Autor Tópico: Judaísmo abriu as portas para tantos messias.  (Lida 13740 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Judaísmo abriu as portas para tantos messias.
« Resposta #50 Online: 20 de Janeiro de 2011, 11:02:22 »
E o que levou Paulo a propagar um cristianismo de um homem morto já que a história diz que ele pertencia a seita mais severa da religião judaica. Lembre-se que ele matou muitos cristãos por causa de sua religião.

Erivelton,

Você fez esta mesma pergunta no FR. Que coisa hein?
Pega leve, do contrário, vão descobrir seu disfarce! :hehe:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 20 de Janeiro de 2011, 18:40:40 »
E o que levou Paulo a propagar um cristianismo de um homem morto já que a história diz que ele pertencia a seita mais severa da religião judaica. Lembre-se que ele matou muitos cristãos por causa de sua religião.
Boa pergunta. O que levou o Collor e o Maluf a apoiarem o Lula já que foram uns dos seus mais severos inimigos?

Agora esclareça a minha ignorância bíblica. Paulo não era um discípulo de Jesus ainda vivo e atuante? Se sim, então Paulo já era cristão ou de alguma forma já estava envolvido com o Cristo no início do cristianismo. Então pq, ou em que circunstância ele matou cristãos?

Quando Paulo se tornou "cristão" Jesus já havia falecido. Antes se chamava Saulo e era (salvo engano) um coletor de impostos judeu que perseguia os cristãos primitivos. Na estrada de Damasco ele desmaia e fica alguns dias sem sem mexer. Antes de desmaiar teria visto a aparição de Jesus que disse "Saulo, Saulo, por que me persegues?", Paulo perguntara quem era e a aparição respondia "Eu sou Jesus, a quem persegues". Está em Atos 9,4.
Contudo, Paulo conviveu com apóstolos de Jesus, como Tiago e Pedro, e se mostrou um apóstolo mais atuante que os outros, definindo a própria religião que se formava, como o acesso àqueles que não fossem judeus (e não exigir o sinal da aliança).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 20 de Janeiro de 2011, 19:07:27 »
Nenhum desses líderes que expulsaram seus inimigosIo através da guerra. Sansão com alguma boa vontade, mas Abraão e Moisés com certeza não.
Agora reconheço que voce sabe muito pouco sobre o conteúdo dos textos religiosos do antigo testamento.
Por que? Na época de Abrãao nem existia judeus (ele é que daria origem aos hebreus) e as batalhas que participou (tardiamente, podendo nem ser o mesmo personagem e sim um amálgama de vários) foram sob o faraó do Egito e sob o Rei Melquisedeque (fora um episódio de libertação de Ló). De qualquer forma ele não era um líder militar que os judeus seguiam. Já Moisés também não foi um líder militar, apenas guiou seu povo durante os anos do deserto, o que se vê é apenas uma fuga. Já Sansão é um personagem com um componente claramente mitológico, similar a Héracles, e não era também um líder, sua história serve mais para mostrar os perigos dos judeus em se envolverem com estrangeiros.
Mas você deveria conhecer melhor a situação da região no século I, havia não uma, mas várias divisões religiosas entre os judeus, cada uma com seu messias (João Batista foi um deles). No final, apenas duas seitas sobreviveram após o desmantelamento provocado pelos romanos: o judaísmo rabínico e o judaísmo cristão. Por fim, somente o rabínico restou como judaísmo, já que o cristianismo judeu foi extinto, ficando apenas o gentílico de Paulo. O judaísmo original, dos sacerdotes levitas, acabou.
Fenômeno conhecido e descrito hoje. Veja, eles falaram línguas estranhas, mas não se comunicaram nessas línguas. Apenas balbuciaram sons desconexos que, para quem ouvia de fora, parecia uma língua estranha.
Onde está escrito isto que falaram e ninguém as interpretou como sendo as grandezas de Deus.
Ah, interpretaram sim, já que não compreendiam o que estava acontecendo, só poderiam julgar ser coisa do espírito santo. O que eu quis dizer foi que a língua falada simplesmente não existia e não era nenhuma língua (as pessoas apenas ouviam o que queriam ouvir, achando que os sons pareciam com essa ou aquela outra língua. Hoje há casos semelhantes em que pessoas falam coisas que soam francês, mas não é).
Nisto você tem razão, muitos desses pontos podem ser detectados como mitologia e farsa.
Suas explicações estão longe de me fazer entender.
É só dar uma lidinha. :)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 20 de Janeiro de 2011, 23:09:59 »
O Erivelton deve amar o CC...
"Deus prefere os ateus"

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #54 Online: 21 de Janeiro de 2011, 00:42:40 »
Valeu Derfel, então Paulo era um apóstulo mequetrefe, não viu o homi vivo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Janeiro de 2011, 00:18:56 »
Valeu Derfel, então Paulo era um apóstulo mequetrefe, não viu o homi vivo.
Na verdade, talvez seja justamente o contrário. Pode ser que Paulo seja uma figura mais importante para o cristianismo que o próprio Jesus, na medida que o cristianismo que temos hoje é na verdade uma espécie de paulinismo.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:01:50 »
Boa pergunta. O que levou o Collor e o Maluf a apoiarem o Lula já que foram uns dos seus mais severos inimigos?
Então que propostas Paulo teve para favorecer questões políticas. Pode provar alguma coisa.
Agora esclareça a minha ignorância bíblica. Paulo não era um discípulo de Jesus ainda vivo e atuante? Se sim, então Paulo já era cristão ou de alguma forma já estava envolvido com o Cristo no início do cristianismo. Então pq, ou em que circunstância ele matou cristãos?
Paulo além de ter título de cidadão roamno, era um dos líderes do farisaísmo. Detestava os cristãos por entender que estava distorcendo o verdadeiro mosaísmo.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:03:57 »
Erivelton,
Você fez esta mesma pergunta no FR. Que coisa hein?
Pega leve, do contrário, vão descobrir seu disfarce! :hehe:
Sou um belo admirador do Erivelton. Ele conseguiu adaptar algumas de suas idéias para minha compreenssão. A diferença entre eu e ele é mínima.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #58 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:07:24 »
Quando Paulo se tornou "cristão" Jesus já havia falecido. Antes se chamava Saulo e era (salvo engano) um coletor de impostos judeu que perseguia os cristãos primitivos. Na estrada de Damasco ele desmaia e fica alguns dias sem sem mexer. Antes de desmaiar teria visto a aparição de Jesus que disse "Saulo, Saulo, por que me persegues?", Paulo perguntara quem era e a aparição respondia "Eu sou Jesus, a quem persegues". Está em Atos 9,4.
Contudo, Paulo conviveu com apóstolos de Jesus, como Tiago e Pedro, e se mostrou um apóstolo mais atuante que os outros, definindo a própria religião que se formava, como o acesso àqueles que não fossem judeus (e não exigir o sinal da aliança).
A história ainda diz que muitos dos apóstolos não acreditaram que ele se tornara cristão e achavam que era uma das mais suas astúcias para matar outros cristãos.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:10:52 »
Sou um belo admirador do Erivelton. Ele conseguiu adaptar algumas de suas idéias para minha compreenssão. A diferença entre eu e ele é mínima.

Bota mínima nisso... :D
"Deus prefere os ateus"

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:17:28 »
Por que? Na época de Abrãao nem existia judeus (ele é que daria origem aos hebreus) e as batalhas que participou (tardiamente, podendo nem ser o mesmo personagem e sim um amálgama de vários) foram sob o faraó do Egito e sob o Rei Melquisedeque (fora um episódio de libertação de Ló). De qualquer forma ele não era um líder militar que os judeus seguiam. Já Moisés também não foi um líder militar, apenas guiou seu povo durante os anos do deserto, o que se vê é apenas uma fuga. Já Sansão é um personagem com um componente claramente mitológico, similar a Héracles, e não era também um líder, sua história serve mais para mostrar os perigos dos judeus em se envolverem com estrangeiros.
Quantas batalhas eles ganharam até chegar a terra prometida?
Fenômeno conhecido e descrito hoje. Veja, eles falaram línguas estranhas, mas não se comunicaram nessas línguas. Apenas balbuciaram sons desconexos que, para quem ouvia de fora, parecia uma língua estranha.
E sabe explicar porque parecia desconexo?
Ah, interpretaram sim, já que não compreendiam o que estava acontecendo, só poderiam julgar ser coisa do espírito santo. O que eu quis dizer foi que a língua falada simplesmente não existia e não era nenhuma língua (as pessoas apenas ouviam o que queriam ouvir, achando que os sons pareciam com essa ou aquela outra língua. Hoje há casos semelhantes em que pessoas falam coisas que soam francês, mas não é).
Estou tentando colocar a minha mente dentro da sua para entender de fato o que está querendo explicar. Tá difícil mesmo!
Se estas línguas não existiam porque está escrito na história em Atos que os ouvintes ouviam falar em suas próprias línguas maternas.
É só dar uma lidinha. :)
Seria bom voce fornecer explicações mais precisas.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2011, 08:20:28 por Realidade »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #61 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:21:40 »
O Erivelton deve amar o CC...
Me parece que o Erivelton tem discípulos...

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Janeiro de 2011, 08:24:45 »
Na verdade, talvez seja justamente o contrário. Pode ser que Paulo seja uma figura mais importante para o cristianismo que o próprio Jesus, na medida que o cristianismo que temos hoje é na verdade uma espécie de paulinismo.
Daria para explicar melhor com algumas resalvas?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Janeiro de 2011, 12:20:44 »
Quantas batalhas eles ganharam até chegar a terra prometida?
Que não tenha sido sob a liderança de Josué?
E sabe explicar porque parecia desconexo?
É um fenômeno psiquiátrico chamado glossolalia, em que o indivíduo começa a emitir sons ininteligíveis, porém com cadência de uma fala normal. Para quem escuta pode associar a sons de uma língua que lhe pareça familiar e achar que ele esteja falando essa língua. É recorrente ver isso em cultos neopentecostais e há pouco tempo foi relatado nos jornais um caso em que uma pessoa começou a falar em francês, mas que não era francês de verdade, apenas soava como. Associado a esse fenômeno, existe a tendência do cérebro em procurar significados em algo que realmente não existe nenhum. Um exemplo conhecido são os sons de estática em que as pessoas parecem escutar nomes ou palavras e, se alguém lhe disser que ouviu tal palavra, você fica pré-disposto a ouvi-la. Daí vem a outra parte do que pode ter ocorrido em pentecostes, em uma massa, as pessoas estão mais pré-dispostas a sugestões e a ouvir o que querem (provavelmente apenas "ouviam" uma mensagem que já tivessem ter ouvido antes, apenas parecia que vinha de suas línguas originais), na própria descrição da passagem, em Atos, nos informa que algumas pessoas não entendiam nada do que eles diziam, que estavam loucos (pessoas pouco sugestionáveis?). Se era um dom divino, porque também eles não ouviram? Se tinham o coração endurecido, não seriam eles os que mais deveriam ouvir? Além disso, o cronista escreve alguns anos após o ocorrido e pode ter exagerado também o evento.
Estou tentando colocar a minha mente dentro da sua para entender de fato o que está querendo explicar. Tá difícil mesmo!
Se estas línguas não existiam porque está escrito na história em Atos que os ouvintes ouviam falar em suas próprias línguas maternas.
vide acima.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 23 de Janeiro de 2011, 12:29:40 »
Daria para explicar melhor com algumas resalvas?
Não entendo quais seriam as ressalvas ou o que você queira dizer com isso, mas Paulo tinha uma visão diferente do caminho que deveria tomar o cristianismo. No seu princípio, o cristianismo era apenas uma seita judáica e seus seguidores, com o chefe da igreja Tiago, deveriam seguir a lei mosaica, já Paulo achava que os gentios também poderiam se converter e não deveria ser exigido deles o mesmo rigor a lei que o exigido dos judeus. A circuncisão era um ponto importante, que impediria a conversão de novos fieis. Paulo também era um sujeito mais culto e sofisticado que os demais apóstolos, sendo um judeu helenizado, e introduziu uma visão mais helenizada da nova religião (o grego seria até mesmo a "língua oficial" dos textos). No final a visão de Paulo prevaleceu e a igreja de Tiago não sobreviveu.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #65 Online: 23 de Janeiro de 2011, 12:48:58 »
Então que propostas Paulo teve para favorecer questões políticas. Pode provar alguma coisa.
Eu não sei quase nada sobre a história do cristianismo (nem sabia que Paulo não tinha conhecido Jesus), logo não posso provar nada. Mas líderes políticos, religiosos, etc, mudarem de posição ou de ideologia por conveniência, circunstância, ou estratégia é a coisa mais comum do mundo, como já dizia Maquiavel (acho). Então apenas o fato de que Paulo tenha mudado de judeu ortodoxo para cristão não prova nada tb.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 23 de Janeiro de 2011, 15:35:54 »
Eu não sei quase nada sobre a história do cristianismo (nem sabia que Paulo não tinha conhecido Jesus), logo não posso provar nada. Mas líderes políticos, religiosos, etc, mudarem de posição ou de ideologia por conveniência, circunstância, ou estratégia é a coisa mais comum do mundo, como já dizia Maquiavel (acho). Então apenas o fato de que Paulo tenha mudado de judeu ortodoxo para cristão não prova nada tb.
Ele teve uma "experiência mística", resultado de um ataque de epilepsia, achou que tinha falado com Jesus e se converteu.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #67 Online: 23 de Janeiro de 2011, 15:59:55 »
Que não tenha sido sob a liderança de Josué?
O cargo foi entregue a Josué depois de tantas batalhas no deserto.
em Atos, nos informa que algumas pessoas não entendiam nada do que eles diziam, que estavam loucos (pessoas pouco sugestionáveis?). Se era um dom divino, porque também eles não ouviram?
Os que não entendiam nada era porque ouviam eles falarem em diversas outras línguas. Vide atos dos apóstolos.
As línguas faladas eram de cidades distantes onde muitos naquele dia da festa de penecoste vieram visitar Jerusalém.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #68 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:02:54 »
Então é preciso primeiro conhecer o cristianismo para sincronizarmos o debate.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #69 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:05:52 »
Não entendo quais seriam as ressalvas ou o que você queira dizer com isso, mas Paulo tinha uma visão diferente do caminho que deveria tomar o cristianismo. No seu princípio, o cristianismo era apenas uma seita judáica e seus seguidores, com o chefe da igreja Tiago, deveriam seguir a lei mosaica, já Paulo achava que os gentios também poderiam se converter e não deveria ser exigido deles o mesmo rigor a lei que o exigido dos judeus. A circuncisão era um ponto importante, que impediria a conversão de novos fieis. Paulo também era um sujeito mais culto e sofisticado que os demais apóstolos, sendo um judeu helenizado, e introduziu uma visão mais helenizada da nova religião (o grego seria até mesmo a "língua oficial" dos textos). No final a visão de Paulo prevaleceu e a igreja de Tiago não sobreviveu.
A minha pergunta lá atrás não foi bem captada para ser respondida. O que levou Paulo a aceitar o cristianismo sendo fariseu que matou muitos cristãos.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #70 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:07:38 »
Ele teve uma "experiência mística", resultado de um ataque de epilepsia, achou que tinha falado com Jesus e se converteu.
Tá de sacanagem  :o
Onde está escrito que ele teve uma epilepsia?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:14:16 »
Onde está escrito que ele teve uma epilepsia?

Logo você, o cara que não precisa de evidências, faz uma pergunta dessas?

Quem está de sacanagem mesmo?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #72 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:16:16 »
Onde eu afirmei que não preciso de evidencias?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #73 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:36:44 »
Onde eu afirmei que não preciso de evidencias?

Sua religiosidade fala por si.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #74 Online: 23 de Janeiro de 2011, 17:26:48 »
Sua opinião fala por sí. Eu tenho evidencias porque sou inteligente como qualquer um outro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!