Autor Tópico: Memética...De novo  (Lida 14000 vezes)

Offline Gustavo Leal

• Nível 02
  • *
Re: Memética...De novo
« Resposta #100 Online: 10 de Abril de 2011, 20:32:27 »
Felipe,

Entendo que para você os problemas da memética são relevantes na medida em que nos auxiliam no estudo sobre o funcionamento da mente humana. Creio que a memética é bem mais do que isso e gostaria de não fugir muito do assunto. Na verdade, estava torcendo para entrarem aqui alguns ferrenhos opositores da memética para me ajudar a afiar meus argumentos. Nada melhor do que uma boa briga...  :twisted:

Mas vamos lá:

Creio que esta dicotomia inato/aprendido não faz muito sentido na maioria dos casos. Os sentimentos não precisam ser um OU outro, podem muito bem ser os dois. Pode haver algo inato que é despertado por algo aprendido. Quanto às qualia ("qualia" já é o plural de quale, então não pode ter "s"), no sentido de David Chalmers do problema difícil, não alteraria em nada. No entanto, faz sentido dizer que entendo as qualia de outro porque as tenho em mim mesmo. O próprio Chalmers fala isso. É assim que sabemos que os outros não são zumbis.

Voltando para a memética,  creio que pode ser preditiva sem se chamar memética sim. Na verdade, uma das coisas que defendo em minha Tese é que a memética já existe, mas está dividida em pequenas áreas e que um dos principais poderes do termo "meme" é justamente servir de cola conceitual capaz de unir todas elas em um panorama maior.

Abraços,
Gustavo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #101 Online: 12 de Abril de 2011, 20:14:37 »
Gustavo,

Vejo que a memética é bem aceita por aqui, apesar de não termos a profundidade de suas pesquisas. Cheguei a ler até a parte de Evo-devo e estou gostando muito da filosofia biológica, é bem esclarecedora. Não vejo a hora de chegar na memética  :feliz:

Achei interessante sua produção acadêmica, com a sua dissertação e monografia relacionados a filosofia da mente. Está bem adequado com o funcionalismo computacional que a maioria adota por aqui. Este é um bom tópico: Uma visão cética (sem bullshits filosóficos) da consciência.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #102 Online: 13 de Abril de 2011, 08:09:45 »
Ola  Gustavo,

"Creio que esta dicotomia inato/aprendido não faz muito sentido na maioria dos casos. Os sentimentos não precisam ser um OU outro, podem muito bem ser os dois. Pode haver algo inato que é despertado por algo aprendido."

Não acho que aprendemos a ter raiva, amar, ter medo, nojo, etc "observando" outros. Acho que o meio nos dá inputs, que são processados de determinada maneira pelo cérebro, e é este processamento que nos dá nossos sentimentos. É neste sentido que falo em serem inatos: exsite uma estrutura que, ao processar estes inputs ambientais, gera os sentimentos.

"Quanto às qualia ("qualia" já é o plural de quale, então não pode ter "s"), no sentido de David Chalmers do problema difícil, não alteraria em nada. No entanto, faz sentido dizer que entendo as qualia de outro porque as tenho em mim mesmo. O próprio Chalmers fala isso. É assim que sabemos que os outros não são zumbis."

A minha idéia era mais ou menos essa mesmo, como um argumento com relação à existência dos qualia(obrigado pela correção :)). Como vc falou, se para reconhecer eu tenho que ter, como então posso negar que eles existem?

obs: gostei bastante desta sua interpretação do meme, como uma cola conceitual.

Abs
Felipe

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #103 Online: 13 de Abril de 2011, 10:42:20 »
Olá Gustavo leal, a sua tese de doutorado foi sobre o que?
Eu estou fazendo um trabalho em ciências cognitivas e pretendo fazer doutorado com ele.

De onde é o grupo de pesquisa que vc doutorou?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #104 Online: 19 de Junho de 2011, 23:24:53 »
Gustavo, gostei muito da sua tese sobre memética. Correlaciona várias outras ciências e suas semelhanças com esta. A parte que mais gostei foi sobre a filosofia da ciência e William Whewell, que muito influênciou na elaboração do Darwinismo universal com a palaetiologia. E que vou pesquisar mais.

Sobre Popper, me pareceu pouco aproveitado, principalmente o aspécto memético de sua epistemologia, onde as teorias ganham vida de acordo com a sua maior aproximação com a realidade. Por isso as teorias científicas tem a sua evolução independente dos cientistas que as elaboram e não estão, necessariamente, condicionadas ao comportamento científico, definido como método científico. Por isso essa nossa vontade de dominar essa criatividade da natureza.

Assim vejo a memética, não simplesmente como uma ciência, mas como você até mesmo cita, uma cola conceitual, e a extendo como a determinante da própria ciência. Penso que a abordagem epidemiológica é insuficiente para tratar dos grandes memeplexos que são as teorias científicas mais fortes, como a própria biologia. Porém tem ótima utilidade na análise da religião, assim como foi citada a sua tese num trabalho de ciências da religião.

Parabéns e sucesso no trabalho pioneiro e muito fecundo da memética  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #105 Online: 26 de Junho de 2011, 00:03:44 »
Li uma vez sobre um experimento com memes em que eram utilizadas páginas da web como memes.
Após uma fase de seleção natural e reprodução, uma nova geração de páginas eram criadas.

Não consegui encontrar mais o artigo que falava desse experimento. Alguém tem alguma informação sobre isso ?
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 26 de Junho de 2011, 15:47:30 »
Ola Kernel,

Resumo do experimento : idéias geram idéias.

Abs
Felipe

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
« Resposta #107 Online: 26 de Junho de 2011, 16:14:16 »
Ola Kernel,

Resumo do experimento : idéias geram idéias.

Abs
Felipe

Eu fiquei tao interessado no assunto que estou querendo fazer um experimento tb, utilizando aquele como base.
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
Re:Memética...De novo
« Resposta #108 Online: 30 de Outubro de 2011, 17:35:56 »
Li uma vez sobre um experimento com memes em que eram utilizadas páginas da web como memes.
Após uma fase de seleção natural e reprodução, uma nova geração de páginas eram criadas.

Não consegui encontrar mais o artigo que falava desse experimento. Alguém tem alguma informação sobre isso ?

Consegui encontrar. O nome do experimento é memecode

"Here's an idea for a set of evolutionary pages that have "natural" offspring and grow into being more popular. I plan to put up a set of pages with random words; Project Memecodes. Say, 5,000 pages with random word sequences (let's pray to the Googlegod I won't get the death penalty for that).

Now whenever a page gets a visitor who arrived from Google, the page will create a new modified randomized version of itself via its database back-end, and create a link to it in a visible place. The new page will continue do the same as the old page. After a while, a page "dies" and is taken offline. Soon several pages would be able to specialize on search niches in the Web environment – word combinations people are looking for that are not yet covered online and therefore make my evolutionary pages turn up in the top results which people actually click on. A search phrase entered by a search engine visitor is just like food in nature's ecosystem – there will be specialized pages to catch this food. A page's "meme code" will lead it to become a successful species with a lot of offspring, or die and be forgotten.

Like infinite monkeys writing Shakespeare, if the experiment will be running long enough with enough modifications, the once randomly worded pages might even modify themselves to the point of becoming natural language."
-- Seraphim Proudleduck
http://memecodes.outer-court.com/

Será que e possivel obternalgum resultado pratico desse experimento ?
Programando na Madrugada

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!