Autor Tópico: Como refutar esse argumento espírita/kardecista ?  (Lida 32840 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Como refutar esse argumento espírita/kardecista ?
« Online: 15 de Setembro de 2010, 08:05:33 »
"Se Chico Xavier era um impostor,um charlatão,pq ele não ficou com um tostão da vendas de seus(ops,dos espíritos que ditavam os mesmos a ele) livros ? Tudo foi destinado para instituições de caridade !"
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Como refutar esse argumento espírita/kardecista ?
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:10:08 »
Ser impostor é uma coisa. Ser pilantra e estelionatário é outra coisa.
Foto USGS

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:27:20 »
"Se Chico Xavier era um impostor,um charlatão,pq ele não ficou com um tostão da vendas de seus(ops,dos espíritos que ditavam os mesmos a ele) livros ? Tudo foi destinado para instituições de caridade !"

Ele podia realmente acreditar naquilo e não veria problemas em de vez em quando forçar a barra para dar validade no que ele acreditava. Talvez realmente ele ouvisse vozes (o que para muitos somente é algum problema mental), e via a necessidade de provar isso fisicamente, até porque muitas das manifestações espirituais eram "físicas", como é possível nos relatos do início do século até pelo menos a década de 60. Gente levitando, barulhos em mesas, objetos se mexendo, além de adivinhações.

Exatamente o que Geotecton falou. Ele pode ter sido um impostor, digamos, "bem-intencionado".
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 09:29:26 por Mister B »
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 10:09:29 »

Sendo ele um impostor que ficasse com a grana, alguém lhe daria crédito depois do 2o. livro?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2010, 10:43:51 »

Sendo ele um impostor que ficasse com a grana, alguém lhe daria crédito depois do 2o. livro?

Vejam a situação do bispo Macedo, dos fundadores da Renascer, acredito que aconteceria algo semelhante com o Chico. Os fiéis poderiam fechar os olhos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2010, 10:59:58 »

Vejam a situação do bispo Macedo, dos fundadores da Renascer, acredito que aconteceria algo semelhante com o Chico. Os fiéis poderiam fechar os olhos.

Certamente. O populacho ignorante acredita em qualquer coisa.

No entanto, haveriam evidências de sua má índole. O que na época e hoje, as pessoas ainda teimam em ignorar.

No caso das neopentecostais, a fé tornou-se um commodity: se sabão em pó vende muito bem, então deus também pode.

No caso de CX, ele que queria convencer todo mundo que falava com o "nada". E conseguiu, para a maioria do populacho ignorante emocional.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2010, 18:47:35 »
Instituições de caridade registradas sob a tutela de quem??? E as livrarias que vendiam os livros estavam com qual CNPJ?

Doar renda para instituições de caridade não significa muita coisa... aliás, instituições pilantrópicas são lugar comum atualmente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:41:33 »
E existe alguma prova de que Chico Xavier agiu de má-fé mesmo?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:53:26 »
Mesmo descartando as possibilidades dele de fato ganhar alguma coisa de forma menos evidente, sem ficar ostentando qualquer luxo, e dele não ser propriamente um mentiroso consciente, ainda há pessoas que poderiam fazer isso só pela fama mesmo. E nesse ponto, talvez até ajudasse esse tipo de postura humilde.

Como é aquele Inri Cristo? Ele está ganhando milhões, vivendo como marajá? Me parece que não, o mais próximo é alguma mordomia dos seus seguidores que são um pouco como servos voluntários, não tão diferente de alguma ajuda que talvez o CX ganhasse de amigos e admiradores. Será que os espíritas aceitarão então que o Inri Cristo é mesmo legítima reencarnação do JC da bíblia? Duvido.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2010, 01:47:49 »
e dele não ser propriamente um mentiroso consciente,

Exato. Vocês devem lembrar que alguns acreditam naquilo que fazem e pregam.
Não é porque ele é um líder religioso que automaticamente estará ligado ao charlatanismo.

Eu sou pastor com extrema convicção do que faço e ensino.
Sou charlatão ou ladrão? Bem, as portas da minha igreja estão abertas para visita.
E os membros estarão lá para que vocês consultem sobre minha conduta.
Não há nenhum poder no que faço, nenhuma fama e nada de glamuroso.

O lugar é tão pobre que é capaz de eu ganhar alguma oferta de vocês :P
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2010, 02:01:00 »
Não é que achem que por ser algum líder religioso a pessoa vá ser charlatã, por definição. Apenas nesses casos  onde a pessoa diz ter ela mesma poderes mágicos, em vez de apenas dar sermões/lições/orientação, é que a suspeita é bem elevada.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2010, 02:11:04 »
Não é que achem que por ser algum líder religioso a pessoa vá ser charlatã, por definição. Apenas nesses casos  onde a pessoa diz ter ela mesma poderes mágicos, em vez de apenas dar sermões/lições/orientação, é que a suspeita é bem elevada.

Aaahhhnnnnn :)

Mas o CX não anunciava curas né? Era "apenas" psicografia?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2010, 02:15:34 »
Sendo que o mais bizarro que eu lembro de ter visto eram aqueles que tiravam coisas nojentas do algodão (acho).
Bom, off-topic deixa para lá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2010, 09:13:10 »
e dele não ser propriamente um mentiroso consciente,

Exato. Vocês devem lembrar que alguns acreditam naquilo que fazem e pregam.
Não é porque ele é um líder religioso que automaticamente estará ligado ao charlatanismo.

Eu sou pastor com extrema convicção do que faço e ensino.
Sou charlatão ou ladrão? Bem, as portas da minha igreja estão abertas para visita.
E os membros estarão lá para que vocês consultem sobre minha conduta.
Não há nenhum poder no que faço, nenhuma fama e nada de glamuroso.

O lugar é tão pobre que é capaz de eu ganhar alguma oferta de vocês :P

Calvino.

Além da orientação religiosa, voce presta algum tipo de assistência social, como por exemplo, trabalho com alcoólatras, moradores de rua, quimiodependentes, crianças abandonadas, etc?
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2010, 13:07:39 »
Calvino.

Além da orientação religiosa, voce presta algum tipo de assistência social, como por exemplo, trabalho com alcoólatras, moradores de rua, quimiodependentes, crianças abandonadas, etc?

Não, pois somos ainda congregação e não igreja. Explico.
Para ser considerada igreja (pelas leis da IPB), ela deve ter uma número mínimo de membros civilmente capazes para os cargos de oficiais (são esses que de fato comandam a IPB. O pastor é como o presidente, e estes "oficiais" como os senadores e deputados).
E precisa também conseguir ter condições de pagar os gastos mínimos para manter os trabalhos religiosos. Esses gastos seriam o sustento pastoral (que a IPB estabelece como piso 5 salários em todo território nacional), e os gastos normais de água, energia, materiais religiosos, etc.

Eu cuido de 2 comunidades muito pequenas e pobres, que juntas não conseguem me pagar esse piso mínimo de 5 salários e ainda passam um sufoco para suprir os outros gastos necessários.
Então nossa ajuda assistencial se resume em conseguir reunir 03 cestas básicas (que acabam ficando para as próprias famílias carentes que cultuam conosco), e o socorro emergencial dos nossos membros (consultas médicas, remédios, energia que vai ser cortada, etc).

Em resumo: Não podemos nem com a gente, quanto mais com os outros :P

Abraços.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2010, 00:35:14 »

Se ele não era um impostor, o que ele está fazendo ao lado do Gasparzinho?

Mas falando sério, dinheiro não é a única motivação para se fazer alguma coisa. E prestígio? E admiração? E buceta?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:01:00 »
Também poderia achar que estivesse ajudando as pessoas com mentiras inofensivas.
Ou acabar acreditando nas própria mentiras!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2010, 10:48:18 »
Pra mim o Espiritismo já mostra o que é ao propagar a Bíblia e o deus cristão que obviamente são mitos, o deus cristão/judaico é tão mitologico como Zeus ou Odin. Basta ler a Bíblia sem dogmas na cabeça. Se espiritos superiores estão divulgandos mensagens pelo espiritismo, trariam mensagens e crença de um deus mitológico, qual o sentido disso?
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2010, 12:45:41 »
E se os supostos espíritos que propagam essas mensagens forem tão tolos e supersticiosos quanto as pessoas vivas?

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:52:28 »
Alguns talvez, mas todos são tolos, inclusive os superiores?
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:59:41 »
Alguns talvez, mas todos são tolos, inclusive os superiores?

Se eu fosse um espírito tolo, eu diria que sou um superior :P

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2010, 20:22:12 »
Vai ver que para eles Jesus e Deus existem, e não são mitológicos. Eu não acho que Deus seja uma entidade consciente, mas como um mecanismo primordial que dá origem a diversas naturezas. Tenho certeza de que a maioria dos espíritos estão mergulhados em superstição e crença religiosa, mas penso que, com a evolução, essa visão das coisas comece a mudar, como ocorre comigo. Quer dizer, passem a tratar a natureza espiritual de forma mais natural, e não mística.

Se eles querem que temos crença em Jesus, então é por causa de seus ensinamentos, com certeza, e não por causa da figura ou dos "milagres" dele (seus milagres nada mais seriam do que um mecanismo paranormal que o permitia manipular a natureza. E acho que um dia conseguiremos, por meio da tecnologia, chegar a este ponto). O espírita diz que Jesus é o espírito mais evoluído que chegou à Terra. Concordo, mas acho que Jesus não deveria ser tratado como um deus por causa disso. Jesus seria só mais um entre tantos outros em seu mesmo nível. Assim como os humanos entre si. Nada é divino a meu ver, tudo natural.

Eu já passei da fase de sentimentalismo místico, e agora interpreto a espiritualidade de forma mais relacionada à natureza material (mas sem refutar o aspecto transcendental. A transcendência é como um universo estar paralelo em relação a outro, só isso).

Um espírito superior, pela sua natureza, não poderia ser tolo como nós. Seu grau de inteligência supera o dos humanos (supera o cérebro humano em todos os aspectos). Nós é que interpretamos Deus e a espiritualidade como coisas místicas. E como eles são inteligentes demais para a gente, se torna necessário apelar para uma linguagem que sejamos capazes de entender. E neste caso a mensagem vem em forma metafórica. Jesus tinha que falar por parábolas, pois as pessoas não o compreenderiam se ele falasse de outra forma.

Lembrem que o espiritismo tem caráter cristão, portanto não faria sentido passar mensagens islâmicas, por exemplo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2010, 23:07:37 »
Tenho certeza de que a maioria dos espíritos estão mergulhados em superstição e crença religiosa, mas penso que, com a evolução, essa visão das coisas comece a mudar,

Serão os espíritos céticos. :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!