Não disse somente isso meu caro Rios, também você pode acrescentar ai que muitos espíritas também são assim ou foram, a diferença é que alguns deles procuram combater esses defeitos enquanto que outros alimentam.
Isso que eu disse não é nada comparado ao que você ouviria se fosse no centro espírita que eu frequento, ou em outros, meu jovem. São coisas assim que afastam muitas pessoas de serem espíritas, não conseguem ouvir nada que ja se sentem atacadas. Orgulho é uma desgraça, bem sei disso, mas todos nós somos assim; quem não tiver esses hábitos, de certo não é humano.
Certa vez estava tendo uma palestra sobre glutonária no centro que frequento, e na platéia havia uma quantidade razoavel de obesos que estavam frequantando o centro com certa regularidade. Depois desta palestra nunca mais os vi.
Se realmente quisessem mudar, de certo continuariam frequentando e tentando mudar na medida do possível; mas na primeira vez que ouviu a verdade sobre as causas da obesidade ja se sentem ofendidos, imagina o resto? - como por exemplo, um rapaz chegou até mim e veio falar que a palestrante estava o ofendendo e que ele era obeso porque não conseguia se controlar; isso é porque ja estava cego com seu orgulho. O espiritismo é muito franco, e o pior, não fala que a causa do mau é no físico, fala que o mau é no espirito, na alma, não é fácil aceitar isso. O mesmo ja sussedeu com homossexuais, fumantes, pornófilos etc, etc somem na primeira palestra. Nas palestras de quinta-feira, que são as mais moderadas, ja elimina muitas pessoas que acham que chegando em um centro espírita vão ver seu primeiro "fantasminha". Quem ouve as palestras espiritas sobre esses assuntos se sentem ofendidos até à alma, mas ai é que ta, essa é a sutil seleção natural do espiritismo que procura os mais humildes, digo "os mais" porque todos nós temos nosso orgulho escondido, basta sacudir para ele aparecer.
Quem quizer combater seu defeitos o espiritismo está de portas abertas; mas saibam que serão sacudidos e terão o orgulho ferido, porque a humildade é o primeiro passo para ser espírita. A propósito, sobre o que disse acima, vale o que foi dito por alguns filósofos:
que todos os ignorantes são insensatos, como toda lama cheira mal; o que nem sempre ocorre a não ser que se a mexa. .. Mexa o ser humano e verá o que sai de dentro dele.