Autor Tópico: Teoria da Evolução - Ateísmo x Teísmo  (Lida 9044 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Teoria da Evolução - Ateísmo x Teísmo
« Online: 03 de Março de 2011, 18:10:44 »
Ola Pessoal,

Normalmente vemos filosofos e cientistas tentando explicar a religião e a fé pela teoria da evolução. Muitas vezes misturando com psicologia, onde a questão do medo como origem da fé (que ao meu ver é, no mínimo inclompleta).

Em contra-partida, nunca vi nenhum estudo para tentar explicar o ateísmo e o agnosticismo, pela mesma teoria ? Alguem sabe de algum estudo neste sentido ? E do estudo de todas combinadas , para uma análise mais próxima da realidade?

Abs
Felipe

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
Re: Teoria da Evolução - Ateísmo x Teísmo
« Resposta #1 Online: 04 de Março de 2011, 00:46:05 »
Oi Feliperj,

Não compreendi. Desculpe-me...

Quando você diz "estudo para tentar explicar o ateísmo e o agnosticismo", você se refere a um estudo dos anseios que estes (ateístas e agnósticos) possam ter em relação à concepção de morte (ou pós) que possuem? Ou o ateísmo e o agnosticismo sendo explicado pela lógica da TE?
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Março de 2011, 00:52:13 »
Acho que ele quis saber onde estaria o Ateísmo na idéia da evolução, se a religião seria explicado pela explicação do medo... o que explicaria o ateísmo...

Bom... para mim a teoria da evolução não é capaz nem de explicar a religião, quanto mais o ateísmo.
/------------------/--------------------/

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2011, 08:35:09 »
Bom... para mim a teoria da evolução não é capaz nem de explicar a religião, quanto mais o ateísmo.

Uma área da TE chamada psicologia evolutiva explica bem coisas como religião e racismo. A explicação básica é simples. Lembrando que somo animais sociais, tanto a religião quanto o racismo agem como um agente de unificação de um grupo, grupos mais unidos tendem a se auto ajudar e manter se livres de influencias de grupos de fora. Quero deixar bem claro que psicologia evolutiva, assim como vários outros aspectos da evolução tendem a ser mal interpretados por pessoas que não compreendem bem a teoria.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Março de 2011, 09:28:53 »
Olá,

Mas e o ateísmo e agnosticismo, onde entram na psicologia evolutiva ?

Abs
Felipe

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Março de 2011, 14:08:54 »
Mas e o ateísmo e agnosticismo, onde entram na psicologia evolutiva ?

Talvez em lugar algum... será que, pela posição privilegiada de parte da humanidade  hoje, de estar relativamente livre das pressões da seleção natural, não haveria comportamentos sem relação alguma com a evolução? Simplesmente seriamos ateístas por conceitos puramente abstratos, sem nada a ganhar evolucionariamente com isso.

É como a decisão de não ter filhos, evolucionariamente é um desastre, mas "cabe" atualmente na nossa sociedade por fatores econômicos ou simplesmente por questões pessoais, como preferir a liberdade de ser sozinho ou apenas um casal.

"Deus prefere os ateus"

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Março de 2011, 14:24:33 »
O problema é que vc está assumindo que em nenhum momento na história da humanidade, qdo ainda tinhamos uma pressao seletiva grande, houve um ateu, no sentido de não acreditar/compartilhar as divindades.

abs
felipe

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #7 Online: 04 de Março de 2011, 14:42:13 »
Até hj nao entendo onde está a lógica em associar psicologia e evolução. O que tem a ver uma coisa com outra? Ideías são transmitidas pelos genes? Esses estudos que tentam associar sentimentos como medo/coragem a uma razão evolutiva, pra mim não passam de besteirol, pura especulação.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Março de 2011, 14:51:35 »
Concordo em parte com vc....acho que muitas vezes querem enxergar evolução em tudo. Se duvidar, até na forma de pentear os cabelos (a , me esqueci...aqui quem entra é a teoria altamente científica dos memes :))

Mas no caso específico que vc citou (medo/coragem), acho que a evolução tem seu papel, pois o medo/coragem são essenciais para decisões do tipo correr ou enfrnetar. Típicas de ambientes competitivos.

Abs
Felipe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 04 de Março de 2011, 15:02:47 »
Concordo em parte com vc....acho que muitas vezes querem enxergar evolução em tudo. Se duvidar, até na forma de pentear os cabelos (a , me esqueci...aqui quem entra é a teoria altamente científica dos memes :))
A epistemologia evolutiva, que contempla a falseabilidade, é a maior aproximação com a memética.

Mas no caso específico que vc citou (medo/coragem), acho que a evolução tem seu papel, pois o medo/coragem são essenciais para decisões do tipo correr ou enfrnetar. Típicas de ambientes competitivos.
A competição é a gênese da teoria da evolução, onde as espécies (genes) lutam pela sobrevivência conseguidas através de uma melhor adaptação ao meio. Uma teoria biológica que ilustra bem este fato é a da corrida armamentista evolutiva, onde a coevolução entre predodores e presas favorece a evolução de ambos. Os primeiro em reforçar a caça e os segundos em reforçar a fuga.
« Última modificação: 04 de Março de 2011, 15:14:37 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #10 Online: 04 de Março de 2011, 15:56:00 »
Até hj nao entendo onde está a lógica em associar psicologia e evolução. O que tem a ver uma coisa com outra? Ideías são transmitidas pelos genes? Esses estudos que tentam associar sentimentos como medo/coragem a uma razão evolutiva, pra mim não passam de besteirol, pura especulação.

E o que você me diz sobre o experimento da raposa prateada "Silver fox experiment". Em um período de mais ou menos 60 anos eles conseguiram domesticar uma especie de raposa extremamente arisca e agressiva através de seleção artificial. Como você explicaria tal coisa se não por psicologia evolutiva ? Mas eu meio que entendo o seu lado, você esta pensando usando o senso comum "commun sense", mas lembre-se que o senso comum nos disse um dia que e a Terra era plana, que objetos mais pesados caiam mais de pressa, que o tempo era sempre constante, que nenhuma bactéria poderia sobreviver a uma temperatura capaz de derreter chumbo. Lembre-se "Achismo não é nada, evidencia é tudo, beba coca-cola :P"

<a href="http://www.youtube.com/v/YbcwDXhugjw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/YbcwDXhugjw</a>

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #11 Online: 04 de Março de 2011, 16:07:10 »
Ok, respondendo a pergunta, eu diria que o ateísmo seria o resultado de um outro fator. Enquanto o teísmo seria o resultado de algo em comum para fins de integração social, o ateísmo seria o resultado de nosso cérebro de reconhecer padrões e falsos padrões, por exemplo quando reconhecemos um bicho pau no meio de um monte de gravetos, essa seria uma capacidade de reconhecer um falso padrão. "Tudo que existe foi criado, logo tudo foi criado por uma entidade mágica", "Eu só vejo gravetos nesse montinho, logo não existem animais ali".

Em outras palavras, o teísmo é o resultado da integração social, assim como o racismo. Já o ateísmo é o resultado da lógica, assim como a integração social.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2011, 16:24:43 »
Olá,

"A epistemologia evolutiva, que contempla a falseabilidade, é a maior aproximação com a memética."

É pseudo-ciência também ?? :) Desculpe-me, mas não resisti à brincadeira!!!!!

abs
felipe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 04 de Março de 2011, 16:26:42 »
Para mim, resumidamente, o ateísmo é como mais uma religião e eu o estudo de maneira semelhante. Tem sua divindade, a ciência, e geralmente, ainda por cima, mal interpretada, e a religião tradicional é o seu grande demônio, o mal a ser evitado.

Costumo até usar a sentença na inexistência deus, para demonstrar a profundidade de meu ateísmo e assim busco uma maior proximidade com os religiosos. Uso mais o aspecto legal, de cidadania, para fazer valer o meu direito de descrença.

Mas para o aspecto jurídico de nossa sociedade eu me utilizo da teoria de gene altruísta, que abordei num tópico próprio*: O gene altruísta e a evolução da justiça.

*Tádinho, está abandonado, somente eu que o referencio   :'(

:P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #14 Online: 04 de Março de 2011, 17:03:31 »
Para mim, resumidamente, o ateísmo é como mais uma religião e eu o estudo de maneira semelhante. Tem sua divindade, a ciência, e geralmente, ainda por cima, mal interpretada, e a religião tradicional é o seu grande demônio, o mal a ser evitado.

Costumo até usar a sentença na inexistência deus, para demonstrar a profundidade de meu ateísmo e assim busco uma maior proximidade com os religiosos. Uso mais o aspecto legal, de cidadania, para fazer valer o meu direito de descrença.

Mas para o aspecto jurídico de nossa sociedade eu me utilizo da teoria de gene altruísta, que abordei num tópico próprio*: O gene altruísta e a evolução da justiça.

Desculpe Adriano, mas acho um tanto equivocado ou errado, embora eu entenda seu ponto de vista, associar o ateísmo à religião ou a um tipo de religião ou qualquer crença...

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #15 Online: 04 de Março de 2011, 17:06:09 »

E o que você me diz sobre o experimento da raposa prateada "Silver fox experiment". Em um período de mais ou menos 60 anos eles conseguiram domesticar uma especie de raposa extremamente arisca e agressiva através de seleção artificial. Como você explicaria tal coisa se não por psicologia evolutiva ? Mas eu meio que entendo o seu lado, você esta pensando usando o senso comum "commun sense", mas lembre-se que o senso comum nos disse um dia que e a Terra era plana, que objetos mais pesados caiam mais de pressa, que o tempo era sempre constante, que nenhuma bactéria poderia sobreviver a uma temperatura capaz de derreter chumbo. Lembre-se "Achismo não é nada, evidencia é tudo, beba coca-cola :P"

Não creio q seja um achismo meu ou senso comum. Olha só, eu não conhecia esse experimento "Silver Fox", mas uma lida na Wiki me deu até uma base para o que estou tentando dizer:
Belyaev believed that the key factor selected for domestication of dogs was not size or reproduction, but behavior; specifically, amenability to domestication, or tameability. He selected for low flight distance, that is, the distance one can approach the animal before it runs away. By selecting this behavior it mimics what happened through natural selection in the ancestral past of dogs. More than any other quality, Belyaev believed, tameability must have determined how well an animal would adapt to life among humans. Because behavior is rooted in biology, selecting for tameness and against aggression means selecting for physiological changes in the systems that govern the body's hormones and neurochemicals. Belyaev decided to test his theory by domesticating foxes; in particular, the silver fox, a dark color form of the red fox. He placed a population of them in the same process of domestication, and he decided to submit this population to a strong selection pressure for inherent tameness.[2]

The result is that Russian scientists now have a number of domesticated foxes that are fundamentally different in temperament and behavior from their wild forebears. Some important changes in physiology and morphology are now visible, such as mottled or spotted colored fur. Many scientists believe that these changes related to selecting for tameness are caused by lower adrenaline production in the new breed, which causes these physiological changes in a very small number of generations, thus allowing for these new genetic offshoots not present in the original species.

Como pode ver, a "mudança" de comportamento é determinada por fatores fisiológicos. Nada de psiquê. É assim que eu vejo essa questão.

------------

Edit: fonte da citação: http://en.wikipedia.org/wiki/Domesticated_silver_fox
« Última modificação: 04 de Março de 2011, 17:08:23 por Enjolras »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 04 de Março de 2011, 17:32:54 »

Desculpe Adriano, mas acho um tanto equivocado ou errado, embora eu entenda seu ponto de vista, associar o ateísmo à religião ou a um tipo de religião ou qualquer crença...
E não é só você, creio que a maioria dos ateus em um grupo relacionado ao ceticismo científico. Mas o fato, de como estavamos discutindo em outro tópico, Sou ateu e sou doador, se preocuparem com a possibilidade de arrebanhamento de ateus, já demonstra que esse entendimento também existe, em partes.

Mas para mim não é uma associação a qualquer tipo de religião e sim uma religião alternativa em relação as demais. É a melhor religião. E religião no sentido que o crente entende a sua própria religião, como algo que oferece um arcabouço de altruísmo para o indivíduo seguir.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Março de 2011, 18:00:31 »

E não é só você, creio que a maioria dos ateus em um grupo relacionado ao ceticismo científico. Mas o fato, de como estavamos discutindo em outro tópico, Sou ateu e sou doador, se preocuparem com a possibilidade de arrebanhamento de ateus, já demonstra que esse entendimento também existe, em partes.

Mas para mim não é uma associação a qualquer tipo de religião e sim uma religião alternativa em relação as demais. É a melhor religião. E religião no sentido que o crente entende a sua própria religião, como algo que oferece um arcabouço de altruísmo para o indivíduo seguir.

Não, não entendo o ateísmo como religião, mesmo que em termos figurados. Se você tiver crença ou fé no ateísmo, então automaticamente você não é ateu, e assim criamos um paradoxo. Como pode?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Março de 2011, 18:07:37 »
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 04 de Março de 2011, 18:44:13 »

Não, não entendo o ateísmo como religião, mesmo que em termos figurados. Se você tiver crença ou fé no ateísmo, então automaticamente você não é ateu, e assim criamos um paradoxo. Como pode?
Por isso me igualo ao crente religioso, não espero que toda a minha subjetividade seja compreendida por outras pessoas. Já investi muito no fórum, no meu início aqui, sobre estas baboseiras (divergências) semânticas e por isto não dou muita bola para isto. Apesar de você estar me excomungando do ateísmo eu não aceito a sua autoridade para isto  :P

Mas deixe-mos as divergências religiosas de lado (e já serve também para tirar a carga negativa da palavra religião e religioso que o agnóstico insiste em usar pejorativamente nas discussões políticas) e nos concentre-mos no ceticismo científico, que é a nossa diferença do ateísmo vulgar, citado no outro tópico, esse de rebanho e que se deixa levar fácil nas idéias alheias, o ateu por revolta  :ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Março de 2011, 19:23:59 »

Por isso me igualo ao crente religioso, não espero que toda a minha subjetividade seja compreendida por outras pessoas. Já investi muito no fórum, no meu início aqui, sobre estas baboseiras (divergências) semânticas e por isto não dou muita bola para isto. Apesar de você estar me excomungando do ateísmo eu não aceito a sua autoridade para isto  :P

Mas deixe-mos as divergências religiosas de lado (e já serve também para tirar a carga negativa da palavra religião e religioso que o agnóstico insiste em usar pejorativamente nas discussões políticas) e nos concentre-mos no ceticismo científico, que é a nossa diferença do ateísmo vulgar, citado no outro tópico, esse de rebanho e que se deixa levar fácil nas idéias alheias, o ateu por revolta  :ok:

Que qué isso!! Longe eu de ter alguma autoridade... Como subjetividade, sua posição pode ter validade, mas não para mim e, depois entramos naquele negócio de ateísmo forte, fraco, etc, que quase não leva nada a lugar nenhum, mas independente disso, sempre é bom deixar claro que a ausência da crença em uma divindade, é que constitui um ateu, do resto não há parâmetros certos ou errados, ou ser ateu é assim ou assado, ou temos que seguir isso, de um jeito pré-estabelecido, ou pós-estabelecido, ou arrebanhar causas e pessoas...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Março de 2011, 21:27:38 »
Como pode ver, a "mudança" de comportamento é determinada por fatores fisiológicos. Nada de psiquê. É assim que eu vejo essa questão.

Sem fisiologia, psique é apenas o conceito de alma imaterial/fantasma, a origem do termo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 05 de Março de 2011, 00:02:34 »
Ateísmo está para religião assim como não jogar futebol está para esporte.
Ateísmo é religião assim como careca é cor de cabelo  :P

O meu problema é justamente com estes rituais comunicativos de retórica do ateísmo, todos automáticos e sem reflexões  :?

Sem fisiologia, psique é apenas o conceito de alma imaterial/fantasma, a origem do termo.
Um tema muito em moda para substituição é qualia. Agrada muitos para expressar a subjetividade
« Última modificação: 05 de Março de 2011, 00:04:50 por Adriano »

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #24 Online: 05 de Março de 2011, 00:30:02 »

você esta tirando sarro com a minha cara não esta ? |(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!