Autor Tópico: EUA:Como eles chegaram lá ?  (Lida 7744 vezes)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
Re: EUA:Como eles chegaram lá ?
« Resposta #50 Online: 09 de Janeiro de 2011, 18:25:34 »
Não me recordo onde li, mas creio que a decisão de não usar o Alemão como lingua oficial não saiu por pouco

Eu li isso num livro do Charles Berlitz, creio que seja esse: http://en.wikipedia.org/wiki/Native_Tongues_(book)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 09 de Janeiro de 2011, 22:28:14 »
Isso aqui é um fórum de céticos ou de vedetes dos estadunidenses? Ah! Faça-me o favor! Vocês só conhecem os EUA pelos seriados. Que bobagem é essa de "facilidade de criar conceitos"? Que conceitos os estadunidentese criaram? Eu vim aqui pra discutir alguma coisa séria, não pra ficar babando ovo pra esse ou para aquele país. É verdade que a sociologia tem muitas bobagens, mas algum conhecimento sociológico faria bem a vocês!

Pensei que as 12x que fui para lá só no ano passado me permitia conhecer os gringos.  Amanha vou de novo.

E você?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 09 de Janeiro de 2011, 22:32:43 »
Sobre essa história de jeitinho brasileiro/ comprometimento americano, lembro de umas histórias que meu pai conta, da época que estava na ativa na FAB. Ele diz que quando um C-130 americano tinha pane de motor, a equipe americana demorava horas só para expor o motor. A equipe brasileira fazia o mesmo serviço em 15 minutos. A diferença era que os americanos faziam tudo pelo livro, como o Agnóstico falou, já os brasileiros perceberam que era mais rápido, barato e eficiente cortar os grampos que seguravam o motor e puxar ele pela frente, depois inseria de novo pelo mesmo lugar e colocava novos grampos.

Não é o esperado. O que disse é que, no caso desse motor, eles teriam mais gente trabalhando com partes específicas de cada componente enquanto nós faríamos com menos pessoas, menos especializadas mas provavelmente com um escopo mais amplo de atuação.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 09 de Janeiro de 2011, 23:21:34 »
O tamanho da equipe era o mesmo, a forma de encarar o problema e apresentar uma solução é que era diferente (mas pode ser algo específico das FFAA). Ele também conta outras histórias, como, por exemplo, a forma como a mulher era tratada igualmente na USAF. Havia em uma missão uma mulher encarregada do municiamento e ela sozinha carregava e instalava os mísseis da aeronave, enquanto o resto da equipe ficava descansando olhando ela trabalhar, já que não era função deles. Noutra ocasião, a tripulação americana estava de partida da base aérea do Galeão com o C-130 deles. Ligaram os motores e de repente saíram todos correndo de lá de dentro. Isso porque a luz indicadora de incêndio acendeu no painel e todo mundo abandonou a aeronave correndo. O problema é que naquele avião (naquela época) a luz vira e mexe acendia por causa de um motivo qualquer e, no Brasil, a atitude do piloto era desligar o alerta e verificar se havia mesmo incêndio antes de mandar a tripulação abandonar a aeronave. No caso em questão não havia nenhum incêndio. Em outras palavras: o brasileiro me parece mais bem preparado para enfrentar situações imprevistas que os americanos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 09 de Janeiro de 2011, 23:36:31 »
me parece aquelas estorias romanceadas Derfel, tipo as que os gringos devem contar de nossas atividades enquanto estavam aqui.

Nunca vi nada correlato a isso. Mas quem sabe
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, 23:56:54 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 09 de Janeiro de 2011, 23:48:01 »
Meu pai conta porque trabalhou com eles na época que o Brasil comprou os C-130. Isso foi o que ele presenciou na época, quando servia no parque do Galeão (e não que ouviu contar). Como disse, pode ser algo restrito à USAF...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Janeiro de 2011, 19:31:09 »
Caro - Agnóstico

Mas existe um ciclo de prosperidade por de trás da atitude norte americana. Um brasileiro trabalha desorganizadamente por dois, faz o trabalho de dois, tira o trabalho de um, gera mais oferta no mercado, abaixa o valor da mão de obra, gera mais competitividade para si mesmo, e tem que trabalhar mais para se manter no emprego. Além disso, faz qualquer coisa, piorando ainda mais a situação.

O americano sai as 18:00, trabalha por um, não pega serviço de outro, protege seu mercado e qualidade de vida, etc..

Portanto o gringo norte-americano, é muitíssimo mais assertivo, que o brasileiro
sul-americano.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #57 Online: 10 de Janeiro de 2011, 19:41:15 »
Sobre essa história de jeitinho brasileiro/ comprometimento americano, lembro de umas histórias que meu pai conta, da época que estava na ativa na FAB. Ele diz que quando um C-130 americano tinha pane de motor, a equipe americana demorava horas só para expor o motor. A equipe brasileira fazia o mesmo serviço em 15 minutos. A diferença era que os americanos faziam tudo pelo livro, como o Agnóstico falou, já os brasileiros perceberam que era mais rápido, barato e eficiente cortar os grampos que seguravam o motor e puxar ele pela frente, depois inseria de novo pelo mesmo lugar e colocava novos grampos.

Não é o esperado. O que disse é que, no caso desse motor, eles teriam mais gente trabalhando com partes específicas de cada componente enquanto nós faríamos com menos pessoas, menos especializadas mas provavelmente com um escopo mais amplo de atuação.
O que eu entendi que ele quis dizer é que esta intersubjetividade relacional do cotidiano é ainda superficial perante o estudo profissional e acadêmico das ciências humanas, e em particular da sociologia, acerca do país. Mas todas as informação se complementam. Principalmente a sua experiência corporativa, mas que provavelmente tem esse viés organizacional que os seus componentes apresentam e com os quais, provavelmente, trocou mais experiência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #58 Online: 10 de Janeiro de 2011, 19:44:19 »
Caro - Derfel

----------
Nível 31

Os norte-americanos, são racionalmente estratégicos e metódicos. os sul-americanos, são intuitivamente instintivos e improvisadores. Os do norte, seguem um plano pré-organizado; os do sul, desenrascam-se razovelmente bem, numa emergência circunstancial.

A longo prazo, qual dos dois, é que usufrui de melhores resultados práticos...?
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:31:08 »
[...]
Que conceitos os estadunidentese criaram?
[...]

Linhas de montagem especializadas em fábricas seria um deles?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:37:59 »
Da pada citar trocentos exemplos, desde engenharia de processos, metodologias para segurança, padrões de construção, engenharia de software..... ......   Só que ta na cara que o tipo é anti americano e qualquer elogio é porque somos colonizados

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:41:25 »
Sim Adriano mas é uma experiência corporativa bem distinta da sulamericana em geral. Outros países anglosaxoes em que estive a mesma organização foi vista. Mas trabalhei em projetos na Espanha e lá a semelhança é conosco mesmo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:42:24 »
Da pada citar trocentos exemplos, desde engenharia de processos, metodologias para segurança, padrões de construção, engenharia de software..... ......   Só que ta na cara que o tipo é anti americano e qualquer elogio é porque somos colonizados

Eu sei Agnóstico.

É que eu não quero hostilizar o tão recente, crítico e entusiasta forista viniciusangelo.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:59:03 »
Jejejej

Para dar exemplo, dois países europeus, mesma situação, uma serie de entrevistas em duas multinacionais distintas.

Primeiro caso em Flandres, o profissional pediu uma descrição de todas as entrevistas, o motivo, se o entrevistado iria ter que preparar algo ou não, duração, etc.
As entrevistas começavam exatamente no horário marcado e duravam muito próximo ao que foi estabelecido. Em uma semana fizemos 16 entrevistas, nunca conseguimos isso no Brasil.

Espanha, ninguém se importava com escopo, enviamos e ninguém leu, pessoas faltaram, horários zoados.. Tipo agente

Interessante e meio chato falar, mas existe alguma coisa intrínseca à nossa cultura que não bate com planejamento.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #64 Online: 10 de Janeiro de 2011, 22:28:09 »
Já trabalhei em Flandres, em um grupo de pesquisa em que haviam pessoas de vários outros países. De fato, os flamengos são totalmente
by-the-book. Chegam às 9 e começam a trabalhar. Às 5 da tarde, paravam (testemunhei um deles parando no meio de um parágrafo).
Já os brasileiros (eu inclusive) e os russos passavam o dia batendo papo no corredor - trabalhando - batendo papo, e ficavam até as 11 ou
12 da noite.

Vale lembrar, no entanto, que em algumas situações, ser by-the-book pode ser uma desvantagem, principalmente em situações que
exigem flexibilidade e improvisação. Certa vez conversei com um ex-soldado canadense. Ele me falou dos jogos de guerra que os canadenses
faziam regularmente com os americanos - em que (segundo eles) os canadenses regularmente "kicked their asses". Isso porque, ainda
segundo ele, nos pelotões americanos havia uma divisão rigorosa de tarefas. Portanto, bastava que, digamos, um sniper canadense
eliminasse o oficical comandante ou o operador de rádio americano que o pelotão inteiro ficasse incapaz de se comunicar (os demais soldados
não tinham treinamento de comunicação). Isso não ocorria com os canadenses, pois todos os soldados são treinados em diversas capacidades.

Aliás, com quase todos os canadenses que conheci, ele não tinham uma opinião muito boa dos americanos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Janeiro de 2011, 22:44:10 »
Deve ser por isso que os anglo sazões perdem tantas guerras :D

Acho, mesmo, que esses relatos são, como se diz, falar mal do chefe. Seguir processos não significa colocar cabrestos.

De fato, eles inovam e pesquisam bastante, e não vejo as pessoas la serem travadas dessa maneira. Cara de mito urbano.

Interessante que dentro da Bélgica, os flamengos falam Ingles, flamengo e francês. Muito dos valões não falam sequer o Ingles. A parte rica é flandres, a pobre é a valonia.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Janeiro de 2011, 23:04:09 »
Caro - Derfel

----------
Nível 31

Os norte-americanos, são racionalmente estratégicos e metódicos. os sul-americanos, são intuitivamente instintivos e improvisadores. Os do norte, seguem um plano pré-organizado; os do sul, desenrascam-se razovelmente bem, numa emergência circunstancial.

Depende. Em um ambiente estável os primeiros, em um ambiente conturbado os segundos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Janeiro de 2011, 23:07:08 »
Deve ser por isso que os anglo sazões perdem tantas guerras :D

Acho, mesmo, que esses relatos são, como se diz, falar mal do chefe. Seguir processos não significa colocar cabrestos.

De fato, eles inovam e pesquisam bastante, e não vejo as pessoas la serem travadas dessa maneira. Cara de mito urbano.

Interessante que dentro da Bélgica, os flamengos falam Ingles, flamengo e francês. Muito dos valões não falam sequer o Ingles. A parte rica é flandres, a pobre é a valonia.

Mas era o contrário há muitos anos. A Valonia era a parte rica. No caso dos americanos, me parece que no século XIX e início do XX eles eram considerados mais flexíveis e improvisadores.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Janeiro de 2011, 23:08:54 »
Caro - Derfel

----------
Nível 31

Depende. Em um ambiente estável os primeiros, em um ambiente conturbado os segundos.

Ou seja, depende em que grau da moderna civilização está o local em questão. :)
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Janeiro de 2011, 23:49:50 »

Ou seja, depende em que grau da moderna civilização está o local em questão. :)

Na verdade depende do momento histórico.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Janeiro de 2011, 00:16:00 »
Aliás, com quase todos os canadenses que conheci, ele não tinham uma opinião muito boa dos americanos.

Vale lembrar que canadenses e estadunidenses se amam tanto quanto nós nos damos bem com argentinos. Especialmente nas competições esportivas (nunca diga a um canadense que sua seleção de "ice hockey" é pior do que a norte-americana e vice-versa. É algo tão engraçado de se ver quanto dizer que Maradona era um poser ou que Pelé era uma farsa) e em piadas sem graça  :P
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 00:18:52 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Janeiro de 2011, 00:18:08 »
Por que chamar os americanos de Estadunidenses? O nome do país é Estados Unidos da América. Seria como chamar os brasileiros (ou brasileses, como quer o Gaybriel) de Repúblicofederalistas ou coisa assim.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Janeiro de 2011, 00:20:24 »
Por que chamar os americanos de Estadunidenses? O nome do país é Estados Unidos da América. Seria como chamar os brasileiros (ou brasileses, como quer o Gaybriel) de Repúblicofederalistas ou coisa assim.

Porque este é o nome dado, no Brasil, para quem nasce nos EUA.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 11 de Janeiro de 2011, 00:30:41 »
Nunca vi ninguém falando estadunidense que nào fosse para falar mal...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #74 Online: 11 de Janeiro de 2011, 00:32:54 »

No meu caso, hábito de conviver com quem seria identificado como "esquerda antiamericana" por uns bons anos.

Porque este é o nome dado, no Brasil, para quem nasce nos EUA.

Até onde eu me lembre, tanto americano, norte-americano e estadunidense são gentílicos corretos para eles. Os dois primeiros são de uso mais antigo e mesmo os preferidos pelos próprios (americans) enquanto o último só passou a ser usado muito mais recentemente(e já foi dicionarizado).
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 00:38:11 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!