Talvez eu possa ter dado uma má impressão: eu julgo EXTREMAMENTE RELEVANTE esta iniciativa! Seguindo a máxima de que o mundo é um lugar perigoso mais pelas pessoas boas que deixam o mal acontecer, colocar estes temas em discussão é sempre oportuno. Na verdade torço para que isto cresça, com um cuidado maior com a qualidade de áudio (vamos lá, façam uma campanha para arrecadar fundos para dois microfones profissionais, que seja
- ,ou, alguém do grupo pode fazer isto funcionar direito), mas também torço para que os argumentos sejam sempre bem equilibrados, porque, por mais que saibamos que qualquer tosquice argumentativa nunca será pior do que o que estamos acostumados com o raciocínio crente mediano, não será fazendo o mesmo que se conseguirá uma boa dispersão de idéias potencialmente grávidas de gerar a dúvida procedente nas cabeças de agnósticos e "crentes de família", culturais, apenas. Um certo "proselitismo ateu" só se justifica quando bem colocado em um contexto de ARGUMENTAÇÃO, e de modo algum
pregação.
Trazer para o Ateísmo uma bandeira é a melhor forma de o caracterizar como mais uma religião (o que sabemos todos que não procede, mas não é o que conseguiremos passar em relação à nossa imagem). Se tem uma coisa que deveria ser muito clara para quem deseja debater estes assuntos, é que desejar uma bandeira de imposição às crenças alheias faz do ateísmo só mais um "ismo", o que, acho, todos repugnamos. A militância sistemática, de Dawkins, Dennet, Hitchens, Harris e cia, justifica-se em muitos contextos, sabemos, mas fazer o mesmo (e, sejamos humildes, com muito menos competência que eles) num dos maiores países religiosos do mundo é um prato cheio para os crentes preparados propalarem uma imagem do ateísmo que pode fazer, de uma iniciativa como esta, um tiro no próprio pé.
Atenção, discernimento, preparo, e muito boa sorte para vocês.
(lembrando que, com mais preparo, precisa-se de menos sorte)