Vai ver que para eles Jesus e Deus existem, e não são mitológicos. Eu não acho que Deus seja uma entidade consciente, mas como um mecanismo primordial que dá origem a diversas naturezas. Tenho certeza de que a maioria dos espíritos estão mergulhados em superstição e crença religiosa, mas penso que, com a evolução, essa visão das coisas comece a mudar, como ocorre comigo. Quer dizer, passem a tratar a natureza espiritual de forma mais natural, e não mística.
Se eles querem que temos crença em Jesus, então é por causa de seus ensinamentos, com certeza, e não por causa da figura ou dos "milagres" dele (seus milagres nada mais seriam do que um mecanismo paranormal que o permitia manipular a natureza. E acho que um dia conseguiremos, por meio da tecnologia, chegar a este ponto). O espírita diz que Jesus é o espírito mais evoluído que chegou à Terra. Concordo, mas acho que Jesus não deveria ser tratado como um deus por causa disso. Jesus seria só mais um entre tantos outros em seu mesmo nível. Assim como os humanos entre si. Nada é divino a meu ver, tudo natural.
Eu já passei da fase de sentimentalismo místico, e agora interpreto a espiritualidade de forma mais relacionada à natureza material (mas sem refutar o aspecto transcendental. A transcendência é como um universo estar paralelo em relação a outro, só isso).
Um espírito superior, pela sua natureza, não poderia ser tolo como nós. Seu grau de inteligência supera o dos humanos (supera o cérebro humano em todos os aspectos). Nós é que interpretamos Deus e a espiritualidade como coisas místicas. E como eles são inteligentes demais para a gente, se torna necessário apelar para uma linguagem que sejamos capazes de entender. E neste caso a mensagem vem em forma metafórica. Jesus tinha que falar por parábolas, pois as pessoas não o compreenderiam se ele falasse de outra forma.
Lembrem que o espiritismo tem caráter cristão, portanto não faria sentido passar mensagens islâmicas, por exemplo.