Caro - "cientista"Ainda bem que você diz que é sua *opinião*. Você me parece ter feito uma enorme confusão aqui. Não sei se estou entendendo direito. Está, por acaso, começando a entender o que eu digo? Ou você acha que o simples ato de pensar e comunicar-se é, inexoravelmente, filosofar?
Sim no caso presente - parece-me que efectivamente - o que você está de facto a fazer, dado a forma como se exprime, é mesmo filosofar... Embora claro, não o queira admitir.
Você pensa que o simples ato de eu concluir que filosofia é inútil e perniciosa já é filosofar, porque eu não posso fazer isso sem pensar?
Realmente - dado a sua maneira de se expressar - em conformidade com a sua exigência de pensar cientificamente, para aquilo que eu entendo como a atitude tipicamente filosófica, é mesmo filosofar o que me parece, que você está precisamente a fazer, malgrado o negue.
Você acha que filosofia é sinônimo de pensamento? Filosofia não é simples pensamento, lusitano; é pensamento *linguisticamente degenerado*.
Evidentemente, que filosofar, não é propriamente pensar, concerteza que não... Filosofar, é pensar com rigor "matemático" e observar a natureza, com exigência e qualidade intelectual, isenta de magia, ou mito. Daí você falar de "pensamento científico".
Ninguém está, automaticamnete, filosofando, simplesmente, por pensar e/ou se comunicar. Só se configura a filosofia quando a linguagem utilizada no pensamento e/ou comunicação está degenerada,
isto é, quando significante e significado não correspondem a um objeto real ou imaginário estritamente estabelecido na linguagem. Assim como você faz com a palavra deus, por exemplo.
Você que nasceu "cientista" - na minha opinião - está incorrendo num tremendo paralogismo
Você está laborando no pior mal entendido da história humana. O cerne do pensamento científico é uma linguagem tão exata e rígida como a própria natureza/realidade, por isso, não filosófica.
E daí a utilização da matemática pela ciência, para ela conseguir ter essa rigida e exacta, linguagem filosófica, não é?