Autor Tópico: Terremoto arrasa Japão  (Lida 44755 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #100 Online: 13 de Março de 2011, 12:18:47 »
A crosta está sofrendo uma acomodação significativa, indicada pelos terremotos do Japão, Chile, Nova Zelândia e Haiti.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #101 Online: 13 de Março de 2011, 12:19:49 »
Anunciado racionamento de energia eletrica, todos os dias das 6 as 10 e das 16 as 20. Ate abril pelo menos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #102 Online: 13 de Março de 2011, 12:21:09 »
Sobre os reatores de fissão, acho que já foi bem explicado.

para fusão teria que dar m.. nesse reator (experimental)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokamak

Supondo que se construa um reator de fusão baseado num  tokamak, tal como o ITER, os riscos de um
acidente catastrófico são mínimos: o confinamento do plasma não é feito para proteger o recipiente ou os
humanos, mas para proteger o próprio plasma! Isso porque ele tem uma densidade baixa, o que significa que
ele esfriaria rapidamente (e deixaria de ser um plasma) se entrasse em contato com as paredes do recipiente.
Ao que parece (puxando da memória), no caso de um reator de fusão, ele poderia ainda danificar o recipiente,
mas no momento em que ele esfria, as reações páram.
Jura bem jurado que não estão construíndo um negócio que pode destruir a terra e ficar incontrolável? :medo:

Juro. :)
Olha, só pra você ter uma ideia, usina hidroelétricas são mais perigosas (e já mataram muito mais pessoas).

Eu vou dizer o básico do básico que eu sei sobre estrelas. As estrelas eram um grande gás de hidrogênio, que por causa da força da gravidade** os hidrogênios ficam comprimidos e começaram a colidir e iniciaram uma fusão de hidrogênio em hélio.*

Certo. Mas isso é como dizer que o romance Guerra e Paz trata das Guerras Napoleônicas. :)
A fusão que ocorre no núcleo do sol e das outras estrelas é, na maior parte, de H em He[1,2]. Só que esse é um processo que
aconte em um grande número de etapas e, principalmente, é extremamente ineficiente do ponto de vista de geração
de energia. Um exercício que costumo fazer com meus alunos é o seguinte: calcule a potência produzida pelo sol (é só considerar
que ele converte cerca de 4000000 de toneladas de matéria em energia por segundo e usar E=mc^2), dividir esse valor pela massa
do sol. Isso dá um número bem pequeno de Watts por kg. Pois bem, o metabolismo num tecido humano, em repouso, produz em média
2 W/kg. Isso é ordens de magnitude maior que o do sol! A diferença é que, bem, tem muita matéria no sol, mkaay?

E você disse que o plasma tem densidade baixa.... :erm:........ :erm2:....... mas teoricamente o gás que forma o plasma das estrelas, não fica mais confinado e por isso que os átomos começam a colidir e gerar energia e começam a fusão(nas estrelas)? Por que o nosso plasma seria diferente?(eu li o que o cientista falou) Confinar o plasma usando o eletromagnetismo, não seria uma situação análoga a confinar o plasma com a gravidade (que é o que ocorre com as estrelas)?

(Aviso: essa não é minha área de expertise, portanto dê um certo desconto)Porque a fusão que vai ocorrer nesses reatores
não é contínua, mas pulsada, e vai fundir não o Hidrogênio, mas sim Deutério e Trício [3], que possuem uma seção de choque muito maior
(ver parágrafo anterior).

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Proton-proton_chain
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/CNO_cycle
[3] http://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_power#D-T_fuel_cycle
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #103 Online: 13 de Março de 2011, 12:22:08 »
Estou bem galera, mas meio sem cabeça pra postar. Agradeço pela preocupação.  :ok:

Voce teve algum parente, amigo ou conhecido que foi ferido ou morto com o terremoto, tsunamis e avalanches?
Um motorista da empresa faleceu no tsunami, 25 anos, bebe recem-nascido, tinha ido fazer uma entrega e ficou por la mesmo..... Triste....
Terça-feira eu vou pra lá, ajudar na limpeza.

Meus pêsames, Barata...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #104 Online: 13 de Março de 2011, 12:36:07 »
Fico muito feliz pelo preparo que o país teve para poder minimizar a população considerando a proporção do desastres. Estão realmente de parabéns!

E uma reportagem sobre o impacto econômico do terremoto:

O Japão enfrenta a crise mais grave, desde a Segunda Guerra Mundial, diz premier

TÓQUIO - O Japão vive sua mais grave crise desde a Segunda Guerra Mundial, declarou neste domingo o premier Naoto Kan, dois dias após o mais potente terremoto registrado no país.

Em entrevista à imprensa, Naoto Kan também afirmou que a situação ainda é muito grave na usina nuclear de Fukushima 1.

O país enfrenta cortes de eletricidade em grande escala após o sismo, seguido de tsunami, uma tragédia que acarretou a paralisação de várias usinas nucleares.

"Considero a situação atual, de certa forma, como a mais grave crise que enfrentamos nos últimos 65 anos", disse.

Horas antes, o governo admitiu que possa ter sido desencadeado um processo de fusão dos núcleos dos reatores 1 e 3 da central Fukushima 1 (a 250 km a nordeste de Tóquio).

"Pensamos ser altamente provável que se tenha desencadeado uma fusão", explicou o porta-voz do Governo, Yukio Edano.

A fusão se produz por causa do superaquecimento das barras de combustível, que começam a derreter feito vela.

No reator número 1, houve no sábado uma explosão que matou um técnico e feriu onze.

A operadora Tepco admitiu neste domingo que os níveis de radiação do reator número 3 haviam superado os limites legais e que o sistema de refrigeração havia deixado de funcionar, o que pode causar uma explosão.

Duzentas mil pessoas já foram deslocadas para um raio de 20 km da usina nuclear - distância fixada até agora pelo primeiro-ministro.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão classificou o acidente no reator número um no nível 4, numa escala que vai até 7. O acidente de 1979 de Three Mile Island (Estados Unidos) foi de nível 5 e o de 1986 em Chernobyl (na Ucrânia), de 7.

Mais de 10.000 pessoas poderiam ter perdido a vida na prefeitura (Estado, província) de Miyagi (nordeste do Japão), a mais próxima ao epicentro, declarou neste domingo à imprensa o chefe da polícia local, Naoto Takeuchi.

Nas primeiras horas de domingo, a Agência Nacional de Polícia anunciou o número oficial de 688 mortos, 642 desaparecidos e 1.570 feridos.

Na prefeitura de Miyagi não há informação sobre o paradeiro de 10.000 dos 17.000 habitantes da cidade portuária de Minamisanriku, informou a televisão NHK.

O arquipélago japonês está situado na zona de contato de três placas tectônicas sobre o "cinturão de fogo" do Pacífico.

Segundo o o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a placa do Pacífico se ajusta anualmente cerca de 83 mm, mas um terremoto de grande magnitude pode movê-la consideravelmente, com consequências catastróficas.

Com isto, de acordo com o USGS, o terremoto de sexta-feira no Japão pode ter deslocado o arquipélago em 2,4 metros.

"Oito pés (2,4 metros) é um número importante", disse o sismólogo Paul Earle à AFP.

O sismo de magnitude 8,9, o mais potente registrado até agora no país.

O porta-voz do governo advertiu que o desastre terá impacto "considerável" na economia do país.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, mais de 3.400 edifícios ficaram destruídos.

Ao menos 5,6 milhões de lares estão sem eletricidade e a companhia Tepco advertiu para a possibilidade de interrupção do serviço em Tóquio e arredores. Um milhão de casas estão sem água potável.

As primeiras equipes de socorro enviadas por Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos começaram a chegar neste domingo.

Segundo o primeiro-ministro japonês, até agora 12.000 pessoas foram resgatadas nas zonas sinistradas do litora do Pacífico, onde os mortos e desaparecidos são contados aos milhares.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #105 Online: 13 de Março de 2011, 13:02:43 »
esse vídeo é o mais impressionante.. mostra o momento da chegada da onda, filmado bem de perto

http://tvig.ig.com.br/362200/video-mostra-chegada-de-tsunami-no-japao.htm

Eu vi gente passeando de carro e moto enquanto a onda invadia, ou estou vendo demais...?!!! :susto:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #106 Online: 13 de Março de 2011, 13:11:21 »
Porque tanta gente pronuncia "tisunami" se esta escrito "tsunami"? Eu vi eles pronunciarem errado em quase todos os videos sobre o assunto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Março de 2011, 13:19:10 »
Estou bem galera, mas meio sem cabeça pra postar. Agradeço pela preocupação.  :ok:

Bom saber, Barata.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #108 Online: 13 de Março de 2011, 13:21:36 »
E no meio da guerra de versões sobre o que está acontecendo em Fukushima, um post interessante de um local entendido no assunto:

http://morgsatlarge.wordpress.com/2011/03/13/why-i-am-not-worried-about-japans-nuclear-reactors/

Do jeito que estavam falando na CNN e na Globo ontem parecia que tinha risco de vazar combustível do reator para o ambiente. Não é o que parece, definitivamente.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #109 Online: 13 de Março de 2011, 13:27:10 »
E no meio da guerra de versões sobre o que está acontecendo em Fukushima, um post interessante de um local entendido no assunto:

http://morgsatlarge.wordpress.com/2011/03/13/why-i-am-not-worried-about-japans-nuclear-reactors/

Do jeito que estavam falando na CNN e na Globo ontem parecia que tinha risco de vazar combustível do reator para o ambiente. Não é o que parece, definitivamente.
Do jeito que estavam falando na Globo e na BandNews ontem, parecia que o reator já estava prestas a explodir e abrir um buraco negro que devoraria todo o planeta.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #110 Online: 13 de Março de 2011, 14:09:11 »

Meu, que odio da Globo, so esta servindo para aterrorizar os parentes dos brasileiros que estão aqui, no site só manchetes sensacionalistas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #111 Online: 13 de Março de 2011, 14:23:56 »

Meu, que odio da Globo, so esta servindo para aterrorizar os parentes dos brasileiros que estão aqui, no site só manchetes sensacionalistas.
Por isso eu digo: imprensa = abutres carniceiros.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #112 Online: 13 de Março de 2011, 14:26:05 »
Sobre os reatores de fissão, acho que já foi bem explicado.

para fusão teria que dar m.. nesse reator (experimental)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokamak

Supondo que se construa um reator de fusão baseado num  tokamak, tal como o ITER, os riscos de um
acidente catastrófico são mínimos: o confinamento do plasma não é feito para proteger o recipiente ou os
humanos, mas para proteger o próprio plasma! Isso porque ele tem uma densidade baixa, o que significa que
ele esfriaria rapidamente (e deixaria de ser um plasma) se entrasse em contato com as paredes do recipiente.
Ao que parece (puxando da memória), no caso de um reator de fusão, ele poderia ainda danificar o recipiente,
mas no momento em que ele esfria, as reações páram.
Jura bem jurado que não estão construíndo um negócio que pode destruir a terra e ficar incontrolável? :medo:

Juro. :)
Olha, só pra você ter uma ideia, usina hidroelétricas são mais perigosas (e já mataram muito mais pessoas).

Sem contar que são muito piores para o meio ambiente também.

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #113 Online: 13 de Março de 2011, 14:59:06 »

Por isso eu digo: imprensa = abutres carniceiros.

Quanto maior a desgraça, maior a audiência, maior o faturamento.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #114 Online: 13 de Março de 2011, 16:49:01 »
Só que esse é um processo que aconte em um grande número de etapas e, principalmente, é extremamente ineficiente do ponto de vista de geração de energia. Um exercício que costumo fazer com meus alunos é o seguinte: calcule a potência produzida pelo sol (é só considerar
que ele converte cerca de 4000000 de toneladas de matéria em energia por segundo e usar E=mc^2), dividir esse valor pela massa do sol. Isso dá um número bem pequeno de Watts por kg. Pois bem, o metabolismo num tecido humano, em repouso, produz em média 2 W/kg. Isso é ordens de magnitude maior que o do sol! A diferença é que, bem, tem muita matéria no sol, mkaay?
Entendi.
(Aviso: essa não é minha área de expertise, portanto dê um certo desconto)Porque a fusão que vai ocorrer nesses reatores não é contínua, mas pulsada, e vai fundir não o Hidrogênio, mas sim Deutério e Trício [3], que possuem uma seção de choque muito maior (ver parágrafo anterior).
É nessa parte que o bicho pega. O sol é muito massivo e realiza a fusão de um elemento mais simples, hidrogênio (H), e não gera tanta energia (em termos de geração de energia por fusão nuclear, como você disse lá em cima).

Mas tem estrelas muito mais massivas que o sol e que realizam fusão nuclear de elementos mais pesados, e elas são azuis e mais energéticas. E no fim da vida elas explodem numa supernova. E a explosão de supernova que faz a fusão de elementos bem mais pesados (do que essas estrelas produziram em "vida").

E você tá me dizendo que vão usar um hidrogênio mais massivo:duvida:  Como vão controlar isso?

Agora temos que pensar em estrelas massivas, quanto mais energia e consequentemente massa, maior e mais rápida é a fusão nuclear. Igual nas estrelas massivas que "usam" rápido o hidrogênio e começam a fundir elementos cada vez mais pesados, até que o núcleo colapsa, e explode em supernova. Ou pode formar um buraco negro.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 13 de Março de 2011, 18:21:49 »
[...]
E você tá me dizendo que vão usar um hidrogênio mais massivo:duvida:  Como vão controlar isso?

Mas, ainda assim, serão usadas umas poucas dezenas de gramas de deutério e que serão mantidas agrupadas por eletromagnetismo e bombardeadas por feixes de raios laser. Não é isto?
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #116 Online: 13 de Março de 2011, 21:21:33 »
[...]

Mas, ainda assim, serão usadas umas poucas dezenas de gramas de deutério e que serão mantidas agrupadas por eletromagnetismo e bombardeadas por feixes de raios laser. Não é isto?
:duvida: Se for temos uns problemas, a energia jogada que agita os átomos e fazem eles colidirem e se fundirem. Aí começa a fusão nuclear que libera mais energia e faz fundir outros átomos, se for muita energia é capaz de começar a fusão de outros tipos de átomos, que gera mais energia.

E se você imaginar uma estrela massiva (que faz esse tipo de fusão), é igual uma cebola. Se você cortar ao meio são várias camadas de átomos, os mais pesados estão fora, e os mais leves dentro.  Então dentro do plasma vai ter um tipo de átomo mais leve se fundindo e fora vão existir átomos mais pesados. Ou seja, vão criar uma mini estrela massiva.

Você consegue imaginar alguém controlando uma estrela? Ainda mais um tipo de estrela que explode em uma supernova, ou colapsa e vira um buraco negro? O nosso sol não vai explodir em supernova e nem virar um buraco negro. Estamos falando de um outro nível de estrela, Wolf-Rayet.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #117 Online: 13 de Março de 2011, 21:40:07 »
Tá...agora chega de imaginar estrelas....
Mais uma usina nuclear no Japão apresenta problemas

Uma usina nuclear em Tokai, na província de Ibaraki (norte de Tóquio), anunciou neste domingo problemas em seu sistema de refrigeração, informou a agência japonesa "Kyodo".

Trata-se da terceira central japonesa, junto às de Fukushima e Onagawa, que registra problemas desde que na sexta-feira aconteceu um forte terremoto de 9 graus na escala Richter no litoral nordeste do Japão.

De acordo com um porta-voz da Companhia de Energia Atômica do Japão, uma bomba d'água do sistema de resfriamento da usina entrou em pane, mas as auxiliares funcionam.

"Nossa bomba principal, que funciona com um gerador a diesel, parou, mas recorremos, então, ao sistema sobressalente", disse Masao Nakano, para quem a temperatura do reator começa a baixar suavemente.

A ameaça nuclear que assusta o Japão após o forte terremoto de sexta-feira cresceu neste domingo. As autoridades japonesas decretaram estado de emergência em uma segunda usina nuclear, a de Onagawa (nordeste), anunciou a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

"As autoridades japonesas informaram à AIEA que o primeiro estado de emergência (o nível mais baixo) na central de Onagawa foi registrado pela Tohoku Electric Power Company", explicou a agência da ONU, com sede em Viena.

Os três reatores da planta de Onagawa "estão sob controle", segundo as autoridades japonesas.

Além disso, o país se preparava para injetar água do mar no reator número 2 em sua usina de energia nuclear em Fukushima Daiichi, disse neste domingo a agência de notícias Jiji, citando a companhia de energia elétrica. A meta é esfriar os equipamentos na unidade, que fica no norte do Japão, afetada após o terremoto.

A Tepco, maior companhia de energia elétrica do Japão já está injetando água do mar nos reatores número 1 e 3 na planta para resfriar e reduzir a pressão dentro dos contêineres onde estão os reatores.

"O terremoto, o tsunami e o incidente nuclear têm sido a maior crise que o Japão enfrentou nos 65 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse o primeiro-ministro Naoto Kan em conferência de imprensa.

Ontem, a instalação que abrigava um dos reatores da usina explodiu após uma falha no sistema de resfriamento. Agora, pelo menos outros dois reatores correm o mesmo risco.

O derretimento parcial de um dos reatores da usina de Fukushima já estava, inclusive, em provável andamento, segundo uma das autoridades, e os operadores da instalação trabalham freneticamente para tentar manter a temperatura de outros reatores sob controle e prevenir um desastre maior.

O chefe do Gabinete de Segurança do país, Yukio Edano, afirmou neste domingo que uma explosão de hidrogênio poderia ocorrer no reator 3 de Fukushima.

"Sob o risco de aumentar a preocupação pública, nós não podemos descartar o risco de uma explosão", disse Edano. "Se houver uma, contanto, não haverá impacto significativo para a saúde da população."

Mais de 170 mil pessoas foram retiradas da área como precaução, embora Edano afirme que a radiação liberada no ambiente até agora foi tão pequena que não colocou a saúde delas em risco.

O derretimento completo --o colapso dos sistemas de uma usina e sua habilidade de conter as temperaturas dos reatores sob controle-- poderia liberar urânio na atmosfera, contaminando de forma perigosa o ambiente e gerando sérios riscos para a saúde da população.

Cerca de 160 pessoas podem ter sido expostas à radiação até agora, afirmou Ryo Miyake, porta-voz da agência nuclear japonesa. A gravidade dessas exposições ainda não foi determinada. Elas foram levadas a hospitais.

RISCO

Especialistas americanos afirmaram neste domingo que utilizar água do mar para esfriar um reator nuclear é um "ato de desespero" que evoca a catástrofe de Tchernobil, na Ucrânia, em 1986.

Vários técnicos, falando à imprensa em audioconferência, preveem, também, que o acidente nuclear possa afetar a reativação deste setor energético em vários países.

"A situação tornou-se tão crítica que não têm mais, ao que parece, a capacidade de fazer ingressar água doce para resfriar o reator e estabilizá-lo, e agora, como recurso último e extremo, recorrem à agua do mar", disse Robert Alvarez, especialista em desarmamento nuclear do Instituto de Estudos Políticos de Washington.

O que acontece atualmente na central é uma perda total de alimentação dos sistemas de resfriamento, exterior e interior (asegurada neste caso por geradores a diesel).

Esta falha total "é considerada extremamente improvável, mas é um tema de grande preocupação há décadas", explicou Ken Bergeron, físico que trabalha com simulações de acidentes em reatores. "Estamos num terreno desconhecido."

"A estrutura de confinamento nesta central é certamente mais sólida que a de Tchernobil, mas muito menos que a de Three Mile Island, e só o futuro dirá" o que pode acontecer, disse Bergeron.

"No momento, estamos diante de situação semelhante à de Tchernobil, onde tentaram derramar areia e cimento" para cobrir o reator em fusão, explicou Peter Bradford, ex-diretor da Comissão de Vigilância Nuclear americana.

"Se isto continuar, se não for controlado, vamos passar de uma fusão parcial do centro (do reator) a uma fusão completa. Será um desastre total", disse por sua vez Joseph Cirincione, chefe da Ploughshares Fund, em entrevista ao canal CNN.

Cirincione reprovou as autoridades japonesas por oferecerem informações parciais e contraditórias sobre a situação na central de Fukushima.

A presença de césio na atmosfera depois de a central ter lançado o vapor excedente indica que uma fusão parcial está em curso, segundo o especialista.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/888098-mais-uma-usina-nuclear-no-japao-apresenta-problemas.shtml

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #118 Online: 14 de Março de 2011, 02:09:41 »
<a href="http://i0.ig.com/infograficos/edificioresistenteterremotos/main.swf?v=1.02" target="_blank" class="new_win">http://i0.ig.com/infograficos/edificioresistenteterremotos/main.swf?v=1.02</a>

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/alta+tecnologia+faz+predios+resistentes+a+terremotos/n1238156416631.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #119 Online: 14 de Março de 2011, 02:17:52 »

Que bom que está bem. Fico feliz por vc e pelos q sobreviveram, tomara q essa tragédia passe logo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 14 de Março de 2011, 08:53:45 »
Das centenas de fotos do desespero, essa é das mais simples,
– Olha, você não pode sair que está contaminada...

Achei tão terrível!

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #121 Online: 14 de Março de 2011, 11:04:41 »
A crosta está sofrendo uma acomodação significativa, indicada pelos terremotos do Japão, Chile, Nova Zelândia e Haiti.
Existe a possibilidade desses eventos estarem relacionados?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 14 de Março de 2011, 11:42:08 »
Existe a possibilidade desses eventos estarem relacionados?

A resposta é "sim", se voce considerar que todos fazem parte da dinâmica crustal representada pela Tectônica de Placas.

A resposta é "não sei, possivelmente não", se voce estiver considerando a hipótese de que o primeiro grande terremoto (Chile) tenha "disparado" os demais na bacia do Pacífico.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 14 de Março de 2011, 12:19:43 »
Vulcão entra em atividade no Japão após terremoto e tsunami

O vulcão Shinmoedake em foto de 8 de março de 2011. / Foto: AP
Extra Online, com agências internacionais Tamanho do textoA A A

A Agência de Meteorologia do Japão emitiu um alerta após detectar atividade em um vulcão no sul do país. Segundo o informe, Shinmoedake retomou a erupção e está liberando gás e expelindo pedras e cinzas após algumas semans de inatividade. A montanha fica localizada no lado oposto do Japão de onde ocorreu o epicentro do terremoto de magnitude 9 que resultou em uma tsunami. A agência não deixou claro se a atividade do vulcão está relacionado ao terremoto.

http://extra.globo.com/noticias/mundo/vulcaoentra-ematividade-no-japao-apos-terremoto-tsunami-1281536.html

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #124 Online: 14 de Março de 2011, 13:00:01 »
Vulcão entra em atividade no Japão após terremoto e tsunami

O vulcão Shinmoedake em foto de 8 de março de 2011. / Foto: AP
Extra Online, com agências internacionais Tamanho do textoA A A

A Agência de Meteorologia do Japão emitiu um alerta após detectar atividade em um vulcão no sul do país. Segundo o informe, Shinmoedake retomou a erupção e está liberando gás e expelindo pedras e cinzas após algumas semans de inatividade. A montanha fica localizada no lado oposto do Japão de onde ocorreu o epicentro do terremoto de magnitude 9 que resultou em uma tsunami. A agência não deixou claro se a atividade do vulcão está relacionado ao terremoto.

http://extra.globo.com/noticias/mundo/vulcaoentra-ematividade-no-japao-apos-terremoto-tsunami-1281536.html
Desgraça pouca é bobagem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!