Autor Tópico: O universo não se expande. Ele gira.  (Lida 16487 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:O universo não se expande. Ele gira.
« Resposta #100 Online: 06 de Janeiro de 2012, 22:11:18 »
[...]
Na época do Hubble, de Einsten etc os cientistas não gostavam muito da ideia de um universo em expansão, porque mostraria que o nosso universo é finito e teve um começo (e consequentemente terá um fim).

Ele não terá, necessariamente, um fim.
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #101 Online: 07 de Janeiro de 2012, 19:13:14 »
Eu fico uns dias fora e vocês espantam o quack :nao3: :lol:
Reclama com o Souto! ;P

Quando essas pipas voadas caem aqui e ficam quackando , tem quem reclame da perda de tempo.
Quando a gente corta o troll pela raiz , tem quem lamente a perda da diversão.

Não se pode agradar a todos... :nao3:

(Mas prometo ser menos rápido no gatilho com o próximo  :P)

Eu sou um dos que não gostam muito de perder tempo com esses tipos, mas até que esse tava divertido. Pena que meu pc resolveu me abandonar bem no primeiro dia do ano e não deu pra me divertir mais.

E realmente a insistência dele em dizer que não seguiria as regras é motivo mais do que justo para um banimento. Eu teria feito a mesma coisa :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #102 Online: 07 de Janeiro de 2012, 19:35:09 »
O universo como conhecemos terá um fim.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #103 Online: 07 de Janeiro de 2012, 19:45:49 »
Fabi - escreveu:

Citação de: Geotecton

citação de Fabi:

Mas se calhar - a matéria que o constitui - não desaparece... :idea:

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 09 de Janeiro de 2012, 16:04:33 »

E quando ele teve início?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #105 Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:15:46 »
Derfel- escreveu:

E quando ele teve início?

Veja este conjunto de vídeos, versando sobre uma palestra entre Carl Sagan, arthur Clarck e Stefen Hawking, mais ou menos, sobre o assunto deste tópico.

1 -
2 -
3 -
4 -
5 -http://youtu.be/4oQqP9T27Us

6 -
artur

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:48:57 »
O que quis dizer, Lusa, foi que o Universo em seus primórdios não era como o conhecemos, bem como dentro de alguns bilhões de anos não o será, mas ainda sim foi e será o Universo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #107 Online: 09 de Janeiro de 2012, 18:01:31 »
Derfel - escreveu:

O que quis dizer, Lusa, foi que o Universo em seus primórdios não era como o conhecemos, bem como dentro de alguns bilhões de anos não o será, mas ainda sim foi e será o Universo.

Isso implica - que para si - apesar dessas transformações, o universo é provavelmente eterno? :)

artur
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, 18:08:54 por lusitano »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Janeiro de 2012, 18:04:21 »
Não. Isso implica que não sei, mas que provavelmente é, sim, eterno. E que o post da Fabi não tem muito sentido se contrapondo ao do Geo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #109 Online: 09 de Janeiro de 2012, 18:11:12 »
Derfel - escreveu:

Não. Isso implica que não sei, mas que provavelmente é, sim, eterno. E que o post da Fabi não tem muito sentido se contrapondo ao do Geo.

Concordo consigo. :ok:

artur

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #110 Online: 17 de Maio de 2012, 21:36:21 »
Bom; não sei se o amigo Albert Cam vai ler esta resposta, ainda mais depois deste tempo todo, mas como física é um dos meus hobbies e sempre leio muito sobre isso, vão alguns comentários:

Como não tinha provas para lhe responder, calei-me por um bom tempo. Não quis voltar atrás, pois tinha certeza disto. Agora os astrônomos publicaram em agosto de 2011, que o universo gira como um carrocel deste o big bang. Procure com este título na internet.
Não percebo em exatamente o que esta afirmação contradiz o que eu disse. O que eu disse é que o universo não possui um centro, ou uma área extraordinária de atração gravitacional mais notável que os buracos negros supermassivos, certamente nenhum "Grande Attractor Vigor", seja lá o que isso for.

De qualquer maneira,  embora eu não tenha discordado sobre um sentido uniforme para a rotação das galáxias, eu tampouco estou exatamente concordando. É que eu nunca li em lugar nenhum que havia essa simetria, e ela não parece fazer exatamente sentido quando se pensa que o sentido de afluência dos discos de gás parece ser uma influência mais direta do que uma energia residual do Big Bang, e principalmente quanto se sabe que existem galáxias com o eixo transversal em todas as possíveis e imagináveis direções, o que faz com que uma uniformidade de sentido de movimento estraçalhasse qualquer galáxia cujo eixo fosse paralelo ao sentido do movimento.

Não posso falar com certeza, entretanto (repito - nunca vi nada sobre isso com os mfísicos que li), por isso não dou opinião.

Eu já acrescentei isto no meu blog. Eu também prevejo que não vão descobrir o bóson de higgs, procurando por uma partícula, porque ele não é uma partícula e sim uma energia. Assim como a matéria e a energia escuras. Também estou aguardando confirmação para discutir este assunto. Afinal é preciso coragem para prever acontecimentos, com um sério risco de ser desmascarado. Se acontecer, tudo bem... faz parte.

Alguns meses após seu comentário, surgiu um ba-fa-fá sobre a possível descoberta do bóson de Higgs; depois, o assunto sumiu, o que leva a crer que foi alarme falso (alguém pode confirmar?). De qualquer sorte, o Bóson de Higgs é fundamental para a viabilidade da teoria de partículas fundamentais de Weimberg/Salam, e também é perfeitamente compatível com as teses de Supersimetria, de modo que toda a física de ponta tem razões para apostar que ela existe (apenas é pesada demais para aparecer em nos atuais aceleradores de partículas, certamente não no tetravom; talvez no LHC). Qual motivo vc tem para prever que essa partícula não existe?

Voce disse:
 "Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua vó."
Albert Einstein
Pergunto:
Quem entende do universo? Nem Eintein.

Eu não disse isso...

Leia “Centro de deduções lógicas” e verá que Einstein é também  contestado. Na internet tinha um artigo que era “Einstein idiota”. Procure com este titulo. Eu o considero como um gênio, só que ele errou ao aderir ao big bang (eu acredito) e nos meteu nesta enrascada que estamos hoje. NÃO USE SEU CONHECIMENTOS DO BIG BANG PARA JULGAR ESTA NOVA TEORIA, DARÁ TUDO ERRADO.

Einstein não aderiu, até onde se sabe, ao Big Bang. Embora a instabilidade trazida pela sua nova leitura da gravidade exigisse um universo dinâmico, Einstein, tinha uma cosmologia política bastante específica, no sentido de preferir um universo estático e infinito, sem começo ou fim, Por isso mesmo, postulou uma força antigravitacional que ele chamou de "Constante Cosmológica" por colocar o universo em uma situação de equilíbrio imutável e "constante".

Em correspondência com George Lamatre, o criador da teoria do "Átomo Primordial" (que viria a ser conhecida posteriormente por Big Bang), Einstein famosamente afirmou à assertiva de que o universo teve um começo e necessariamente teria um fim: "Senhor, sua matemática está correta, mas sua cosmologia é abominável".

Claro que Einstein teve de desistir da constante cosmológica quando surgiu a prova da expansão do universo (não convém falar do seu ressurgimento com a descoberta da "energia negra"), mas a prova definitiva que levou a tese do Big Bang a prevalecer na comunidade científica, que foi a descoberta da radiação de microondas de fundo, por Penzias/Wilson no Bell Lab só veio a surgir cerca de uma década após o falecimento de Einstein.

Exatamente. Nós habitamos uma região bem próxima ao buraco negro do universo. A rotação deste buraco negro é bem inferior a uma rotação galáctia, não tem horizonte de eventos e nunca vai explodir. Andrômeda se chocará com a via láctea, como outras anteriores e outras futuras, mas não se desintegrará.

"Explosão" é o nome que se dá a uma matéria que se desloca expansivamente em altíssima velocidade. Como nada pode andar mais rápido que a luz, e os buracos negros só são buracos negros porque a velocidade de escape de seu campo gravitacional é superior à velocidade da luz, isso significa que é intrinsicamente impossível qualquer buraco negro "explodir".

Da mesma maneira, um buraco negro sem horizonte de eventos é uma contradição em termos, pois o horizonte não é uma força energética ou algo assim... é apenas uma denominação, para o ponto no espaço em que a força gravitacional do buraco negro se torna mais forte que a velocidade da luz.

Todo corpo tem um centro (veja texto). Se houve ou não o big bang, isto aconteceu. Ficou um centro oco, com uma força gravitacional e isto seria a matéria escura (não comprovado ainda). Quanto à não expansão do universo, dou inúmeras evidencias. Este nada absoluto eu tenho que rever esta parte. Mas por enquanto será o nada de matéria, não de energia, que        está se transformando em matéria.

A prova da efetiva expansão é bem convincente, e também bem fácil de entender. É um fenômeno comum a todas as formas de onda conhecido como "Efeito Doppler". Toda onda que viaja em direção contrária ao sentido de movimento de sua fonte tende a expandir. As que se projetam à frente no mesmo sentido tendem a encolher. Assim, como a energia eletromagnética muda de cor de acordo com a frequência de onda, se o universo estivesse "encolhendo", as galáxias teriam um desvio de cor para o ultravioleta (banda azul), pois as ondas estariam sendo antecedendo galáxias vindo na mesma direção. Só que o que ocorre é o contrário, as galáxias possuem um desvio para o infravermelho (banda vermelha), e quanto mais longe está a galáxia, maior é o desvio.

A conclusão é simples e inescapável. O universo está expandindo, e cada vez mais (quanto mais longe, mais rápido).

Bom, é o que eu podia dar de informação. As outras assertivas, eu não achei nenhuma associação com fatos ou teorias que eu já tenha sequer ouvido falar de fontes publicadas.

Claro que eu sou um advogado, não um físico... mas prefiro evitar especular, ao menos até ver um link para alguma universidade ou pesquisa que tenha um mínimo de conexão com as suas idéias.

Pouco esperançoso de que este poste seja lido pelo destinatário, espero entretanto que tenham sido os comentários interessantes para alguém, qualquer um.

T+, :)

FredLC.
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #111 Online: 17 de Maio de 2012, 21:53:27 »
Putz, fui postar antes de ler, acabou sendo inútil (caboclo banido), até porque pelas páginas 4 e 5 vi que não falei nada que o povo aqui já não sabia.

Acho que tenho que pensar que vale o exercício...

T+, :)

FredLC.
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!