Autor Tópico: Judaísmo abriu as portas para tantos messias.  (Lida 13738 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Judaísmo abriu as portas para tantos messias.
« Online: 09 de Janeiro de 2011, 17:41:47 »
Pelo que entendo um pouco da religião hebraica eles tiveram a promessa de um messias guerreiro igualzinho aquele Moisés que libertou o povo da escravidão egípcia. Muitos deles apareceram e morreram.
Tem-se provas suficientes na história que todos eles foram esquecidos por não preencherem os requisitos judaicos quanto a promessa feita ao legislador Moisés, menos este ultimo Jesus de Nazaré que apareceu e ficou na história do cristianismo.
Porque este que foi morto como muitos outros não foram esquecidos já que teve uma morte humilhante e não libertou o povo do cativeiro romano?
Se este personagem existiu e depois morreu porque ainda existia focos do cristianismo quando o catolicismo oficializou como a religião oficial do governo?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Judaísmo abriu as portas para tantos messias.
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2011, 18:42:07 »
Na verdade, o Messias seria um Davi e não Moisés. E a permanência de Jesus entre os messias que desapareceram na história foi devido ao trabalho de Paulo, que expandiu a fé entre os gentios e foi disseminada entre os romanos. Se ficasse restrito aos judeus (como era a proposta de Tiago, chefe da Igreja) teria desaparecido juntamente com as outras derivações do judaísmo (restou apenas a rabínica) e provavelmente hoje o culto principal seria o de Mitra.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:45:12 »
Paulo se eu não me engano era judeu e pertencia ao farisaísmo, uma das seitas mais severa da religião judaica. Ele sendo judeu porque iria entrar numa farsa sobre a ressurreição de Jesus?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2011, 22:10:55 »
Vi um comentário no youtube que achei bunitinha:
"Os judeus inventaram deus, os cristãos levaram a estória a sério demais."  :hihi:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2011, 23:09:35 »
Paulo se eu não me engano era judeu e pertencia ao farisaísmo, uma das seitas mais severa da religião judaica. Ele sendo judeu porque iria entrar numa farsa sobre a ressurreição de Jesus?
E o que tem a ver a estruturação do cristianismo por Paulo com farsa sobre a ressureição de Jesus? Você ACREDITA que houve uma farsa, é isso?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2011, 09:20:31 »
Muitos afirmam que a ressurreição de Jesus foi uma farsa e diante disto não vejo como uma pessoa de costumes judaicos iria entrar numa subordinação. As evidencias judaicas em torno de sua cultura mosaica por parte de alguns convertidos judeus mostram que de fato este homem tenha ressucitado. O que voce acha?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2011, 10:01:48 »
A cidade de Tarso era centro de culto a Mitra, o messia persa nao era?

E Paulo era um judeu helenizado, entao foi facil vender o peixe de mais um deus que ressucitou

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2011, 10:10:26 »
André, voce tem fontes de informação bem precisas que Paulo vendeu sua cultura judaica para favorecer ao cristianismo?
Estou aguardando evidencias que provam o que está afirmando.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2011, 10:50:04 »

Não creio que Paulo entrou em uma farsa sobre a ressureição de Jesus, pois sabendo-se que o Cristianismo e o Judaísmo são politeístas, alimentar mitos sobre as duas doutrinas sempre foi providêncial para qualquer sacertode.

O problema é que eles não perceberam o politeísmo que acabaram de inventar.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2011, 10:51:22 »
André, voce tem fontes de informação bem precisas que Paulo vendeu sua cultura judaica para favorecer ao cristianismo?

Manual de Disciplina Essênio.
Fato incontestável.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2011, 12:16:11 »
O cristianismo é uma construção intelectual de Paulo, que ao leva-lo para fora da comunidade judaica, fez com que ele conseguisse fincar "raízes" em outros povos e culturas, primeiramente na bacia do Mediterrâneo.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2011, 13:52:21 »
Povos estes que ja estao pré-dispostos ao cristianismo, era um papo que eles ja estavam familiarizados, apenas com uma roupagem nova

E os judeus que estavam na sob a esfera helenica mal eram reconhecidos pelos outros judeus, eles comiam como gregos, praticavam esportes pelados como os gregos, houve sincretismos com as crenças gregas, tipo o Zeus-sabatico entre outras coisas

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2011, 14:30:23 »
Muitos afirmam que a ressurreição de Jesus foi uma farsa e diante disto não vejo como uma pessoa de costumes judaicos iria entrar numa subordinação. As evidencias judaicas em torno de sua cultura mosaica por parte de alguns convertidos judeus mostram que de fato este homem tenha ressucitado. O que voce acha?

É só eu quem já percebeu onde o Realidade quer chegar?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2011, 14:53:43 »

Bem, o que eu acho não importa (mas não se vê os mortos levantando das tumbas, não é mesmo?). É claro que uma pessoa de costumes judaicos "iria entrar numa subordinação". Todo o sistema de crenças e sociedade judia se desenvolve em um processo de subordinação, seja subordinação à religião e autoridades religiosas (sacerdotes e depois rabinato), seja subordinação às leis e costumes (lei mosaica e a Torah e Talmude), seja subordinação às autoridades civis e militares (como reis) e mesmo subordinação à família (já que se trata de uma cultura patriarcal). E o que são evidências judaicas?  Os judeus não aceitam a ressurreição de Jesus.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2011, 15:11:17 »
De fato não foi Jesus que criou o cristianismo, mas sim os apóstolos. Ele apenas tinha intenção de pregar sua moral, certamente com base no saber da época junto com sua intuição e moral pessoal. Se Tiago tivesse vencido, e o cristianismo tivesse apenas ficado lá na Galiléia, talvez não teriam havido as cruzadas, inquisição e talvez o mundo teria uma cultura diferente. Quem sabe a ciência não teria avançado mais rapidamente, sem a Igreja?

Será que atualmente estaríamos cultuando vários deuses? Ou então o judaísmo teria se tornado a religião mais praticada?

Já com relação à ressurreição, para os apóstolos, que testemunharam a situação, bem, eles pensaram que era Jesus de carne e osso (mas a ciência prova que não poderia ter chegado a tal ponto). O que é estranho é que os restos mortais de Jesus, em sua tumba, sumiram após sua ressurreição. Mas ainda assim não acredito que seu corpo tenha voltado a viver em carne.

Para o cético cientista que se vê impossibilitado de considerar isso (junto com todo o conceito sócio-religioso), vai ver isso como uma farsa ou lenda, assim como a espiritualidade, como uma fantasia, justamente por causa de toda uma série de conceitos existentes no meio religioso e espiritualista que não batem com os dados científicos. Mas, em tese, se Jesus voltou para os apóstolos, voltou em espírito, não em carne. Alguns dos apóstolos teriam sido médiums, e de fato Jesus esteve sempre ao lado destes (porque precisava deles para se materializar).

Mas para os que acham isso um absurdo, vão se ver forçados a dizer que isto era uma farsa e que por causa de toda uma série de conceitos espiritualistas incompatíveis com a ciência, que o cristianismo é talvez a maior farsa. Eu não estou defendendo o cristianismo, até porque há nele muitos conceitos dos quais sou contra, principalmente quando se refere à submissão a uma autoridade (isso sim) idealizada. Como livre-pensador, submissão é algo a ser evitado.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2011, 15:39:08 »
É só eu quem já percebeu onde o Realidade quer chegar?

Não importa caro forista,

Acuse o Cristianismo e o Judaísmo de politeismo e veja a reação do forista Erivelton Realidade.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2011, 15:40:27 »
De fato não foi Jesus que criou o cristianismo, mas sim os apóstolos.

Parei aqui.

Enio,
Reforçando: Leia livros de história Enio.

Os essênios já possuiam hábitos cristãos...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2011, 16:57:24 »
[...]
E o que são evidências judaicas?  Os judeus não aceitam a ressurreição de Jesus.

Este é um ponto interessante Derfel, pois há pelo menos uma corrente judaica que não somente aceita a ressurreição de Cristo, como também o tem como messias. O nome dela é Congregação Israelita Nova Aliança, se eu não estiver enganado.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 17:30:25 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2011, 22:07:46 »
Não estou falando dos hábitos cristãos (que é o que o cristianismo prega), mas sim mais com relação à Igreja mesmo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2011, 08:09:32 »
Caro - Geotecton

--------------------------------------------------------
Nível Máximo - em engenharia geotectónica:

Derfel - ontem às 14:53:43

[...] E o que são evidências judaicas?  Os judeus não aceitam a ressurreição de Jesus.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este é um ponto interessante Derfel, pois há pelo menos uma corrente judaica que não somente aceita a ressurreição de Cristo, como também o tem como messias. O nome dela é Congregação Israelita Nova Aliança, se eu não estiver enganado.

Isso é novidade para mim :!: :arrow: :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Janeiro de 2011, 08:51:38 »
As idéias são variáveis e ainda não deram uma resposta porque um povo acostumado a guerras, libertação em torno de um messias iria se suborninar para falsear um homem morto que voltou a viver. O que estes 12 discípulos ganharam se a história diz que foram perseguidos e tiveram mortes cruéis.
Acho que muitas opiniões aqui não batem com a realidade dos costumes do povo de Israel.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Janeiro de 2011, 08:55:51 »
Aonde eu quero chegar?
Simples: Contracenar algo que se encaixa com a realidade para que as evidencias provem que existiu uma farsa entre os israelenses cristãos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2011, 12:31:15 »
As idéias são variáveis e ainda não deram uma resposta porque um povo acostumado a guerras, libertação em torno de um messias iria se suborninar para falsear um homem morto que voltou a viver. O que estes 12 discípulos ganharam se a história diz que foram perseguidos e tiveram mortes cruéis.
Acho que muitas opiniões aqui não batem com a realidade dos costumes do povo de Israel.
O que você quer dizer com " suborninar para falsear um homem morto que voltou a viver."? Que eles foram forçados a negar a ressurreição de jesus? Os apóstolos morreram defendendo uma idéia e isso é um fator motivador muito poderoso. A sua pergunta poderia ser direcionada a vários revolucionários na história. O que ganharam Tiradentes, Frei Caneca e tantos outros? Ademais, você tenta racionalizar com a idéia do Israel moderno, mas a sociedade do século I era muito diferente, com um judaísmo muito fragmentado em diversas correntes divergentes, restando no final apenas duas correntes: a rabínica e a cristã gentílica.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Janeiro de 2011, 08:36:55 »
Eu não afirmei que eles ganharam alguma vantagem para falsear a ressurreição de seu líder religioso e sim apenas coloquei em debate para ter uma explicação dos que acusam que alguns mentiram sobre a ressurreição de Jesus.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:53:06 »
E quem disse que alguns mentiram? Apenas tudo pode ter sido apenas um grande mal entendido. É só ler a história da descoberta da tumba vazia por Madalena.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!