Autor Tópico: Ateus em Curitiba fazer versão brasileira do Atheist Experience  (Lida 15266 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateus em Curitiba fazer versão brasileira do Atheist Experience
« Resposta #50 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 21:41:27 »
O vídeo estava muito bom, e parabéns pelos encontros em Curitiba com cerca de 20 a 30 ateus  :ok:

Porém, com relação ao conteúdo, a tentativa de refutar o espiritismo através do Waldo Vieira é contraditória e um tanto desatualizada. Ele desenvolveu uma suposta técnica, a pangrafia, que seria superior a psicografia. É com base nesta suposta técnica avançada que eles escrevem toda a publicação pseudocientífica da conscienciologia.

Carta Online aos Blogueiros Espíritas. Neste documento ele expõe a sua crítica ao espiritismo como algo infantil perante a sua abordagem que considera científica. Assim a conscienciologia está para o espiritismo como o criacionismo está para o cristianismo. E tem uma insersão institucional muito mais forte que o espiritismo, com vínculo com diversas universidades orientais.

Ainda mais considerando que o Waldo foi um dos líderes do espiritismo no Brasil, com marcante influência na vida do ícone espírita brasileiro, Chico Xavier. Digo isso por ter conhecido pessoalmente tudo isto, inclusive o campus de Foz do Iguaçu. E mesmo aqui no fCC tem vários tópicos sobre esta dita cuja pseudociência  :biglol:

E estou no aguardo do próximo, Estado Laico é um excelente tema  :ok:
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 21:50:21 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #51 Online: 02 de Março de 2011, 08:19:13 »
Olá Amigos !!!!

Dia 15/03, terça feira as 19:30, a comunidade Ateus em Curitiba estará novamente na internet com seu 3o. programa ao VIVO, com o tema LAICISMO - Por que a discussão de um estado ISENTO de religiões ainda é pertinente ????

Assista ao vivo pelo http://justin.tv/ateusemcuritiba
Fale conosco pelo skype : ateusemcuritiba ou ligue (41)3075-3099

Até lá !!!!!!
« Última modificação: 02 de Março de 2011, 12:36:37 por SnowRaptor »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 02 de Março de 2011, 12:37:03 »
Aqui não é orkut, não precisa ficar enchendo as URLs de espaços ;)

Valeu pelo aviso, Manny!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #53 Online: 15 de Março de 2011, 08:39:57 »

É HOJE !!!!!!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Março de 2011, 10:16:53 »

É HOJE !!!!!!

Qual será o tema de hoje?
Foto USGS

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #55 Online: 15 de Março de 2011, 10:30:31 »

É HOJE !!!!!!

Qual será o tema de hoje?

o tema LAICISMO - Por que a discussão de um estado ISENTO de religiões ainda é pertinente ????

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Março de 2011, 11:46:32 »
Considero muito pertinente o tema, e muito esclarecedor como o crente costuma lidar com a questão. A postura de respeito que o religioso falsamente transmite cai por terra, quando confrontado seriamente a respeito, por exemplo, da possibiliade de tirar o "deus seja louvado" das cédulas. Achei muito legal, muito bonito mesmo, um trecho do breve documenário "Uma Atéia entre Cristãos" (http://video.google.com/videoplay?docid=7334252572157708250#), quando o chefe da família, crente, é perguntado por um grupo de ateus, sobre esta possibilidade em relação ao dólar (que traz a famigerada "In God We Trust"), de tirar esta frase e colocar uma que faça apologia ao Ateísmo: o crente desconversa que nem criança, repetindo várias vezes que não é o caso, que a cédula tem o "in god we trust", e que não é, não é, não é outra coisa. Daí o grupo genialmente diz (algo como): "se houvesse uma frase à favor do ateísmo nas cédulas, nós lutaríamos para que fosse retirada em nome da igualdade e liberdade de crenças". Achei isto fantástico. Mostra claramente a diferença de "postura ética" entre um cidadão que defende o laicismo efetivo (para além do laicismo fajuto brasileiro, por exemplo) e um crente de ética altamente discutível, ao menos em certas questões.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Março de 2011, 08:49:36 »
Olá Amigos !!!

Mais uma vez o programa ATEUS EM CURITIBA CONVERSAM foi ao ar !!!! AO VIVO !!!!

Confira aqui a íntegra do programa de ontem dia 15/03 !!!!
http://www.youtube.com/view_play_list?p=794D67F8337155D3

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 16 de Março de 2011, 15:57:15 »
"Deus não existe" nas cédulas? Pôxa, deveriam ter visto meu post antes disso. :)

Isto não é legal de se dizer no programa. Não representa o pensamento ateu, e sim um pensamento proselitista e subjetivo. O ateísmo nega, não prega.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #59 Online: 16 de Março de 2011, 18:43:52 »
"Deus não existe" nas cédulas? Pôxa, deveriam ter visto meu post antes disso. :)

Isto não é legal de se dizer no programa. Não representa o pensamento ateu, e sim um pensamento proselitista e subjetivo. O ateísmo nega, não prega.

Pois é. O que eu notei, desde o 1o programa, é que o pessoal parece defender o ateísmo de forma militante. Fazem provocações gratuitas, soltam argumentos que podem ser equiparados (qualitativamente) a argumentos teístas, entre outras coisas.

Pergunto: a que se propõem o programa?

Se for esse, como diz no primeiro post;
Contamos com a ajuda e participação de pessoas de todo o Brasil que estejam interessadas em combater o preconceito e divulgar informações sobre ateísmo. Queremos abrir um canal para ateus e religiosos que queiram discutir respeitosamente sobre o assunto.
na minha opinião, essa abordagem que estão usando não é muito boa.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 16 de Março de 2011, 23:34:49 »

Pois é. O que eu notei, desde o 1o programa, é que o pessoal parece defender o ateísmo de forma militante. Fazem provocações gratuitas, soltam argumentos que podem ser equiparados (qualitativamente) a argumentos teístas, entre outras coisas.

Pergunto: a que se propõem o programa?

Se for esse, como diz no primeiro post;
Contamos com a ajuda e participação de pessoas de todo o Brasil que estejam interessadas em combater o preconceito e divulgar informações sobre ateísmo. Queremos abrir um canal para ateus e religiosos que queiram discutir respeitosamente sobre o assunto.
na minha opinião, essa abordagem que estão usando não é muito boa.

Concordo em gênero, número e grau.

Daqui a pouco esse pessoal vai "inventar" o Dia do Orgulho Ateu.

Outra coisa, se querem copiar o original americano copiem mas copiem direitinho e mais importante se preparem direitinho para não ficarem passando atestado de ateu despreparado. Tem muitos crentes por aí cultos e superpreparados, que sabem discutir e argumentar corretamente que costumam engolir ateus despreparados vivos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #61 Online: 17 de Março de 2011, 00:01:12 »
Daqui a pouco esse pessoal vai "inventar" o Dia do Orgulho Ateu.
Eu apoio  :lol:

E para mim o pessoal está mandando muito bem  :ok:

Somento o fato de usarem uma linguagem audiovisual para debater o ateísmo já é muito relevante. Embora no You Tube tenha tido muitos debates entre teístas e ateus, com grande incentivo da UNA, numa determinada época, o projeto é bem inovador por ser um programa contínuo.

E o fato do pessoal daqui classifica-los de despreparados não é pelo fato deles o serem e sim de que somos muito bem preparados enquanto ateus :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #62 Online: 17 de Março de 2011, 08:18:31 »
Reitero novamente o convite !!!!

PARTICIPEM DO PROGRAMA !!!!

Gostamos de contar com pessoas cultas e bem preparadas em nosso programa. O próximo será no dia 22/03 e os contatos podem ser feitos pelo skype ou por telefone.

VAMOS SAIR DO CHAT ???
DO MUNDINHO CTRL+C / CTRL+V ???

Liguem ..... vamos lá !!!!!

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Março de 2011, 10:26:31 »
Alguém até que poderia fazer um resuminho do programa. Uma hora de youtube é dose pra quem tem banda larga estreita ...
Ou então poderiam fazer uma versão somente em audio que já facilita bastante ...
Podem me chamar de folgado ... eu mereço

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Março de 2011, 14:07:13 »
Talvez eu possa ter dado uma má impressão: eu julgo EXTREMAMENTE RELEVANTE esta iniciativa! Seguindo a máxima de que o mundo é um lugar perigoso mais pelas pessoas boas que deixam o mal acontecer, colocar estes temas em discussão é sempre oportuno. Na verdade torço para que isto cresça, com um cuidado maior com a qualidade de áudio (vamos lá, façam uma campanha para arrecadar fundos para dois microfones profissionais, que seja  :) - ,ou, alguém do grupo pode fazer isto funcionar direito), mas também torço para que os argumentos sejam sempre bem equilibrados, porque, por mais que saibamos que qualquer tosquice argumentativa nunca será pior do que o que estamos acostumados com o raciocínio crente mediano, não será fazendo o mesmo que se conseguirá uma boa dispersão de idéias potencialmente grávidas de gerar a dúvida procedente nas cabeças de agnósticos e "crentes de família", culturais, apenas. Um certo "proselitismo ateu" só se justifica quando bem colocado em um contexto de ARGUMENTAÇÃO, e de modo algum pregação.

Trazer para o Ateísmo uma bandeira é a melhor forma de o caracterizar como mais uma religião (o que sabemos todos que não procede, mas não é o que conseguiremos passar em relação à nossa imagem). Se tem uma coisa que deveria ser muito clara para quem deseja debater estes assuntos, é que desejar uma bandeira de imposição às crenças alheias faz do ateísmo só mais um "ismo", o que, acho, todos repugnamos. A militância sistemática, de Dawkins, Dennet, Hitchens, Harris e cia, justifica-se em muitos contextos, sabemos, mas fazer o mesmo (e, sejamos humildes, com muito menos competência que eles) num dos maiores países religiosos do mundo é um prato cheio para os crentes preparados propalarem uma imagem do ateísmo que pode fazer, de uma iniciativa como esta, um tiro no próprio pé.

Atenção, discernimento, preparo, e muito boa sorte para vocês.  :ok:

(lembrando que, com mais preparo, precisa-se de menos sorte)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #65 Online: 17 de Março de 2011, 21:11:14 »
Mais uma vez o programa ATEUS EM CURITIBA CONVERSAM foi ao ar !!!! AO VIVO !!!!
Eu assisti um trecho ao vivo (infelizmente não pude ver tudo) mas nos poucos minutos que assisti me ocorreu um problema que acontecia com os dois participantes: volta e meia eles se atrapalhavam com os microfones. Sugiro que comprem uns microfones de lapela para evitar esse problema. Há alguns que são baratos, então não pesaria tanto para os responsáveis pela produção do programa. Bom, fica a sugestão.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 17 de Março de 2011, 23:50:46 »
Ou mesmo suportes pra colocá-los em cima da mesa.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #67 Online: 17 de Abril de 2011, 19:57:34 »
O ultimo programa poderia ter sido bom se não tivessem tido todos esses problemas de áudio. Quem sabe deveriam tentar pedir contribuições para comparem aparelhos mais confiáveis.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Abril de 2011, 22:53:42 »
Ou mesmo suportes pra colocá-los em cima da mesa.
É uma possibilidade, mas é pior esteticamente. E não ajuda muito quando a pessoa vira para um dos lados (o que às vezes acontece).

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Maio de 2011, 16:03:49 »
Ainda estão fazendo? Não pude acompanhar e nunca mais ouvi falar disso.

It's an award I've won"

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #70 Online: 24 de Julho de 2011, 17:31:55 »
Agora estamos trabalhando em uma versão brasileira do Magic Sandwich.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #71 Online: 26 de Julho de 2011, 13:08:38 »
Estão de parabéns! Pois não é qualquer um que tem toda essa coragem de colocar a cara a tapa desta forma para defender visões atéias de mundo (ainda mais sendo ao VIVO!).

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #72 Online: 26 de Julho de 2011, 16:51:00 »
Desculpem eu sou novo aqui e como o forista Adriano, me convidou a participar destes debates, primeiramente para poder participar, eu gostaria saber que é para vocês ser ateu. Eu não sou religioso dogmático nem tampouco ateu, sou simplesmente um pensador livre que através da metafísica descubro as respostas a minhas inquietudes.

O que motivou a entrar neste fórum é a curiosidade de saber, porque essa alegria toda ao saber que está aumentando o grupo dos ateus. Qual é a importância de ser ateu?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 26 de Julho de 2011, 17:03:07 »
Ser ateu é não acreditar em Deus. Qualquer um que disser que é algo mais do que isso está enrolando. Ateu ou ateísta é um termo extremamente pobre, ele te define exatamente por aquilo que você não é. Acho, então, que a pergunta mais apropriada seria "qual é a importância de não ser teísta?" Para mim, o caso é que eu rejeito completamente a fé como epistemologia e eu não penso que Deus atende aos requisitos de evidência que eu peço para outras coisas, nem empíricas e nem em termos de raciocínio indutivo ou dedutivo.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #74 Online: 26 de Julho de 2011, 17:11:54 »
Penso que o importante não é ser ateu. Ateu se é simplesmente quando percebe-se que não há evidência que suporte a existência de um deus, seja qual for.

O importante é o pensamento cético e o desenvolvimento de um senso critico apurado. Isto é bom porque nos remete ao pragmatismo necessário para resolver os problemas humanos. Pois, enfeitar a vida com histórias sem fundamento, cobre com uma neblina a realidade, daí fica dificil identificar como se deve agir da melhor forma possível para evitar problemas ou mesmo superá-los.

É melhor estudar as estrelas com céu limpo ou nublado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!