A minha visão do problema da política no Brasil é a seguinte. Vejam se concordam:
O brasileiro não compreende os três poderes, e isso leva ele a votar mal.
Pra começar, o brasileiro dá uma importância grande demais pro presidente/executivo. É como se ainda estivéssemos acostumados com o império e com a ditadura. Aí o eleitor vota no presidente mais perfeito do mundo (o que nem foi verdade nas últimas eleições), mas coloca os piores parlamentares pra aprovar leis. Para este presidente poder governar, terá que fazer alianças ruins que prejudicam o país e oferecer cargos e vantagens para os partidos de maioria no congresso em troca das leis necessárias. Os ministérios serão preenchidos com vários políticos dos partidos aliados, que nem sempre são competentes.
Acho que a primeira coisa que o brasileiro deveria aprender sobre política é a importância do poder legislativo. É ali que a democracia existe. Mas é justamente ali que os piores políticos são eleitos, por ninguém compreender a importância deste poder.
Outra coisa é compreender que quando se vota no presidente, você está elegendo os partidos aliados e os ministros que virão destes partidos. É por isso que quando perguntam pra mim em quem eu voto, eu raramente falo o nome do presidente (que seria um mero boneco de posto pra chamar atenção). Eu falo dos partidos, que no caso são PSDB/DEM.
Voltando no legislativo, temos ótimos políticos por aí que não conseguem votos, ou são esmagados pelos políticos ruins e influentes. Acho que nem precisaríamos trocar todos os políticos. Talvez se tirarmos os 10% piores (que são aqueles que legislam em causa própria e tem influência para tal) e colocarmos os 10% melhores, já notaríamos alguma diferença. E identificar os piores nem é difícil. Eles são aqueles que fazem carreira como político. Não apresentam nenhum projeto interessante, ou apresentam projetos meramente populistas. Gastam demais. Vivem apoiando o governo vigente.
Vi muita gente criticando duramente o Tiririca, apontando ele como o exemplo máximo de que o brasileiro vota mal. Mas ele foi o parlamentar que menos gastou dinheiro e ainda apresentou alguns projetos interessantes na área da educação e cultura. Precisamos sim de parlamentares cultos e instruídos, mas precisamos também de pessoas simples que só querem trabalhar, que não enxergam a política como uma carreira. E eles existem, mas não são nomes conhecidos ou pessoas influentes. Nem mesmo possuem dinheiro para fazer campanha.
Então o que precisamos não é de somente filósofos e doutores como deputados (no executivo, quanto mais qualificação e experiência, melhor), mas de pessoas "frescas" (sem os vícios, não entendam errado
), com vontade de fazer coisas legais e sem a capacidade de exercer influência negativa em cima dos demais. Um Tiririca é dezenas de vezes melhor do que um Sarney, porque apresentou projetos bons (o que o Sarney parece nunca ter feito), e custou bem menos pro contribuinte.