É possivel envolver criação de filhos no poliamor?
De dar seqüencia na espécie?
Pergunto isso pois, superficialmente, me parece que não. É um recurso temporal, provisório.
Extremamente superficial. Uma família poliamorosa pode ter mais maridos e mais esposas, possibilitando uma recombinação genética mais ampla e variada.
Se assim for, para resolver o "problema" em tela, essa opção muda da categoria 4) para a 2) (conforme resumi anteirormente)
Você pode me perguntar .. Tá e dai?
É que a primeira vista o poliamor pareceu uma solução universal... mas não consigo ver dessa forma.
O seu resumo não se adequa em nada ao poliamor. É baseado na estrutura de relacionamento convencional. Veja minhas considerações:
1) Traição não existe, a liberdade sexual e amorosa é vista de maneira positiva.
2) Não existe risco, a relação é estável e o amor é forte. O risco é o mesmo que tem as pessoas monogâmicas, que podem se apaixonar e se envolver com outras, independente de uma relação sexual para consumar a paixão. O sentimento pode existir independe disto.
3) Esse é o grande drama da relação monogâmica que considera insuportável ou indesejável a liberdade sexual e amorosa. Quando não, acreditam ser incompatível com o amor verdadeiro, que seria exclusivamente monogâmico através da exclusividade sexual. Assim o poliamor não é considerado como amor verdadeiro.
4) Essa é a essência do poliamor e com um número cada vez maior e crescente de pessoas que se realizam. Não existe o engano e nem a traição, a sinceridade e a honestidade são muito importantes para o sucesso da relação.
E na internet tem farto material sobre o poliamor e poliamoristas, inclusive muitas famílias. Tem até movimento político com manifestações.