Não, não é crença contagiosa, e sim produto, como o Lion disse, de sua reflexão e intuição. Crença é uma coisa, já o que o Lion disse é uma reflexão dele com base no que ele leu sobre ectoplasma, e sua intuição (mente aberta, talvez?) ajudou nesta reflexão, exatamente assim como faço nas minhas... em minha filosofia.
O resultado de uma reflexão deste tipo pode até se assemelhar a uma crença, mas quando há reflexão acompanhada, está mais para filosofia.
A presença de apenas uma pessoa incrédula no ambiente dificulta ou até impede a aderência do ectoplasma no perispírito do espírito.
Isso é um grande problema para aqueles que querem provar a genuidade do fenômeno. De acordo com estes, o pensamento cético prejudica a manifestação destes fenômenos.
O pensamento das pessoas ao redor teria em efeito positivo ou negativo. Quanto mais o pensamento estiver receptível para a ocorrência do fenômeno, mais a chance será maior, assim como o contrário. É por causa deste aspecto que fica tão difícil reproduzir estes fenômenos em laboratório, pois os pesquisadores normalmente já tem aquele pensamento que dificulta a manifestação, e então acabam achando que é bobagem.
O pensamento não só está dentro de nossas mentes, ele se espalha no ambiente, assim como uma transmissão de rádio e TV. Ou seja, o teor de nossos pensamento pode não só ter efeito nestes fenômenos, assim como no comportamento de quem estiver perto de você, porém de forma muito indireta, inconsciente para falar verdade. Um exemplo disso é a formação de cristais pelo pensamento, visto em microscópio.
Mais uma coisa que gostaria de dizer aqui, e tem base em minha reflexão e intuição...
O conformismo, condicionamento, dogmatismo e ceticismo matam, já a audácia, inovação, intuição e reflexão vivificam! E escolhi o caminho audacioso, pois o dogmatismo e ceticismo prejudicam intuição e inovação, fechando nossas mentes.