Ora, por que coisas divertidas têm que acabar tão rápido? Eu tinha dado uma lida nisso ontem e estava pensando em fazer algumas perguntas ao
forista. Até é bom que consumo menos tempo inutilmente, mas a Fabi disse uma coisa muito radical...
Anyway, a expansão do universo é um fato. As galáxias estão se afastando, o desvio para o vermelho mostra isso.
Calma, Fabi! O desvio parece ser um fato, realmente. A expansão do universo se encaixa nisso dentro de um contexto lógico juntamente com outras observações e resultados. Mas lógicas só são válidas dentro do próprio contexto e já vimos isso acontecer antes na jornada científica. A expansão é, no máximo, uma conclusão confiante. Eu não acho que ela seja o que parece, exatamente, isto é, até acho que haja um efeito de equivalência expansiva não necessariamente implicando numa variação de densidade universal, mas não tenho mais que questionamentos desconcertantes sobre isso, além do que, pelo que me consta, o modelo apresenta muitas falhas, mais do que se deveria encontrar numa teoria ou modelo germinal (aquele tipo que nunca morre mas é complementada). Cientistas já aventaram hipóteses vagas, como de Broglie (acho que foi ele, minha memória pode falhar aqui), que conjeturou uma possível declinação energética de fótons por um "uma característica universal qualquer ainda desconhecida". Eu não vejo sentido nessa hipótese e não é científica dada a sua extrema arbitrariedade. O próprio Hubble (que não teria autoridade nenhuma nesse aspecto, mas é uma curiosidade a se destacar) tinha ressalvas sobre a interpretação expansiva do redshift, bem na devida cautela científica.
Entendo que o modelo cosmológico padrão vive mais por falta de alternativa melhor e, nisso, parece-me que, infelizmente, nosso amigo Albert (não o Einstein, o que veio e se foi tão rápido daqui) não nos foi de muita ajuda. Então, que se firme em cartório o modelo e, quando ele falhar mais que acertar ou quando se fizerem observações inusitadas que possam desmontá-lo, que a honestidade de verdadeiros cientistas o descarte na lixeira instantaneamente, sem qualquer inércia, como só cientistas são capazes de fazer, de uma certeza absoluta para outra sem qualquer hesitação.