Estas cavernas estão no subsolo. É alguma brincadeira?
Estas cavernas estariam a alguns quilômetros abaixo da superfície e ainda não são conhecidas pelo homem. No caso da mina, eles teriam ido muito fundo e encontrado um grande complexo de cavernas, como se fossem va verdade túneis, ficaram com medo e fecharam a mina. Não vejo problema em existirem cavernas mais profundas. Não estariam no manto, mas a alguns quilômetros abaixo da crosta. Mais ou menos uns 4 quilômetros ou pouco mais, dependendo da localização delas. Haveriam tanto cavernas quanto túneis que ligam estas cavernas. Estes túneis poderiam ser tanto artificiais ou então como que canais subterrâneos interligando cavernas. E é nestas cavernas que os reptilianos morariam.
De acordo com Lacerta, não estão em contato com as populações por motivos religiosos (as pessoas vão achar que são demônios), e eles não estariam interessados em nós e querem evitar confusão. Preferem viver onde vivem, pois viver no subterrâneo permite maior controle so que na superfície. Isaac Asimov escreveu que há vantagens em se viver no subterrâneo, como maior controle de temperatura, sem variação de clima para atrapalhar e os terremotos causam danos menores do que na superfície. Talvez no futuro o ser humano descubra as vantagens de se viver no subterrâneo. Além disso, o contato com minérios fica facilitado, já que estão no subterrâneo mesmo!
Se bem que já existem algumas cidades subterrâneas em países frios como Canadá. Mas isso é somente por conta do frio.
Não se conhece nenhum animal, reptiliano ou não, que tenha aprendido o uso do fogo, com exceção do homem.
Como você disse, a ciência não conhece isso. O homem não sabe de todo o passado da Terra. Só "sabe" de alguns momentos com base em achados arqueológicos e pela geologia, mas acho que só isso não é o suficiente para dizer como foram exatamente os momentos ocorridos. Só pode fazer especulações do que achou e pode entender no momento.
No caso dos reptilianos, se é que existem (lembrando que sou agnóstico em relação a isso), é muito mais tempo e o homem ainda não existia quando estes reptilianos eram primitivos. Como estas espécies teriam preferido viver em cavernas mais profundas (que a gente ainda não teria acesso), provavelmente as evidências vão estar nelas. Lembrando que estas cavernas ficam a quilômetros abaixo da superfície. Não sei como teriam feito para viverem nelas. A não ser se em tais cavernas haver alguma fonte de luz, seja geológica ou biológica.
O tempo de evolução que achei sobre reptilianos foi no Arquivo Lacerta. Já no caso do homem, estima-se que evoluiu em 1 ou 2 milhões de anos. Mas como os animais costumam demorar mais para evoluir, então daí é que vem estas indagações. E é por isso que há aqueles que acham que o homem seria na verdade produto de manipulação genética (e eu não vejo problema algum em termos sido cobaias no passado).
Voltando ao caso de Marte, se houve vida inteligente há milhões de anos antes de um evento cataclísmico (como o que dizimou dinossauros, só que numa escala maior), então talvez tenham preferido viver no subterrâneo, pois a superfície ficou muito mais inóspita. E como no subterrâneo há maior controle, minerais e calor, além de estar protegido da radiação, então acho sim provável que existam nichos com um ecossistema subterrâneo, apesar da aparente esterilidade da superfície. Marte teria muita água no seu interior. Se o manto de Marte for "líquido", então há muita chance de haver fonte de calor interna. Quanto à coloração da paisagem, eu já vi as fotos marcianas. O que me ocorre em mente são estas imagens:
Como podem ver, estas são imagens reais. O Marte azulado é imagem do Hubble, o mesmo em relação ao que aparece com céu esverdeado durante tempestade de areia. Raylight Scattering tanto na Terra quanto em Marte seriam semelhantes, dado as imagens, a imagem em que aparece manchas verdes é real, mas foi censurada. A que aparece a paisagem marciana semelhante à terrestre eles esqueceram de pintá-la.
As três imagens acima são um acomposição que fiz de várias fotos. As que aparecem manchas verdes são reais, e são baseadas numa foto maior, cujo link é:
http://esamultimedia.esa.int/images/marsexpress/032-060404-0097-6-co-02-VallesMarineris.jpg As que falo sobre água também são reais, sendo que a primeira é a idéia de haver lençóis subterrâneos de água, ver esta
http://www.msss.com/mars_images/moc/2006/11/07/index.html e esta
http://hiroc.lpl.arizona.edu/images/TRA/TRA_000827_1875/TRA_000827_1875_IRB.jpg e esta
http://www.esa.int/export/externals/images/ob_22_reull_p.jpg. Já a última composição são de imagens tiradas pelas sondas, sendo que nelas eu equlibrei as cores por uma opção que faz isso automaticamente, de forma que as cores ficassem semelhantes às das imagens em que Marte é azulado. Digo, que as imagens amareladas que os astrônomos colocam no site não são compatíveis com as imagens de Marte tiradas pelo Hubble, e por telecópios amadores. Sinceramente, eu acho sim que eles nos escondem algo. Portanto antes de dizer que Marte não tem algo de especial, eu fico com um pé atrás. Por causa destas evidências.
E além disso, há um artigo em que há especulação de que o céu marciano, fora do período de tempestades (em que realmente o céu ficar avermelhado), o céu ficaria azul com nuvens brancas brilhantes. Só não me lembro onde está este artigo.
Eu não estou inventando coisas, mas estou me baseando nestas evidências.