Autor Tópico: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.  (Lida 13696 vezes)

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Offline Mr. Mustard

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #100 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 18:43:43 »
1- Deus é algo de completamente diferente do Universo e do que existe nesse Universo (teísmo e deísmo). Tendo a não crer.
2 - Deus é o Universo mais algo que não está no Universo (uma forma de panteísmo). É o Deus é tudo e o tudo será mais do que o Universo. Admito esta possibilidade entre as que me dizem algo.
3 - Deus é uma parte do Universo (uma forma de panteísmo). Há diversas possibilidades para essa parte (a inteligência? as leis da natureza?... Deus foi gerado pelo mundo físico... é uma qualidade desse mundo?). Admito a possibilidade de chamar Deus a algo que esteja incluído no Universo... como disse Plotino: Se Deus estivesse ausente do mundo, também estaria ausente de nós. 

4 - Parafraseando uma célebre Campanha Britânica: "Agora que você sabe que deus não existe, viva sua vida feliz"

Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #101 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 19:03:44 »
Caro - Enjolras

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A sua definição da palavra "deus" tem significado semelhante ao panteísmo.

Para os cientificistas materialistas a palavra supra não tem correspondência na realidade objetiva, sendo pois parte integral de uma mitologia.

Ou de um delírio. :)

Se eu lhe estou a dizer, que na minha concepção "(d)teísta" - "deus" é o nome que se dá à natureza - como é que você afirma que é um delírio, que não corresponde à  realidade objectiva?

É a palavra "deus" - que é repugnante - a tais "cientificistas materialistas" :?: :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

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Offline Pagão

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #102 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 19:39:46 »
... na minha concepção "(d)teísta" - "deus" é o nome que se dá à natureza - como é que você afirma que é um delírio, que não corresponde à  realidade objectiva?
Caro Lusitano,

O que não entendo é por que razão fala de conceção "(d)teísta" :?:
Quando se considera que é a substância divina que forma o que nós chamamos natureza, enquanto essa substância se desenvolve continuamente para tomar diversos aspetos e diversos modos que formam a multiplicidade das coisas.
Quando a substância divina, enquanto é dotada de extensão constitui o mundo da matéria, e enquanto é dotada de pensamento constitui o mundo do espírito...
Quando se preconiza isso, estamos no chamado panteísmo naturista.... o deísmo e o teísmo preconizam um Deus transcendente e não um Deus imanente à natureza.
Há alguma razão para o colega não usar o panteísmo como conceito operacional :?:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #103 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 09:49:04 »
Caro - Sérgio Sodré

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A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível.

Citar
... na minha concepção "(d)teísta" - "deus" é o nome que se dá à natureza - como é que você afirma que é um delírio, que não corresponde à  realidade objectiva

...

Caro Lusitano,

O que não entendo é por que razão fala de conceção "(d)teísta".

Quando se considera que é a substância divina que forma o que nós chamamos natureza, enquanto essa substância se desenvolve continuamente para tomar diversos aspetos e diversos modos que formam a multiplicidade das coisas.

Quando a substância divina, enquanto é dotada de extensão constitui o mundo da matéria, e enquanto é dotada de pensamento constitui o mundo do espírito...

Quando se preconiza isso, estamos no chamado panteísmo naturista.... o deísmo e o teísmo preconizam um Deus transcendente e não um Deus imanente à natureza.

Há alguma razão para o colega não usar o panteísmo como conceito operacional :?:

A razão - porque eu me afirmo (d)teista - é porque, eu faço uso da palavra "deus", quando me refiro à natureza. Mas se entretanto, o panteísmo naturista, é uma forma de "ateismo divino", não me incomodo absolutamente nada, se de facto em realidade, for "panteísta naturista" ateu, como diz o camarada "cientista". :arrow: :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

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Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #104 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 09:57:53 »
Caro - Mr. Mustard

Citar
1- Deus é algo de completamente diferente do Universo e do que existe nesse Universo (teísmo e deísmo). Tendo a não crer.
2 - Deus é o Universo mais algo que não está no Universo (uma forma de panteísmo). É o Deus é tudo e o tudo será mais do que o Universo. Admito esta possibilidade entre as que me dizem algo.
3 - Deus é uma parte do Universo (uma forma de panteísmo). Há diversas possibilidades para essa parte (a inteligência? as leis da natureza?... Deus foi gerado pelo mundo físico... é uma qualidade desse mundo?). Admito a possibilidade de chamar Deus a algo que esteja incluído no Universo... como disse Plotino: Se Deus estivesse ausente do mundo, também estaria ausente de nós. 

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4 - Parafraseando uma célebre Campanha Britânica: "Agora que você sabe que deus não existe, viva sua vida feliz"

Sendo que você é uma divindade - não me parece acertado - que o ítem n.º 4, seja a conclusão lógica a inferir. :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

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Offline Mr. Mustard

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #105 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 10:03:12 »
Sendo que você é uma divindade - não me parece acertado - que o ítem n.º 4, seja a conclusão lógica a inferir. :arrow: :idea:

Tá jóia Lusa! :ok:

Com licença que a enfermeira do hospício que eu estou internado me mandou tomar meu banho de sol.

Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #106 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 11:04:58 »
Caro - Enjolras

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Deus - é um ser natural - é tudo e é nada. É o planeta vivo, em que vivemos. É a cadeia alimentar e a Humanidade...

Sou eu, é você, é ele, somos todos nós, a divindade :!: :arrow: :ideia:

Que tal, é uma definição aceitável para si :?:     

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" Eu sou... a luz das estrelas / eu sou... a cor do luar / eu sou... as coisas da vida "

Dorgas manolo :P

 Está bonito :!: :arrow: :ok:
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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #107 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 11:16:13 »
Caro - Mr. Mustard

Citar
Com licença, que a enfermeira do hospício que eu estou internado me mandou tomar meu banho de sol.

Faça bom proveito. :D - Hélius, o sol - costuma fazer muito bem à saúde :!: :arrow: :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #108 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 11:55:36 »
Caro - Enjolras

Citar
A sua definição da palavra "deus" tem significado semelhante ao panteísmo.

Para os cientificistas materialistas a palavra supra não tem correspondência na realidade objetiva, sendo pois parte integral de uma mitologia.

Ou de um delírio. :)

Se eu lhe estou a dizer, que na minha concepção "(d)teísta" - "deus" é o nome que se dá à natureza - como é que você afirma que é um delírio, que não corresponde à  realidade objectiva?

É a palavra "deus" - que é repugnante - a tais "cientificistas materialistas" :?: :|

Só uma observação, a citação que vc copiou aí acima nao é minha, é do Geo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #109 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 12:29:54 »
Caro - Enjolras

Citar
É a palavra "deus" - que é repugnante - a tais "cientificistas materialistas" :?: :arrow: :|   

...

Só uma observação, a citação que vc copiou aí acima nao é minha, é do Geo.

 :ok: :arrow: :)
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Offline Pagão

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #110 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 15:54:35 »
A razão - porque eu me afirmo (d)teista - é porque, eu faço uso da palavra "deus", quando me refiro à natureza.
Caro Lusitano

A minha posição é algo semelhante, só que na Natureza destaco mais as forças naturais ou seja os Deuses. :D
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #111 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:26:45 »
Caro - Sérgio Sodré

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A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível.

Citar
A razão - porque eu me afirmo (d)teista - é porque, eu faço uso da palavra "deus", quando me refiro à natureza.

........................................................... ...........

Caro Lusitano

A minha posição é algo semelhante, só que na Natureza destaco mais as forças naturais ou seja os Deuses. :D

E entre as forças naturais, não inclui o Homem :?: :arrow: :)

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Offline Pagão

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #112 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 18:36:04 »
E entre as forças naturais, não inclui o Homem :?: :arrow: :)
Caro Lusitano,

O homem é Deus pelo pensamento. - Lamartine :)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

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Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #113 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 07:11:21 »
Caro - Sérgio Sodré

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«« A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível. »»

Citar
E entre as forças naturais, não inclui o Homem :?:   

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Caro Lusitano,

O homem é Deus pelo pensamento. - Lamartine  :)

:ok: :arrow: :)
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