Autor Tópico: deus existe  (Lida 18791 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: deus existe
« Resposta #50 Online: 06 de Janeiro de 2011, 15:43:18 »
Caro - Contini

E o lusitano fez mais sentido que o enio...

Afinal... Acredito-me como naturalista :!: :arrow: :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #51 Online: 06 de Janeiro de 2011, 20:54:56 »
deus existe
Improvável. Defina deus.

Você. Não.
Se você quis dizer "Você, não": errado, eu existo e tenho certeza absoluta disto.

É sério.
Sério?

Você já amou?
Não. Defina amor.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #52 Online: 06 de Janeiro de 2011, 20:55:41 »
Quando estava falando do real, estava me referindo à realidade das coisas, do que é ou não real, e não de dinheiro!  :o

Quando digo que matéria é energia, é porque penso do que seriam feitas as menores partículas, as mais simples que existem na natureza. Seriam feitas de outras ainda menores? E a menor, do que seria feita? Acho mais provável dizer pura energia condensada, aglutinada. Já energia em si é feita dela mesma, é uma coisa imaterial, ao contrário da matéria ou de partículas, que são sempre feitas de alguma coisa.

É por este simples raciocínio que acabei adotando o energismo!

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Janeiro de 2011, 21:08:54 »
Pelo que eu sei, matéria (ou massa) pode ser convertida em energia e vice-versa. Portanto são diferentes formas da mesma coisa. Mas dai para espíritos ou deuses é um salto quântico triplo carpado.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 06 de Janeiro de 2011, 22:23:15 »

Energismo?

Prefiro o meu com cerejas e calda de caramelo...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #55 Online: 06 de Janeiro de 2011, 22:34:17 »
Eu espero que esse seja o nome que ele deu para um cachorro de rua...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Janeiro de 2011, 22:40:35 »
Eu espero que esse seja o nome que ele deu para um cachorro de rua...

Or for his teddy bear...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Janeiro de 2011, 23:27:10 »

Energismo?

A minha parte eu quero em dinheiro. :lol:
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #58 Online: 06 de Janeiro de 2011, 23:30:51 »

Energismo?

A minha parte eu quero em dinheiro. :lol:

A minha em cerveja. :chopp:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #59 Online: 07 de Janeiro de 2011, 00:20:09 »
Nem materialismo nem energismo...antes fisicalismo... que tal?
Muito bom.
O termo “materialismo” é muitas vezes usado intersubstituivelmente com “fisicismo”. Contudo, há algumas diferenças sutis entre estes termos, sendo a mais saliente a de que o fisicismo indica um reconhecimento de que algo como a física atual é a derradeira teoria explicativa de todos os fatos, ao passo que o materialismo não está necessariamente ligado ao sucesso da física enquanto teoria explicativa básica do mundo.

http://ateus.net/artigos/filosofia/fisicismo/

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 07 de Janeiro de 2011, 07:45:57 »
Caro - Enio

Quando digo que matéria é energia, é porque penso do que seriam feitas as menores partículas, as mais simples que existem na natureza. Seriam feitas de outras ainda menores? E a menor, do que seria feita? Acho mais provável dizer pura energia condensada, aglutinada. Já energia em si é feita dela mesma, é uma coisa imaterial, ao contrário da matéria ou de partículas, que são sempre feitas de alguma coisa.

Você percebe isto... E = mc2

Eu sou de opinião, que não se sabe qual é o limite, para a subdivisão particular...

Para a matemática ser uma ferramenta intelectual - tão útil cientificamente - na compreensão dos fenómenos físico-químicos, é porque se calhar, existe uma estranha coincidência entre forma e número.

O dr. Michio kaku e outros cientistas, que trabalham na elaboração da teoria das cordas, estão tentando aperfeiçoar a "teoria de tudo", afim de averiguarem ao extremo, até que ponto é possível conciliar a inteligência racional, com a inteligibilidade irracional.

Segundo os geometras, vivemos numa realidade tridimensional. Outros matemáticos conjecturam logicamente que há muito mais dimensões...

Porque veja: Se a dimensão 1, é a linha, a 2, a superfície ou área plana e a 3, o volume, ou seja; LXLXL... Que implicações isso pode ter?

A linha é composta por pontos, adimensionais, :arrow: portanto "zeros" :arrow: não tem espessura, mas tem comprimento, está a ver... ( :?: )

Ora se tem espessura zero e zero é "nada"... :arrow: E este postulado tem consequências fisico-químicas importantíssimas, logo se vê claramente, que tudo é composto por "nada", ou seja zero :!: :arrow:  :|

A menos que o zero, seja a partícula fundamental da natureza... :arrow: :|

Então temos: zero elevado a 1, a 2, a 3, a 4, a 5, a 6, a 7, a 8, a 9, etc... 8-) 

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 15:58:36 por Erictex »
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #62 Online: 07 de Janeiro de 2011, 15:59:45 »
Desculpem o "linkão" mas não consegui escrever o html para criar um link na palavra.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #63 Online: 07 de Janeiro de 2011, 16:37:02 »
Poderia o materialismo e energismo se combinarem no fisicalismo?

O energismo é o contrário do materialismo. No materialismo, a realidade é dominada pela matéria. Já no energismo, tudo se baseia em energia. Mas tenho em mãos o que pode ser evidências do energismo...

A matéria só surgiu momentos depois do big bang, antes disso só havia energia (teoricamente). A maior parte do universo é de fato energia, não matéria. Matéria gasta energia, o que pode implicar que esta é energia condensada.

Caro Lusitano, se continuar assim... vai acabar que nem um membro lá do fórum espírita... http://portalespirito.com/forum/ Procure por Rosário (na categoria outros e contra), e verá que ele também tem uma base argumentativa semelhante. Só que para ele viemos do nada e retornamos para ele, pela evolução espiritual, o que não faz sentido algum para mim! Não seria lógico então não termos existido? É que nem o Divinismo, saímos de Deus, retornamos a Deus, nos tornamos ele. Porque então não ser tudo logo Deus?

Ou então, o nada é na verdade algo. O zero, também seria algo, ainda que não mensurável (já que neste caso tudo vem do zero). Mas nada poderia ser o nada absoluto! Poderia considerar este zero como a energia primária que forma a natureza primária (Deus para os religiosos) e a partir daí todo o resto. Mas ainda seria algo, e não nada!

Pelo que eu sei, matéria (ou massa) pode ser convertida em energia e vice-versa. Portanto são diferentes formas da mesma coisa. Mas dai para espíritos ou deuses é um salto quântico triplo carpado.
A conversão entre energia e matéria pode ter algumas implicações espiritualistas, pois pode haver algo mais entre matéria e energia pura. A forma de matéria mais densa seria o átomo, mas pode ser que seja possível se formar outros tipos de matéria entre o átomo e energia pura (uma forma de matéria mais sutil, como defendem os espíritas). O tal perispírito poderia muito bem ser uma matéria formada por partículas mais leves das que formam o átomo, partículas estas mais leves que o próton e o nêutron.

Tem tantos tipos de quarks diferentes que acho que podem haver outros tipos de matéria.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 07 de Janeiro de 2011, 16:55:26 »

Enio,

Por favor, meu chapa, dá um tempo...
Nada do que você escreveu se aplica em coisa alguma. Você já percebeu isto?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:05:43 »

Enio,

E ainda vai comentar do Lusitano, que fez mais sentido que ele nesse tópico...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #66 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:19:42 »

Pois é, possível resposta do Lusitano:

[Mode Lusa ON]
Eu  :stunned:, aqui pensando com meus botões  :idea:, entendo que a naturalidade está em todas as partículas deste Universo  :idea: e por isto somos todos deuses infinitos com alegria...  :arrow: :arrow: :!: :!: :!: :idea: :idea: :idea: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
[Mode Lusa OFF]

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #67 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:23:41 »

Pois é, possível resposta do Lusitano:

[Mode Lusa ON]
Eu  :stunned:, aqui pensando com meus botões  :idea:, entendo que a naturalidade está em todas as partículas deste Universo  :idea: e por isto somos todos deuses infinitos com alegria...  :arrow: :arrow: :!: :!: :!: :idea: :idea: :idea: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
[Mode Lusa OFF]

hahauhauha  :histeria: :histeria:

Mas sou melhor que você na luso-imitação. :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:25:44 »
hahauhauha  :histeria: :histeria:

Mas sou melhor que você na luso-imitação. :P

Ah... Estou começando agora... Você precisa dar um desconto... :hehe:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #69 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:52:04 »
Caro - Enio

A matéria só surgiu momentos depois do big bang, antes disso só havia energia (teoricamente). A maior parte do universo é de fato energia, não matéria. Matéria gasta energia, o que pode implicar que esta é energia condensada.

Posso perfeitamente admitir que a "matéria", para os nossos sentidos,
é uma "ilusão" formada por átomos, ou outras partículas energéticas, que os constituam. Mas isso não invalida a natureza, como uma forma de realismo físico, não sobrenatural.

Até onde eu sei, a natureza, além de ser sólida, líquida gasosa e plasmática, também é luminosa: Sendo também mineral, vegetal e animal. O que não obsta, que seja inteligente e espiritualmente consciente. Dado, que isso é uma das nossas melhores características. 

Caro Lusitano, se continuar assim... vai acabar que nem um membro lá do fórum espírita... http://portalespirito.com/forum/ Procure por Rosário (na categoria outros e contra), e verá que ele também tem uma base argumentativa semelhante. Só que para ele viemos do nada e retornamos para ele, pela evolução espiritual, o que não faz sentido algum para mim! Não seria lógico então não termos existido? É que nem o Divinismo, saímos de Deus, retornamos a Deus, nos tornamos ele. Porque então não ser tudo logo Deus?

Ou então, o nada é na verdade algo. O zero, também seria algo, ainda que não mensurável (já que neste caso tudo vem do zero). Mas nada poderia ser o nada absoluto! Poderia considerar este zero como a energia primária que forma a natureza primária (Deus para os religiosos) e a partir daí todo o resto. Mas ainda seria algo, e não nada!

Zero e nada, são coisas absolutamente diferentes. Até que semanticamente, são palavras polissémicas. Por essa razão, a matemática, apresenta certas ambiguidades conceptuais, como essa da dimensão 1, ser constituida por formas de ser adimensionais, que compõem toda a realidade dimensional.

Eu apesar de me saber péssimo em matemática, verifico claramente, o paradoxo geométrico, que envolve a noção de número. Para se enumerar seja o que for, tem de existir forma.

Imagine o seguinte: 1 zero = 0; 2 zeros = 00, 3 zeros = 000, 4 zeros = 0000,
5 zeros 00000, etc... Portanto o zero é uma forma geométrica, mais ou menos redonda, que representa muitíssimo mal a total ausência de ser.

E claro, como já antes tinha sido observado... Zero à esquerda ou à direita da vírgula, significa sempre mais ou menos que 1.

Portanto, se na natureza, "nada" nasce, "nada" morre, tudo se transforma... Torna-se muitíssimo difícil que a palavra zero, signifique rigorosamente ausência de tudo. :ideia:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:05:48 »
Tem algo que gostaria de saber... há certas partículas que surgem pela colisão de prótons. Estas partículas elas já existiam ou são produzidas durante o impacto entre prótons?

Enio,

Eu só fiz uma pergunta, agora, se vão negar em me responder por implicância, então o problema já não é meu.

Depende do que é que você se refere. Estou me referindo ao pensamento filosófico, e não ao método científico. Essa coisa de ponto, reta, nada, isso está mais voltado à razão, ao raciocínio lógico, e não propriamente ciência. O Lusitano filosofou sobre tudo ser feito do zero. E dei uma resposta igualmente filosófica, de que se tudo é feito de algo, então este zero teria que ser algo na verdade. Mas como zero é vazio, então seria imensurável. A natureza seria feita de algo imensurável.

O mesmo com conceitos como materialismo, energismo... isso tudo está voltado à filosofia, assim como o dualismo e o monismo. Se não tem sentido científico, tem então no sentido filosófico. Agora, se para vocês filosofia não serve para porra nenhuma, então daí o problema não é meu, não é um problema do qual sou obrigado a resolver por capricho de alguns.

O mesmo ocorreria se um típico esotérico me responder com relação a certos tipos de raciocínios dos quais rejeito no meio místico. Pois também tenho aquele capricho (como vocês) de rejeitar certos conceitos, certas linhas de pensamento. Vocês só vão mais além.

Mas sou melhor que você na luso-imitação.
Cada um tem seu próprio estilo de linguagem. Alguns seguem o padrão, outros estabelecem um linguajar próprio, o que acho mais interessante, atraente. Eu tenho o meu estilo, embora mais prolixo. Já o Lusitano usa um monte de emoticons, é a marca registrada dele... não é?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #71 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:37:27 »
Caro - Enio

Cada um tem seu próprio estilo de linguagem. Alguns seguem o padrão, outros estabelecem um linguajar próprio, o que acho mais interessante, atraente. Eu tenho o meu estilo, embora mais prolixo. Já o Lusitano usa um monte de emoticons, é a marca registrada dele... não é?

É mesmo :!: :arrow: :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:43:44 »
Caro - Enio

Tem algo que gostaria de saber... há certas partículas que surgem pela colisão de prótons. Estas partículas elas já existiam ou são produzidas durante o impacto entre prótons?

Pelos meus limitadíssimos conhecimentos de física, eu arrisco, que são os constituintes dos protões... :arrow: :ideia:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #73 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:59:25 »
Posso perfeitamente admitir que a "matéria", para os nossos sentidos, é uma "ilusão" formada por átomos, ou outras partículas energéticas, que os constituam. Mas isso não invalida a natureza, como uma forma de realismo físico, não sobrenatural.
Talvez o sobrenatural seja apenas algo a ser considerado individualmente, não uma coisa obrigatória, apesar de me fazer sentido que a natureza material e espiritual tem muita coisa em comum! Como você disse, a nossa percepção da matéria como uma coisa absoluta é ilusão dos sentidos... e dos equipamentos materiais também!

O que não obsta, que seja inteligente e espiritualmente consciente. Dado, que isso é uma das nossas melhores características.
Aqui está um grande problema a ser tratado. Seria a consciência causa ou efeito? De certa forma é também uma causa, mas penso que seria sempre efeito de um organismo, seja este material ou extrafísico, ou qualquer coisa assim. A consciência é como um software que precisa estar armazenado num hardware, e até produzido por ele. Mas este hardware poderia ser tanto o cérebro quanto a alma, não se sabe ainda. A consciência seria só efeito deste hardware, do processamento deste.

Portanto estou inclinado a dizer que consciência, não importa a sua origem, é efeito de um mecanismo. Portanto a natureza em essência em si seria inconsciente, já que a consciência, com base neste raciocínio, é efeito. Por isso que digo que Deus seria inconsciente em essência. Poderia ter consciência, mas ainda esta seria efeito, não uma força irredutível.

Portanto, se na natureza, "nada" nasce, "nada" morre, tudo se transforma... Torna-se muitíssimo difícil que a palavra zero, signifique rigorosamente ausência de tudo.
De fato, zero pode representar decimais, que ainda são alguma coisa, assim como para números inteiros. Neste sentido, zero é alguma coisa, e não o vazio. Mas quando se fala somente do zero, sem nenhum outro número além deste, daí seria vazio, nada mesmo. Pois o zero em si, sozinho, representa o vazio. E como vazio e nada são a mesma coisa...

Quando digo que nada pode surgir do nada, me refiro a dizer que é errado afirmar que zero mais zero pode ser um. Este é o meu argumento!

Portanto, se na natureza, "nada" nasce, "nada" morre, tudo se transforma
Penso assim também. Mas a diferença é que, já para mim, a existência tem causa extrafísica. Essa causa extrafísica seria ainda algo, só não seria como a matéria que conhecemos. Haveria um ciclo de transformação entre o que há neste universo e em outros (que nos seriam extrafísicos), mas de forma que ainda haveria entropia ao menos em nosso universo. E mais, a causa primária de tudo isso seria atemporal e constante, havendo um ciclo entre esta causa e a matéria, interminável, que envolve esta transformação de matéria e energia sem fim e começo, já que a causa disso é atemporal.

O nosso universo teve um começo, como se teoriza, mas haveria um fenômeno atemporal fora dele, constante. Poderia dizer que, de certa forma, o meu argumento se assemelha ao dos orientais, já que para eles a natureza é cíclica, e não linear (para os ocidentais). Considero o nosso universo como linear, mas a causa primária de todos os universos, cíclica em sua essência, harmonizante.

Pelos meus limitadíssimos conhecimentos de física, eu arrisco, que são os constituintes dos protões...
Como eu também não sei, então não poderia contestar sua resposta.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #74 Online: 07 de Janeiro de 2011, 20:12:11 »
Talvez, um dia, por curiosidade, eu tente ler o diálogo acima.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!