Pois é. Parece desculpa esfarrapada, mas foi um azar termos sido colonizados justamente pelos portugueses...
Olha...a cultura dos colonizadores é importante sim, mas a época em que ocorreu a colonização e a forma que se deu também contam muito.
Por exemplo: A colonização inglesa na América do Norte se deu em uma época em que a Revolução Industrial já estava batendo á porta. Logo, muito capital dos colonos foi investido em manufaturas!
A Inglaterra também já estava em uma época mais liberal na política e religião (comparado com Espanha e Portugal), o que se refletiu muito favoravelmente na economia e ciência.
Mas, há um detalhe na colonização dos EUA que não se repetiu em outras colônias inglesas: a substituição completa da cultura local pela inglesa!
Enquanto nos EUA ocorreu uma completa assimilação (e destruição também) das população originais, na Índia e outras colônias africanas, isso não ocorreu. Logo, a cultura nessas regiões, embora influenciada favoravelmente pela inglesa, ainda manteve as bases originais...
No Brasil, TAMBÉM ocorreu a quase completa substituição da cultura autóctone pela portuguesa (embora tenha havido muito sincretismo), mas Portugal não tinha um cenário político/religioso favorável á industrialização como a Inglaterra, preferindo a exploração predatória de bens naturais e importação de manufaturas. Isso sem contar a cultura de desvalorização ao trabalho e a escravidão mais duradoura.
Em resumo: ser colonizado por Inglaterra e Holanda não bastariam por si só. Era necessário também que:
1- Ocorresse o completo domínio cultural desses países;
2- Ocorressem em uma época onde a cultura fosse mais favorável e onde fosse possível investir em manufaturas.