Autor Tópico: deus existe  (Lida 18790 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: deus existe
« Resposta #25 Online: 26 de Dezembro de 2010, 21:34:41 »
Muda a :merda: mas as môscas continuam as mesmas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 26 de Dezembro de 2010, 21:44:22 »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2010, 09:38:08 »
Caro - Adriano

Eu li este paper, As ideias e seus veículos: um encontro entre a literatura fantástica de Borges, a memética e a biologia evolutiva, e me lembrei do lusitano, devido ao realismo fantástico.

E eu apreendi - o realismo fantástico - graças a Borges e a Bergier. :)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2010, 11:36:56 »
Caro - Adriano

Eu li este paper, As ideias e seus veículos: um encontro entre a literatura fantástica de Borges, a memética e a biologia evolutiva, e me lembrei do lusitano, devido ao realismo fantástico.

E eu apreendi - o realismo fantástico - graças a Borges e a Bergier. :)

Realismo fantástico como literatura e ficção acho realmente bom, como filosofia de vida é da mesma inutilidade como qualquer superstição/mitologia/misticismo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2010, 12:33:49 »
Caro_Juca_

E eu apreendi - o realismo fantástico - graças a Borges e a Bergier.

Realismo fantástico como literatura e ficção acho realmente bom, como filosofia de vida é da mesma inutilidade como qualquer superstição/mitologia/misticismo.

:?: :?: :?: :arrow: :| :| :|

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 27 de Dezembro de 2010, 14:23:18 »
Caro_Lusitano

Caro_Juca_

:arrow:  :umm: :arrow: :stunned: :arrow: :? :idea: :arrow: :!: :arrow: :enjoo: :enjoo: :enjoo:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Dezembro de 2010, 14:28:37 »
Caro_Lusitano

Caro_Juca_

:arrow:  :umm: :arrow: :stunned: :arrow: :? :idea: :arrow: :!: :arrow: :enjoo: :enjoo: :enjoo:

:histeria: :histeria: :histeria: :chorao: :chorao: :chorao: :histeria: :histeria: :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Dezembro de 2010, 16:55:54 »
Deus existe??? Mesmo??? Ótimo! Então agora os intermediários podem calar a boca e deixar ele mesmo se manifestar.  ::) :twisted:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Dezembro de 2010, 18:44:37 »
Caro_Juca_

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

:arrow: :umm: :arrow: :stunned: :arrow: :? :idea: :arrow: :!: :arrow: :enjoo:
:enjoo: :enjoo:

B-) :arrow: B-) :arrow: B-) :arrow: B-) :arrow: B-)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #34 Online: 28 de Dezembro de 2010, 10:19:49 »
deus existe. Você. Não. É sério. Você já amou?

"Você já amou?" Esse é o ponto. Na verdade não me refiro a uma entidade sobrenatural, eu apenas sugeri uma possibilidade de definir o amor como um deus. Só isso. Basta pensarmos que se os seres humanos amassem mais, certamente o mundo seria menos caótico. Enfim, deus existe. Metáfora. Você-amor-deus. Existe. Agora o que se pode discuir acerca disso é outra história. Um abraço!
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #35 Online: 28 de Dezembro de 2010, 10:21:31 »
er, to perdendo a ironia do post ou esses comentários do rony são a sério?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Dezembro de 2010, 10:58:53 »

"Você já amou?" Esse é o ponto. Na verdade não me refiro a uma entidade sobrenatural, eu apenas sugeri uma possibilidade de definir o amor como um deus. Só isso. Basta pensarmos que se os seres humanos amassem mais, certamente o mundo seria menos caótico. Enfim, deus existe. Metáfora. Você-amor-deus. Existe. Agora o que se pode discuir acerca disso é outra história. Um abraço!

:umm:
Que tal definir amor como amor.

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Dezembro de 2010, 11:08:39 »
Aff... manchando a honra da intelectualidade dos Salles....  :P
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2010, 11:11:47 por ACSalles »
Fight your prime enemy
---

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:21:24 »
Caro _Juca_

Que tal definir amor, como amor? ::)

Você, não nunca ouviu falar, no cupido? :)  :arrow: Como é que está o seu romantismo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:27:58 »
Meu Deus :o

Eu não acredito que este tópico conseguiu render uma discussão, é um milagre!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Janeiro de 2011, 13:56:32 »
Caro - uiliníli... Humanista Secular.

Meu Deus

Eu não acredito que este tópico conseguiu render uma discussão, é um milagre!

Como vê, os milagres existem mesmo; e não teêm nada de sobrenatural... :)

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2011, 13:59:51 por lusitano »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 06 de Janeiro de 2011, 10:35:13 »
Cheguei à conclusão de que quando se menciona o termo deus isso só gera confusão. Pois existem muitas formas de se interpretar esse deus. Não só cada religião interpreta esse deus de uma forma diferente, mas até mesmo um ateu tem sua definição de deus, que é uma idéia criada pelo homem, e não fruto de uma revelação transcendental.

Para o ateu, tudo o que se define como espiritual é criado pelas religiões. Já entre as religiões e espiritualismo, estes tratam o espiritual como fruto de manifestações ou revelações. E esse é o ponto, para o ateu ou cético, tende-se a pensar que a matéria é absoluta, que tudo se baseia nela e que só pode existir o que pode ser observado.

No meu caso, a nossa interpretação da matéria é uma ilusão, visto que vejo todas as partículas como formas de uma mesma energia condensada e organizada de forma distinta. Quer dizer, prefiro o energismo ao materialismo. Isso porque, para o meu entendimento, tudo tem uma causa em comum, e só existe uma essência, que seria esta energia desconhecida. Energia porque ela é menos densa que a matéria em si, portanto é-me lógico pensar que matéria se baseia em energia, e também porque matéria gasta energia, pois é energia, uma forma de energia.

A concepção de várias essências distintas seria só uma ilusão de uma mesma essência que apenas estaria em estados diferentes. É essa a minha visão de realidade. Para mim, de certa forma, tanto a matéria, quanto a consciência e a alma seriam ilusões. Seria a vida uma ilusão? Quer dizer, que os três seriam apenas variações de algo que existiria de forma absoluta. Tudo seria baseado numa substância primordial.

O real existe, mas pode ser que as coisas que concebemos como reais sejam na verdade meio reais. E que o verdadeiro real ainda está para ser descoberto. Não estou com isso defendendo as religiões, pois isso é uma pura reflexão minha, e não propaganda religiosa.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 06 de Janeiro de 2011, 10:54:50 »
Cheguei à conclusão de que quando se menciona o termo deus isso só gera confusão. Pois existem muitas formas de se interpretar esse deus. Não só cada religião interpreta esse deus de uma forma diferente, mas até mesmo um ateu tem sua definição de deus, que é uma idéia criada pelo homem, e não fruto de uma revelação transcendental.
Isso já haviamos deduzido a tempos.

Para o ateu, tudo o que se define como espiritual é criado pelas religiões.
Para o pensamento cético e científico tambem, são conceitos inventados pelos homens que constituem religiões, formais ou não.

Já entre as religiões e espiritualismo, estes tratam o espiritual como fruto de manifestações ou revelações. E esse é o ponto, para o ateu ou cético, tende-se a pensar que a matéria é absoluta, que tudo se baseia nela e que só pode existir o que pode ser observado.
Sim, pois é o que ocorre. Não existem evidencias desses conceitos misticos de deuses e espíritos inventados pelo homem.
Se voce não pode ver algo, medir, tocar, cheirar, perceber com qualquer sentido artificial ou não, e se voce não pode achar pistas indiretas desse algo, ele virtualmente não existe, a não ser na imaginação.

No meu caso, a nossa interpretação da matéria é uma ilusão, visto que vejo todas as partículas como formas de uma mesma energia condensada e organizada de forma distinta.
Voce não sabe a definição de energia.

Quer dizer, prefiro o energismo ao materialismo.
Direito seu, tem gente que prefere outras crenças, tipo duendes, fadas...

Isso porque, para o meu entendimento, tudo tem uma causa em comum, e só existe uma essência, que seria esta energia desconhecida.
Pode demonstrar? Não. Os que creem em duendes e fadas tambem... Voce tem o direito de imaginar o que quizer, mesmo que não funcione no mundo real.

Energia porque ela é menos densa que a matéria em si, portanto é-me lógico pensar que matéria se baseia em energia, e também porque matéria gasta energia, pois é energia, uma forma de energia.
Nossa, deixa o Snow ver isso! Ele vai ter convulsões... hehehe
voce usa erroneamente o termo energia, mas isso é comum entre os exotéricos.
Essa "energia" menos densa não provoca nenhuma modificação ou influencia na materia ou outras formasde energia, não interage com absolutamente nada... Essa energia é imaginária.

A concepção de várias essências distintas seria só uma ilusão de uma mesma essência que apenas estaria em estados diferentes. É essa a minha visão de realidade. Para mim, de certa forma, tanto a matéria, quanto a consciência e a alma seriam ilusões. Seria a vida uma ilusão? Quer dizer, que os três seriam apenas variações de algo que existiria de forma absoluta. Tudo seria baseado numa substância primordial.
Mais divagação exotérica sem sentido para quem não está imerso em sua crença, para nós não diz nada,

O real existe, mas pode ser que as coisas que concebemos como reais sejam na verdade meio reais. E que o verdadeiro real ainda está para ser descoberto. Não estou com isso defendendo as religiões, pois isso é uma pura reflexão minha, e não propaganda religiosa.
Alguem entendeu isso?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Janeiro de 2011, 11:47:34 »
Fora que o Enio oculta todo o contexto histórico de que as religiões, crenças, mitologias e misticismos sendo os mais variados possíveis tratavam de coisas incompreendidas pela humanidade, como o surgimento da vida e sua relação com a morte. E como toda crença baseada na fé se auto intitula como verdadeira, e nunca sequer previram coisa nenhuma sobre o que sabemos hoje, sobre surgimento da vida, sobre o cosmos, biologia, física e tudo mais. Somente com o advento da ciência, do método científico é que pudemos comprovar que o mundo não é bem como as antigas e novas religiões nos diziam.

Assim, porque dar crédito a argumentos baseados na fé, como esse de que existem coisas que não podem ser observadas, comensuradas ou falseadas, ainda que esses admitam tudo aquilo que a ciência nos ensina? Porque?
Não é mais fácil tentarmos entender a vida a a partir daquilo que sabemos que pode ser testado e medido de forma prática e objetiva por todos e não pelo subjetivismo de cada um?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Janeiro de 2011, 12:42:34 »
Nem materialismo nem energismo...antes fisicalismo... que tal?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Janeiro de 2011, 12:43:08 »

Na verdade o Real existe na proporção de 33 e 1/3. :hehe:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Janeiro de 2011, 12:55:04 »
Alem disso, Para hoje:

Dólar com.    +0,71%    R$ 1,6870  Real

:biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #47 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:26:52 »
Tomates asnos não escondem armários. Vc caiu ontem?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:45:31 »
Caro - Énio

No meu caso, a nossa interpretação da matéria é uma ilusão, visto que vejo todas as partículas como formas de uma mesma energia condensada e organizada de forma distinta. Quer dizer, prefiro o energismo ao materialismo. Isso porque, para o meu entendimento, tudo tem uma causa em comum, e só existe uma essência, que seria esta energia desconhecida. Energia porque ela é menos densa que a matéria em si, portanto é-me lógico pensar que matéria se baseia em energia, e também porque matéria gasta energia, pois é energia, uma forma de energia.

Segundo o livro de química - que eu tenho andado a ler - a matéria, é um "cocktail" de partículas atómicas, que varia entre 1, a 100 & tal elementos :!: :arrow: 8-)

Realmente, parece que de facto, não enxergamos os átomos, nem os pacotes de energia/massa/espaço/tempo, que os constituem... Temos que os deduzir matematicamente :!:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:49:50 »
E o lusitano fez mais sentido que o enio...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!