Nem sempre, mas na maioria das vezes,
sim! Afinal, qual é o sentido para ter ("só" na TV aberta) uns 3 ou 4 jogos de futebol por semana, praticamente o ano inteiro? Para quem não gosta de futebol como eu, isto é
um pé no saco! Claro que ninguém me obriga a assistir nada, mas eu não posso fazer com os ouvidos o mesmo que faço com os olhos.
Tenho um vizinho, palmeirense fanático, que não perde jogo nem do Tabajara X Tambaqui. Sou obrigado a aguentar berros desse vizinho praticamente o ano inteiro. O cara é gente boa, mas isso é irritante. E mais: se fosse
só isso, até que daria para tolerar numa boa!
Mas você está numa padaria, chega um sujeito que você nunca viu nem mais gordo nem mais magro:
cê viu o Timão? ou
pra que time cê torce? Ou seja, na cabeça de boa parte da população (masculina) se você é homem,
tem que gostar de futebol e torcer para algum time! Te olham até com desconfiança se você diz que não se interessa pelo assunto.
Não é para se sentir um ET no meio de tudo isso? E eu nem falei do foguetório*, das buzinas,
das bebedeiras, daquela corneta odiável, como se chama mesmo? vuvuzela?
Já viu alguém fazer todo esse barulho por causa de um quadro do Picasso?
*Uma reportagem da Globo na época da última Copa do Mundo disse que na Holanda só é permitido fogos de artifício na passagem de ano. País civilizado!