Na verdade, não votando voce é também é responsável, se o atual rouba voce é responsável por não ter evitado que ele chegasse ao poder.
Isso só faria sentido se houvesse alguém que eu pudesse colocar no poder que eu tivesse certeza que não roubaria ou tivéssemos um sistema político que coibisse e punisse com rigor a corrupção. Não é a realidade, logo, não faz sentido esse argumento.
Conhece a frase: "Dos males, o menor"?
Sim, típico "estupra, mas não mata", ou "rouba, mas faz". É a mentalidade pequena do brasileiro médio. De certa forma isso é até uma surpresa, visto que você passou anos em um país muito mais desenvolvido e nem nacionalidade brasileira tem mais. Acho que é verdade o que dizem, você pode sair do Brasil, mas o Brasil não sai de você.
Eu prefiro escolher o menor e assumir responsabilidade pelas minhas escolhas e não "lavar as mãos" só pra fazer a inútil observação de que "não votei em ninguém e logo não tenho responsabilidade".
Primeiro, você nem tem como saber que "escolheu o menor dos males". Ou tu tens um medidor de caráter e não divulgou pra ninguém? Você está, no máximo, apostando que aquele político em quem estás votando vai roubar menos do que o outro candidato. Seria um jogo quase sádico com o futuro das pessoas que precisam do SUS, de Educação Pública e Segurança, se não fosse um jogo trágico.
Segundo, se eu não ajudei a colocar o político que rouba em seu cargo, e, como já demostrado, não tenho como saber quem roubaria mais ou menos, e nosso sistema político não coíbe, pelo contrário, incentiva a corrupção, como que eu sou de, alguma forma, responsável, se fiz a única coisa, dadas as escolhas, moral a se fazer? Você votou nele, você colocou o cara que rouba dinheiro da saúde lá, você é responsável pelas ações dele, não eu. E se você está me dizendo que o certo a se fazer seria tentar a loteria e apostar que em outro cara que fosse roubar menos da saúde, lamento informar que tua noção de certo e errado está completamente equivocada.
O que mudaria com 90% de votos nulos? Qual a sua proposta de mudança e como o voto nulo te ajuda a chegar lá?
Tirando que seria algo completamente sem precedentes no mundo todo, que seria notícia no mundo todo, que, em uma democracia, um governo eleito apenas por 10% dos eleitores, teoricamente, não teria legitimidade para governar, que partidos políticos, sindicatos, associações, etc, se mexeriam para anular as eleições, que teríamos a maior crise representativa da história política mundial, que isto sinalizaria que o povo quer mudanças radicais no sistema político (e nos políticos!)...
Fora isso, realmente, não consigo pensar em nada que 90% (e isto é um número fictício, provavelmente até 50% de votos brancos já causariam um impacto gigantesco) de votos brancos fariam. Tem razão, o negócio é continuar a loteria do sadismo e tentar eleger um político que roube pouco da saúde. É bom quando temos dinheiro para plano privado, carro blindado, ou, se formos muito sortudos, estadia limitada no país em questão, com as malas prontas para voltar para sua casa do outro lado do mundo, longe de todos esses problemas "terceiro-mundistas".