O problema do realidade é simples. Chama-se Doutrinação.
Ele foi doutrinado a descartar qualquer evidência ou hipótese que conteste a visão, ciência e sabedoria espíritas. Se Jesus não existiu ou não foi o messias, toda a doutrina espírita cai por terra pois tem Jesus como "grande mestre".
Provavelmente nunca procurou saber o contexto histórico no qual os livros foram escritos e por que, assim como a forma e razão pela qual a bíblia foi criada pelo governo de Constantino no sec 4 dc.
Tenho um amigo assim. Um cara bem inteligente por sinal, mas com pouco conhecimento nas áreas de ciências(Física, química, astronomia, arqueologia, história, método científico, e a lista vai longe).
Essa doutrinação ocorre ligando a visão espírita do séc XIX do Rivail com conceitos mal interpretados atualmente de Física quântica, evolução, química e história. Como fazem isso? Utilizando pessoas espíritas com doutorados, mestrados,etc nas mais diversas áreas. Usam a autoridade como verdade e não o contrário. Simples assim.
Por mais que discutirmos aqui com essa figura, será sempre como era com Leafar, que se valia de seu conhecimento adquirido na faculdade de engenharia(que pelo visto ele não aprendeu muito! rs..)para tentar justificar sua visão espiritista.
Acho engraçado ele pedir evidências quando tudo que ele questionou aqui pode ser facilmente encontrado no google nosso de cada dia.
O pior cego é sempre aquele que não quer ver......