Enquete

De acordo com o dilema exposto, se vc fosse o xerife McCloskey, o q vc faria?

prenderia o homem inocente e decretaria sua execução.
7 (33.3%)
deixaria que o motim ocorrese, com a consequente morte de centenas de pessoas.
14 (66.7%)

Votos Totais: 21

Autor Tópico: O Dilema Utilitarista  (Lida 13679 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:O Dilema Utilitarista
« Resposta #100 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:00:11 »
Eu torturei o criminoso, descobri as bombas e salvei milhões de vidas? Eu quero é uma medalha e isenção de impostos pro resto da vida. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 12 de Novembro de 2011, 00:21:21 »
[...]
Por mim, sergiomgbr.
A postagem de uma imagem de uma dominatrix(devidamente vestida) tendo a seus pés um homem submisso(apropriadamente vestido, leia-se postável em qualquer outdoor), representando a idéia de sadomasoquismo? Não é uma associação possível que se faz a quem se permite punir por crer estar agindo certo?

A discussão estava, naquele ponto, centrada na questão de obter informações que poderiam salvar milhões de vidas, ainda que obtidas sob tortura.

A sua proposição foi, no meu entender, bem diferente do contexto supra.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 12 de Novembro de 2011, 11:04:33 »
Sergio, tem gente que acessa o fórum do trabalho ou perto da família. Uma imagem como essas em um tópico de discussão "séria" é extremamente inadequada e pode criar constrangimentos a essas pessoas. Guarde esse tipo de figura para tópicos como o das "mulheres gostosas" ou o "nonsense com imagens".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #103 Online: 12 de Novembro de 2011, 19:34:26 »
Geotecton, gostaria de concordar com você, mas creio que sua interpretação foi fruto muito mais de sua idiossincrasia que de uma média de ponderabilidade a que todos poderiam concordar, de todo modo, fiquei contente pela sua consideração em responder-me ainda que de início, nem se quer tenha me enviado uma MP .

O meu post foi tremendamente incisivo, e se você quiser fazer um exercício de reflexão, poderá optar por reler os posts anteriores e ver em que contexto eu postei o  que postei. Fui no máximo hiperbólico.

E Uilinili, creio que seu zelo é megahipotético! Que o diga eu ter já ter previamente feito a consideração que a imagem objeto desta celeuma é perfeitamente postável em qualquer outdoor.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, 19:36:28 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 12 de Novembro de 2011, 19:54:58 »
Você nunca teve contato com a expressão "not safe for work"?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:03:57 »
Geotecton, gostaria de concordar com você, mas creio que sua interpretação foi fruto muito mais de sua idiossincrasia que de uma média de ponderabilidade a que todos poderiam concordar,
[...]

Sim, é possível que voce esteja correto sobre a minha idiossincrasia. Mas ela, certamente, não está nem associada à uma cultura de censura e nem a um puritanismo "barato". A minha atitude foi baseada na interpretação das regras do fórum porque, no meu entender, a sua fotopostagem não estava inserida no contexto da discussão sobre aquele dilema moral.

Enfim, foi um ato discricionário que a condição de Moderador me faculta. Mas se voce acha que a minha atitude representou um ato de censura impróprio, basta apresentar uma denúncia para que os demais moderadores apreciem a sua argumentação.

de todo modo, fiquei contente pela sua consideração em responder-me ainda que de início, nem se quer tenha me enviado uma MP .

Ok. Estou agora ciente de sua sugestão sobre o uso da MP.

O meu post foi tremendamente incisivo, e se você quiser fazer um exercício de reflexão, poderá optar por reler os posts anteriores e ver em que contexto eu postei o  que postei. Fui no máximo hiperbólico.

Como escrevi no texto supra, a decisão foi baseada em minha interpretação. E, como sempre ressalto, eu posso estar equivocado.
Foto USGS

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 15 de Novembro de 2011, 13:42:32 »
O conflito com o utilitarismo mais legal que eu já vi é, você é um médico, e tem uns três ou quatro pacientes que vão morrer se não receberem um rim, um fígado, e um bocado de sangue. E eis que na rua está passando um pedestre perfeitamente saudável, com dois rins, um fígado, e um bocado de sangue :D
Esse conflito se resolve sem envolver o pedestre saudavel.Basta esperar que um dos doentes morra (ou utilizar eutanasia) e aproveitar seus orgaos e sangue.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!