Autor Tópico: deus existe  (Lida 18789 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
deus existe
« Online: 25 de Dezembro de 2010, 19:42:39 »
deus existe. Você. Não. É sério. Você já amou?
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: deus existe
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2010, 20:47:29 »
Amém, irmão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2010, 20:53:13 »
É pra refutar ou pra concordar???
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2010, 21:11:57 »
Aleluia!!!!!!!!!!
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2010, 21:29:41 »
Gosto de Michel Onfray, comentando sobre a falsa morte de deus, pois este é uma ficção e ficções não morrem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2010, 21:51:47 »
Oremos!!!!
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2010, 22:36:38 »
deus existe. Você.
Lusitano?

Não. É sério.
Como um ponto faz diferença!

Você já amou?
Bom, do único tipo de "amor" que eu conheço... já, várias. Até ao mesmo tempo.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2010, 23:43:04 »
Se Deus fosse uma entidade e se você pudesse se encontrar com ele, o que faria (além de se encantar ou se assustar)?  :hihi:

A primeira coisa que perguntaria é... Porque existo? Qual o sentido de toda a minha existência? Há sentido?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2010, 00:18:18 »

Diga não às drogas. :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2010, 00:20:21 »
Se Deus fosse uma entidade e se você pudesse se encontrar com ele, o que faria (além de se encantar ou se assustar)?  :hihi:

A primeira coisa que perguntaria é... Porque existo? Qual o sentido de toda a minha existência? Há sentido?

Olha para o mundo, olha para as trocentas religiões únicas e verdadeiras, olha para o monte de desgraça que existe...sério que alguém não perguntaria, de cara: "Você é idiota?"
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2010, 07:30:12 »
Caro - Cientista

Citação de: ronysalles  em  Ontem às 19:42:39

deus existe. Você.

Lusitano?

No universo - existe tudo - e mais alguma coisa... Até nós, deuses, existimos :!:

Citação de: ronysalles  em  Ontem às 19:42:39

Você já amou?

O Amor, é obviamente divino :!: :!: :!:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2010, 09:44:19 »
Citação de: ronysalles  em  Ontem às 19:42:39

Você já amou?

O Amor, é obviamente divino :!: :!: :!:
Jamais! O amor é humano.

Mas vamos contextualizar. Pois temos que amar muito  :biglol:

Em Deus, um delírio, no capítulo 5, a religião é descrita como um subproduto evolutivo na página 185:

Citação de: Dawkins
O comportamento religioso pode ser um subproduto indesejado e infeliz de uma propensão psicológica subliminar que, em outras circunstâncias, é, ou foi um dia, útil.

Ele exemplifica com um bug comportamental da mariposa e também já discutimos em outro tópico um caso semelhante de bug mas com as formigas.

Já estudei sobre o aspecto subliminar em Freud e na psicanálise, é muito interessante. Tem uma dissertação intitulada Derivações da sublimação em Freud que desenvolve bem o tema. Vale a pena ler no capítulo 2, na página 112, a parte sobre Religião e subliminação. Embora o que mais gostei da obra foi o fato de me dar uma visão geral e mais completa deste renomado ateu.

A religiosidade pode poupar os indivíduos da neurose individual, é verdade, mas ao preço de fixá-las no infantilismo e mantê-los atrelados a algo como um delírio ou um sintoma coletivo
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2010, 09:58:16 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2010, 11:27:20 »
Religiosidade pode poupar os indivíduos da neurose individual, é verdade, mas ao preço de fixá-las no infantilismo e mantê-los atrelados a algo como um delírio ou um sintoma coletivo.
Concordo plenamente. Mas isso só é verdade para aqueles indivíduos que necessitam de uma divindade que o salve e o ame para viver, do tipo de indivíduo que precisa colocar sua felicidade no próximo, ao invés de servir ao próximo. Aquele que se serve mais ao próximo do que põe sua felicidade nele provavelmente não sentirá necessidade de ser amado ou protegido, não precisando então entrar no delírio coletivo. Salvacionismo é para os imaturos.

Mas daí vem a pergunta... para aqueles que não colocam sua felicidade nas coisas do além, mas mesmo assim acham que o além existe por motivos puramente racionais sem apelar para o sentimentalismo ou rituais ou qualquer coisa semelhante, ainda assim é religiosidade? Pois pelo que entendo religiosidade envolve aquele sentimentalismo místico, graça, salvacionismo, entre outras coisas assim que normalmente estão presentes nas religiões (das quais não acredito).

E correlacionar conceitos espiritualistas com cietíficos, é religiosidade de fato?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2010, 11:53:28 »
E correlacionar conceitos espiritualistas com cietíficos, é religiosidade de fato?
Sim e da maneira mais fanática possível. Simplesmente por espiritual ser um conceito anticientífico e contrário a ciência. Uma demonstração explícita dessa religiosidade tacanha é o proselitismo focado na temática, de maneira a relacionar todos e qualquer tema com este dogma pessoal de espiritualidade.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2010, 14:02:04 »
Caro - Adriano

O Amor, é obviamente divino :!:   

+++++++++++++++++++++++++++++

Jamais! O amor é humano.

Porque é que o facto do amor ser humano, não há-de também de ser divino? Não será muito mais poético?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2010, 15:10:06 »
Caro - Adriano

O Amor, é obviamente divino :!:   

+++++++++++++++++++++++++++++

Jamais! O amor é humano.

Porque é que o facto do amor ser humano, não há-de também de ser divino? Não será muito mais poético?

É incrível como o o Enio e o Lusitano tem a capacidade de poluir todos os tópicos com seus misticismos e ainda achar que tudo é lindo e que todos aqui são idiotas... :stunned:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2010, 16:04:46 »
Então, para você, tudo o que não é ciência é obrigatoriamente religião? Tem mesmo certeza disso?

Tem mesmo certeza de que conceitos espiritualistas são dogmas e que não podem ser mudados? Quanto a isso, discordo. Discordo porque são que nem as filosofias, que mudam com o tempo. A ciência progride porque surgem evidências pelo empirismo, já, por exemplo a filosofia também progride, neste caso, não pelo empirismo, mas puramente pela razão. É que nem a matemática que evoluiu com o tempo. Quando pelo em progredir, não me refiro a uma descoberta científica, mas sim numa visão de realidade mais aperfeiçoada do que as existentes.

Dizer que todo conceito espiritualista é religião é dogmatismo, e parece que você não percebeu isso, essa classificação categórica. Eu não estou falando de qualquer conceito espiritualista, mas sim dos que podem ter plena relação com o mundo que observamos, mas sem para isso resultar em ateísmo ou panteísmo. Vamos ver, temos ateísmo, teísmo, panteísmo, deísmo... na verdade me refiro a criar mais um ismo (não religião, mas sim uma nova forma de ver a realidade, como ateísmo e deísmo, por exemplo).

Não sou contra o dogma em si, desde que se possa discutir sobre ele e tentar ver alguma razão nele. Se eu vejo que um dogma é desnecessário, eu o refuto, como já fiz com alguns deles. Portanto neste caso já não poderia ser dogmático, uma vez que eu reflito em cima deles, e não eles no meu lugar, como naqueles que os aceitam passivamente, sem qualquer discernimento.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2010, 17:40:14 »
Eu não estou falando de qualquer conceito espiritualista, mas sim dos que podem ter plena relação com o mundo que observamos, mas sem para isso resultar em ateísmo ou panteísmo. Vamos ver, temos ateísmo, teísmo, panteísmo, deísmo... na verdade me refiro a criar mais um ismo (não religião, mas sim uma nova forma de ver a realidade, como ateísmo e deísmo, por exemplo).
Você está falando do "ismo" espiritualismo e este não tem qualquer relação com o mundo observado, a não ser o mundo religioso do outro ismo, o espiritismo  :ghost:

O seu dogma é baseado num empirismo que considera a observação irrefutável da mediunidade (conceito religioso).

Eu nunca considerei incompatível com o ateísmo. Mas é incompatível com o ceticismo científico.

Não sou contra o dogma em si, desde que se possa discutir sobre ele e tentar ver alguma razão nele. Se eu vejo que um dogma é desnecessário, eu o refuto, como já fiz com alguns deles. Portanto neste caso já não poderia ser dogmático, uma vez que eu reflito em cima deles, e não eles no meu lugar, como naqueles que os aceitam passivamente, sem qualquer discernimento.
Já refleti muito sobre o ateísmo dogmático e até mesmo religioso. Porém estou num ambiente propício para isto e a ciência é a maneira possível em que eu posso interagir com estas questões, assim como toda a comunidade compartilha dos valores éticos da ciência. Foi aqui que aprendi muito, com muita discussão sobre filosofia da ciência.

Então, para você, tudo o que não é ciência é obrigatoriamente religião? Tem mesmo certeza disso?

Tem mesmo certeza de que conceitos espiritualistas são dogmas e que não podem ser mudados? Quanto a isso, discordo. Discordo porque são que nem as filosofias, que mudam com o tempo. A ciência progride porque surgem evidências pelo empirismo, já, por exemplo a filosofia também progride, neste caso, não pelo empirismo, mas puramente pela razão. É que nem a matemática que evoluiu com o tempo. Quando pelo em progredir, não me refiro a uma descoberta científica, mas sim numa visão de realidade mais aperfeiçoada do que as existentes.
A ciência é a evolução e os conceitos espiritualistas são erros já eliminados, um mal por serem anti-científicos. A defesa que você está fazendo, comparar a espiritualidade com a ciência, soa mais como um ataque a ciência. Mas é algo muito comum entre os religiosos, já que não tem opção. No seu dogma (em negrito) a sua visão de realidade é mais aperfeiçoada. Puro bullshit  :nojo:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2010, 18:25:50 »

Cara, eu até gostaria de comentar, mas não tem qualquer sentido... Ou haveria vários? :o

Seria uma defesa do panteísmo? Estaria o rony ligando a hipótese de sermos deuses à nossa capacidade de amar? :hein:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2010, 18:43:06 »
Pelo que eu li das resposta do ronysalles, eu acho que ele fez um tópico vago e irônico propositalmente.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2010, 20:43:02 »
Caro_Juca_

Porque é que o facto do amor ser humano, não há-de também de ser divino? Não será muito mais poético? :arrow: :)

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

É incrível como o o Enio e o Lusitano tem a capacidade de poluir todos os tópicos com seus misticismos e ainda achar que tudo é lindo e que todos aqui são idiotas... :stunned:

Já que você falou nisso, eu sou de opinião, que nunca se sabe... :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2010, 20:53:47 »
Caro - Enio

Mas daí vem a pergunta... para aqueles que não colocam sua felicidade nas coisas do além, mas mesmo assim acham que o além existe por motivos puramente racionais sem apelar para o sentimentalismo ou rituais ou qualquer coisa semelhante, ainda assim é religiosidade? Pois pelo que entendo religiosidade envolve aquele sentimentalismo místico, graça, salvacionismo, entre outras coisas assim que normalmente estão presentes nas religiões (das quais não acredito).

A meu ver, o conceito de religião, é muito controverso :!: No meu entendimento actual, a religiosidade é o sentimento, que impele o indivíduo a viver em sociedade e a sentir-se bem a conviver com o seu semelhante; e a compartilhar com ele, as suas experiências pessoais. Sejam espirituais ou não...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2010, 21:07:26 »
Caro - famado

Citação de: ronysalles  em  Ontem às 19:42:39deus existe. Você. Não. É sério. Você já amou?

Cara, eu até gostaria de comentar, mas não tem qualquer sentido... Ou haveria vários?

Seria uma defesa do panteísmo? Estaria o rony ligando a hipótese de sermos deuses à nossa capacidade de amar?

Pode até ser. Em termos de teologia mística - comparada - não é o Homem uma divindade?

Você que aparenta ler a bíblia, não foi a Humanidade parida por Jeová?

Não é o Homem deus, porque foi gerado por ele?

Finalmente, porque é que somos humanos... Não é justamente, porque descendemos directamente de deus?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2010, 21:12:51 »
Em termo de teologia gnomistima - comparada - o homem é um gnomo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2010, 21:27:18 »
Caro - Gaúcho

------------------------

República Rio-Grandense

Em termo de teologia gnomistima - comparada - o homem é um gnomo.

Ao gnomo, acrescento, genial :!:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!