Olá Senhorita nikita, seja bem vinda!
Estou acompanhando este debate off-topic e vejo que muita confusão está acontecendo com um tema pouco explorado na sua forma mais pura.
Não me sinto capaz de resolver tudo na forma mais clara, mas talvez algo eu possa resgatar dos enganos a respeito.
ainda que eles expliquem que os pobres judeus eram a reencarnação dos romanos, turcos , bichas, espiritomanos, etc....
Não, não explicam! Não leve em conta opiniões pessoais para o que propõe a doutrina espírita.
Há explicações para alguns casos de total desgraça sofridas, mas, que no entanto, não se aplicam como regras gerais.
isso não coloca em contradição toda a lenga lenga da caridade? Pois se eu acreditasse nessa abobrinha, eu diria então bem-feito pra eles, quem mandou dizimarem outros povos nas encarnações anteriores?
Desculpe-me, mas esta sua frase denota total falta de caridade para com situações de sofrimento.
Não há nada na doutrina que leva a fomentar tal sentimento.
O mundo todo teria que ter compaixão dos nazistas, pois deviam ter sido subjugados pelos judeus nas vidas anteriores.
Super-simplificação de fatos! Não há como saber se isto de fato aconteceu. Não há uma regra estabelecida para resgates/provas e/ou expiações. Sua colocação me parece mais para um 8 ou 80.
A conclusão que cheguei após estudar os livros da codificação está no fato que nem todo ato negativo reflita em algo negativo de igual valor. Não confunda lei de “ação e reação” espírita com a terceira lei de Newton. Não produzirei um assassino no futuro para resgatar um assassinato que cometo no presente. Está parte é a pedra de tropeço de muitos detratores espíritas e, por incrível que pareça, DE MUITOS ESPÍRITAS!
E Hitler em vez de ser considerado tirano deveria ser considerado um herói, que Deus enviou para que fosse cumprida a prova. Valeria para todas as injustiças cometidas por pessoas no mundo. Faz sentido isso,(na cabeça dos espíritas evidentemente) ou estou surtando?
Hitler não “encarnou” para ser um tirano e muito menos para ser um “instrumento” de deus para com os “malvados” Judeus “matadores” de velhinhas de tempos passados. Segundo o que explica a doutrina espírita, ninguém é forçado a ser cruel, muito pelo contrário! Não sei qual era a finalidade de Hitler neste planeta, mas lhe asseguro que não seria este o plano estabelecido por ele ou para com ele! Mas o que ele fez, compete a ele toda e total responsabilidade.....ahhh...e ele não “reencarnará” em um mundo onde haverá um tirano criado por suas ações/ atos para que o mesmo “aprenda” uma lição.