Ola Adriano,
"Certo. Então a dissonância cognitiva principal é a sua, com relação a memética. Idéias/premissas/análises são memes e então estamos falando dos seus memes.
E não faz negociações? Análise, no caso citado, é uma negociação intrapsíquica que ocorre no indivíduo. As premissas e idéias é que estão sendo negociadas. "Um pouco de senso de humor, Adriano

Não é a minha ou a sua dissonância que estavam sendo discutidas, mas sim a dissonância que possibilitaria a sobrevivencia de sociedades religiosas medievais, mesmo em um ambiente de maior racionalidade.
"Ainda hoje sobrevivem muitas sociedades religiosas, as teocracias. Mas elas são críticadas pelo ateísmo, em função do baixo aspecto ético que apresentam. Ainda existe a dissonância, no sentido de pensarem estar fazendo o bem através da religião" Como assim, baixo aspecto ético das sociedades religiosas? Como assim, pensarem estar fazendo o bem? Isto é uma opinião sua, baseada nos seus valores (ou memes, se preferir

).
Garanto que para cada exemplo negativo para religião(e este negativo, ainda pode ter um caráter subjetivo grande), eu consigo um, tb, para a ciência. Garanto qeu, para cada aspecto positivo da ciência, eu consigo outro para religião.
"Você não entende de memética mesmo
Se até mesmo o meme é um ser replicante e portanto livre, o que dirá o gene que compõe o indivíduo. Os memes são as ideías, a linguagem e a informação. Mas o principal efeito visível da dominação memética é através das crenças e religiões. Todo o conhecimento saudável é jogado fora para idéias com valoração subjetiva tomar conta. Por isso muitos defendem o estudo dos memes de forma epidemiológica, para analizar estas "doenças" da espécie, que depreciam a ética mais madura que o conhecimento científico nos proporciona.
Assim as religiões são entendidas como vírus que tentam destruir a vida cognitiva e saudável da espécie como um todo. Claro que de maneira muito simplificada, mas os atuais autores do ateísmos já fazem todo o detalhamento com muita propriedade. O principal foco é o Islã, com seus apedrejamentos e barbáries"O que escrevi com relação a passividade/inexistência do "eu" na memética, tirei de palestras e textos da Susan Blackmore e do Dannett (por isso achava que ele era contra o livre-arbítrio). Inlcusicve, em uma de suas palestras ela inicia da seguinte maneira : "Eu não tenho livre-arbítrio" (se não me engano, na palestra em que propões os Themes), e discorre sobre como os memes competem/criam memeplexos, que moldam nosso comportamento/decisões, etc. Então, não vejo pertinência nesta afirmação sua.
ps: esta análise matemática poderia ser fetia com ou sem o conceito de meme.Abaixo trecho de artigo da Susan :
"Mas não existe dentro um real self que vive a nossa vida? Não existe um real “eu” que toma minhas decisões e possui os meus credos? Não existe um real self que tem consciência e livre arbítrio? Diria que não. O self é justamente uma palavra em torno da qual os memes podem girar. Todos os memes beneficiam-se do fato que os humanos têm uma falsa idéia de “si mesmo”. Assim esse conceito é justamente um complicado memeplexo, criado por e para os próprios memeplexos, para a sua projeção e replicação.
Como podemos então viver a nossa vida se somos somente “memeplexos”? Alguns filósofos sustentaram que o único resultado poderia ser um inútil fatalismo ou uma terrível depressão. Na realidade, é possível excluir a idéia de um self interior e viver simplesmente a vida como um memeplexo. Curiosamente isso não parece tornar as pessoas piores ou mais miseráveis. Parecer ser uma espécie de liberação. Dawkins conclui o seu livro O gene egoísta com as palavras “somente nós podemos nos rebelar contra a tirania dos replicadores egoístas”. Gostaria, ao invés disso, de sustentar que somos “máquinas meméticas” criadas somente por e para os mesmos replicadores egoístas: nossa única e verdadeira liberdade não provém do rebelar-se contra a tirania dos replicadores egoístas, mas de entender que não existe alguém contra quem se rebelar."fonte :http://www.susanblackmore.co.uk/Conferences/OntopsychPort.htm
Entenda que a minha discussão sobre a memética é sobre suas bases, premissas e conceitos que levam a este tipo de conclusão. Não sobre a "consequência" em si e seu desenvolvimento, que é o que vc apresenta aqui.
Não entendi a citação que vc fez ao gene?
É um possível entendimento para a religião, mas baseada em uma visão de mundo. Não é uma visão científica, e nem poderia ser, pois existe julgamento de valor. Por favor, me explique como, na memética, vc tem como diferenciar o bom meme do meme ruím ?
Além do mais, veja que, assim como a religião, o meme da ciência deve ser analisado como bom ou ruím dependendo de sua interação com outros memes. Por exemplo : hj já temos teconologia para nos aniquilarmos. Se num futuro, chegarmos a esta auto-aniquilação, o meme da ciência terá se provado um meme ruim para a humanidade, dada sua interação com outros memes e com nossa base biológica(nossos instintos, emoções, etc).
Poderiam focar tb no meme do Estado(aliás, o que se comete de barbárie em nome da pátria não tá no gibi), ou em outros que propiciam tanta barbarie qto a religião. Ou vc acha que alguém ser morto em uma cadeira elétrica não seja uma barbárie, ou em uma câmara de gás? Ou vc não acha que uma guerra gerada por fins econômicos (Iraque, Afeganistão, etc), tb não seja outra barbárie?
Em minha opinião, a religião é somente mais um formador de grupos, que pode ser usado para o bem ou para mal(como o Islamismo é manipulado hj). Mas o nosso maior problema é a convivência em grupo. Nos matamos até mesmo por torcermos para times diferentes
" meme da ciência é o que sobrevive, pois é o meme sadio. É o meme que produz a tecnologia e permite que um crente fale suas baboseiras através da tecnologia de informação. Este é um exemplo de dissonância, pois a base de desenvolvimento tecnológico é a ciência. E acredito, que por isto, as ciências humanas são muito mal compreendidas e geralmente a sua produção não é palpável como a idéia de ciências naturais nos apresentam " Meme sadio? Novamente, como vc deriva isto da própria memética ?
"Eu considero que Popper é um dos pais da memética. A tecnologia "epistemológica" do autor é uma mostra de como a sua teoria "memética" tomou grandes proporções. A compreensão de falseabilidade para as ciências naturais é mais fácil, mas para as humanas é necessário a precisão e o rigor desta.
Mas não se preocupe, esta dúvida é um meme comum, eu já abri um tópico sobre isto anteriormente: A teoria da falseabilidade popperiana é falseável? "Sobre isto, já postei aqui, existe um excelente livro que analisa toda a filosofia da ciência, chamado "O que é Ciência Afinal" do Alan F. Chamlers. S enão leu, leia, pois AGARANTIO que vai gostar

Abs
Felipe