

Não vamos simplificar tanto Senhor Joaos! Vejamos porque:
Fazer o bem ou ser bom para com os demais é uma regra independente de religião ou crença. Faz parte dos milhares de anos de evolução da nossa espécie. O altruísmo se mostrou melhor para a manutenção da vida coletiva. Muitos religiosos sabem disto e aproveitam a fé para turbinar está pratica. Não posso falar de outras religiões, visto que conheço bem apenas a minha, então afirmo para o caro colega de fórum, muitos espíritas se comprazem na ação da solidariedade porque sabem que é o correto, não porque vão alcançar um estado de “superioridade” ou por simples vaidade. E como religiosos, procuram imitar seu guia, no caso Jesus, concluindo desta forma seguirem por um caminho seguro que não acabara em tristezas futuras.

Se ser bom para com os outros e o altruismo coletivo foi uma maneira da seleção natural manter a humanidade viva, e a evolução sabe o que faz, por que hoje as pessoas se destroem tanto? Por que as famílias estão ruindo? Por que tanta violência e degradação? Pela seleção não deveríamos estar vivendo num mundo mais pacífico, para perpetuar a espécie?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #60 Online: 14 de Julho de 2010, 10:00:25 »
Se a Seleção Natural tivesse um propósito, sua dúvida caberia. Como não existe um, pode muito bem ser que a ferramenta evolutiva que serviu para nossa espécie prosperar (a inteligência) venha a ser o mecanismo da nossa auto-destruição.

Esperemos :-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 14 de Julho de 2010, 10:01:15 »
...porque a gente não vai todo mundo pra Cancun e fica lá curtindo, em vez de ficar perdendo tempo aqui?

A gente não vai porque a gente somos durus, né mano?  :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 14 de Julho de 2010, 10:03:37 »
Se a Seleção Natural tivesse um propósito, sua dúvida caberia. Como não existe um, pode muito bem ser que a ferramenta evolutiva que serviu para nossa espécie prosperar (a inteligência) venha a ser o mecanismo da nossa auto-destruição.

Você acabou de criar um propósito.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #63 Online: 14 de Julho de 2010, 10:06:08 »
Como assim?

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #64 Online: 14 de Julho de 2010, 10:08:33 »

Senhorita(Senhora?) Anne, eu avisei que usaria desta "QUALIDADE" do espiritismo, ou não avisei?  :hein:  :histeria:

É que ainda me surpreendo... :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Julho de 2010, 10:12:42 »

Você acabou de criar um propósito.

(1) Serviu para prosperar;
(2) Pode servir de mecanismo de autodestruição.

Não são propósitos?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #66 Online: 14 de Julho de 2010, 10:19:28 »
Não. Propósito implica planejamento e design. O fato da inteligência humana ter sido determinante para a espécie prosperar não foi parte de um plano, nem o será caso nos leve à ruína.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Julho de 2010, 11:34:30 »
Eu sei lá. Só sei que tô duro e acho que vou assaltar um banco hoje a tarde. O que me impede? A morte vai vir e fim. Pelo menos com grana faço algumas coisas que gostaria de fazer em vida. O que me impede de roubar um carro e viajar um monte e curtir minha vida curta?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Julho de 2010, 11:37:41 »
A polícia...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #69 Online: 14 de Julho de 2010, 11:48:55 »
Aprendiz, esse é um raciocínio obtuso. Você está confundindo atitutes morais/ individuais com adaptações de uma espécie ao seu nicho ecológico e colocando uma quantidade insalubre de Teleologia no meio.

A Evolução de Darwin não fala nada sobre comportamento individual e muito menos é um guia moral.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 14 de Julho de 2010, 11:49:39 »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 14 de Julho de 2010, 11:51:02 »
Aprendiz, esse é um raciocínio obtuso. Você está confundindo atitutes morais/ individuais com adaptações de uma espécie ao seu nicho ecológico e colocando uma quantidade insalubre de Teleologia no meio.

A Evolução de Darwin não fala nada sobre comportamento individual e muito menos é um guia moral.

E um dos erros que se comete com este tipo de raciocínio chama-se "darwinismo social", aplicação deletéria e inadequada da TE.
Foto USGS

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #72 Online: 14 de Julho de 2010, 12:13:21 »
Teleologia? Que caraio é esse? O Angelo disse que quem pode me impedir é a polícia. Mas no final das contas, nossa auto-destruição é impedida pela seleção natural ou pela lei?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #73 Online: 14 de Julho de 2010, 12:24:47 »
Tens um dicionário em casa? Aqui, eu te empresto um :-)

Teleologia
[Do gr. tele(o)- + -logia.]
Substantivo feminino. Filos.
1.Estudo da finalidade.
2.Doutrina que considera o mundo como um sistema de relações entre meios e fins; teologismo. [Cf., nesta acepç., finalismo.]
3.Estudo dos fins humanos.

As leis foram criadas para regular a vida em sociedade, a qual por sua vez foi uma solução encontrada por todos os povos antigos para facilitar a sobrevivência dos grupos humanos.

Já começou a ler os links que passei e os livros que sugeri? Você vai se informar muito melhor por lá.

Offline Aprendiz

• Nível 09
  • *
« Resposta #74 Online: 14 de Julho de 2010, 12:28:48 »
Dbohr é meu padrinho. Já comecei aler sim. Os resumos.kkkk. Já tô com umas perguntas pra fazer. Mas acho que nesse tópico talvez não. Tão falando de espiritismo aqui. Minhas perguntas são sobre evolution. Posso perguntar aqui?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!