Antes deixa eu contar uma história rápida.
Sabe doença psicossomática? tipo aquelas que Freud e Jung estudaram, que causam sintomas físicos mas na verdade é um problema psicológico. Então, eu tenho um
causo pra contar. Eu conheço uma pessoa que teve isso, ela começou a perder os movimentos do corpo e atrofiar os musculos. E os médicos fizeram vários exames e nenhuma causa física explicava aquela condição.
Na família dessa pessoa, tem uma evangélica, e você sabe como evangélicos são. Aí ela começou a ir no hospital todos os dias, e sentava lá e lia a Bíblia, ela começou do começo
e não fez pregação nem nada, só lia o que tava escrito.
Aí um belo dia, essa pessoa que tava debilitada sem conseguir se mexer, virou (tipo acordou, sei lá) pegou na mão da mulher e disse:
"Eu pensei que estava sozinha". Foi um milagre de Deus? Não! Mantenha o foco, to falando de psicologia... Freud e Jung, lembra? Freud, com aquele método de psicanálise, de falar, a tal da catarse, então... esse tratamento dele realmente tirou pessoas que estavam debilitadas desse estado, que ele chamou de
histeria. Jung também começou a usar a psicanálise de Freud, mas aí eles tiveram uma briga. E aí eles seguiram caminhos diferentes, e jung trabalhou com os mitos e o tal do
inconsciente coletivo. Então? Essa historia que eu contei meio que mostra que a Bíblia* na verdade ela tem efeito no inconsciente coletivo**. E inconsciente é inconsciente...e não consciente... é uma coisa muito simbólica e metafórica.
Tá...não foi uma história muito rápida...
mas é dificil falar do trabalho e resumir conceitos complexos.
Então responda só a esta pergunta: se Deus aparecesse diante de você agora mesmo e ordenasse que você matasse a primeira pessoa que você encontrasse, você o faria? Isso seria a coisa certa a se fazer?
E falei tudo aquilo pra dizer que a Bíblia não deve ser interpretada ao pé da letra e nem seguida. Mas ela diz uma coisa importante, que um dos maiores pecados é o homem matar outro homem.
*Eu não sei como a bíblia pode ter alguma utilidade... é a coisa mais non sense e sem pé nem cabeça que existe. Ela não serve como base moral e um código de leis pra serem seguidas a risca.
** O inconsciente coletivo é muito mais complexo que isso. É muito subjetivo... Pro inconsciente coletivo matar não é matar mas as vezes é matar. Já viu aquele desenho Avatar - a lenda de Aang? O primeiro episódio da segunda temporada (O Estado Avatar) é a coisa mais próxima (e resumida) do que seria o inconsciente coletivo. Ou eu posso indicar os 4 livros(ou foram 5?) que eu li até entender +ou- o conceito e como é.