Quantas batalhas eles ganharam até chegar a terra prometida?
Que não tenha sido sob a liderança de Josué?
E sabe explicar porque parecia desconexo?
É um fenômeno psiquiátrico chamado glossolalia, em que o indivíduo começa a emitir sons ininteligíveis, porém com cadência de uma fala normal. Para quem escuta pode associar a sons de uma língua que lhe pareça familiar e achar que ele esteja falando essa língua. É recorrente ver isso em cultos neopentecostais e há pouco tempo foi relatado nos jornais um caso em que uma pessoa começou a falar em francês, mas que não era francês de verdade, apenas soava como. Associado a esse fenômeno, existe a tendência do cérebro em procurar significados em algo que realmente não existe nenhum. Um exemplo conhecido são os sons de estática em que as pessoas parecem escutar nomes ou palavras e, se alguém lhe disser que ouviu tal palavra, você fica pré-disposto a ouvi-la. Daí vem a outra parte do que pode ter ocorrido em pentecostes, em uma massa, as pessoas estão mais pré-dispostas a sugestões e a ouvir o que querem (provavelmente apenas "ouviam" uma mensagem que já tivessem ter ouvido antes, apenas parecia que vinha de suas línguas originais), na própria descrição da passagem, em Atos, nos informa que algumas pessoas não entendiam nada do que eles diziam, que estavam loucos (pessoas pouco sugestionáveis?). Se era um dom divino, porque também eles não ouviram? Se tinham o coração endurecido, não seriam eles os que mais deveriam ouvir? Além disso, o cronista escreve alguns anos após o ocorrido e pode ter exagerado também o evento.
Estou tentando colocar a minha mente dentro da sua para entender de fato o que está querendo explicar. Tá difícil mesmo!
Se estas línguas não existiam porque está escrito na história em Atos que os ouvintes ouviam falar em suas próprias línguas maternas.
vide acima.