Autor Tópico: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.  (Lida 13694 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: A propósito de Voltaire e suas objeções a Deus.
« Resposta #50 Online: 31 de Janeiro de 2011, 15:23:39 »
Todavia, foi Voltaire quem diz: Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.  :umm:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #51 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 09:52:55 »
Caro -  Sérgio Sodré

-----------------------------------------------------------------

A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível.

Todavia, foi Voltaire quem diz: Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo. :umm:

Então - se não existia - alguém o inventou... Ora se foi inventado, provavelmente passou a existir. :arrow: :idea: Dado que, praticamente tudo o que se inventa, existe, ou tem probabilidades de passar a existir.

Exemplo: Os reactores nucleares artificiais, os computadores, a bomba atómica, o raio laser e a total automatização fabril,  não existiam, agora existem :!:
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 11:32:39 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 10:04:10 »
Caro -  Sérgio Sodré

-----------------------------------------------------------------

Todavia, foi Voltaire quem diz: Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.

Então - se não existia - alguém o inventou... Ora se foi inventado, provavelmente passou a existir. :arrow: :idea: Dado que, praticamente tudo o que se inventa, existe, ou tem probabilidades de passar a existir.

Exemplo: Os reactores nucleares artificiais, os computadores, a bomba atómica, o raio laser e a total automatização fabril,  não existiam, agora existem :!:

Lusa,

É sério mesmo que você está comparando invenções humanas detalhadamente documentadas com a necessidade humana de atribuir tudo a algo sobrenatural?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #53 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 10:15:25 »
Caro - "cientista"

Opinião falsa? Não existe opinião falsa ou verdadeira, lusitano. Opinião é para isso mesmo; para não ter que ser verdadeira; para ser só filosófica. Por isso todos podem ter uma, que é uma das bases da filosofia.

Na minha opinião, há de facto opiniões verdadeiras e opiniões falsas: o que se passa, é que por cautela, não vá uma afirmação de verdade - demonstrar-se como falsa - logo uma pessoa com um certo cepticismo e amor pela "sabedoria", utiliza a palavra opinião, que para o caso de estar enganado, ser muito mais fácil aceitar que errou. :arrow: :idea:

Ciência não se baseia em opiniões; não pode ser arbitrária; não pode ser simples produto da mente; não pode ser filosófica.

É como eu digo. Você é um crente empedernido, acerca do seu imaginário pessoal, sobre o que é filosofar, tanto que já está achando até que existem opiniões falsas (como a minha?; eu dei alguma *opinião*??????) e "verdadeiras" (como a sua?).

Muito interessante esta sua afirmação... Você disse mais ou menos, o que o filósofo pré-socrático Parménides, disse divinamente inspirado. Só se apresentam duas vias, para quem procura a sabedoria, ou a verdade: a via da opinião, que se traduz em cair em ilusões mentais e a via científica, cujo pensamento é depurado de superstições inúteis e permite alcançar a perfeita claridade espiritual, ou intelectual. :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 10:34:08 »
Caro - Mr. Mustard

Caro -  Sérgio Sodré

------------------------------------------------------------------------
!                                                                                      !
A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível.  !
!                                                                                      !
------------------------------------------------------------------------

Todavia, foi Voltaire quem diz: Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.

...

Então - se não existia - alguém o inventou... Ora se foi inventado, provavelmente passou a existir.   Dado que, praticamente tudo o que se inventa, existe, ou tem probabilidades de passar a existir.

Exemplo: Os reactores nucleares artificiais, os computadores, a bomba atómica, o raio laser e a total automatização fabril,  não existiam, agora existem.

...

Lusa,

É sério mesmo que você está comparando invenções humanas detalhadamente documentadas com a necessidade humana de atribuir tudo a algo sobrenatural?

Não me parece  - que seja algo de sobrenatural - "a invenção de deus"... Não tem o Homem demostrado o seu génio criativo, ao objectivar as mais fantásticas e mirabolantes fantasias e invenções?

Não está a Humanidade a ponto de pular para a conquista do espaço estelar e a decifrar por completo o código genético? Não lhe parece, que o ser humano está prestes a tornar-se completamente saudável e de vir a ser imortal? :arrow: :) 

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 10:49:13 »
Não me parece  - que seja algo de sobrenatural - "a invenção de deus"... Não tem o Homem demostrado o seu génio criativo, ao objectivar as mais fantásticas e mirabolantes fantasias e invenções?

Não está a Humanidade a ponto de pular para a conquista do espaço estelar e a decifrar por completo o código genético? Não lhe parece, que o ser humano está prestes a tornar-se completamente saudável e de vir a ser imortal? :arrow: :) 

Esquece Lusa,

Lá vem você com seus argumentos esotéricos e eu não tenho respostas para eles, pois sou absolutamente avesso a filosofia de botequim.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:07:49 »
Caro - "cientista"

Ainda bem que você diz que é sua *opinião*. Você me parece ter feito uma enorme confusão aqui. Não sei se estou entendendo direito. Está, por acaso, começando a entender o que eu digo? Ou você acha que o simples ato de pensar e comunicar-se é, inexoravelmente, filosofar?
Sim no caso presente - parece-me que efectivamente - o que você está de facto a fazer, dado a forma como se exprime, é mesmo filosofar... Embora claro, não o queira admitir. :arrow: :idea:

Você pensa que o simples ato de eu concluir que filosofia é inútil e perniciosa já é filosofar, porque eu não posso fazer isso sem pensar?

Realmente - dado a sua maneira de se expressar - em conformidade com a sua exigência de pensar cientificamente, para aquilo que eu entendo como a atitude tipicamente filosófica, é mesmo filosofar o que me parece, que você está precisamente a fazer, malgrado o negue. 

Você acha que filosofia é sinônimo de pensamento? Filosofia não é simples pensamento, lusitano; é pensamento *linguisticamente degenerado*.

Evidentemente, que filosofar, não é propriamente pensar, concerteza que não... Filosofar, é pensar com rigor "matemático" e observar a natureza, com exigência e qualidade intelectual, isenta de magia, ou mito. Daí você falar de "pensamento científico".

Ninguém está, automaticamnete, filosofando, simplesmente, por pensar e/ou se comunicar.
Só se configura a filosofia quando a linguagem utilizada no pensamento e/ou comunicação está degenerada,
isto é, quando significante e significado não correspondem a um objeto real ou imaginário estritamente estabelecido na linguagem. Assim como você faz com a palavra deus, por exemplo.

Você que nasceu "cientista" - na minha opinião - está incorrendo num tremendo paralogismo :!: :arrow: :idea:

Você está laborando no pior mal entendido da história humana. O cerne do pensamento científico é uma linguagem tão exata e rígida como a própria natureza/realidade, por isso, não filosófica.

E daí a utilização da matemática pela ciência, para ela conseguir ter essa rigida e exacta, linguagem filosófica, não é? :)

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, 14:21:26 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:12:13 »
Caro - Mr. Mustard

Não está a Humanidade a ponto de pular para a conquista do espaço estelar e a decifrar por completo o código genético? Não lhe parece, que o ser humano está prestes a tornar-se completamente saudável e de vir a ser imortal?   

...

Esquece Lusa,

Lá vem você com seus argumentos esotéricos e eu não tenho respostas para eles, pois sou absolutamente avesso a filosofia de botequim.

Quanto a mim - esotérica é a matemática - porque ainda não a consegui perceber perfeitamente...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #58 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:31:20 »
Caro - "cientista"

Transformar um minério num metal e o metal numa ferramenta, ou numa máquina, é o quê?
Simples processos naturais em que o homem é intermediário.

........................................................... .......................................

O homem é um fenômeno da natureza; a natureza não é um fenômeno do homem. Quando digo que o homem é um fenômeno natural, digo TODO ele, corpo E MENTE. A mente humana não pode fazer absolutamente nada que não seja natural. A mente humana dimana de um processo físico intermediário entre outros, onde a atividade cerebral é um simples conjunto de processos físicos que leva a outros mais.

Desconfio que você tem muitíssima razão :!: :arrow: :ok: :arrow: :idea:

A consciência (entendida como o "eu" pessoal, não o eu funcional) não existe, é ilusão.

Não me atrevo a concordar consigo a 100%... :arrow: :idea: :arrow: 8-)

Só mesmo filósofos "enxergam" assim. Somente deuses poderiam "dominar" a natureza mas, ao contrário do que você tenta se convencer (com pobres jogos de palavras) e a outros, deuses não existem. Nada domina a natureza, a realidade. Qualquer cientista compreende isso muito bem.

........................................................... ................

Então o que é que a engenharia, através da tecnologia tem andado a fazer? As bombas atómicas sobre o Japão foram o quê?

...

Se o homem constrói um reator nuclear (para uma comparação com sua tentativa de impressionar com o "divino poder do homem" de construir um espetacular artefato "antinatural" -- bomba atômica) ou se acontece algo como o fenômeno de Oklo, no Gabão, é tudo processo natural em ação. Tudo que o homem "faz" são acontecimentos naturais porque homens NÃO SÃO DEUSES, lusitano. O homem é só parte intermediária de processos, não causa primária. Como uma núvem que tem que se formar entre a evaporação e a chuva.

Os homens, não são "deuses" porquê? :arrow: Só porque são artefactos naturais? Se é essa a razão da sua refutação, então eu contra-argumento, afirmando-lhe que na minha opinião, a Humanidade é divina - justamente - porque é a resultante de um processo natural.

Ainda não é dessa vez que você acerta, na compreensão do sistema?

Se calhar, não :!: :arrow: Dado que você refuta com tanta "sabedoria", as minhas opiniões... :arrow: 8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #59 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:45:06 »
Caro - "cientista"

Lusitano, até estou gostanto da sua atitude porque ela está me sendo muito útil na demonstração do que é filosofia; de como filosofia é importante para pensadores mágicos como você. Para você e qualquer pensador mágico, filosofia é a única "possibilidade" de conexão entre ciência/realidade e magia.

Como eu já disse antes, filosofia provê livre arbítrio *contra* ciência e isso é fundamental para qualquer pensador mágico.

Se você não puder unir ciência e filosofia, não terá mais espaço algum no mundo das argumentações reais. É óbvio que qualquer tentativa de "separação" (e isso é impossível, APENAS, porque nunca houve tal suposta "união") te levará a nada menos que as raias do desespero. Eu entendo isso.

O que VOCÊ precisa entender é que eu não aceito seu arbitrário "modo de ver" as coisas, assim como você não aceita o meu *não arbitrário*. Mais que isso, precisa entender que eu não estou nem um pouco empenhado (nem mesmo interessado) em mudar o seu "modo de ver" o mundo. Se você estiver desejoso em mudar o meu modo de apreciar a realidade, está fracassando completamente. Se não estiver, está só me fazendo perder meu tempo. E isto não é nada bom.

Eu não tenho tempo para filosofar. Cada segundo das minhas atividades cerebrais, uso para realizar pensamentos científico-tecnológicos. Quanto mais pessoas usarem seus cérebros dessa forma, tanto melhor para todos os seres humanos e esta é uma das razões porque chego a empreender debates como esse.

Filosofar não me serve de absolutamente nada. Não preciso de epistemologia para separar ciência de magia; nunca precisei. Sempre senti a diferença entre as duas -- ciência e magia -- pelo "cheiro".

Caríssimo "cientista": Permita que eu lhe pergunte, sobre o que é que você pretende significar com a frase "pensamento mágico", para ver se consigo concordar completamente consigo... :arrow: E deixar de o distrair da contemplação do seu mundo tecnológico.

Queira portanto saber, que eu só tenho andado a especular consigo e não a tentar "roubar-lhe" o seu tão precioso tempo 8-)
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 12:00:40 por lusitano »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #60 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 12:06:02 »
Não percebo bem, se aceitamos que Deus pode ser uma criação humana, então qual a lógica de recusar a existência de Deus alegando que ele é uma entidade sobrenatural? obviamente que não é sobrenatural, exatamente porque pode ter sido criado pelo homem.
Também se chamarmos Deus à parte espiritual, racional, ou intelectual do Universo... também aí nada há de sobrenatural ou falso. Deus seria uma propriedade do mundo físico e o homem faz parte de Deus, precisamente porque é um ser inteligente, racional... embora possa haver mais inteligência no mundo físico.
Afinal por que razão temos nós todos de engolir a definição de Deus que os teístas e os ateístas nos querem impor? No fundo eles são idênticos... e muitos de nós não queremos o seu Deus... ou melhor, digamos que somos céticos quanto a esse Deus que apenas existe ou não existe nas certezas dogmáticas de ambos (teístas e ateístas).  |(
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #61 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 13:03:10 »
obviamente que não é sobrenatural, exatamente porque pode ter sido criado pelo homem.

Aplico este raciocínio para as fadas também?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #62 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 14:52:17 »
obviamente que não é sobrenatural, exatamente porque pode ter sido criado pelo homem.

Aplico este raciocínio para as fadas também?
Decerto!
Afinal o que é mesmo o sobrenatural quem não o aceita?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 14:54:55 »
Afinal o que é mesmo o sobrenatural quem não o aceita?

Nossa, pergunta estranha... Não compreendi.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #64 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 14:58:02 »
Afinal por que razão temos nós todos de engolir a definição de Deus que os teístas e os ateístas nos querem impor?

Ateus nao tem qualquer definição de deus, ateus questionam as definições dadas pelos teístas. Vc está fazendo uma confusão de conceitos.

Refazendo seu questionamento: Afinal por que razão temos nós todos de engolir a definição de Deus que os teístas nos querem impor?
Afinal, por que chamar algo que está fora da nossa cognição de deus? Pode ser qualquer coisa, por que entao chamar de deus, por que insistir nessa idéia? É tão difícil assim pra vc viver sem isso?

No fundo eles são idênticos... e muitos de nós não queremos o seu Deus... ou melhor, digamos que somos céticos quanto a esse Deus que apenas existe ou não existe nas certezas dogmáticas de ambos (teístas e ateístas)|(
Cara, existem ateus que dizem "deus nao existe" e ateus que dizem "sei lá cara, nunca vi, nem comi, eu so ouço falar" :D.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #65 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 14:58:51 »
As fadas são um produto da atividade cerebral criativa do homem... e esta é natural. Se houver outras intligências no Universo (muito provável) podem ter criado algo semelhante às nossas fadas e aos nossos deuses, mas isso começa a sair fora da nossa discussão.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #66 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:06:14 »
Afinal o que é mesmo o sobrenatural (para) quem não o aceita?

Nossa, pergunta estranha... Não compreendi.

Se nenhum de nós aceita o sobrenatural como realidade, para quê atirar esse conceito uns aos outros? O que estou dizendo é que não vejo aqui ninguém a defender o sobrenatural...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #67 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:24:27 »
Ateus nao tem qualquer definição de deus, ateus questionam as definições dadas pelos teístas. Vc está fazendo uma confusão de conceitos.
Refazendo seu questionamento: Afinal por que razão temos nós todos de engolir a definição de Deus que os teístas nos querem impor?
Afinal, por que chamar algo que está fora da nossa cognição de deus? Pode ser qualquer coisa, por que entao chamar de deus, por que insistir nessa idéia? É tão difícil assim pra vc viver sem isso?
Cara, existem ateus que dizem "deus nao existe" e ateus que dizem "sei lá cara, nunca vi, nem comi, eu so ouço falar" :D.
[/quote]

Eu escrevi como escrevi porque estava criticando uma definição de Deus do forista Cientista. Se os ateus não têm definição de Deus como podem recusar a ideia de Deus? É apenas um nome que lhes desagrada por soar mal aos seus ouvidos?
Se é isso, a mim não me soa mal... até porque faz parte do património da Humanidade desde há milénios. Não sinto necessidade de abandonar TODOS os conceitos e definições possíveis de Deus, apenas não me interessa qualquer religião instituída na base de um Deus pessoal e senhor da humanidade.
Além disso, julgo que Universo e Deus não se podem assimilar no mesmo conceito. Se assim fosse, então sim poderia abdicar da palavra Deus.

Depois há outro problema,... é que eu amo os deuses, são metáforas magníficas das força da Natureza; adoro mitologia;... e até tenho um pastor alemão a que chamei Thor. Como poderia eu abandonar os deuses? :?: 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #68 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 17:12:55 »
Caro - Sérgio Sodré

Eu escrevi como escrevi porque estava criticando uma definição de Deus do forista Cientista. Se os ateus não têm definição de Deus como podem recusar a ideia de Deus? É apenas um nome que lhes desagrada por soar mal aos seus ouvidos?

Se é isso, a mim não me soa mal... até porque faz parte do património da Humanidade desde há milénios. Não sinto necessidade de abandonar TODOS os conceitos e definições possíveis de Deus, apenas não me interessa qualquer religião instituída na base de um Deus pessoal e senhor da humanidade.

Além disso, julgo que Universo e Deus não se podem assimilar no mesmo conceito. Se assim fosse, então sim poderia abdicar da palavra Deus.

Depois há outro problema,... é que eu amo os deuses, são metáforas magníficas das força da Natureza; adoro mitologia;... e até tenho um pastor alemão a que chamei Thor. Como poderia eu abandonar os deuses?

Eu sou de opinião, que a maior parte dos - "cépticos & ateus" deste clube - refuta os "deuses", apenas baseados nos livros dos judeus, dos islâmicos e dos cristãos.

Se lessem um pouco mais das sagradas escrituras greco-romanas, talvez adquirissem uma concepção mais romântica da natureza, ou seja, de "deus".

Assim na maior parte das vezes, quando se fala de "deus", discute-se apenas alhos com bugalhos. :ideia: 
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 17:14:59 por lusitano »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #69 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 17:22:57 »
Se lessem um pouco mais das sagradas escrituras greco-romanas, talvez adquirissem uma concepção mais romântica da natureza, ou seja, de "deus".

Lusa,

Debatemos alhos com bugalhos só porque você acha que não lemos literatura greco-romana?

E pior, o que lhe faz pensar que gostaríamos de ter uma visão mais romantica da vida que nos remetesse a um deus?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #70 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 18:09:51 »

Caro Lusitano

Esta sua ideia leva-me a remeter para o esquecido conceito de Sublime. A experiência do Sublime na Natureza é, para mim pelo menos, porventura aquilo que na Natureza desencadeia no meu cérebro o tipo de processo mental em que a palavra Deus surge espontaneamente... vai isso ao encontro da sua concepção romântica da natureza? :)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #71 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 22:53:49 »

Ok, vou falar apenas por mim. A questão não é eu recusar a idéia de deus por simples birra, ela simplismente não faz sentido pra mim, não se sustenta, nunca vi qualquer evidência de que algo semelhante exista. Tudo que sei sobre deuses veio de histórias contadas por outras pessoas. Se vc chega pra mim e diz que tem um dragão no lado escuro da Lua, eu simplismente vou pedir a vc que me prove, que me mostre evidências disso, o mesmo se aplica a qualquer deus.

Depois há outro problema,... é que eu amo os deuses, são metáforas magníficas das força da Natureza; adoro mitologia;... e até tenho um pastor alemão a que chamei Thor. Como poderia eu abandonar os deuses? :?: 

Se deus foi criado pela humanidade, ele surgiu de uma falácia.

Esse tópico pode lhe ser interessante > ../forum/topic=24100.0.html#msg571411
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #72 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 10:06:32 »
(Deus)... não faz sentido pra mim, não se sustenta, nunca vi qualquer evidência de que algo semelhante exista.
O que é Deus? É Tudo. (Píndaro). Este é um dos exemplos em que a evidência é "evidente". Por que motivo contestar este Deus? Você pode replicar dizendo, talvez, que esse "Tudo" é o Universo. Só que, para mim, isso não é assim. O Universo teve um começo no Big Bang e é matéria-energia e espaço-tempo, sob acção de 4 forças (electromagnética, gravidade, nuclear forte e nuclear fraca).
Assim, este conceito de Deus aplica-se à possibilidade de haver algo que, embora incluindo o Universo físico, transcenda esse  mesmo Universo... Quem pode garantir que essa possibilidade é falaciosa? Se ninguém garante, então este Deus não morreu.

Este é UM exemplo de um Deus que pode existir... muitos mais há... E se chamarmos Deus à parte inteligente do Universo? Por que razão isso não se aceita? etc..etc...   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #73 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 10:10:33 »
Caro- Sérgio Sodré

------------------------------------------------------------------

...

Caro Lusitano

Esta sua ideia leva-me a remeter para o esquecido conceito de Sublime. A experiência do Sublime na Natureza é, para mim pelo menos, porventura aquilo que na Natureza desencadeia no meu cérebro o tipo de processo mental em que a palavra Deus surge espontaneamente... vai isso ao encontro da sua concepção romântica da natureza? :)

Concerteza, que sim :!: :arrow: :ok: Senão como seria possível existir a poesia... Se ao contemplar-mos a natureza, sentimos uma comoção sentimental espontânea, como é que há pessoas que depreciam o "divino" absolutamente natural :?:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #74 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 10:25:50 »
Caro - Sérgio Sodré

........................................................... .......................

(Deus)... não faz sentido pra mim, não se sustenta, nunca vi qualquer evidência de que algo semelhante exista.

...

O que é Deus? É Tudo. (Píndaro). Este é um dos exemplos em que a evidência é "evidente". Por que motivo contestar este Deus? Você pode replicar dizendo, talvez, que esse "Tudo" é o Universo. Só que, para mim, isso não é assim. O Universo teve um começo no Big Bang e é matéria-energia e espaço-tempo, sob acção de 4 forças (electromagnética, gravidade, nuclear forte e nuclear fraca).

Assim, este conceito de Deus aplica-se à possibilidade de haver algo que, embora incluindo o Universo físico, transcenda esse  mesmo Universo... Quem pode garantir que essa possibilidade é falaciosa? Se ninguém garante, então este Deus não morreu.

Este é UM exemplo de um Deus que pode existir... muitos mais há... E se chamarmos Deus à parte inteligente do Universo? Por que razão isso não se aceita? etc..etc...

A isso, eu chamo de inconsequência :!: :arrow: Apesar da concepção naturalista de "deus" ser "irrefutável", todavia, ainda se permite o uso da palavra deus... Embora essa palavra seja multisignificativa, é aberrante para determinado tipo de "cépticos & ateus". Por isso em minha opinião, fazem "vista grossa" à argumentação de pessoas como Espinoza. :arrow: :ideia:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!