Autor Tópico: Woo Table  (Lida 24789 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Re: Woo Table
« Resposta #100 Online: 30 de Setembro de 2010, 22:13:50 »
Você já afirmou que a sua filosofia se encontra entre o pensamento materialista/cético e espiritual. É isso mesmo? Quais livros você já leu que representam o lado cético?

Na verdade eu vi vídeos sobre, por exemplo, o vírus da fé, entre outros semelhantes. Esta filosofia na verdade vem de mim mesmo, deste meu raciocínio de estar num equilíbrio entre os dois lados.

Vídeos? Já é um começo, mas não seria melhor ler alguns livros?

Não é sensato desenvolver uma filosofia por si mesmo sem conhecer as extremidades da mesma visto que você disse que ela (a sua) é uma filosofia que está em um meio termo em equilíbrio entre os dois lados.

Mais uma vez vou sugerir alguns livros para você realmente entender o pensamento cético.
Literatura básica para um bom cético --> ../forum/topic=21235.0.html

Um livro que não pode ser considerado como literatura cética, mas que no meu caso me ajudou a abrir os olhos em relação ao mundo místico em que eu vivia se chama  “O Outro Lado do Espiritualismo Moderno – Para compreender a Nova Era”. Esse é um livro escrito por um budista que eu conheço pessoalmente chamado Ricardo Sasaki. Tem várias coisas nesse livro que eu discordo completamente, mas ele descreve o surgimento de diversos grupos, desde a reforma protestante até os dias de hoje. Confira o link:  http://www.nalanda.org.br/edicoes/outrolado.php   
Você disse frequentar um centro espírita correto? Neste livro tem um capítulo inteiro sobre o espiritismo, talvez você e outros espíritas aqui do fórum não ficariam muito satisfeitos lendo o que ele tem a dizer porque ele não é muito gentil com o espiritismo, mas garanto que você vai aprender bastante.
Caso você leia esse livro você vai notar que a sua filosofia não tem absolutamente nada de original, muitos grupos e indivíduos fazem esse contorcionismo  filosófico/místico/religioso que você está fazendo para criar algo agradável que faça sentido para si mesmo sem levar em conta a realidade algo que deixe tudo harmonioso mesmo que evidencias mostrem o contrário. 

Faça um esforço e leia alguns dos livros da lista acima.  :ok:

Sei não, mas parece que eu já sugeri esse livro do Ricardo para você em outro tópico.   :?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #101 Online: 30 de Setembro de 2010, 22:19:09 »
Alguém mais achou a foto humoristica?

Mesmo assim, dado que isso foi decidido em 2008, não caberia uma advertência como lembrança dessa regra ao invés de um cartão amarelo?

Giga,

Eu estou de pleno acordo com você.
Eu não ri da foto e achei que ela de fato, expressa o quão tem sido tedioso a discussão.

Concordo que uma advertência é o suficiente, dadas as regras deste fórum. Até porque sua conduta aqui é exemplar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 30 de Setembro de 2010, 22:21:20 »
Alguém mais achou a foto humoristica?

Mesmo assim, dado que isso foi decidido em 2008, não caberia uma advertência como lembrança dessa regra ao invés de um cartão amarelo?

Giga,

Eu estou de pleno acordo com você.
Eu não ri da foto e achei que ela de fato, expressa o quão tem sido tedioso a discussão.

Concordo que uma advertência é o suficiente, dadas as regras deste fórum. Até porque sua conduta aqui é exemplar.

Thanks a lot. :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 30 de Setembro de 2010, 22:23:25 »
Enio, resumo do que você disse.. está pensando groselhas. Todo o crente nova era acho que não é crente nova era e acredita nas coisas mais absurdas como você acredita e vê lógica nesses absurdos. Nenhum mistério aqui.

Passou cada crente nova era aqui Enio... todos com o discurso parecido e crenças distintas. Mais uma vez, se eu confiasse em crentes nova era eu acreditaria só em besteira.

Não há substituto para as evidências Enio. Nosso cérebro erra, tem bugs, nós temos viés de confirmação que sequer detectamos.

Acredite... o que você esta dizendo é apenas.. eu tenho uma crença que acho que esta certa e porque eu sou eu ela está certa e não entendo porque vocês não me ouvem.. é porque são travados..

quando na verdade o que ocorre é.. você esta falando besteira e não pode provar nada que diz, deveria se envergonhar de argumentar dessa maneira.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 30 de Setembro de 2010, 22:25:08 »
AE Giga, concordo com quem disse que foi um cartão bem gasto. Sorria mano velho.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 30 de Setembro de 2010, 22:27:49 »
AE Giga, concordo com quem disse que foi um cartão bem gasto. Sorria mano velho.

:D  :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Outubro de 2010, 01:24:31 »

Viu, viu, viu? :ok:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #107 Online: 01 de Outubro de 2010, 23:43:32 »
No entanto, vou deixar um exemplo apenas, somente um: Diga para um piloto de um caça que caso os motores do avião apresentem problemas e parem, ele pode tentar se salvar buscando sua força interior que existe numa outra dimensão, nos cristais, na luz magistral tocando seu capacete, na visão holística entre homem x máquina, no Fritjof Capra... E que tudo aquilo vai acabar bem. E se ele acabar bem, invocando espíritos, bons fluídos e energias astrais, que este procedimento seja implementado no manual oficial dos futuros pilotos de caça.
Esta New Age não me agrada. E não acho que isto deveria se misturar com espiritismo, como anda ocorrendo em certos centros.

Não é assim que se salva. Aliás, a salvação ela não seria pelo salvacionismo por meio de um deus ou força oculta que vai interferir na natureza para te salvar (salvacionismo). Esta salvação é apenas você sair da ignorância, ver o mundo de forma mais ampla. E de forma que lhe torne solidário com outras pessoas, assim como a si mesmo, esta é a salvação. Não pelo salvacionismo, mas através do entendimento.

Caso você leia esse livro você vai notar que a sua filosofia não tem absolutamente nada de original, muitos grupos e indivíduos fazem esse contorcionismo filosófico/místico/religioso que você está fazendo para criar algo agradável que faça sentido para si mesmo sem levar em conta a realidade algo que deixe tudo harmonioso mesmo que evidencias mostrem o contrário.
Não é bem assim... sim, eu tento sim dar um sentido para as coisas, mas não focado no conforto emocional, até porque cheguei à cunclusão de que Deus não poderia ser uma entidade consciente que me ama ou que vai me acolher. A conclusão que cheguei não me é muito confortável, pois não há salvacionismo ou graça.

Para mim, se Deus é mesmo uma realidade, ele existe por acaso. Tudo mesmo, desde Deus até o mundo material, seira tudo produto de um acaso inconsciente, sendo que Deus em si seria este acaso primário que sempre teria existido e funcionado da mesma forma como sempre. Sem planejamento divino. Eu não nego a realidade. Por exemplo, eu não tenho problema com o evolucionismo e que o cérebro seria responsável pela consciência... até certo ponto. Se Deus seria inteligente... penso que sim, porém de forma inconsciente, assim como a própria natureza material, que é inteligente por si mesma por ser complexa e funcional. O espírito não seria consciência, ele teria consciência. Ainda no mundo espiritual, a consciência seria produto de um mecanismo no próprio espírito, e não ela como essência.

E o mundo espiritual teria leis físicas como o nosso mundo, não haveria nenhuma entidade divina sorrindo para mim, só um mecanismo primário e automático. No mundo espiritual até o material, tudo seria regido por um mecanismo inconsciente e automático que dá origem a outros mecanismos. Para mim falar de mundo espiritual é bem semelhante como falar em universos paralelos. Deus para mim não planeja... somos nós que planejamos. Os religiosos tentam fazer de Deus uma bengala para seus problemas delirantes, mas eu não, evito buscar esse tipo de conforto. Pois a busca pelo conforto emocional atrapalha a investigação e ficamos então condicionados a um pensamento por fragilidade emocional.

Portanto, o que eu busco não é consolo, mas entendimento, que me é mais proveitoso.

Mais uma coisa que gostaria de dizer... a intolerância costuma nos tornar ignorantes, em qualquer âmbito... pensem nisso.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2010, 23:45:58 por Enio »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #108 Online: 01 de Outubro de 2010, 23:48:09 »
Outra coisa que gostaria de dizer... o perfeito e imperfeito não existem de verdade, são só ilusões de nosso julgamento, assim como dizer que algo é bonito ou feio. Não existe bonito ou feio de verdade.. são só duas ilusões. A realidade não seria perfeita e nem caótica, mas talvez algo que escapa deste dualismo (o dualismo é uma filosofia que gera discórdia, preconceito e enganos). E, em cima deste pensamento, Deus e a natureza não seriam nem perfeitos ou caóticos, pois os dois se misturariam, se confundiriam em todos os âmbitos, do maior ao menor possível.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 02 de Outubro de 2010, 09:02:58 »
Acho que o Enio devia bater um papo com o Lusitano... Ia render esse assunto!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #110 Online: 02 de Outubro de 2010, 09:55:43 »
Não existe bonito ou feio de verdade.. são só duas ilusões.

Abra a Playboy com a Preta Gil e você muda de idéia rapidinho! :histeria:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #111 Online: 02 de Outubro de 2010, 10:05:23 »
Gente, eu não acredito em Deus porque me forçaram a isso, por estar escrito num livro, não é o Deus bíblico ou Alá nem nada disso. Mas sim porque o meu raciocínio diz que antes de nosso universo existir, já havia alguma coisa, digo, outras dimensões da qual veio o produto que resultou no Big Bang. O universo tem que ter alguma origem, se o Big Bang aconteceu mesmo.

Mas este Deus, como disse, não seria uma entidade, apenas essa dimensão que fez tudo surgir, é este o meu raciocínio e não um típico deus religioso. E a espiritualidade nada mais seria do que estas outras dimensões que não vemos. A matéria do nosso universo teria se baseado na matéria destas outras dimensões.

Se tudo tem uma origem, então deve haver uma dimensão ou causa primária, ainda que esta não seja uma entidade pensante. Uma dimensão da qual tudo em toda a existência se baseia. E é este pensamento que me permite ir mais longe, mas ainda ligando isso aos eventos naturais. E é este pensamento que me permitiu explicar a espiritualidade de forma mais naturalista, não tipicamente religiosa.

A forma se assemelha em algo com o espiritismo, até porque usei isto como base, como inspiração, mas difere. Não usei, por exemplo, a bíblia porque ela não me permite fazer esta associação do natural com o espiritual. Entenderam o ponto?

Eu faço sim uma correlação entre esta minha explicação e moralidade, mas sem incluir louvações ou reverências e salvacionismo.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #112 Online: 02 de Outubro de 2010, 10:12:41 »
Abra a Playboy com a Preta Gil e você muda de idéia rapidinho!
Bonito e feio são conceitos culturais. Antigamente se achava bonito mulher gorda, mas atualmente o conceito mudou, percebe? Podemos achar muita gente na África ou Ásia feias, mas, para eles, nós é que talvez seríamos feios. Por exemplo, há países em que bonito é sinônimo de ser pele e osso, como na França, no Brasil, ter uma bunda com boa aparência, nos EUA, seios, no Japão, mulheres com uniforme escolar. Beleza e feiura portanto são conceitos construídos por uma sociedade, e não coisas que existem naturalmente.

Eu posso até achar pessoas bonitas ou feias, mas no fundo sei que isto é só uma ilusão que me faz ter reações quando vejo alguém que julgo feio ou bonito, mas isso é só produto da minha mente. Assim como a forma como as pessoas enxergam as cores, isso varia entre indivíduos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 02 de Outubro de 2010, 10:23:03 »
Nossa , beleza é cultural e relativa. Como não percebi isso antes?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #114 Online: 02 de Outubro de 2010, 14:36:43 »
Mais uma coisa importante. É assim... o mundo existe, mas existem coisas que só existem em nossa mente, como sons, cores... alucinações, pensamentos... também. Quer dizer, uma parte da realidade está só em cada um de nós, mas outra parte está fora, onde esta parte que há em cada pessoa se encontra.

Mas isso não significa que o que vemos como extrafísico ou sobrenatural também seja só produto da mente humana. Talvez seja sim, mas só a forma como interpretamos essas coisas e como as sentimos. A dimensão em que vivemos não seria a única real, mas haveriam outras também que seriam reais, mas que estão fora de nosso foco de percepção. Só faltaria descobrí-las.

Assim como em nosso mundo, se estivéssemos nestas dimensões, ainda haveriam coisas que só estariam em nossa mente. E isso é justamente a forma como interpretamos o ambiente.

O que eu penso em cima disso é que espíritos poderiam sim existir, mas a forma como certas pessoas os percebem seria a ilusão, mas isso não significaria que não existissem de fato, assim como as cores que vemos, por exemplo. A luz existe e está presente, mas a forma como se manifesta para nós, como vermelho ou verde é criação da mente. O mesmo em relação seja a espíritos, fantasmas ou o que quer que seja.

Os médiums os veriam de uma forma, mas esta forma não seria necessariamente a verdadeira forma daquela manifestação. De fato isso pode ser confundido com alucinação sim mas, acho que de alguma forma é possível destinguir uma verdadeira manifestação para uma alucinação. Se não me engano, já está incluído no conselho de medicina uma patologia relacionada aos casos de obcessão espiritual (a maioria dos casos de internação em hospícios se deveria a isso).

Até certo ponto, parte da realidade que percebemos é real, outras, criação do cérebro. Em nossa percepção, é a mente que cria a forma como vamos percebê-las mas a fonte destas informações existe externamente. Isso poderia ser também uma verdade com relação à mediunidade.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #115 Online: 02 de Outubro de 2010, 14:51:39 »
Os médiums os veriam de uma forma, mas esta forma não seria necessariamente a verdadeira forma daquela manifestação.

Enio, cite um médium que não seja charlatão ou maluco.

Se não me engano, já está incluído no conselho de medicina uma patologia relacionada aos casos de obcessão espiritual (a maioria dos casos de internação em hospícios se deveria a isso).

fonte?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #116 Online: 02 de Outubro de 2010, 18:02:12 »
Gente, eu não acredito em Deus porque me forçaram a isso, por estar escrito num livro, não é o Deus bíblico ou Alá nem nada disso. Mas sim porque o meu raciocínio diz que antes de nosso universo existir, já havia alguma coisa, digo, outras dimensões da qual veio o produto que resultou no Big Bang. O universo tem que ter alguma origem, se o Big Bang aconteceu mesmo.

Mas este Deus, como disse, não seria uma entidade, apenas essa dimensão que fez tudo surgir, é este o meu raciocínio e não um típico deus religioso. E a espiritualidade nada mais seria do que estas outras dimensões que não vemos. A matéria do nosso universo teria se baseado na matéria destas outras dimensões.

Se tudo tem uma origem, então deve haver uma dimensão ou causa primária, ainda que esta não seja uma entidade pensante. Uma dimensão da qual tudo em toda a existência se baseia. E é este pensamento que me permite ir mais longe, mas ainda ligando isso aos eventos naturais. E é este pensamento que me permitiu explicar a espiritualidade de forma mais naturalista, não tipicamente religiosa.

A forma se assemelha em algo com o espiritismo, até porque usei isto como base, como inspiração, mas difere. Não usei, por exemplo, a bíblia porque ela não me permite fazer esta associação do natural com o espiritual. Entenderam o ponto?

Eu faço sim uma correlação entre esta minha explicação e moralidade, mas sem incluir louvações ou reverências e salvacionismo.

Enio,

Eu entendo perfeitamente o que você está dizendo. Mas se é improvável que um deus exista, então é duplamente improvável que exista um criador de deus.
No seu ponto de vista, é triplamente improvável que exista uma dimensão onde se encontra um deus e também um criador deste deus que tenha criado uma 2a dimensão.

Entendeu agora? Isto é que chamamos de ceticismo. Sua proposta é algo pessoal demais para ser debatido!

Capisco?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #117 Online: 02 de Outubro de 2010, 18:04:54 »
Se não me engano, já está incluído no conselho de medicina uma patologia relacionada aos casos de obcessão espiritual

Não, os Conselhos Regionais de Medicina regulam a profissão médica.  As associações médicas é que regulam as especialidades.  O Código Internacional de Doenças é a "estratificação" das doenças reconhecidas internacionalmente.
Nenhum dos três reconhece nenhuma patologia relacionada a "obsessão espiritual".
Tem alguma fonte para sua afirmação?

a maioria dos casos de internação em hospícios se deveria a isso

?
Pelo jeito você desconhece totalmente para que se destina os hospícios, quais pacientes são internados e quais as patologias mais comuns que levam a internação psiquiátrica.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #118 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:29:10 »
Enio, cite um médium que não seja charlatão ou maluco.
Para os céticos os médiums em geral são charlatões. Se são malucos, isso é uma resposta que vai depender do ponto de vista de cada um. Maluquice, assim como beleza, são conceitos criados por uma sociedade, e vai depender de cada sociedade definir beleza ou maluquice, não são coisas absolutas, tenha isso em mente.

Pelo jeito você desconhece totalmente para que se destina os hospícios, quais pacientes são internados e quais as patologias mais comuns que levam a internação psiquiátrica.
Não, eu sei sim. Por exemplo, pessoas drogadas que tem que se internar para se desintoxicarem, ou então quando estão numa crise e não conseguem controlar suas emoções. A principal patologia é a esquizofrenia e talvez transtorno compulsivo ou então tentativa de suicídio.

O que ocorre é que muitos vêem a obcessão espiritual como uma patologia da própria pessoa, quando na verdade se daria ao fato da pessoa não conseguir estar no controle durante o transe. Há diferença entre esquizofrenia e obcessão. Na esquizofrenia o problema viria da própria pessoa. O esquizofrênico, como poderia dizer, a mente dele estaria toda fragmentada, e o tratamento é unir estes pedaços soltos, a mente não está unificada, o esquizofrênico costuma estar em conflito consigo mesmo sem motivo aparente. Mas há vários tipos.

Há o tipo em que se ouve vozes vagas, sem um contexto definido (ao contrário da mediunidade), paranóia e isolamento. Há o tipo em que não se desenvolve a maturidade (comportamento infantil). Há o tipo em que você vive se achando outra pessoa. A esquizofrenia é na verdade uma série de sintomas que definem o quadro, e não uma ou outra coisa isolada. Não é uma coisa absoluta.

Como disse, eu ouvi dizer isso, não tenho certeza se é verdadeiro ou não. Vou ver se pesquiso sobre isso para dar uma resposta aqui.

Deus não seria uma criação, mas a causa primária de tudo o que você possa definir. O produto que resultou do Big Bang deve ter vindo de algo, mas este algo não é o nada, pois nada vem do nada, e além disso matéria e energia não se destrói ou cria, só se transforma. E em cima deste pensamento, Deus em si seria uma forma de matéria ou energia elementar que daria origem a outras formas, e haveria um ciclo de transformação, que não estaria só limitado em nosso universo (mas de forma que permitisse ainda a entropia). E antes do universo existir já haveria matéria ou energia, senão nada poderia causar o surgimento deste universo. E esta matéria e energia deve ter vindo de algo elementar, que para mim é uma dimensão primária.

Deus não se encontra numa dimensão, ele ou isso seria esta própria dimensão. Lembre que Deus, a meu ver, não seria uma entidade.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #119 Online: 03 de Outubro de 2010, 15:41:32 »

Se para o nosso universo existir, precisa de outra dimensão, esta outra dimensão precisa de outra para poder existir também  :ok:
Não deseje.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #120 Online: 03 de Outubro de 2010, 18:39:50 »
O que ocorre é que muitos vêem a obcessão espiritual como uma patologia da própria pessoa, quando na verdade se daria ao fato da pessoa não conseguir estar no controle durante o transe. Há diferença entre esquizofrenia e obcessão. Na esquizofrenia o problema viria da própria pessoa. O esquizofrênico, como poderia dizer, a mente dele estaria toda fragmentada, e o tratamento é unir estes pedaços soltos, a mente não está unificada, o esquizofrênico costuma estar em conflito consigo mesmo sem motivo aparente. Mas há vários tipos.

Há o tipo em que se ouve vozes vagas, sem um contexto definido (ao contrário da mediunidade), paranóia e isolamento. Há o tipo em que não se desenvolve a maturidade (comportamento infantil). Há o tipo em que você vive se achando outra pessoa. A esquizofrenia é na verdade uma série de sintomas que definem o quadro, e não uma ou outra coisa isolada. Não é uma coisa absoluta.

Enio, não entendi direito sua colocação.
Como diferenciaríamos um esquisofrênico de um "Obsecado"?
Esquisofrênicos com sintomas positivos, como delírios, seriam na verdade "obsecados"?  Como separamos os sintomas de um e de outro?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 04 de Outubro de 2010, 00:02:02 »

Enio, não entendi direito sua colocação.
Como diferenciaríamos um esquisofrênico de um "Obsecado"?
Esquisofrênicos com sintomas positivos, como delírios, seriam na verdade "obsecados"?  Como separamos os sintomas de um e de outro?

Este tópico discute mediunidade x esquizofrenia: ../forum/topic=17291.0.html#msg352331

Por favor vejam o que já foi discutido lá e se for o caso retomem a discussão naquele tópico.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #122 Online: 04 de Outubro de 2010, 07:30:03 »
Se vocês duvidam tanto assim da reencarnação, então o que acham destes estudos e dos cientistas envolvidos (nota que eles não são espíritas) que por meio de seus estudos descobriram a reencarnação? Para mim é só uma questão de tempo até que as religiões que negam a reencarnação vão para o brejo, e sobrem apenas as que afirmam isso.

Aqui vai um artigo que fala  sobre reencarnação quântica: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reencarnacao-quantica--fisicos--des-medem--particula-e-ela-retorna-a-vida De acordo com espiritualistas, o mundo quântico poderia ser o mundo espiritual (não ele todo, mas num certo nível).

a) RECORDAÇÃO ESPONTÂNEA DE VIDAS PASSADAS

- Equipe do Dr. Ian Stevenson,ex-Diretor do Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia (EUA) que na década de 60 já havia investigado mais de 600 casos, pesquisas essas publicadas no livro VINTE CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO;

- Equipe do Professor H. N. Banerjee na Universidade de Jaipur, Índia, sobre reencarnação-mais de 3000 casos catalogados;

- O físico francês Dr. Patrick Drouot, com suas pesquisas sobre o fenômeno da reencarnação à luz da física moderna;

- Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas de S. Paulo, sobre Modelo Organizador Biológico (corpo espiritual), reencarnação e poltergeist;

b) RECORDAÇÃO INDUZIDA DE VIDAS PASSADAS

- Inúmeros profissionais da saúde, como por exemplo os Drs. Morris Netherton, Bryan Weis, Edith Fiori, Denys Kelsey, sobre regressão de memória a vidas passadas;

- No Brasil, instituições como o INTVP, a ABEPTVP, SBTVP, assessorando e preparando profissionais da saúde para trabalharem com regressão terapêutica a vidas passadas;

- Dra. Maria Julia Prieto Peres - Médica Psiquiatra. Vice-Diretora do INTVP – Inst. Nacional de Terapia de Vivências Passadas.

Este estudos indicam a existência da reencarnação.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #123 Online: 04 de Outubro de 2010, 08:14:29 »
Aqui vai um artigo que fala  sobre reencarnação quântica: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reencarnacao-quantica--fisicos--des-medem--particula-e-ela-retorna-a-vida De acordo com espiritualistas, o mundo quântico poderia ser o mundo espiritual (não ele todo, mas num certo nível).

Você pega o artigo do Inovação Tecnológica e dá um show de non sequitur -- o artigo do arxiv que ele menciona  tem como título  "Uncollapsing of a  quantum state in a superconducting phase qubit" o que não tem muito a ver com a idéia de reencarnação.
Estou tentando montar em minha cabeça porque diabos você supõe que tal artigo sustente a reencarnação. Por favor, explique como.

Há um grande quê de sarcasmo em minha observação, devo admitir, mas também quero que você explique, Enio.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 04 de Outubro de 2010, 12:36:41 »
Se vocês duvidam tanto assim da reencarnação, então o que acham destes estudos e dos cientistas envolvidos (nota que eles não são espíritas) que por meio de seus estudos descobriram a reencarnação? Para mim é só uma questão de tempo até que as religiões que negam a reencarnação vão para o brejo, e sobrem apenas as que afirmam isso.

Aqui vai um artigo que fala  sobre reencarnação quântica: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reencarnacao-quantica--fisicos--des-medem--particula-e-ela-retorna-a-vida De acordo com espiritualistas, o mundo quântico poderia ser o mundo espiritual (não ele todo, mas num certo nível).
Cara, isso não tem absolutamente nada a ver com reencarnação. Você pegou um artigo de divulgação que erroneamente usa a palavra reencarnação, que não consta no artigo original, e com isso quer inventar uma justificativa maluca para suas crenças? E além disso, o que teria a ver algo que ocorre com uma partícula material provar o que ocorre com o suposto espírito?

a) RECORDAÇÃO ESPONTÂNEA DE VIDAS PASSADAS

- Equipe do Dr. Ian Stevenson,ex-Diretor do Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia (EUA) que na década de 60 já havia investigado mais de 600 casos, pesquisas essas publicadas no livro VINTE CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO;

- Equipe do Professor H. N. Banerjee na Universidade de Jaipur, Índia, sobre reencarnação-mais de 3000 casos catalogados;
Já discuti por aqui uma dessas "provas", um caso de uma criança indiana que teria reencarnado e lembrava detalhes da vida do falecido, cuja família ainda vivia e morava há alguns quilômetros de distância. Tudo bem impressionante, não fosse pelo "detalhe" que o falecido ainda estava vivo quando o suposto reencarnado nasceu. Esse é o nível de rigor científico das suas provas da reencarnação?

- O físico francês Dr. Patrick Drouot, com suas pesquisas sobre o fenômeno da reencarnação à luz da física moderna;
Pesquisas? Ele já declarou em um de seus livros que não tem o mínimo interesse em provar cientificamente os relatos que obtêm, por isso não corre atrás sequer de comprovaçao histórica para os fatos supostamente ocorridos e os relatos vão para os livros do jeito que são obtidos. De novo. Esse é o nível de rigor científico das suas provas da reencarnação?

- Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas de S. Paulo, sobre Modelo Organizador Biológico (corpo espiritual), reencarnação e poltergeist;
Esse aqui?. Dei uma olhada no site e encontrei uma mistureba de textos sobre hinduísmo, budismo, espiritismo, rosacruz, new age, etc, junto com uma seção de venda de livros, mas pesquisa científica que é bom, nada.

b) RECORDAÇÃO INDUZIDA DE VIDAS PASSADAS

- Inúmeros profissionais da saúde, como por exemplo os Drs. Morris Netherton, Bryan Weis, Edith Fiori, Denys Kelsey, sobre regressão de memória a vidas passadas;

- No Brasil, instituições como o INTVP, a ABEPTVP, SBTVP, assessorando e preparando profissionais da saúde para trabalharem com regressão terapêutica a vidas passadas;

- Dra. Maria Julia Prieto Peres - Médica Psiquiatra. Vice-Diretora do INTVP – Inst. Nacional de Terapia de Vivências Passadas.
Primeiro que usando hipnose para fazer regressão, você poderia "regredir" até para uma vida no País das Maravilhas e descobrir que você é a reencarnação do Chapeleiro Maluco, se desejasse.

Depois, os espíritas adoram usar isso como prova da reencarnação, mas ignoram o fato de que a forma como a regressão terapêutica encara a influência dos "acontecimentos das vidas passadas na vida presente" é totalmente diferente do que prega o espiritismo. Em outras palavras, se o que os terapeutas obtêm são relatos autenticos, então a doutrina espírita sobre reencarnação está redondamente errada.

Este estudos indicam a existência da reencarnação.
Não. Esses "estudos" indicam pessoas que partem das suas crenças e buscam encaixar qualquer coisa que possa ser chamada de "prova" ou "evidência" nelas, ignorando o que não interessa ou as refuta.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, 13:40:51 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!